Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Deu a lógica na Truck: Cirino leva o título da Copa Sul PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 16 April 2018 20:47

Como já era esperado, deu Wellington Cirino na Copa Truck. No final de semana, na glamourosa pista de Guaporé, no Rio Grande do Sul, o quatro vezes campeão com caminhões venceu uma prova da rodada dupla e correu com o regulamento embaixo do braço na segunda. Com isso, e a longa experiência com os caminhões Mercedes-Benz, Cirino levou a Copa Sul, uma das quatro disputadas nesta temporada, e que teve etapas em Cascavel, no oeste paranaense, e em Guaporé, na serra do Rio Grande do Sul. A decisão, que definirá o campeão de 2018 será em Curitiba.

 

Cirino levou, mas Felipe Giaffone mostrou que tem garrafa vazia para vender ao, logo na quarta volta da abertura, ultrapassar Cirino, depois de uma largada abortada em virtude de problemas no motor do Scania do pole position Roberval Andrade. Mas o sempre equilibrado Giaffone pisou na bola, ou melhor, pisou demais no acelerador do caminhão e ultrapassou o limite de velocidade de 160,9 km/h. Com isso, punido com uma passagem pelos boxes, perdeu várias posições. No entanto, ainda conseguiu fazer uma prova de recuperação e terminou em sexto. Cirino, que antes já estava com uma mão na taça, com a vitória ficou mais perto ainda da conquista, seguido por Beto Monteiro, Adalberto Jardim e André Marques.

 

 

Na segunda corrida a inversão dos dez primeiros no grid não ajudou muito a Renato Martins e Giuliano Losacco, que logo de cara foram engolidos por Giaffone, que além de estar com a faca nos dentes também estava com sangue nos olhos. Ele levou o seu Volkswagen até o final, desta vez sem ultrapassar a velocidade permitida no radar, e viu Losacco confirmar a adaptação aos brutos com um excelente segundo lugar. Quem voltou, e voltou bem, foi Adalberto Jardim, com um terceiro e um quinto lugares, uma posição à frente de Cirino, que nesta segunda corrida fez somente o necessário para levar o título.

 

Na classificação geral, Losacco, que estreou em Cascavel sem nunca antes ter pilotado um caminhão, foi o segundo colocado, dez pontos atrás de Cirino, uma diferença pequena se compararmos a experiência dos dois no cockpit dos pesos-pesados e a falta de conhecimento da, boa parte do tempo, molhada pista de Guaporé. Agora vamos para a disputa da Copa Sudeste, com provas em Interlagos e na mineira cidade de Curvelo, respectivamente dia 25 de maio e 10 de junho. 

 

 

Para a maior parte, praticamente todos, os pilotos da Truck, Curvelo é uma pista onde nunca eles andaram. Já Interlagos... Bem, enquanto pouco, ou quase nada, se sabe da reação dos caminhões em Curvelo, em Interlagos todos conhecem os atalhos do Templo do Automobilismo brasileiro. Essa Copa Sudeste promete boas brigas. Depois, antes da decisão do campeonato, marcada para Curitiba no dia 12 de dezembro, ainda teremos a Copa Centro-Oeste (Campo Grande 29/7 e Goiânia 26/8) e a Copa Mercosul, com provas em Buenos Aires, na Argentina, e Rivera, no Uruguai dias 16 de setembro e 7 de outubro.

 

Muita água ainda vai rolar e, sinceramente, não acredito em novo domínio de Cirino na Truck, apesar do bom desenvolvimento do seu Mercedes. Na minha opinião, Giaffone continua como favorito. Agora, além de Cirino, também temos Losacco, que parece ter pegado a mão do seu Iveco, marca que foi campeã com Beto Monteiro na extinta Fórmula Truck.

 

Milton Alves