Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid, Vou começar uma série de artigos que podem ser muito úteis para aqueles que pegam estradas, andam em diversas condições de piso e temperatura pelo país da diversidade que é o Brasil. Este primeiro artigo pode causar alguma estranheza para a maioria dos meus leitores, mas pode ser muito esclarecedor para quem vive na região sul e em locais como a serra gaúcha e catarinense, onde já estive como turista, e vi acidentes que se os motoristas tivessem um conhecimento maior sobre condução, talvez pudessem ser evitados. Durante os meses de inverno nos estados do sul do Brasil costumam acontecer condições de temperatura e umidade que podem provocar o congelamento de água nas estradas, especialmente em locais de grande altitude, como as serras gaúchas e catarinenses. Dirigir sobre uma superfície com gelo é, talvez, a mais perigosa condição que um motorista pode enfrentar ao volante do seu veículo! Saber dirigir em condições de gelo é uma habilidade extremamente importante, especialmente se você vive num clima mais frio. Condições de gelo podem ocorrer de repente e sem aviso, por isso você deve estar preparado, cada vez que entrar no carro, para quando a temperatura cair. Pontes são especialmente perigosas nestas circunstâncias, elas congelam primeiro devido à ausência de chão quente por baixo. Cerca de um ano atrás, quando mudei para o Canadá, escrevi um artigo sobre a importância de preparar seu carro para enfrentar o inverno. Logicamente que não temos invernos como os da costa leste canadense no Brasil, mas preparar seu carro para o inverno é prudente em qualquer lugar em que as temperaturas se aproximem ou mesmo baixem de zero. Quando a chuva ou o orvalho congelam sobre o asfalto, os riscos aumentam enormemente. Preparar seu carro para o inverno é algo que pode fazer a diferença. Faça uma revisão básica. Perto do fim do outono, leve seu carro para a loja para fazer uma revisão de rotina e garantir que tudo está em ordem. A última coisa que você precisa em condições de gelo é que o seu carro quebre enquanto a neve se acumula no pára-brisa. Quando você levá-lo para a adaptação, peça que o mecânico verifique o seguinte, e substitua o que não funcionar corretamente: Bateria, correias e mangueiras, escapamento, aquecedor, óleo, luzes, limpadores, radiador e sistema de ignição. Compre pneus novos se os seus estão carecas. Mesmo que o seu mecânico ache que eles ainda durarão um tempo, se você for enfrentar um inverno gelado, é melhor pensar em comprar novos. O maior perigo na condução de inverno é o deslizamento, devido à má tração. É um risco de segurança, não importa o estado dos seus pneus é, mas se há pouca aderência, você corre ainda mais riscos. O padrão industrial de pneu para uma boa tração na neve e gelo é uma banda de rodagem 6/32 polegadas. Verifique se os pneus que você escolher vão fazer um trabalho adequado nas condições que você vai enfrentar. Pneus projetados para alta performance no verão não se dão bem em estradas congeladas. Verifique a pressão dos pneus durante todo o inverno. No tempo frio, a pressão dos pneus cai naturalmente. Pneus meio secos podem ter um tempo de reação mais lento, o que pode ser perigoso quando há gelo na estrada. Verifique a pressão dos pneus a cada semana para garantir que estão totalmente cheios e ajuste a pressão de acordo com o manual do proprietário do seu veículo. Preparar seu carro para o inverno é algo fundamental e pode fazer toda a diferença. Esteja preparado para o caso de seu carro quebrar. A coisa mais importante sobre a condução em condições de gelo e de inverno rigoroso é estar sempre preparado. Nos meses de inverno, isso significa que você deve ter cabos de ligação e um kit de condução de emergência armazenados no porta-malas do seu veículo. Só para o caso de você ficar preso por várias horas, é uma boa ideia ter alguma provisão de comida, água e cobertores, também caso vá pegar a estrada. Algumas precauções devem ser tomadas antes de sair com o carro, especialmente quando cedo, pela manhã. As vezes se forma uma fina camada de gelo nos parabrisas e janelas. Raspe os vidros antes de sair. Não deixe sua calçada congelada ou neve (se for o caso) nas janelas. Você vai precisar de ter a melhor visibilidade possível enquanto dirige sobre gelo e neve. Dê tempo para o seu carro aquecer um pouco para que as janelas descongelem completamente. Ligue o motor e o aquecedor interno. Você também deve verificar os limpadores para garantir que não estão congelados. É preciso que eles funcionem adequadamente. Verifique também se seus espelhos laterais estão limpos. Observe bem o comportamento do seu carro e a condição do piso. Se você achar que ele está escorregadio, dirija na metade do limite de velocidade ou menos quando houver gelo na estrada. Ir muito rápido na neve e no gelo é a maneira mais fácil de sair da estrada ou provocar um acidente. Comece devagar testar a tração dos seus pneus. Encontre uma velocidade confortável que você possa dirigir sem deslizar ou perder o controle. Embora você fique no lado lento, não precisa ficar tão lento para impedir o fluxo do tráfego. Tente seguir a velocidade dos outros carros para ninguém bata em você por trás. Mantenha uma distância maior do que o de costume do próximo carro. Não fique tão perto do próximo carro para não bater se o motorista frear. Deixe espaço suficiente para vocês deslizarem sem arriscar uma colisão. Engavetamentos de vários carros costumam acontecer em pistas geladas. Um dos maiores riscos é o "gelo negro", aquele que o motorista não vê. Cuidado com gelo negro e outros perigos. Gelo negro é quase impossível de ver até que você esteja em cima dele. Tende a ocorrer em áreas sombreadas e para os lados da estrada. As pessoas passam sobre ele em altas velocidades, pois não o percebem, então ele é responsável por uma série de graves acidentes. Esteja extremamente alerta enquanto dirige, e se há alguma chance de haver gelo negro na estrada, certifique-se de dirigir lentamente. Viadutos e pontes congelam primeiro que o resto da estrada, então aproxime-se dessas áreas com cuidado. Assim que a neve começar a cair, você deve diminuir a velocidade e ficar em alerta máximo. Em caso de algum acidente que bloqueie a estrada e esteja muito frio, previna-se. Mantenha o carro ligado e seu aquecedor funcionando. Use o cobertor e outros suprimentos do seu kit de emergência para ficar o mais confortável possível. Use o seu telefone celular para ligar para alguém para pedir ajuda. Mesmo que você tenha que esperar algumas horas, saberão onde encontrá-lo. Técnicas de direção em pistas escorregadias são extremamente úteis. Freie suavemente, bombeie seus freios periodicamente para fazer o fluido de freio correr no sistema. Uma freada brusca costuma resultar numa perda de controle do veículo. Se os freios travarem as rodas, seu carro vai deslizar na superfície e não terá controle algum ao tocar suavemente o pedal de freio quando quiser ir mais devagar. O carro permanecerá sob seu controle, uma vez perdendo lentamente a velocidade. Dê-se muito tempo para frear, aumentando a distância para o veículo à sua frente. Comece a frear muito antes de realmente precisar parar. Aumentar a distância para o veículo da frente pode ser a diferença entre uma colisão ou não com pista escorregadia. Acelere com sutileza. Seus pneus precisam de tempo para se aquecer e conectarem-se melhor com a estrada e começar a tracionar. Se você acelerar muito rapidamente, as rodas vão patinar e você pode perder o controle do veículo. Acelere muito lenta e suavemente, testando para ver se seus pneus tem boa tração. Se não os senti tracionar, desacelere e comece o processo novamente. Acelerar e frear lentamente é uma técnica que pode ser praticada em um estacionamento vazio gelado. Tente ligar o carro numa parte com gelo e acelerar bruscamente. Os pneus provavelmente vão apenas girar. Agora, tente novamente, desta vez acelerando lentamente para deixar os pneus saírem do lugar. Passe em um trecho com gelo e sem obstáculos e freie bruscamente. Depois faça o mesmo, freando suavemente. Saiba como sair de uma derrapagem. Primeiro tire o pé do acelerador para que o seu carro abrande e recupere a tração. Delicadamente, procura apontar a frente do carro na direção que você quer. Se você deslizar e começar ir para o outro lado, volte para a direção que você quer ir. Pode levar alguns movimentos sutis para endireitar o veículo. Ao se mover na direção certa, você pode bombear suavemente os freios ou acelerar para recuperar o controle. Em condições de pista escorregadias, os engavetamentos costumam acontecer. Prejuízo certo para todos! Mantenha a calma se você derrapar. Resista à tentação de virar bruscamente à outra direção. Girar a direção com calma irá corrigir o caminho do carro e colocá-lo de volta na estrada. Se você puder praticar essas técnicas em um lugar com bastante espaço, aproveite. No próximo mês, vamos pegar chuva forte e encarar os efeitos de uma aquaplanagem. Muito axé pra todo mundo, Maria da Graça
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