Chegamos! Estamos na penúltima etapa do Campeonato Mundial de Rally e, dependendo do resultado, Sebastien Ogier pode deixar o País de Gales como campeão mundial, mais uma vez, e levando a Ford a um título que não conquista desde 1981, com a vitória de Ari Vatanen. Mas agora vamos conhecer um pouco das particularidades deste rally de grande tradição. Rota. Estradas de cascalho rápido em florestas remotas. Um cenário de cartões postais tendo como fundo o outono britânico, oferecendo uma fantástica mistura de cores. O trajeto de 2017 terá um itinerário familiar, com poucas mudanças desde a etapa de 2016, percorrendo a região ao norte do País de Gales, tendo como base no parque de serviço de Deeside. Depois da etapa de abertura na noite da quinta-feira, a sequência de abertura da sexta-feira inclui os estágios clássicos de Myherin, Sweet Lamb e Hafren. Todos serão percorrido duas vezes, com apenas uma pausa para a colocação de pneus entre as duas séries de especiais. O Sábado nos reservará uma maratona de 17 horas, incluindo um duplo ciclo de estágios em Dyfi e Gartheiniog, antes que as análises de duas noites fechem a ação. A perna final é a mais ao norte, com o pitoresco Brenig novamente formando o final da TV Power Stage. Desafio. As trilhas florestais arborizadas não são tecnicamente difíceis, mas são traiçoeiras em condições lodosas. O clima imprevisível pode trazer, chuva, gelo e nevoeiro. Aderência inconsistente e sempre em mudança, enquanto manchas isoladas de lama ou gelo podem atrapalhar os incautos. Os logs empilhados alto perto da borda das estradas devem ser evitados a todo custo. Especificações do carro. Suspensão de cascalho. Pneus compostos macios essenciais em condições frias e úmidas. Os pneus Studded são proibidos, mesmo em condições extremas de inverno. História. Tendo sua primeira edição disputada em 1932, 341 competidores iniciaram o Royal Automobile Club Rally. A introdução de estradas florestais em 1960 transformou a competição no que conhecemos hoje. O traçado anteriormente incluía loops em torno de Inglaterra, Escócia e País de Gales, mas a manifestação baseou-se principalmente no País de Gales desde 2000. O Millennium Stadium de Cardiff recebeu o primeiro palco interno do WRC em 2005. O que há de novo para 2017. A breve fase de abertura da quinta-feira na pista de trote de Tir Príncipe. Famoso teste de Dyfnant, disputado na perna de abertura em 2016, volta para a programação de sábado. Retorno dos estágios noturnos em Dyfnant e Aberhirnant para terminar a perna alucinante do sábado. O trecho de Gwydyr nas montanhas de Snowdonia está de volta ao itinerário de domingo pela primeira vez desde 2013. Não perca. Visualização soberba na famosa arena de Sweet Lamb na sexta-feira. Os pilotos e navegadores enfrentam o estagio duas vezes. Os competidores vão parar na cidade histórica de Chester na noite de sexta-feira para conhecer os fãs e assinar autógrafos. Castelo de Cholmondeley - o estagio de parkland na tarde do sábado traz uma atração especial, especialmente para os pequenos espectadores no sábado à tarde, oferecendo além da ação do WRC um entretenimento familiar. Perfeito para as crianças! O multicampeão, Sebastien Ogier tomou rapidamente a liderança após a especial curta do "Visit Conwy Tir Prince". Os franceses para ganhar o campeonato mundial precisam de uma boa colocação e essa especial de força pouco exigirá os oponentes a terem que dar tudo da primeira etapa do amanhã, mas mostrou que Ogier não está para brincadeira logo de início! Na quinta-feira, Sebastien Ogier saiu na frente. O Ford Fiesta de Ogier e Ingrassia impôs 4 décimos sobre o Toyota Yaris de Latvala e Anttila e ao terceiro colocado, o Hyundai i20 de Neuville e Gilsoul, rivais diretos para a luta pelo título. Somente o Kris Meeke com seu Citroen C3 WRC ficou ligeiramente separado da disputa com um atraso de 2,5 segundos. A sexta-feira prometia grandes emoções. E a sexta-feira começou com tudo a favor do piloto da casa. Elfyn Evans foi almoçar no comando da tábua de tempos após as primeiras quatro especiais do Rally no País de Gales. Três especiais foram realizados nesta manhã e a última seção de 35 km de comprimento delineou o seguinte ranking: Os novos pneus da D-Mack levou o duo Evans/Barrit (Ford Fiesta WRC) a ter um excelente rendimento. De fato, os carros da Ford tiveram um rendimento bastante convincente. O segundo lugar ficou com os estonianos Tanak-Jarveoya (Ford Fiesta WRC) a apenas 6,7 segundos. A dupla Meeke/Nagle fecharam a manhã em terceiro, mas separado por 16 segundos com seu Citroen C3 e uma queixa de não terem testado no Reino Unido antes desta etapa. O quarto lugar ficou com os virtuais campeões, Ogier/Ingrassia, também de Ford Fiesta, 4 décimos atrás da dupla da Citroen. Fechando o Top 5, a dupla da Toyota – Latvala/Anttila – com seu Yaris terminou 20,9 segundos atrás dos líderes. Na sexta-feira, conhecedor de cada pedra do caminho, Elfyn Evans tomou a ponta. Depois do almoço Elfyn Evans fez valer ainda mais o “fator casa” e aumentou a diferença para seu companheiro de M-Sport, igualmente equipado com um Ford Fiesta para 24,6 segundos no complemento do dia. Quem melhorou foi Sebastien Ogier, que tomou a terceira posição e terminou o dia com uma defasagem de 26,8 segundos para o Estoniano, num resultado que garante, matematicamente, seu título de campeão e leva a Ford a por praticamente as mãos no campeonato de construtores, que não conquista desde 2006. Fechando o Top 5, Thierry Neuville terminou a sexta-feira em 4º lugar com seu Hyundai i20, numa boa recuperação em relação à sua performance pela manhã, mas ficando ainda 37,1 segundos distante do líder e por fim, Jari-Matti Latvalla, tirando o que pode do seu Toyota Yaris, ficando a 41,9 segundos de Evans. O piloto Saudita Yazeed Al-Rajhi fez a alegria dos fotógrafos com seu acidente espetacular. O terreno com piso de cascalho pode ser um perigo para os mais desavisados e o piloto saudita do WRC2, Yazeed Al-Rajhi acabou “aterrissando” de mal jeito num dos saltos do percurso e, literalmente, foi de cara no chão. Nem ele nem o navegador se machucaram, mas o prejuízo na classificação foi grande. A maratona do Sábado esperava os pilotos para uma das mais duras jornadas do campeonato, pronta para criar muitos problemas para os pilotos e seus navegadores. Elfyn Evans continua a fazer honras do dia de ontem, mantendo tempos excelentes nas especiais e superando seus oponentes com um ótimo controle sobre o carro. Lembremos que o piloto do Fiesta WRC número três usa pneus D-Mack, constantemente atualizado e que Aqui no País de Gales estão experimentando uma nova mistura. Certamente isso tem demonstrado estar fazendo a diferença em favor da casa anglo-chinesa, em constante evolução. Após os três primeiros ensaios da manhã, a melhor performance entre os “não Ford” foi a do postulante da Hyundai para o título mundial, Thierry Neuville, que ficou a 45,7 segundos do líder Evans. O belga consegue superar o rival Sebastien Ogier por apenas 2,9 segundos e tomou o terceiro lugar, mesmo assim, algo insuficiente para tirar o título antecipado do francês caso ele chegue na quarta posição. Em segundo lugar ficou Ott Tanak, a 39,8 segundos de seu colega de equipe. A Toyota andou escorregando mais do que devia no campo escorregadio do País de Gales. Jari-Matti Latvala vem apenas na 6ª posição com mais de um minuto de diferença para o líder. Os companheiros de equipe (Hanninen e Lappi) estão bem distantes ocupando as modestas posições 10 e 11, respectivamente, e não estão realmente satisfeitos com o desempenho. Mikkelsen, que foi penalizado por dez segundos, por uma queima de partida mas permanece na 7ª posição. O C3 da Meeke ainda detém o 5º lugar, ficando apenas 10,6 segundos do Fiesta do quatro vezes campeão mundial Ogier. Outro tríptico de evidências para fechar pela manhã e no início da tarde foi um surpreende Thierry Neuville que encontrou um ritmo, que parecia ter perdido em etapas anteriores e com isso conseguiu superar Ott Tanak levando-o ao 2º lugar em busca de Evans, o aparentemente inalcançável líder ainda com uma grande vantagem sobre o belga por 47,9 segundos, enquanto isso Tanak ficava com uma desvantagem de mais de um minuto. Ogier mantém a 4ª posição. Fechando o Top 5 antes dos estágios noturnos, Kris Meeke perdeu a posição para Latvala por causa de um erro numa chicane e também foi ultrapassado por Mikkelsen, caindo para 7º. Ott Tanak até vinha bem em 2º... até cair a noite. Daí, complicou-se na escuridão. As últimas três especiais do sábado terminaram após o cair da noite. Como já vimos pela manhã e pela tarde, Elfyn Evans, o piloto da casa, contnuava na frente de todos, com boa vantagem e excelente segurança. Para caracterizar essas performances noturnas especiais, quem sabe a típica névoa britânica não criaria alguns problemas no percurso e provocaria inevitáveis incidentes? Pudemos ver o quanto o terreno norte, extremamente escorregadio, é conhecido pelo líder, que mesmo com boa vantagem, ampliava a liderança enquanto a disputa tornava-se feroz atrás dele. Jari-Matti Latvala atacada mesmo no momento mais difícil, conseguindo romper com apenas meio segundo de vantagem a posição sobre o Hyundai i20 de Thierry, este às voltas com a luta quase impossível de impedir Sebastien Ogier de conquistar o quinto título mundial. O problema é que o francês da Ford parece conseguir fazer coisas impossíveis e apesar das duras condições dos estágios, conseguiu assumir o 2º lugar com uma diferença de 53,1 segundos para Evans. Quem se saiu muito mal foi Ott Tanak, perdendo muito tempo e caindo bruscamente na classificação, fechando a noite apenas no 6º lugar atrás do bom Mikkelsen, mais de um minuto desde o primeiro. Meeke, apesar de estar “quase” em casa, não conseguiu progredir e sair da 7ª posição. Hanninen foi forçado a abandonar depois de destruir seu Toyota Yaris em uma árvore, mas sem danos para ele e o navegador. O domingo seria decisivo o Rally de Gales e por que não, mesmo o destino do Mundial de Rally de 2017... e o foi! Pela primeira vez na categoria principal do WRC, Elfyn Evans sobe ao alto do pódio. Com muito pouco a poder ser feito, o término do Rally do Pais de Gales foi uma festa que trouxe, ao mesmo tempo, sorrisos e lágrimas. Duas palavras sobre o que aconteceu no País de Gales no último dia. Evans forte controlou sua vantagem no início do dia limitando-se a realizar o uma prova segura, controlando seus oponentes. Atrás, os dois candidatos ao título de 2017, Ogier e Neuville permaneceram em confronto direto com o belga conseguindo vencer a batalha, mas perdendo a guerra, conquistando o segundo lugar, mas vendo o francês conquistar seu quinto título mundial. Apesar de alguns contratempos ao longo da temporada, na reta final, Ogier e Ingrassia mostraram ser os melhores. O quarto lugar de Andreas Mikkelsen talvez fosse tarde demais para dar um forte apoio a seu colega de equipe Thierry Neuville. Em quinto terminou Jari-Matti Latvala, um décimo mais lento que o Toyota Yaris do norueguês. O sexto lugar para Ott Tanak que prometeu muito durante o final de semana, mãe foi mal no trecho noturno. Mesmo assim, o resultado da equipe M-Sport foi excepcional e o título de construtores também está garantido. Fechando o Top 10, em sétimo tivemos Kris Meeke, com o primeiro Citroen, na frente de Paddon, Lappi e Sordo. Nos veremos novamente na etapa de encerramento da temporada na Austrália. Arivederci, Redação do Rally.it
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