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WRC Austrália: Neuville começa a temporada de 2018 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 19 November 2017 17:13

Chegamos! Estamos na última etapa do Campeonato Mundial de Rally, com o campeonato já definido em favor de Sebastien Ogier e o de construtores para a Ford a um título que não conquistam desde 1981. Mas agora vamos conhecer um pouco das particularidades deste rally, disputado em um país bastante diferente.

 

Rota

As estradas secundárias de terra da floresta combinam com estradas de condado, de uso público ao longo do ano, para proporcionar uma explosão de cascalho difícil e complicada.

A base do Rally fica em Coffs Harbour, quase a meio caminho entre Sydney e Brisbane, na costa de Nova Gales do Sul.

Na sexta-feira teremos três novos estágios anteriormente não utilizados em estradas florestais selvagens ao norte da cidade, conduzidos pela manhã e repetidos à tarde.

Destaque da perna mais longa de sábado é a “Monster” de 49 km em Nambucca. À tarde muda, sendo dividida em duas etapas, Welshs Creek e Argents Hill.

Sexta-feira e sábado fecham-se com duas especiais tendo como destino o New South Wales, no asfalto no molhe de Coffs, com espetaculares vistas do mar que se oferecem como um cartão postal.

Três estágios para o norte fornecem o final de domingo, incluindo Bucca e o palco preferido de Wedding Bells.

 

Desafio

Uma mistura de estradas de base dura, algumas apertadas e sinuosas e outras rápidas e muita velocidade.

As estradas de condado são ladeadas por árvores perto das bordas em muitos lugares.

Muitos estágios acontecem através da floresta densa e o ângulo baixo do sol nas manhãs e nas noites pode criar um efeito “estroboscópico” à medida que relança os ramos.

 

 

Especificações do carro

Suspensão de cascalho.

Pneus compostos rígidos e macios.

 

História

Austrália recebeu o WRC de 1989 a 2006 na cidade de Perth, na costa oeste.

A super especial de Langley, Park ao lado de Swan River, forneceu o modelo para tais testes.

Ganhou o prêmio de melhor etapa do WRC três vezes no final da década de 1990.

A disputa mudou-se para a costa leste em Nova Gales do Sul em 2009 e foi transferida para Coffs Harbour dois anos depois.

 

O que há de novo para 2017

A etapa de abertura na sexta-feira a norte de Coffs Harbour, foi mudada e mistura estradas familiares em três novas etapas.

A “Monster” de Nambucca de quase 49 km do sábado está dividido às duas da tarde. O Hill Argents mais curto será transmitido globalmente na televisão ao vivo.

 

 

Não perca

O ator ganhador do Oscar, Russell Crowe, possui uma fazenda de gado ao lado de Coffs Harbour, que contém uma capela onde ele se casou em 2011.

O Coffs Harbour é o centro do agronegócio de banana e a Big Banana é a maior atração turística. Ele hospeda um tobogã inflável de três andares, o maior do mundo, e uma caminhada com banana. Diversão diferente pra quem quiser encarar.

 

O Rally da Austrália começou na quinta-feira com a liderança de Andreas Mikkelsen, que com seu Hyundai i20 ganhou as primeiras três especiais deixando em segundo lugar a o Citroen C3 de Kris Meeke e Paul Nagle, a 16, 6 segundos. A disputa nas posições seguintes foi em alto nível, a diferença entre o segundo lugar de Kris Meeke e o sétimo de Hayden Paddon com seu Hyundai i20 foi de pouco mais de 5 segundos.

 

Dani Sordo teve uma excelente performance no início dos trabalhos na Austrália...

 

Entre eles, encontramos Breen (Citroen), Neuville (Hyundai), Tanak (Ford) e Latvala (Toyota). Apenas em oitavo, o campeão mundial, Sebastien Ogier, começou forte no PS 1, mas depois encontrou alguns problemas no carro, logo atrás dele fecharam o top 10 Lefebvre (Citroen) e Evans (Ford). Mais tarde, o Toyota Yaris WRC de Lappi teve problemas com o sistema de direção e ficou a mais de 3 minutos de distância. O jovem Rovanpera (Ford Fiesta R5) encerrou o dia como 11º no geral, mas sem adversários em sua categoria.

 

Após 8 estágios especiais, a primeira etapa do Rally da Austrália teve o domínio de Andreas Mikkelsen. Após a primeira parte, que já escrevemos, onde ele ganhou as três primeiras especiais, o piloto norueguês no Hyundai i20 continuou a forçar a repetir-se, vencendo as especiais de Sherwood saindo por apenas um décimo no trecho de Eastbank onde seu companheiro de equipe, Thierry Neuville foi o vencedor.

 

... mas foi Andreas Mikkelsen quem mandou na tabela de classificação 

 

Esapekka Lappi conseguiu resolver os problemas da direção assistida do seu Toyota e alinhar para a competição. Mesmo sendo apenas o 11º, com o tipo de competição que é o Rally, nada está totalmente perdido.

 

Ott Tanak (Ford) e Therry Neuville ganhaaram as pequenas etapas espetáculo. Não é muito, mas foi o suficiente para o belga superar Kris Meeke no somatório geral dos tempos.

 

Atrás de Mikkelsen, para completar os dez primeiros, encontramos na ordem: Neuville (Hyundai), Meeke (Citroen), Latvala (Toyota), Breen (Citroen), Tanak (Ford), Paddon (Hyundai), Ogier (Ford) Lefebvre (Citroen) e Evans (Ford).

 

O domínio da Hyundai se confirmava com a segunda colocação de Thierry Neuville.

 

Ainda havia muito a ser decidido em particular a luta pelo pódio, a Hyundai começou o Rally mostrando-se muito competitiva, bem como o Citroen com Breen e Lefebvre estão fazendo uma boa corrida. Também a Latvala (Toyota) dá um bom passo, apesar de alguns problemas (uma trnca no parabrisas e as saias dianteiras quebradas).

 

A manhã do sábado na etapa australiana do WRC começou com os 49 km Nambucca o estágio mais longo da competição. Neuville (Hyundai), Latvala (Toyota) e Mikkelsen (Hyundai) fazem a diferença, com o finlandês Latvala superando Meeke (Citroen) na classificação geral e ficando em 3º lugar. Os dois Hyundai i20 controlavam a classificação com Mikkelsen 15 à frente de Neuville.

 

Com grande vantagem na liderança, um acidente acabou tirando Andreas Mikkelsen da prova.

 

Na especial 10, Latvala imprimiu uma frente de 8 segundos sem precedentes sobre Neuville, autor de um straight, bem como Ogier (Ford), mas a surpresa negativa ficou por conta do líder Mikkelsen que saiu do traçado e destruiu o lado esquerdo do Hyundai furando os dois pneus nesse lado, fora as avarias no carro. Com um atraso de 1minuto e 40 segundos, o norueguês caiu para o 8º lugar. Não bastasse este prejuízo, Mikkelsen ainda teria que enfrentar o estágio curto de “Raceway”, o que era impossível diante da condição do carro. Penalizado com 7 minutos de acréscimo de tempo, o piloto da Hyundai ficou sem chances de conseguir um resultado melhor.

 

Com o dominante líder fora, a disputa ficou para Therry Neuville da Hyundai e Jari-Matti Latvala (da Toyota), separados por 6,3 segundos depos de cumpridas 11 especiais. Kris Meeke (Citroen) ainda está no pódio, mas o estoniano Ott Tanak (Ford), ganhando a última especial da manhã conseguia se aproximar do britânico, ficando a 4,8 segundos.

 

Mas acidente por acidente, nada se comparou com o sofrido por Ross Cox e Janet Binns, que erraram o traçado e acabaram com o carro dentro de um riacho. O carro ficou praticamente submerso, mas tanto o piloto quanto a navegadora saíram sem maiores problemas.

 

O quinto lugar para Breen (Citroen) à frente: Paddon (Hyundai), Ogier (Ford), Lefebvre (Citroën), Evans (Ford) e Lappi (Toyota).

 

Ross Cocx e Janet Binns erraram o caminho e acabaram dentro de um rio.

 

Apesar da falta de oponentes, vale a pena notar o excelente desempenho de Rovanpera (Ford Fiesta R5), 11º em geral, mas com ótimo tempo nos estágios australianos.

 

Na parte da tarde, haverá mais 5 etapas especiais, embora os dois últimos sejam o estágios curtps chamados “Destiny”.

 

Thierry Neuville foi o piloto que dominou a tardedo sábado, neutralizando os ataques de Jari-Matti Latvala e seu Toyota Taris no 12º estágio, decisivo com seus mais de 33 km, onde Neuville e Hyundai i20 foram insuperáveis. O belga repetiu a performance no estágio 13 e acabou sendo beneficiado com o cancelamento da 14ª especial devido a uma ponte danificada.

 

Enquanto isso, muitas coisas aconteceram. Kris Meeke sofreu com uma quebra a suspensão e abandonou as competições do dia. O jovem Rovanpera tocou a traseira so carro em um obstáculo e danificou os dois pneus traseiros, sendo também forçado a abandonar. O Campeão Ogier deixou para se concentrar nas especiais curtas para os australianos.

Assumindo a liderança, Therry Neuville impôs seu ritmo e foi abrindo vantagem. 

 

Antes delas houve uma pausa para as especiais “Destiny”, que foram vencidas por Neuville e Tanak.

 

No final do dia só um problema poderia alterar a classificação. Neuville-Gilsoul (Hyundai) tinham 20 segundos ante Latvala-Anttila (Toyota), o terceiro lugar do pódio era de Tanak-Jarveoja (Ford), com 40 segundos para o líder. Breen (Citroën) 1'05 ", Paddon (Hyundai) 1'21". Fecharam o Top 5. O campeão Ogier 1'48" era apenas o sexto colocado. Para completar o top 10 tinhamos Lefebvre (Citroen) 3', Evans (Ford) 3'25", Lapppi (Toyota) 4'20" e Quinn (Mitsubishi Lancer Evo IX).

 

A última etapa da competição, no domingo ainda reservava 5 especiais para um total de mais de 64 km. Na noite deste sábado, vai ocorrer a especial de Bucca, um trecho interessante de quase 32 km que potencialmente é a maior possibilidade de haver uma mudança na classificação.

 

O Mundial de Rally de 2017 termina com um prova de força da equipe Hyundai Motorsport, apesar do fato de que o mundial já estava decidido e as expectativas fossem maiores, a etapa australiana mostrou que o Hyundai i20 WRC é carro com ótima performante e equilibrado. Daí o arrependimento do vencedor e também de erros decisivos.

 

Na Austrália, inicialmente, viu a dominação de Andreas Mikkelsen, certamente facilitada pela ordem inicial, mas atrás dele esteve o companheiro de equipe Thierry Neuville, que ficou em segundo lugar na liderança. Mikkelsen acidentou-se e teve que abandonar, mas a partir daí o que se viu foi a supremacia de Neuville, com alguns flashes de Tanak (Ford) e Latvala (Toyota).

 

Ogier fez uma etapa discreta, com o seu Ford Fiesta apresentando alguns problemas e ele limitou-se a tarefa de chegar ao final da corrida e anunciar sua permanência no Ford M-Sport.

 

O domingo deveria ser quase um cumprimento de tabela, mas o que se viu foi uma chuva de erros de cálculo, em grande parte provocados por uma chuva (de água) torrencial.

 

No domingo, o segundo colocado até então, Jari-Matti Latvala, acabou ficando fora da competição.

 

Latvala parecia seguro em segundo lugar, mas bateu o Toyota Yaris no final da TV Power Stage, promovendo Tanak para segundo lugar com seu Ford Fiesta.

 

O segundo para Tanak foi sua despecida da  M-Sport World Rally Team, antes de se juntar à Latvala no Toyota Gazoo Racing em 2018, e estabeleceu o recorde de um pódio em todas as 13 rodadas para a equipe britânica.

 

Hayden Paddon terminou de forma surpreendente o terceiro em outro i20. Ele capitalizou um erro de Craig Breen, que rodou seu Citroen C3 em aposentadoria quando em curso para o melhor resultado da temporada.

 

Talvez, na cabeça de Thierry Neuville, esta seja a primeira etapa de 2018 e não a última de 2017.

 

Sébastien Ogier, que conquistou seu quinto título consecutivo no mês passado, completou a temporada com um quarto lugar em muito por conta dos problemas de mudança de marchas, que destruíram o fim de semana e um erro de temporização aumentou os seus problemas, o que rendeu para ele uma penalidade de 60 segundos.

 

Elfyn Evans lutou por aderência durante todo o fim de semana, mas a persistência do galês foi recompensada com o quinto à frente de Esapekka Lappi.

 

Kris Meeke, retornando à ação depois de abandonar no sábado com a quebra da suspensão do C3 ontem ainda conseguiu terminar como sétimo. Os pilotos locais Nathan Quinn, Richie Dalton e Dean Herridge completaram a tabela de classificação.

 

Que a festa do pódio antecipe a alegria das próximas etapas.

 

Nós teremos que esperar agora o ano de 2018 com a abertura da temporada no Rally de Monte Carlo.

 

Embora ainda falemos sobre WRCs nesses dois meses, ainda temos alguns pontos para delinear as formações oficiais e notícias sobre as categorias mais baixas tanto no Rally.it como no Nobres do Grid.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it