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Nobres do Grid - Hyperlink (Novembro/09) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 29 October 2009 13:46

Acabou, Chorare.

Olá amigos, 

 

Depois de mais um mês em alta velocidade, temos mais alguns campeões... infelizmente, nenhum brasileiro no cenário internacional.  

 

O piloto Gary Paffett (ING/Mercedes) venceu a prova final da temporada 2009 do DTM, neste domingo em Hockenheim, mas quem comemorou mais foi Timo Scheider (ALE/Audi), que chegou em segundo, mas foi o campeão. 

 

Esta foi a quarta vitória de Paffett, que entretanto terminou o campeonato como vice-líder, já que Scheider, com apenas duas vitórias na temporada, foi muito mais constante, subindo ao pódio em seis oportunidades. A diferença entre eles foi de 5 pontos. 

 

 

Timo Scheider conquistou o bicampeonato do DTM em um ano de disputa bastante equilibrada. 2010 promete!  

 

A Audi sagrou-se campeã como equipe, mas a Mercedes reduziu bastante a diferença vista no início da temporada. Caso se confirme a vinda da BMW, o campeonato de 2010 vai pegar fogo! 

 

O mundial de “Carros de Combate”, o WTCC, não teve etapas em outubro (vai ver que já esperavam serviços extras de funilaria)... mas volta pegando fogo agora em novembro e o brasileiro Augusto Farfus, mesmo tendo sido punido na etapa de Imola, continua com chances – remotas – de título.  

 

João Paulo Oliveira correrá no WTCC no Japão pela equipe SEAT, ao passo que a BMW pode deixar a categoria em 2010. 

 

A novidade para a etapa de Okayama, no Japão, será a participação de João Paulo Oliveira, que corre de super turismo na terra do sol nascente ao volante de um SEAT da equipe Sunred (será que ele assiste as provas do "derby da demolição"?).  

 

O Campeonato com o maior número de provas da temporada (a NASCAR) vai chegando ao seu final e Denny Hamlin colocou fim à sequência de vitórias de Jimmie Johnson em Martinsville. O piloto da Joe Gibbs Racing dominou a segunda metade da corrida, depois de Johnson ter controlado as primeiras 250 voltas. 

 

No período mais longo da prova em bandeira verde, após 14 bandeiras amarelas, Hamlin começou a se aproximar de Johnson até ultrapassá-lo na volta 363 (a prova foi num "ovinho"). 

 

Mime Hamin venceu, quebrando a sequência de Jimmy Johnson... mas o tricampeão segue na liderança. Martin e Montoya ainda brigam.

 

A corrida continuou sem incidentes até os líderes serem obrigados a fazer uma última parada em bandeira verde. A ordem continuou a mesma depois que todos eles completaram seus pit-stops finais para trocar os quatro pneus, mas uma nova amarela finalmente agrupou o pelotão. 

 

Ocorreram mais três relargadas, mas Hamlin manteve o controle na chegada para conquistar sua terceira vitória da temporada. Johnson terminou em segundo, mas ainda ampliou sua vantagem sobre Mark Martin no campeonato, enquanto Juan Pablo Montoya manteve o atual tricampeão sob pressão nas últimas duas voltas. 

 

O veterano Martin (que já correu patrocinado pelas “mágicas pílulas azuis”) perdeu mais terreno para Johnson na luta pelo título ao chegar em 8º, ficando agora 118 pontos atrás. Contudo, com a pontuação chegando a quase 200 pontos por prova e o grande equilíbrio na disputa, vários ainda podem almejar o título, até o colombiano Juan Pablo Montoya, que mesmo sem ter vencido nenhuma etapa, está firme na luta pelo campeonato. 

 

Dario Franchitti usou a cabeça, e com uma tática de economizar combustível suplantou os rivais Ryan Briscoe e Scott Dixon que dispararam na frente. Venceu a prova e se tornou o campeão da Fórmula Indy. 

 

Dario Franchitti correu com a cabeça e no final, venceu a etapa da Miami da F. Indy e conquistou o título de 2009. 

 

Briscoe e Dixon partiram para a luta aberta durante a prova, virando voltas em ritmo alucinante. O escocês, no entanto, adotou uma estratégia diferente: Com uma mistura de combustível nem sempre a mais rica e usando do vácuo, No final Franchitti economizou um splash-and-go, que seus dois rivais tiveram que fazer quando faltavam menos de 8 voltas para o final das 200 voltas da prova, e venceu com uma margem de quase 5 segundos. 

 

Briscoe terminou na segunda colocação, enquanto Dixon fechou o pódio final da temporada. 

 

Mario Romancini venceu a última etapa da Indy Lights... mas o campeonato já estava decidido há tempos.

 

Dos brasileiros Tony Kanaan e Helio Catroneves foram os melhores, chegando em quarto e quinto lugares, respectivamente. Mario Moraes finalizou na sétima colocação, enquanto Raphael Matos acabou em 14º. 

 

Na Light, com o título já decidido não havia mais o que fazer. Contudo, na última prova do ano, Mario Romancini acabou vencendo mais uma etapa e terminou como o brasileiro melhor colocado, em 6º na classificação geral. Bia Figueiredo foi a 8ª e Rodrigo Barbosa o 15º. 

 

Na parte de baixo do continente, também não faltou emoção: 

 

A etapa de Curitiba da Pick Up Racing (uma das provas do programa da Stock), disputada neste domingo em Pinhais, foi marcada também por um acidente impressionante. O gaúcho Rafael Iserhard, da M4T Motorsport, na volta 34, disputava posição com Rafael Riberi e foi – literalmente – empurrado para fora da pista na reta dos boxes. Perdeu o controle do carro e acabou acertando em cheio o carro de seu companheiro de equipe, Douglas Soares, que abandonara a prova voltas antes. Depois de bater, desgovernado, cruzou a reta quase perpendicularmente, e por pouco não foi acertado por outros competidores.  

 

Acima, a sequência das imagens do acidente de Rafael Iserhard. Abaixo a nossa montagem na foto de Fernanda Feixosa.

 

A prova foi encerrada três minutos antes do previsto e o causador do acidente punido em 20s, caindo de 4º para 10º na classificação da prova e com isso, Julio Campos sagrou-se campeão antecipadamente. O Piloto Gaúcho, felizmente, sofreu apenas uma luxação no cotovelo e está bem de saúde.  

 

Na categoria principal a equipe de Rosinei Campos deu um show de competência e Ricardo Mauricio conquistou a etapa no anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba sendo o nono vencedor diferente em nove etapas do campeonato. 

 

Ricardo Maurício conquistou a etapa de Curitiba da Stock Cars, sendo o nono vencedor em nove etapas da Stock em 2009. 

 

A tensão maior foi, contudo, a expectativa de chuva até mesmo depois de iniciada a prova e que preocupou a pilotos e chefes de equipe. Felizmente a chuva não veio e todos puderam ver uma corrida repleta de disputas, alternativas e grandes performances dos pilotos que disputam o playoff decisivo. Atila Abreu e Thiago Camilo Fizeram, assim como Ricardo Maurício, uma corrida simplesmente soberba. A Stock segue agora para Brasília, também com a prova no anel externo e – quem sabe – mais um vencedor junte-se aos nove! 

 

Na TC2000, a equipe Honda-PETROBRAS não teve adversários em San Juan e agora tem as três primeiras posições do torneio. 

 

As coisas parecem ter “voltado aos trilhos” na TC 2000 Argentina. Em San Juan não houve como parar Jose Maria ‘Pechito’ Lopez. Foram duas vitórias incontestáveis e a conquista do título de 2009. Não bastando a conquista com os pilotos, agora a equipe Honda-Petrobras tem os 3 primeiros colocados na classificação do campeonato, com Juan Manuel Silva e Leonel Pernia. 

 

Na F3 Sulamericana, que foi disputada como parte do programa do GP do Brasil de F1, Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) venceu mais uma e conquistou sua oitava vitória no ano, que o coloca 31 pontos à frente de Claudio Cantelli Jr. (Bassan Motorsport), principal rival.

 

A programação era de duas etapas, uma no sábado e outra no domingo, mas o extenso treino da F1 acabou por cancelar a etapa do sábado. 

 

Nos “brutos”, Roberval Andrade (Scania) venceu de ponta à ponta a corrida realizada em Santa Cruz do Sul. Na estréia da categoria na cidade, o piloto deu um show, comandou todos os treinos e venceu a prova com firmeza. 

 

Wellington Cirino (Mercedes-Benz) e Beto Monteiro (Iveco) depois da largaa se mantiveram nessas posições até o final da prova. Completaram o pódio Felipe Giaffone (Volkswagen) em quarto e José Maria Reis (Scania) em quinto. 

 

Com o resultado Roberval tirou 31 pontos de diferença para Valmir Benavides, que era o líder do campeonato até então. Felipe Giaffone (Volkswagen) assumiu a liderança e o campeonato por um ponto e agora temos um terceiro postulante ao título que parecia estar restrito aos dois pilotos da mesma equipe.   

 

Roberval Andrade renasceu no campeonato e voltou a ter chances de conquistar o título contra os pilotos da Wolksvagen. 

 

A prova de estréia da Truck em Santa Cruz do Sul foi movimentada com muitas disputas, acidentes e pelo menos quatro intervenções do Pace Truck.  

 

Os pontos negativos foram as atitudes antidesportivas de Renato Martins (Volkswagen) e de Leandro Reis (Scania) decretadas pelos comissários desportivos. 

 

O acidente envolvendo Leandro Reis e dois dos pilotos da equipe WV acabaram por ser julgados como antidesportivos pela CBA.  

 

Segundo os comissários da CBA a batida de Renato Martins que tirou Leandro Reis (Scania) da prova foi proposital, assim como, no final da prova os comissários reconheceram a má intenção de Leandro Reis na disputa com Giaffone no início da prova. 

 

A Volkswagen continua liderando o campeonato de marcas e por pouco não sai de Santa Cruz do Sul com o título antecipado. A próxima etapa, penúltima da temporada está marcada para dia 15 de novembro em Curitiba. 

 

No mundo da FIA, da FOTA e das coisas que só sabemos o que nos é permitido saber, vem aí a GP3!!! 

 

Vem aí a GP3... e assim, com novas categorias, temos mais oportunidades para os pilotos... e mais cifrões para Mr. Ecclestone! 

 

Tio Bernie resolveu criar uma categoria para concorrer com a Fórmula 2, criada por Max Mosley, como opção “mais em conta” de se tentar chegar a F1. Nas etapas européias a categoria também fará parte do programa da Fórmula 1. 

 

O monoposto completou as suas primeiras voltas no circuito de Paul Ricard, com Romain Grosjean ao volante. 

 

Tal como na GP2, o chassis é construído pela Dallara (que também domina quase exclusivamente o mercado de Fórmula 3), enquanto o motor é fornecido pela Renault, mas apenas com quatro cilindros e dois litros de cilindrada. A Pirelli será fornecedora exclusiva desta campeonato cuja estreia está agendada para 2010, no mesmo programa de apoio da F1 que a GP2. 

 

Tem quem vem e tem quem não vai... Apesar de terem dado uma superlicença para o espanhol Jaime Alguesuari, a FIA negou a mesma para o francês Sebastian Loeb e assim acabou o sonho do supercampeão de Rally disputar a última prova da Fórmula 1 em Abu Dhabi.  

 

 

Daniel Sordo foi fundamental no Rally da Catalunha. Fazer a dobradinha com Loeb permitiu uma aproximação maior do Francês. 

 

Talvez isso tenha servido para ele voltar a focar-se no mundial de Rally... contudo, tinha um problema: Ele tinha uma desvantagem de 5 pontos para o líder do campeonato, o finlandês Mirko Hirvonen e caso o nórdico chegasse em segundo nas duas últimas etapas, conquistaria o título. Loeb precisava de ajuda e foi aí que brilhou a estrela do campeão e veio a providencial ajuda do seu companheiro de equipe: o Espanhol Daniel Sordo.  

 

Na etapa espanhola, Sordo fez o que era preciso, ficou entre os dois contendores e escudou a vitória de Loeb, fazendo a dobradinha da Citroen, com Hirvonen em 3º. Parece que o ainda líder do campeonato sentiu o golpe e com a diferença em apenas um ponto e com tudo para se decidir na etapa britânica, ele não foi páreo para o francês, que chegou a abrir mais de 30s após o segundo dia. 

 

 

Nas trilhas de cascalho da Grã Bretanha, Loeb conquistou seu sexto título no mundial de Rally... graças a Daniel Sordo. 

 

Loeb conquistou seu sexto título mundial e consolida-se como – possivelmente- o maior piloto de todos os tempos no Rally... mas o título deste ano, ele deve ao companheiro de equipe! 

 

Já na Fórmula 1, Como se já não bastasse não termos GP da França mais uma vez (o interessante é que o Mr. Ecclestone é o dono de Paul Ricard... que seria o melhor circuito para o evento, mas ele nem considera a opção), agora é o GP da Inglaterra quem está em risco: Com os atrasos nas obras de Donington e a Associação dos Pilotos Britânicos, hoje presidida por Damon Hill querendo um contrato de longo prazo para sediar o GP e o Bernie com uma lista de exigência da grossura das páginas paralelas da capital paulista podem deixar o mundial ainda mais asiático. 

 

Aliás, o grande continente tem se mostrado um grande filão. Tanto que há algum tempo temos – no intervalo entre as temporadas – temos a GP2 Ásia. Parafraseando a música, o Bernie vai a onde a grana está! 

A festa da equipe Brawn GP foi completa: Campeões de Pilotos e Equipes. Para nós - infelimente - com o piloto errado. 

 

Pois é... como diria o pasteleiro: O sonho acabou! A torcida deu show, como sempre. A corrida foi animada, como sempre. E o Rubinho... como sempre. 

 

Tudo bem, era difícil e todo mundo sabia. A torcida foi grande, mas o título ficou em boas mãos. O Button fez uma corridaça, o Hamilton idem... O campeonato devia ter começado na Espanha... foi cheio de alternativas.  

 

E parece que, finalmente, apareceu um Japa bom de braço. O tal do Kobayashi quebrou alguns dogmas recentes do mundo da F1: 1º De que piloto que chega e senta no carro sem treinar não consegue substituir à altura seus antecessores por não ter treinado com o carro. 2º Que um piloto novato não consegue ser competitivo de constante sem ter treinado antes com o atual carro da categoria. Tá certo, tá certo... o jovem samurai não é nenhum Vettel... mas mostrou que o Grojean e o “espanhór” Jr da Toro Rosso. 

 

Com a chancela dos atuais caciques do automobilismo mundial, Jean Todt foi eleito presidente da FIA. Esperemos os fatos.

 

Pessoal... eu ando desconfiado dessas equipes novas. A Tal da USF1 não consegue convencer nenhum piloto a correr para ela (será que eles sabem de algo que não sabemos?). A tal da equipe malaia também é um mistério... e a William (sempre o ‘seu’ Frank) ta querendo embarreirar uma possível 14º equipe, que seria a Sauber. Como diz o velho deitado, melhor um pássaro na mão do que dois voando (em continentes distantes)! 

 

A FIA tem novo(?) presidente: O baixinho bicudo do Jean Todt foi eleito com quase o triplo dos votos do Ary Vatanen. Com todo o apoio da “máquina eleitoral” (Max, Bernie e demais membros do ‘status quo’), tudo aponta para uma continuidade de linha gerencial. Vamos ver o que vai dar. 

Este foi o convite para a inalguração do Café. Infelizmente não pudemos ir neste dia... mas certamente iremos lá! 

 

No último dia 18/10 foi inaugurado em Porto Alegre um local especialíssimo: O Café & Bar Galgos Brancos. Localizado num dos melhores bairros da capital gaúcha – Moinhos de Vento – o local trás em sua decoração verdadeiras relíquias dos tempos em que a Equipe Galgos Brancos era a dominadora das provas de estrada e também de autódromos no Brasil. O local é de propriedade da família Andreatta e sob a tutela de Julio Andreatta Neto. Quem for a Porto Alegre não pode deixar de “acelerar” no local. 

Esta e a visão que se tem ao passar pela frente do local. Bom gosto e muita história são as marcas do local.

 

Infelizmente não pudemos comparecer a inauguração, com uma jornada esportiva e a transmissão do GP do Brasil de Fórmula 1. Foi um tremendo sucesso!  

 

Agora em novembro vai sair uma matéria aqui no site que deve marcar o nosso 1º aniversário como site: O marinheiro passou 4 dias em terra firme e enfiado num dos boxes da stock cars em Curitiba. "Cricri" como ele é, deve vir coisas do arco da velha por aí. 

 

Até dezembro, 

 

CBM

 

Last Updated ( Thursday, 29 October 2009 17:03 )