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WRC Alemanha: Tänak entrou na briga pelo título? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 19 August 2018 17:37

Chegamos! Depois de uma etapa nas estradas de cascalho da Finlândia entre seus 1000 lagos, é hora de colocar os carros no asfalto das estradas estreitas e sinuosas entre os vinhedos da Alemanha. O que podemos esperar desta etapa? Os contendores da disputa pelo título foram mal em terras finlandesas e isso não pode voltar a acontecer... ou pode? Se os dois forem mal e Ott Tänak vencer novamente, isso colocaria o estoniano na briga pelo título, deixando o campeonato ainda mais emocionante.

 

Será mais um final de semana com a nossa equipe acompanhando cada passo, cada curva, cada acidente e dividindo com nossos leitores o que de melhor vai acontecer nesta que é a nona etapa do campeonato. Vamos procurar ser mais concisos e falar mais objetivamente sobre as emoções deste Rally da Alemanha.

 

Os Estágios

• Uma mistura incompreensível de asfalto apresenta trechos de vinhedos com curvas no estilo “saca-rolhas” em um relevo acidentado, estradas com diversos tipos de superfície que vão desde curvas assustadoras a pistas rurais rápidas e suaves.

• Mais ação nos vinhedos do que nunca. A perna de abertura de sexta-feira apresenta dois estágios repetidos entre as uvas, ambos estreitos e cheios de curvas fechadas. Duas complicadas super especiais em Wadern-Weiskirchen completam o cronograma.

• Está de volta às estradas de serviço no domingo para duas corridas no teste Grafschaft de 29,07 quilômetros com vista para o rio Mosel, um enorme desafio de resistência e concentração.

• As temidas estradas militares Baumholder fornecem o sanduíche para acompanhar o vinho no sábado. São quase 100 km de estágios nas faixas de treinamento de tanques Panzerplatte com multi-superfície intimidantes.

• Dois estágios rápidos e estreitos nas pistas do país levam a ação de sábado a mais de 150 km, não muito longe da metade da distância competitiva do rally.

• O encerramento do Bosenberg Power Stage no domingo termina perto de St Wendel, antes da cerimônia do pódio no centro da cidade.

 

 

 

Estágio icônico

• Um temível teste para carros e pilotos, as estradas de Panzerplatte causam um frio na espinha. Eles têm tudo: curvas tortuosas, asfalto rápido e liso, concreto áspero e quebrado e paralelepípedos. Acrescente-se hinkelsteins à beira da estrada - barreiras maciças projetados para manter tanques na estrada – uma armadilha perigosa para os desavisados.

 

Desafio

• Vista como o mais difícil das etapas de asfalto no final da temporada.

• Trabalhar de forma eficiente com as equipes de observação de segurança, que conduzem os estágios à frente dos concorrentes para fornecer informações atualizadas sobre as condições da estrada.

• Condições imprevisíveis tornam a escolha de pneus complicada.

• Evitar os hinkelsteins de Baumholder em estradas que podem ser empoeiradas e escorregadias no seco e traiçoeiras no molhado.

• As estradas de vinhedos que cobrem a paisagem do Mosel em terraços são difíceis de frear.

 

 

 

Configuração do carro

• Suspensão de asfalto - configurações baixas que proporcionam estabilidade e melhor equilíbrio.

• Diferentes características da estrada no mesmo grupo de fases significam que a configuração é muitas vezes um compromisso.

• Borracha composta dura disponível para condições quentes e secas, com opção suave para tempo úmido ou frio.

 

História do Evento

• Realizado pela primeira vez em 1982, o rali fazia parte do Campeonato Europeu.

• Mudou-se para Trier em 2000 e ingressou no WRC em 2002.

• A Citroën venceu todos os Rallye Deutschland desde que entrou no WRC até 2014. Sébastien Loeb conquistou nove vitórias, com uma para Sébastien Ogier e Dani Sordo, até que Thierry Neuville, da Hyundai, subiu ao pódio em 2014.

 

O que há de novo em 2018

• Novo início e fim em St Wendel. A noite de quinta-feira é seguida por um circuito super especial no Wendelinuspark.

• Bosenberg retorna ao cronograma depois de um ano de ausência, hospedando o Power Stage de final de rali de domingo.

• O Panzerplatte Sprint de 2,87 km do ano passado triplicou em tamanho este ano e foi rebatizado de Panzerplatte Arena. Com direito a duas passagens no sábado.

 

 

 

Principais destaques

• Começa a noite de quinta-feira em St Wendel. Os competidores percorrem o arco de largada na Schlossplatz (praça do castelo), onde serão apresentados aos torcedores. Outros eventos incluem uma sessão de autógrafos com as estrelas do WRC, que também assinam o Golden Book da cidade. Os fãs podem assistir ao estágio de abertura subsequente em um telão gigante.

• O parque de serviços Bostalsee. Ele hospeda serviço de manhã e à noite, bem como visitas “mid-leg” na sexta-feira e sábado. Muita coisa para ver e fazer em um local deslumbrante.

• estágios militares Baumholder de sábado. Assim como os temíveis hinkelsteins, o salto com a Gina sempre se mostra espetacular, com carros fazendo vôos de até 40 metros.

• Os produtores de uva devem desesperar-se quando o WRC chega à cidade. As linhas de videiras são regularmente vítimas de pilotos que “passam do ponto”, mas proporcionam uma visão espetacular.

 

No Shakedown Ott Tänak deu mostras de que tinha “virado a chave” de mudança de estilo de pistas de cascalho para pistas de asfalto e foi mais rápido do que todos nos trechos de testes antes de começar pra valer o desafio na Alemanha desta nona etapa do WRC de 2018. e o estoniano não desapontou seus fãs, seus patrocinadores e nem seus chefes da equipe M-Sport.

 

 Começando no Shakedown e continuando com a vitória na primeira especial, Ott Tänak foi mostrando logo ao que veio.

 

Vindo de uma vitória dominante na Finlândia no mês passado, Ott Tänak rapidamente dominou a mudança de cascalho para asfalto para parar os relógios 0.2s mais rápido do que Jari-Matti Latvala no teste de velocidade St Wendeler Land de 5,52 km. Sébastien Ogier foi o mais rápido nas duas primeiras passagens em seu Ford Fiesta, antes de Tänak passar para o topo da classificação em sua terceira e última rodada. A última tentativa de Ogier foi a mais rápida de seu trio e parecia boa o suficiente para o segundo até Latvala rebaixá-lo em sua quarta e última tentativa. A diferença entre eles foi de 0.4 segundos.

 

O líder do campeonato, Thierry Neuville, foi um décimo mais lento que Ogier no quarto lugar, com 0.2s de vantagem sobre o companheiro de equipe no Hyundai i20, Dani Sordo. Craig Breen, dirigindo um Citroën C3, e Elfyn Evans, em um Fiesta, estavam empatados em sexto lugar. Mads Ostberg rodou com seu C3 durante sua primeira passagem, enquanto Sordo e Ogier acertaram fardos de feno. Bom, mas shakedown é uma coisa, rally pra valer é outra.

 

 Depois de uma performance apagada na finlândia, Ogier voltou com tudo na Alemanha.

 

Na abertura dos trabalhos da sexta-feira, o que vimos foi algo de impressionante: Tänak ganhou todos os cinco estágios de baixa aderência restantes em faixas de serviço estreitas que serpenteavam pelos vinhedos de Mosel e pelas pistas suaves do país no Sarre. A performance surpreendeu o próprio Tänak, que disse não ter ideia de como seria a comparação com os outros competidores das demais equipes. Consciente, mesmo achando que a parte da manhã não parecia perfeita, vieram tempos bons. Já na parte da tarde, o líder do dia achou as condições muito complicadas, mesmo assim andou no limite todo o tempo, ainda por cima com Ogier com o segundo lugar, um adversário extremamente duro de ser derrotado. No final do dia, a vantagem de Tänak para Ogier era de 12.3 segundos.

 

Depois de um desempenho sem brilho na Finlândia, Ogier estava de volta em forma em seu Ford Fiesta. O francês admitiu que não tinha resposta para o antigo companheiro de equipa Tänak, mas afastou-se do líder do campeonato, Thierry Neuville, por 15.1 segundos, após 101,42 km de ação.

 

 Mais uma vez Neuville teve problemas no carro. Felizmente, desta vez o prejuízo foi pequeno.

 

Um vazamento de óleo na caixa de câmbio do Hyundai i20 de Neuville forçou uma mudança no meio da perna. O belga não teve tração no asfalto empoeirado e olhou para as estradas mais agressivas e abrasivas de amanhã, que ele acredita que melhor se adequarão ao seu carro. O trio liderou a batalha de quatro pilotos envolvendo Elfyn Evans, Dani Sordo e Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi. O sábado, onde enfrentarão as estradas de treinamento militar prometia fortes emoções.

 

O sábado foi um da onde Ott Tänak e Sébastien Ogier polarizaram a disputa pela liderança da nona etapa do campeonato mundial de rally na alemanha. A dupla trocou segundos nos quatro estágios de velocidade da parte da manhã com as estradas empoeiradas de treinamento de tanques do Baumholder e as pistas do interior no Saarland, com Tänak aumentando sua vantagem em 1.8 segundos aumentando-a para 14.3 segundos.

 

 Tänak voou no sábado, em uma disputa frenética contra Ogier pela liderança do Rally da Alemanha.

 

Ogier tirou meio segundo de seu déficit antes de bater em uma pedra na segunda passagem pelo teste de estrada militar Panzerplatte. Ele parou para substituir a roda dianteira do Ford Fiesta, concedendo mais de 1min 40segundos para o estoniano. Ogier caiu para o nono lugar e seu déficit de 21 pontos para o líder do campeonato, Thierry Neuville, pareceu ser um abismo cada vez maior, com o belga em quarto. Ele se recuperou para o sétimo lugar nos dois últimos testes.

 

 Uma pedra no meio do caminho comprometeu o Rally do francês pentacampeão do mundo, que perdeu a chance de vencer.

 

Em contraste com o domínio de ontem, Tänak não conseguiu vencer nenhum dos oito estágios de velocidade, cobrindo 150 km, mas esteve em uma posição forte para buscar a vitória como fez na etapa passada na Finlândia. Dani Sordo e Jari-Matti Latvala ficaram separados por míseros 0.8s em uma luta feroz pelo segundo lugar. Sordo venceu três das etapas da estrada militar em seu Hyundai i20, enquanto o piloto do toyota Yaris teve a vantagem nas pistas do interior, vencendo duas especiais.

 

Thierry Neuville lutou por ritmo em seu i20. Sua equipe reinstalou o diferencial e a caixa de câmbio que foi substituída ontem depois de um vazamento de óleo, mas Neuville nunca encontrou um ritmo confortável como a batalha do campeonato jogou em sua mente. Ele terminou 8.0 segundos atrás de Latvala em quarto lugar, que diante do ocorrido com Ogier, passa a ser um resultado positivo.

 

 A Toyota não era só Tänak. Latvala estava na luta por uma dobradinha contra Dani Sordo, o homem forte da Hyundai.

 

Esapekka Lappi foi o quinto em outro Yaris, 6.3s mais para trás. Andreas Mikkelsen foi o sexto depois de frustrações com o manuseio de seu i20, meio segundo livre de Ogier. Teemu Suninen, Mads Ostberg e Craig Breen completaram o placar. Breen foi o sexto até cair no último estágio e danificar a suspensão traseira esquerda do Citroën C3. Elfyn Evans foi a principal vítima de hoje, aposentando seu Ford Fiesta depois de correr para um campo.

 

Tänak foi dormir e descansar para a etapa final de domingo com uma vantagem de 43.7 segundos em seu Toyota Yaris para o segundo colocado, enquanto Ogier foi deixado para se perguntar sobre a importância desta tarde em sua busca pelo sexto título mundial consecutivo. Com apenas três etapas compondo o final de do rally, totalizando 72,18 km, com dois estágios idênticos nos vinhedos de Mosel e depois com a transmissão ao vivo do Bosenberg Power Stage, que oferece pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos, Tänak tem a vitória nas mãos.

 

Nos estágios do domingo é comum ver os líderes pilotando com uma mão no volante e outra no cronômetro, controlando as distâncias e fazendo contas, mas este domingo na Alemanha foi bem diferente.

 

 O domingo foi desastroso para Dani Sordo e Jari-Matti Latvala. Os dois abandonaram a competição e perderam o pódio.

 

Latvala parou seu Toyota Yaris com problemas mecânicos na seção de ligação do parque de serviços Bostalsee para o estágio especial da Grafschaft. O finlandês iniciou o trecho de 29,07 km em velocidade reduzida e, para tristeza dos seus fãs, estacionou a 1 km do final com problemas de transmissão. Sordo cometeu um erro caro no início do estágio. Ele caiu 1min 20s e desabar para o sétimo posto, e após o final ainda parou para trabalhar em seu Hyundai i20. Ele e o co-piloto Carlos Del Barrio removeram o pára-brisa quebrado e despejaram fluido no motor de seus sacos de bebidas para compensar um vazamento de água.

 

Neuville foi o beneficiário do caos. O belga foi o mais rápido em seu i20 a subir de quarto para segundo. Mesmo com 43.9s atrás do líder Ott Tänak, o número de pontos é o mesmo independente da desvantagem. Mas não foi tudo muito fácil para ele também.

 

 A infelicidade de Sordo e Latvala foi a felicidade de Neuville, que viu o 2° lugar cair no seu colo.

 

Tudo estava calmo dentro do Yaris de Tänak quando ele fechou a segunda vitória consecutiva. Ele foi o quarto mais rápido, mas testemunhou alguns dos dramas daqueles que estão começando. Esapekka Lappi foi o terceiro a subir ao pódio em seu Yaris, 12.7 segundos atrás de Neuville, enquanto Sébastien Ogier foi o segundo, promovendo o francês Ford Fiesta para o quarto lugar. Tanto ele como o companheiro de equipa Teemu Suninen avançaram à frente de Andreas Mikkelsen, que permaneceu em sexto.

 

O estoniano venceu por 39.2s após quatro dias de disputa no asfalto, repetindo seu sucesso em 2017 e garantindo uma segunda vitória consecutiva no WRC após triunfar na Finlândia há três semanas. Thierry Neuville ampliou sua liderança no campeonato ao herdar o inesperado segundo lugar em um Hyundai i20 depois que Jari-Matti Latvala abanonou com problemas hidráulicos em seu Yaris e Dani Sordo parou com danos no motor após bater seu i20. Esapekka Lappi terminou em terceiro.

 

Sébastien Ogier venceu o último Power Stage da TV ao vivo para ganhar cinco pontos de bônus e diminuir o prejuízo com seu Ford Fiesta. Tänak levou quatro pontos para o segundo lugar, com o Lappi marcando três em terceiro em um Yaris. Craig Breen, dirigindo um C3, e Neuville levaram dois e um ponto, respectivamente.

 

Tänak colocou fogo no campeonato e mesmo a vantagem que tem Neuville não é garantia nenhuma faltando 4 etapas do WRC.

 

Tänak perdeu apenas um ponto de todos possíveis na etapa da Alemanha, depois de fazer a pontuação máxima na Finlândia, fechando a 36 pontos do líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Neuville, e 13 atrás de Ogier.

 

Os sonhos de Ogier de um sexto título sofreram uma forte queda quando ele caiu para o nono dia de ontem. Ele jogou cautela ao vento o pontuação do power stage pode fazer a diferença no final do ano. Aliado aos pontos de bônus máximos do Power Stage, ele concedeu apenas dois pontos para Neuville.

 

A próxima etapa, o Rally da Turquia, volta ao campeonato pela primeira vez desde 2010 no próximo mês. O encontro de estrada de cascalho, a 10ª rodada de 13, será baseada em Marmaris entre 13 e 16 de setembro.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it 
Last Updated ( Sunday, 19 August 2018 18:30 )