Faz parte do planejamento e objetivo da maioria das empresas divulgar seus produtos, serviços, diferenciais e novidades na mídia. Seja por meio de assessoria de imprensa, anúncios publicitários, campanhas de marketing digital, ações de relacionamento, entre outros, que permitam falar com seu público alvo, aumentar seu alcance, sua credibilidade, interesse e vendas. Qual empresa não sonha em ver um clipping recheado de notícias positivas ou de destaque nos principais meios de comunicação. No entanto, nem sempre os esforços para falar com o público externo são os mesmos quando levamos em consideração o público interno, os colaboradores, os personagens que no dia-a-dia movem os mecanismos destas empresas. Quem já não se deparou com comentários do tipo: “Vi a campanha na televisão e nem sabia que estávamos participando desta ação” ou “li a entrevista do presidente da empresa e soube que teremos o lançamento de um novo produto no mês que vem” ou “que nossa sede mudará para outra cidade”. Por isso, tão importante quanto ter uma boa divulgação externa é comunicar seus colaboradores sobre o que acontece dentro da própria empresa. E os benefícios são enormes e passam por motivação, redução de boatos e de efeitos de uma possível crise, melhora na integração entre os funcionários, diminuição das taxas de rotatividade, melhora no clima organizacional, promovendo mais sintonia nos trabalhos entre as áreas e aumentando assim a produtividade. Assim como um planejamento de divulgação na mídia, comunicar-se internamente também exige um cronograma, conhecimento dos assuntos de interesse de seus colaboradores, com o objetivo de mantê-los alinhados e engajados com as metas e discursos da organização. É comprovado que funcionários mais motivados, reconhecidos e que atuem num ambiente de trabalho transparente e agradável estão mais satisfeitos e não apontam motivos para sair da empresa. Pelo contrário, querem colaborar e crescer mais. Por isso, é importante investir na comunicação interna e estudar o melhor canal para falar com seus colaboradores, seja por Newsletters, comunicados por e-mail, murais, intranets, redes sociais corporativas, TVs corporativas, entre outros. Com a comunicação interna bem feita, fica ainda mais fácil mostrar para o público externo o discurso e posicionamento oficial da empresa, seus valores e ações. Fernanda Gonçalves Fernanda Gonçalves é Diretora Executiva da FGCom Assessoria em Comunicação Quer saber mais? Conheça o nosso site: www.fgcom.com.br
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