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Fabrizia Pons: “A minha vitória no Brasil em 1982” PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 11 September 2017 23:44

Nem todo mundo sabe ou se lembra, mas o Rally do Brasil já foi parte de uma digna edição do Campeonato Mundial de Rally. Precisamente em 1981, válido apenas para o título do piloto, quando Ari Vatanen no Ford Escort conseguiu vencer o seu adversário direto pela disputa co campeonato mundial, Guy Frequelin (Talbot Lotus) e em 1982 viu a vitória do Audi Quattro, da tripulação Michelle Mouton / Fabrizia Pons. Naquele ano a corrida além de ser válida para os campeonato de pilotos do campeonato mundial, também teve a pontuação para o título dos construtores.

 

 

Deve-se dizer que, em 1982, houve a guerra da Argentina com os Britânicos pelas Ilhas Falkland (onde a Grã-Bretanha foi intitulada) e o campeonato sul-americano (Organizado pela Codasur) foi cancelado. Isso teve uma repercussão no evento brasileiro que, além dos competidores do campeonato mundial, atraísse os melhores pilotos sulamericanos em atividade, além dos pilotos locais.

 

Vamos falar exatamente sobre esta etapa do campeonato mundial de rally, e num encontro histórico, 35 anos depois pudemos conversar com a navegadora italiana Fabrizia Pons, vencedora dessa edição e que marcou o inédito feito – e não repetido até hoje – de uma dupla feminina vencendo uma etapa do WRC.

 

NdG/Rally.it: Oi Fabrizia e Obrigado pela disponibilidade, você passou muitos anos com alguma lembrança do Rally Brasil de 1982?

 

 

Fabrizia Pons: Algo que lembro, a grande protagonista daquela etapa do mundial foi a chuva. Lembro muita água e lama, de ter sido uma corrida muito difícil do ponto de vista climático. Foi uma vitória difícil por esta razão também porque não havia muitos oponentes capazes de encarar nosso carro com tração integral. Mas foi uma corrida especial, eu lembro do nosso companheiro Hannu Mikkola e Walter Rohrl.

 

Na verdade, apesar da importância da etapa disputada no Brasil, as questões políticas na parte sul do continente em especial somada as distâncias a serem percorridas para se chegar ao local da disputa fez com que se produzisse uma lista de inscritos com “apenas” 55 carros.

 

Audi 4 apareceu como favorito, com # 1 Mikkola-Hertz e # 3 Mouton-Pons, Rohrl-Geistdorfer também participou da transferência, no Opel Ascona 400, em plena luta pela estrela líder mundial deste O tipo de corrida foi o Metha-Metha no Nissan Violet GTs.

 

NdG/Rally.it: Fabrizia, América do Sul sempre desiste, no Brasil, 1982, lembre-se de algo especial?

 

 

Fabrizia Pons: Na verdade, lembro-me do Volkswagen Passat equipado com motor a álcool, realmente correu com tudo. Era muito rápido e mesmo sendo um carro apenas com tração dianteira, marcou tempos surpreendentes.

 

A corrida brasileira consistiu em 29 especiais, alguns intempéries cancelados, para um total de mais de 700 km de especiais.

 

Mikkola (Audi 4) foi forçado a abandonar no decorrer da ‘especial’ número 5. De fato, os problemas do finlandês diminuíram a concorrência e a dupla Mouton-Pons com a vitória nos dois primeiros estágios lideravam à frente de Walter Rohrl (Opel).

 

Com habilidade e propriedade a equipe feminina chegou controlou a distância para os adversários, terminando aquela edição do Rally com uma vantagem sobre Rohrl de 35m'25s. Shekhar Metha, que vinha avançando também abandonou no penúltimo estágio especial por falha do motor.

 

Na terceira posição do pódio, a equipe uruguaia De Vitta-Muzio (Ford Escort RS 1600) foi classificada com uma diferença de quase 2 horas.

 

Para o registro: Lembrado por Fabrizia, o VW Passat brasileiro, equipado com motor movido à álcool alimentado da dupla Costa-Ville teve alguns problemas e terminou em 5º lugar, à 3h 51m08s das vencedoras.

 

NdG/Rally.it: Você é um ícone mundial do Rally, atualmente com "Lucky", você tem uma série de vitórias que provavelmente é um recorde absoluto, você realmente fez muitas corridas entre o moderno e o histórico que você já teve que ganhar consecutivamente?

 

 

Fabrizia Pons: Definitivamente, este é um recorde, nas minhas corridas que nunca aconteceu, mesmo em 2016, ganhamos 8 corridas consecutivas no K-Sport Lancia Delta (Legend, Tuscan em 2016, Aretine Valleys, Costa Brava, Sanremo, Campagnolo , Asturias e Lana neste 2017) e também fomos responsáveis ​​pelo Targa Florio, que depois foi anulada.

 

NdG/Rally.it: Como você se lembra de todas as suas provas de rally?

 

Fabrizia Pons: No começo, eu escrevia tudo sobre minhas primeiras corridas que eu tinha documentado e começaram a ser tantos e não consegui mais catalogá-las. Mas hoje, como hoje, existem sites onde as corridas e os resultados são marcados, isso ajuda bastante. Eu também lembro das muitas vitórias com o Lotus Elan nos primeiros Campeonatos de Rally, mas não de todas, foi muito parecido com o atual, com corridas tão importantes que não me lembrava. Definitivamente um bom registro.

 

Arivederci,

 

Rally.it