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WRC Finlândia: Toyotas e Tänak navegaram tranquilos nos 1000 lagos PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 29 July 2018 11:59

Chegamos! Depois de uma longa parada o Campeonato Mundial de Rally retorna para a sua 8ª etapa em um palco simplesmente histórico. Desde de 1951, quando foi realizado pela primeira vez, desde então atraindo pilotos de toda a Europa e também de outros continentes, o Rally da Finlândia rivaliza em antiguidade e quantidade de etapas com o Rally de Monte-Carlo.

 

Assumiu o nome de Rally dos 1000 Lagos e foi incluído no calendário para o WRC pela primeira vez em 1973. A etapa é dominada amplamente por pilotos finlandeses que venceram 55 das 67 edições. Seus maiores vencedores são Hannu Mikkola e Marcus Grönholm com sete vitórias. A edição de 2016 foi a mais rápida da história do WRC. Kris Meeke venceu com uma velocidade média de 126,62km/h.

 

Estágios.

Estradas de cascalho lisas e incrivelmente rápidas, enterradas entre florestas e lagos, são caracterizadas por enormes saltos de virar o estômago. O rally começa na noite de quinta-feira com o excitante palco de Harju de superfície mista na frente de grandes multidões no centro de Jyväskylä. Os pilotos vão para o oeste na sexta-feira para enfrentar muitas trechos novos em estágios incluindo Moksi, Urria, Ässämäki e Äänekoski - todos os quais serão percorridos duas vezes. Sábado é o “filé” do evento, com quase 143 km de ação implacável, abrangendo quase 16 horas nas estradas a sudoeste da base de rali, perto de Jämsa. O novo estágio de Kakaristo apresenta estradas do lendário Ouninpohja. O final de domingo segue para o leste para duas passagens em dois estágios clássicos - Laukaa e os grandes saltos de Ruuhimäki.

 

 

Estágio icônico.

Na ausência do longo estágio de Ouninpohja, vamos para o Power Stage de TV ao vivo de domingo em Ruuhimäki. Impulsionado como palco de shakedown nos últimos anos, ele está de volta ao rally em 2018 e os organizadores adicionaram algumas novas seções às peças clássicas.

 

Desafio.

Uma mistura de estradas largas e duras com seções mais estreitas e técnicas. Flat out do início ao fim. É carinhosamente conhecido como o Grande Prêmio da Finlândia e 11 dos 12 rallies mais rápidos do WRC aconteceram aqui. As Notas dos navegadores devem ser perfeitas. As cristas cegas costumam esconder curvas e é vital posicionar o carro corretamente antes da decolagem para garantir a máxima velocidade durante a curva. As velocidades são tão altas que as diferenças de tempo são pequenas e há poucas oportunidades de recuperar segundos vitais após um erro. Um dos maiores desafios para os navegadores em altas velocidades exige uma entrega constante e precisa das anotações sobre os trajetos. Dominar os saltos. Se a velocidade for muito alta, a aerodinâmica do carro forçará a descida e a frente aumentará. A tática é frear antes da decolagem e cravar o acelerador ao longo do salto.

 

 

Configuração do carro.

Suspensão de cascalho. Estradas compactas de cascalho significam que os pneus de compostos macios são a escolha usual, mas a borracha composta dura também está disponível. Estágios ‘super-suaves’ significam que os carros podem ser preparados sabendo que problemas mecânicos são raros.

 

O que há de novo em 2018.

Muito. Quase 40 por cento das estradas não foram utilizadas no rally anteriormente e quase 65 por cento é novo em comparação com 12 meses atrás. Dos 23 estágios, a corrida de sábado por Pihlajakoski é a única prova inalterada desde o ano passado. Novos estágios incluem Ässämäki, enquanto Äänekoski e Laukaa serão usados ​​na direção oposta a 2017.

 

Principais destaques

Visite Kakaristo hairpin no sábado para desfrutar de uma grande ação e uma atmosfera brilhante. Por muitos anos parte do lendário Ouninpohja, a junção é o ponto focal do novo teste de Kakaristo. A Finlândia é toda sobre saltos e eles não são muito maiores que o Urria. Ou talvez eles façam… Ruuhimäki é o lugar para ir no domingo. Ela é famosa por sua sequência de grandes amplas sequências de curvas perto do final, mas o teste deste ano fecha com o que os organizadores prometem ser um “salto monstro”. Ele promete dar um novo significado ao ‘Flying Finnish’!

 

 

A atmosfera da festa. Jyväskylä é a última cidade de rally e nenhuma visita seria completa sem uma noite fora em um dos muitos bares na rua principal. O problema é que as bebidas não são baratas…

 

No Shakedown o norueguês Mads Ostberg “parou os relógios”, Foi 0,6s mais rápido que o companheiro de equipe Craig Breen através do quente e seco estágio de 4,26 km da Vesala, perto da base de rally em Jyväskylä. O herói da casa, Jari-Matti Latvala, completou os três primeiros, mais 0,5s, em um Toyota Yaris. A Citroën reviu a geometria dianteira do C3 durante a pausa da meia temporada e Ostberg ficou encantado com o manuseio do carro em estradas largas e estreitas. Ostberg foi o único piloto com menos de dois minutos na primeira passagem. Ott Tänak foi o mais rápido na segunda corrida antes de Ostberg voltar ao topo do ranking em sua terceira e última passagem.

 

Mads Ostberg foi o mais rápido no Shakedown, mostrand que os nórdicos sempre são fortes na Finlândia.

 

Breen tentou várias configurações diferentes em seu C3 e marcou seu melhor tempo em sua quinta e última tentativa no estágio. O terceiro melhor tempo de Latvala também veio em sua passagem final. A Toyota substituiu a caixa de câmbio no Yaris de Tänak durante a manhã e a segunda passagem do estoniano foi bom o suficiente para chegar em quarto, apenas um décimo atrás de Latvala. Teemu Suninen, dirigindo um Ford Fiesta, e Thierry Neuville, em um Hyundai i20, completaram os seis primeiros.

 

Este Rally Finlândia começou com o estágio de Harju (2,31 Km), curto perto do centro da cidade-sede Jyväskylä. Ele retornou ao itinerário em 2014 após ficar fora por 16 anos e é usado praticamente no mesmo formato do ano passado. É uma mistura de estradas de asfalto e trilhas de cascalho, e os motoristas devem cuidar de uma descida de asfalto rápida e complicada em uma curva apertada entre as árvores no cascalho.

 

O estoniano Ott Tänak foi o mais rápido em seu Toyota Yaris, sendo 0,7s mais rápido que o líder de pontos do WRC, Thierry Neuville. Sebastien Ogier, principal rival do título de Neuville, foi o terceiro por mais um décimo. Tänak está ciente de que talvez seus maiores rivais neste fim de semana sejam os companheiros de equipe da Toyota Gazoo Racing e os heróis finlandeses Esapekka Lappi, vencedores em 2017, e Jari-Matti Latvala, que venceu o rally três vezes.

 

No primeiro estágio, abrindo as disputas, Ott Tänak foi o mais rápido.

 

Neuville não correu grandes riscos em seu Hyundai i20 em estradas que secavam rapidamente após um breve banho de chuva, enquanto o Ford Fiesta de Ogier chegou a tocar uma barreira de pneus em uma chicane logo antes do final. Andreas Mikkelsen estava um décimo de segundo atrás de Ogier em outro i20, com o Lappi atrás de si por 0.8s. Mads Ostberg, que foi o mais rápido no shakedown desta manhã, ficou empatado com o colega de equipe da Citroën C3, Craig Breen, em sexto.

 

Os trabalho desta sexta-feira começaram com duas passagens de etapas de estrada de cascalho rapidamente circulando Jyväskylä, seguido por uma repetição do teste de Harju, numa maratona de 10 etapas e 14 horas atrás do volante somando 126,37 km de ação.

 

A sexta-feira começou com a especial de Moksi (20,04 Km), uma abertura difícil para a ação de sexta-feira, com muitas mudanças no ritmo. Dois mundos se encontram enquanto estradas estreitas contrastam com trechos largos onde os pilotos pisam fundo a velocidades loucas. A precisão é exigida nas pequenas estradas, com muitas pedras à espreita no interior de curvas apertadas. Um grande salto perto do final, prometendo uma abundância de pousos de duas rodas para os fãs.

 

Assim como foi na quinta-feira, Ott Tänak impôs-se sobre os adversários no início dos estágios da sexta-feira.

 

O estoniano Ott Tänak foi o mais rápido na etapa especial de 20,04 km Moksi em seu Toyota Yaris por 1.3 s de Mads Ostberg, o homem que liderou os tempos no shakedown da manhã de quinta-feira.A vantagem para o norueguês subiu para 3.1s. Teemu Suninen foi o único outro piloto a se aproximar remotamente do impressionante Tänak. O jovem finlandês estava com 5.3s de atraso e já está quase 10s atrás na classificação depois de ter lutado para manter a traseira do seu Ford Fiesta na linha de condução.

 

Jari-Matti Latvala ficou em quarto lugar em outro Yaris, quase 10 segundos mais lento que seu companheiro de equipe, com o Hyundai i20 de Hayden Paddon e o Fiesta de Elfyn Evans completando os seis primeiros. Havia muito cascalho solto na estrada e os iniciantes lutavam por aderência, com exceção de Tänak. O líder do campeonato, Thierry Neuville, caiu em 20,0s em seu i20 e seu rival direto, Sébastien Ogier, 15.5s. Foram nono e sétimo, respectivamente.

 

O piloto da casa, Jari-Matti Latvala levanta voo para o show de imagens da TV e aplausos dos torcedores.

 

O vencedor do ano passado, Esapekka Lappi, teve um começo decepcionante. Yaris, do finlandês, parou no início do teste e com isso, terminou 31.5s atrás, em 11º lugar. Lappi disse que foi um problema nos freios que ele encontrou em testes pré-evento. Craig Breen, impressionante no shakedown de ontem, fechou um pneu traseiro direito no seu Citroën C3 e perdeu 47.8s. O irlandês foi o 13º no geral.

 

Os três estágios seguintes seriam uma sequência desafiadora. Urria (12,28 Km) é clássico trecho de alta velocidade, mas com dois quilômetros de estradas novas e menores, tanto no começo quanto no final. O piloto da ex-Ford Mikko Hirvonen ainda classifica como seu palco favorito, mesmo que ele tenha rolado seu Ford Focus em um barranco aqui em 2010. Uma vez nas estradas largas, ele está cheio de curvas de alta velocidade, saltos e cristas que exigem bravura e 'sisu'. Provavelmente mais conhecido por seu salto lendário, que atrai multidões enormes.

 

O estágio 4 (Ässämäki 1, 12,33 Km) é uma etapa nova, que no início se baseia nas estradas do estágio de Halinen do ano passado, mas conduzida na direção oposta. Depois de uma abertura direta, um cruzamento depois de 5,5 Km leva a curvas mais complicadas, com uma combinação apertada de curvas no Km 11. Mas não há nada muito difícil e talvez a área sobre a qual os pilotos devem ser mais cuidadosos seja a seção de abertura que está repleta de pedras.

 

Por fim o estágio 5 (Äänekoski 1, 7.71 Km). É o estágio mais ao norte do rally e nunca foi disputado nesta direção na era do WRC. É mais desafiador dessa maneira, com muitos lugares enganosos e exigentes para que os pilotos tenham que prestar atenção no reconhecimento para garantir a precisão dos pontos nas notas do navegador. Uma curva à esquerda no Km 6 é especialmente complicada à medida que a estrada desaparece, e um campo ao fundo pode oferecer uma área de escape para quem vier rápido demais.

 

Depois de inicialmente estender sua liderança durante os dois primeiros estágios, Tänak cedeu a iniciativa ao norueguês Ostberg, que liderou os tempos no teste de velocidade de Assamäki. A vantagem de Ostberg foi curta porque o estoniano ganhou Äänekoski para reivindicar uma vantagem de 1.1s em seu Toyota Yaris.

 

Mads Ostberg mostrou que seu Citröen estava perfeito e veio lutando pela liderança.

 

Ostberg aproveitou o set-up atualizado para o seu Citroën C3, mas admitiu “alguns erros” em Äänekoski que, sem dúvida, custou-lhe o primeiro lugar. As estradas secas ficaram escorregadias devido a cascalho solto na superfície. Os primeiros colocados sofreram o pior e o que já era uma manhã difícil para Thierry Neuville ficou pior em Äänekoski quando o líder do campeonato deslizou por uma estrada de fuga, danificando a traseira de seu Hyundai i20 e perdeu quase 30 segundos. Ele ficou em 10º geral, 67.5 segundos atrás de Tänak.

 

Jari-Matti Latvala completou os três primeiros em outro Yaris. O finlandês ficou 9.7s atrás de Ostberg. Uma vitória em Urria e um segundo em Assamäki mantiveram o finlandês ainda na luta pela vitória. Haydon Paddon foi o quarto com seu i20, mais 4.0s de volta depois de uma manhã consistente que culminou no segundo mais rápido em Äänekoski.

 

Ele ultrapassou Teemu Suninen, que estava trocando de lugares com Latvala, mas teve muita sorte de escapar de um incidente maciço perto do final. O jovem Finlandês perdeu a traseira de seu Ford Fiesta ao frear para a esquerda. Entrou e saiu de uma vala sem maiores danos ao seu Fiesta.

 

Tentando tirar o atraso na classificação do campeonato, Sébastien Ogier veio "brigando" com o carro.

 

Elfyn Evans completou os seis primeiros à frente do companheiro de equipe do Fiesta, Sébastien Ogier. O francês estava a quase 30 segundos do Tänak, mas quase 40 segundos a frente do rival do título Neuville. Ogier sofreu tendo que largar sendo o segundo na ordem da estrada, mas desfrutou de uma manhã limpa. Esapekka Lappi frustrado foi o sétimo depois de mudar o set-up em seu Yaris para cada estágio, em um esforço para melhorar a aderência. Ele foi seguido por Breen e Neuville.

 

Andreas Mikkelsen perdeu três minutos depois de ter ouvido mal uma informação de seu navegador e ter colocado o seu Hyundai i20 ao seu lado em Ässämäki. O parabrisa foi quebrado no acidente e o norueguês fez o estágio final com visibilidade limitada e um capô batendo.

 

Sem se importar com os adversários, Ott Tänak veio aumentando a diferença na liderança.

 

A parte da tarde/noite reservava ainda 5 estágios. O primeiro (Oittila, 19,34 km), o sexto da competição, Muito mudou de 2017 para este ano. Os primeiro 8 km apresentam uma estrada pequena, estreita e cada vez mais técnica que não foi usada anteriormente no rally. Há locais e rochas difíceis perto da linha ideal, portanto, esta seção é um ponto problemático em potencial. Depois se torna mais largo e mais rápido para a Vila de Oittila e a seção do Km 11 ao 12 é inacreditavelmente rápida. Uma estrada mais técnica de 3 Km leva ao final. O estágio 7 é um retorno a Moksi, onde o dia começou.

 

Mads Ostberg venceu o teste de velocidade Oittila ante Ott Tänak por 1.2s em seu Citroën C3 para recuperar o primeiro lugar por um décimo de segundo. Notavelmente, o par empatou para o tempo mais rápido no estágio especial repetido de Moksi. O humor de Tänak não era o mesmo do seu rival, com o estoniano nada satisfeito com seu próprio trabalho.

 

O terceiro colocado Jari-Matti Latvala estava 22.0s mais para trás. O finlandês ficou em terceiro lugar em Moksi, mas admitiu que não tinha resposta para o ritmo da dupla principal. Seu compatriota, Teemu Suninen, venceu Latvala e Hayden Paddon, por breves instantes, depois do terceiro melhor tempo em Oittila. Ele perdeu posição para Latvala em Moksi, mas teve uma vantagem de 4,2s sobre Paddon em quinto, com Elfyn Evans completando o top seis.

 

Thierry Neuville teve problemas logo no início e agora tinha que correr atrás do prejuízo.

 

O líder do campeonato Thierry Neuville reforçou a configuração do seu Hyundai i20 na parada de serviço e o belga sentiu-se muito mais feliz. No entanto, ele estava a mais de 1m40s do líder em 10º. Para sua sorte, Sébastien Ogier era apenas o sétimo colocado, 54s do líder e quase 50s a sua frente. A poeira suspensa adicionou uma dificuldade extra em Oittila e vários pilotos relataram que eles estavam hesitantes demais com o resultado. Os três estágios seguintes seriam a segunda passagem por Urria (12,28 Km), Ässämäki (12,33 Km) e Äänekoski (7.71 Km).

 

Ott Tänak terminou uma sexta-feira convincente em estradas surpreendentemente rápidas beijadas pelo sol com uma vantagem de 5,8s sobre um Mads Ostberg rejuvenescido depois de conquistar quatro vitórias em etapas especiais.Cascalho solto na superfície assegurou pouca aderência para os iniciantes. O estoniano, que era o terceiro na ordem, descartou essa desvantagem à medida que as pessoas à sua volta se atrapalhavam e aderiam a uma estratégia rígida em uma recuperação na porta da sua equipe da Toyota Gazoo Racing.

 

A tabela de classificação será revertida para criar a ordem de largada de amanhã, criando um campo de jogo mais equilibrado e Tänak disse foi descansar acreditando em uma luta justa no sábado, na sexta-feira, entre ele e Ostberg, tiveram 6 carros largando, o que  provoca uma grande diferença nas condições. Sábado largando em sequência, a diferença na condição da pista é mínima. Ostberg terminou o dia muito feliz com seu Citroën C3 atualizado, que proporcionou melhor manuseio e a vitória em três estágios. O desgaste alto dos pneus forçou-o a diminuir quando a tarde avançava.

 

Quem não teve vida fácil foi o líder do campeonato, Thierry Neuville, mas que também não está fácil para seu rival mais próximo, Sébastien Ogier. Como os dois primeiros pilotos, ambos lutaram por empatar e o que já era um desafio difícil para Neuville ficou pior quando ele perdeu um cruzamento e seu Hyundai i20 bateu em uma árvore. Ele terminou em 10º, quase 2 minutos atrás do líder e um atas de Ogier, o sexto na classificação do dia.

 

Temmu Suninnen veio sendo o melhor colocado entre os Ford, mas nenhum dos 3 carros da equipe estava bem.

 

O francês limitou suas perdas em um Ford Fiesta que não parecia se entender com o piso de cascalho da região dos 1000 lagos. Sua sorte foi o problema de Neuville, quase um minuto longe, em sua busca para fechar uma diferença de 27 pontos na classificação do campeonato.

 

Jari-Matti Latvala ficou em terceiro, 17.3s atrás de Ostberg depois de um dia consistente em seu Yaris. O finlandês, três vezes vencedor do rally, ficou 13.3s a frente de Hayden Paddon. Ele e Teemu Suninen trocaram de lugar em várias ocasiões, mas o jovem finlandês caiu par 5º no último estágio com problemas de freio em seu Fiesta. O companheiro de equipe, Elfyn Evans, seguiu Ogier em sétimo, com o vencedor de 2017 Esapekka Lappi em oitavo. Lappi perdeu tempo depois que o motor de seu Yaris parou nesta manhã, depois do qual ele teve problemas com os diferenciais do centro.

 

Craig Breen foi nono após um furo de pneu no início e um problema de pressão de combustível no estágio final, enquanto Andreas Mikkelsen terminou o pedido depois de perder três minutos no acidente que sofreu.

 

O desafio do sábado é o mais longo do evento, com os competidores enfrentando quase 16 horas ao volante enquanto enfrentam duas voltas de etapas repetidas a sudoeste de Jyväskylä, cobrindo 142,86 km.

 

A abertura dos trabalhos no longo sábado que se apresentava para pilotos e navegadores teria a primeira passagem no estagio mais longo desta competição. Päijälä (23,92 Km) não é apenas o mais longo do rally, segundo Mikko Hirvonen, é o melhor também! Repleto de morros, com saltos e seções técnicas em estradas largas e incrivelmente rápidas, antes de mudar para um final menor e mais suave. Houve muitos acidentes aqui há 12 meses, especialmente em uma curva para direita após 9,5 km. Saltos violentos em meio a uma floresta de pinheiros perto do início deram o tom para esse desafio de montanha-russa. Finlândia no seu melhor!

 

Em seguida, vem a primeira passagem de Pihlajakoski (14,90 Km). Disputada ao longo das margens do Lago Päijänne, Pihlajakoski é a única etapa que permanece inalterada a partir de 2017. A pequena estrada no início é surpreendentemente rápida, apesar de algumas curvas de aperto enganosas. Com 5,5 Km, ele se transforma em uma estrada mais larga e a velocidade aumenta, assim como o número de cristas cada vez maiores.

 

O dia começou como terminou a sexta-feira, com Ott Tänak vencendo ambas as etapas e assim aumentar sua vantagem de 5.8s sobre Mads Ostberg para 19.0s. Foi um começo estonteante do dia do estoniano, mas tudo estava calmo dentro de seu Toyota Yaris. Ostberg foi terceiro e segundo nos dois testes em seu Citroën C3 e também com uma abordagem cautelosa em sua direção em ambos os estágios.

 

Jari-Matti Latvala estava disposto a buscar a diferença para Mads Ostberg...

 

Jari-Matti Latvala ficou em segundo lugar em Päijälä e terceiro em Pihlajakoski em seu Yaris para continuar em terceiro na classificação e ampliar sua vantagem sobre Hayden Paddon. Ele admitiu que não conseguiu igualar a velocidade de seu companheiro de equipe, mas ficou feliz com sua performance. Paddon relatou um problema de freio em seu Hyundai i20 no final de Pihlajakoski, mas ficou confortavelmente livre do Ford Fiesta de Teemu Suninen.

 

Esapekka Lappi era um homem em que carregava expectativas. O vencedor de 2017 rebaixou Elfyn Evans e Sébastien Ogier para subir para o sexto lugar em seu Yaris, 5.9s atrás do compatriota Finlandês, Suninen. Evans considerou-se sortudo por ter sobrevivido a um grande incidente perto do início de Pihlajakoski, enquanto o companheiro de equipe Ogier não tinha confiança depois de fazer grandes mudanças na configuração do Fiesta em serviço na noite passada.

 

O líder do campeonato, Thierry Neuville, permaneceu em 10º. As esperanças do piloto i20 em condições mais limpas levaram um golpe quando o piloto Khalid Al Qassimi se retirou após bater em Päijälä, o que significa que apenas o seu companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen, estaria à frente na ordem de largada. “Limpar” a pista é sempre um mau negócio, especialmente no cascalho.

 

... mas o norueguês estava muito bem e vinha virando tempos rápidos nas especiais.

 

Um respiro e mais dois estágios foram corridos pela manhã. Sem o lendário Ouninpohja está faltando no itinerário deste ano, Kakaristo (23.66 Km) apresenta muitas das mesmas estradas. Começando com uma pequena estrada difícil antes de entrar na rota tradicional de Ouninpohja, no Km 5,5 km. Mais tarde vem a junção de Kakaristo instantaneamente reconhecível, antes da qual temos a esquerda rápida onde Craig Breen rolou pra fora da pista em 2012. Uma crista enganosa alguns Km antes do fim deve ser tratada com cautela.

 

Em seguida temos o estágio de Tuohikotanen (8,95 Km). Este novo estágio no sábado oferece vários desafios e exige precisão. O começo é o clássico Rally da Finlândia: estradas de tamanho médio que continuam girando e girando. Uma enganadora direita a 3,5 Km pode pegar alguns. Tem uma outra direita no Km 5 que merece atenção. A partir daí, é velocidade até o final, com alguns grandes saltos.

 

Ott Tänak não teve adversários e completou uma série de vitórias nas provas desta manhã de sábado para confirmar o seu domínio nesta oitava jornada do WRC. Depois de deixar pra trás Mads Ostberg com vitórias nas duas primeiras especiais, o estoniano conseguiu quatro em quatro, vencendo a montanha russa Kakaristo e Tuohikotanen para regressar ao serviço em Jyväskylä com uma vantagem de 23.7s.

 

Alheio aos concorrentes, Ott Tänak vinha aumentando sua vantagem na liderança

 

Tanak disse que estava pilotando “no meu próprio ritmo”, dando a clara impressão de que há mais ritmo para vir dele e de seu Toyota Yaris, se necessário. Ostberg ficou em segundo lugar em Kakaristo e terceiro em Tuohikotanen, o piloto do Citroën C3 admitiu alguns pequenos erros. Latvala chegou ao top três em ambos os testes em seu Yaris, o que significa que o mesmo trio ocupou os três primeiros lugares nas quatro etapas. Sua diferença para Ostberg era de 20.9s e enquanto ele reiterou que não poderia igualar o companheiro de equipe Tänak, prometeu continuar lutando para alcançar o norueguês.

 

Hayden Paddon ficou em quarto no seu Hyundai i20, apesar de “um pequeno problema que perturbou bastante”, mas o Kiwi tem um olho cauteloso em Esapekka Lappi. O vencedor de 2017 relegou Teemu Suninen para sexto e seu próximo alvo estava 13.6s à frente.

 

Sébastien Ogier voltou a ganhar a posição do companheiro de equipe da M-Sport Ford, Elfyn Evans por 1.9s, mas o francês continuava lutando para chegar a um acordo com o dramático novo pacote aerodinâmico na traseira de seu Fiesta. Craig Breen e o líder do campeonato, Thierry Neuville, completaram a tabela de classificação, o belga aparentemente resignado ao seu destino, uma vez que as condições da pista escorregadia continuaram a prejudicar os primeiros a largar. Ele é o segundo na ordem de corrida depois de começar primeiro ontem.

 

Depois da pausa do almoço e para serviços, as competições foram retomadas com a segunda passagem pelos estágios de Tuohikotanen (8.95 Km) e Kakaristo (23.66 Km). O líder, Ott Tänak, continuou vencendo depois do almoço, sendo o primeiro no estágio de Tuohikotanen, mas não conseguiu “manter a invencibilidade”, uma vez que seu companheiro de equipe Toyota, Esapekka Lappi, interromper a sequência, derrotando o estoniano em 2.4s no estágio de Kakaristo, onde o time fez 1-2-3 com Jari-Matti Latvala em segundo e Tänak em terceiro. Com isso a vantagem de Tänak para Mads Ostberg subiu para 32.4s.

 

Ostberg estava tendo uma tarde longe de ser fácil. Sua decisão de transportar dois pneus compostos intermediários a bordo de seu Citroën C3 em vez de um teve um efeito negativo, já que o peso adicional alterou as características de manuseio do carro. Ele foi o sexto nos dois estágios.

 

Sua vantagem sobre o Latvala caiu para 11.8s. Latvala ficou em segundo lugar em Kakaristo e algumas pequenas mudanças na configuração de Yaris estavam pagando dividendos, apesar de uma abordagem um pouco cautelosa para as seções mais difíceis. Os problemas de freio de Haydon Paddon foram resolvidos na parada de serviço e a diferença para Esapekka Lappi caiu para apenas 9.3s. Teemu Suninen completou os seis primeiros em seu Ford Fiesta, a frente dos companheiros Sébastien Ogier e Elfyn Evans.

 

Depois de vencer 5 estágios en sequência no sábado, Ott Tänak "deixou" seus companheiros de equipe vencer alguns.

 

Nos dois últimos estágios do dia, passando novamente por Päijälä (23,92 Km) e Pihlajakoski (14,90 Km), o domínio da Toyota continuou, com seus três pilotos repetindo o 1-2-3 do estágio 17 também no estágio 18, com Latvala tirando mais 2.0s da vantagem que Ostberg ainda tem sobre ele. Lappi conseguiu ampliar sua vantagem sobre Paddon para 7.3s, estando ele a frente da trinca da Ford. Espantoso está sendo o apagado desempenho de Sébastien Ogier,  que pra sua sorte contou com os problemas do líder do campeonato para diminuir a vantagem na pontuação.

 

O encerramento dos trabalhos no sábado coroou um domínio completo da Toyota no sábado na Finlândia. Os carros japoneses venceram todos os estágios do dia e enquanto Ott Tänak fecha o dia com 39.0s de vantagem sobre Mads Ostberg, o norueguês viu sua vantagem para Jari-Matti Latvala cair para 5.4s. Felizmente para ele a vantagem para Esapekka Lappi é de 40.6s.

 

Hayden Paddon foi quinto, apesar dos problemas com freios e alto desgaste dos pneus, com Teemu Suninen liderando um trio do Ford Fiestas na sexta colocação. Sébastien Ogier não tinha confiança enquanto lutava para chegar a um acordo com novos amortecedores e um pacote aerodinâmico atualizado. Ele segurou o companheiro de equipe Elfyn Evans em oitavo com Craig Breen nono em um C3.

 

Os i20 da Hyundai não vinham sendo competidores a altura para os Toyota. Hayden Paddon era o melhor, em 5°.

 

O líder do campeonato, Thierry Neuville, não conseguiu recuperar o tempo perdido de ontem e permaneceu em 10º. O belga foi novamente prejudicado pela falta de aderência, cortesia de uma posição inicial na ordem de largada, e seu único consolo foi que o principal rival do título, Ogier, também se sair mal.

 

O embate final no domingo vai ser com duas passagens idênticas de duas etapas, cobrindo 45,72 Km. O último estágio, de Ruuhimäki, inclui o Power Stage, com pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos.

 

O último dia do Rally da Finlândia foi para os últimos 4 estágios, com as duas passagens por Laukaa (11,74 Km) e Ruuhimäki (11,74 Km). Laukaa não tem sido disputado assim há muito tempo, mas é um clássico em qualquer direção. Um quilômetro de abertura sinuoso leva a uma reta longa, com velocidades acima de 200 Km/h. Isso é seguido por cristas de alta velocidade, onde a aerodinâmica mantém os carros colados na estrada. Uma série de curvas “quadradas” são mascaradas por grama alta no interior antes de um rápido quilômetro final.

 

Ruuhimäki  é um estágio familiar aos pilotos, mas também teve mudanças. Uma nova abertura de 4 km leva a estradas mais tradicionais e a uma bem conhecida canhoneira de alta velocidade a 9km, que é mais apertada. Em seguida, ele é plano sobre os famosos saltos antes de uma nova seção do estádio até o final, que contém outro pulo monstruoso.

 

Tentando segurar a quarta colocação, Lappi acelerou mais do que devia e entregou os pontos no domingo.

 

Prejuízo total para Esapekka Lappi, que venceu sua rodada em casa no FIA World Rally Championship 12 meses atrás, estava a menos de um quilômetro do final de Laukaa quando ele escorregou em uma curva rápida para a esquerda e caiu em uma valeta. Seu Toyota Yaris parou no meio do caminho.

 

Seu colega de equipe, Ott Tänak, adotou uma estratégia cautelosa em Laukaa e Ruuhimäki. Terceiro no primeiro e quinto no último estágio, ficou com uma vantagem de 33.3s no topo da tabela de classificação e firmemente a caminho da sua segunda vitória na temporada do WRC.

 

A batalha pelo segundo lugar entre Mads Ostberg e Jari-Matti Latvala foi mais frenética. Ostberg marcou primeiro para vencer Laukaa por 0.9s de Latvala, mas o finlandês respondeu para reivindicar Ruuhimäki por 1.2s. A diferença entre eles ficou em 5.1s a favor do norueguês. O abandono de Lappi levou Hayden Paddon ao quarto lugar, com Teemu Suninen na liderança do trio M-Sport Ford em quinto, à frente de Sébastien Ogier e Elfyn Evans. Os sinais eram de que a equipe poderia trocar Suninen e Ogier na classificação para ajudar na disputa pelo título do francês.

 

Latvala não desistiu do segundo degrau do pódio. O Toyota Yaris teria que recuperar 2,5 segundos em 11,12 km restantes depois de uma grande segunda passagem do finlandês em Laukaa. Enquanto a Toyota voava, foi um final de semana totalmente diferente para a equipe Ford M-Sport. A nova aerodinâmica parece não ter se beneficiado como esperado, Seu melhor carro tinha mais de 2 minutos de atraso para o líder.

 

Hayden Paddon agradeceu, assim ficou com a quarta colocação.

 

Thierry Neuville veio dando a vida pra conquistar o título, mas o belga, depois de um erro nas primeiras etapas do rally foi pra penúltima etapa apenas na 9ª posição, atrás de Craig Breen, mas longe demais para alcançá-lo, contrastando com o desempenho de Hayden Paddon, que fechou a 4ª posição a 1m30s atrás de Tanak e 43s a frente de Suninen.

 

O Power Stage deste Rally da Finlândia era muito aguardado. Seriam 11.12km onde ainda poderia acontecer alguma alteração. Não foi o caso de Tanak, que conseguiu uma fantástica sequência de pontos, ganhando também o Power Stage por meio segundo sobre Ostberg. O norueguês conseguiu acompanhar Latvala, conseguindo assim terminar o segundo degrau do pódio.

 

Os Toyota Yaris literalmente voaram. Ott Tänak impôs uma margem bastante considerável de 39 segundos contra o também excelente Mads Ostberg  em seu Citroën C3, com seu segundo lugar, conseguindo segurar Jari-Matti Latvala, terceiro no geral.

 

Jari-Matti Latvalla fez tudo o que pode, mas não conseguiu tirar a diferença para Mads Ostberg e terminou em 3°.

 

O desempenho do trio da Toyota demonstrou a eficácia de todo o pacote da equipe de Makinen na corrida em casa. A performance mascarou a luta pelo título entre Neuville e Ogier, mas o desempenho apagado dos líderes do campeonato foi desapontador. Como era esperado, teve jogo de equipe com Teemu Suninen caindo para sexto lugar, cedendo a Sebastien Ogier a quinta posição e ficando Elfyn Evans em sétimo.

 

Ogier não ficou nada satisfeito com a nova aerodinâmica que causou problemas de configuração e equilíbrio em seu Ford Fiesta, fazendo com que ele vivesse um dia pior do que o outro todos os dias. Seria difícil ousar no Power Stage para conseguir mais pontos contra Thierry Neuville, também em dificuldades e sem estar em posição de recuperar pelo menos a posição contra Craig Breen.

 

A festa foi de Ott Tänak, que tenta continuar persaguindo os líderes do campeonato.

 

O campeonato tem agora Thierry Neuville com 153 pontos, Sébastien Ogier 132, Ott Tänak 107, Esapekka Lappi 70 e Dani Sordo fechando o top 5 com 60 pontos. A próxima etapa vai ser na Alemanha, entre 16 e 18 de agosto.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it


Last Updated ( Sunday, 29 July 2018 13:35 )