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WRC Turquia: E o campeonato pega fogo! PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 16 September 2018 14:59

Chegamos! Depois de oito anos o WRC volta à Turquia. Bom, volta em termos, uma vez que o local onde acontecerá esta etapa do Campeonato Mundial de Rally não é a mesma onde aconteciam as etapas até o ano de 2010, ultima vez que o circo intinerante do WRC dirigiu-se do mundo.

 

O campeonato chega por aqui com um novo candidato à disputa do título. Com seus últimos resultados, o estoniano Ott Tänak pode vir a alcançar o líder, Thierry Neuville, antes da última etapa e levar a decisão para uma tripla contenda, envolvendo também o penta campeão, Sébastien Ogier, que nunca pode ser considerado fora de qualquer disputa. Agora, vamos conhecer um pouco do desafio desta nova etapa do WRC.

 

Estágios

• Uma mistura de estradas abertas e com contornos suaves perto da base de rally de Marmaris, combinada com as exigentes trilhas de montanhas rochosas próximas a Mugla.

• Um palco de rua na cidade turística de Marmaris dá início à primeira rodada do WRC na Turquia em oito anos.

• As primeiras jornadas de um dia inteiro de sexta-feira a nordeste em direção a Mugla para duas voltas idênticas de três trrechos. É um formato semelhante no sábado, mas desta vez a rota segue para oeste de Marmaris.

• É incrivelmente compacto, com mais de 134 km de etapas em um itinerário de 306 km.

• O final de domingo é como se fosse um “pacote de bolso”. Os quatro estágios culminam no Marmaris Power Stage, que termina na entrada do parque de serviço Asparan.

 

 

 

Estágio icônico

• Não temos certeza, para ser honesto. Mas nossos enviados sugeriram que o estágio do sábado em Datça será o grande desafio. Os pilotos podem muito bem comparar as estradas da Nova Zelândia. Ela serpenteia ao redor de uma montanha com os últimos quilômetros ao longo da costa, oferecendo impressionantes cartões postais com cenários para o mar.

 

Desafio 

• Nenhuma experiência anterior de estágios para competidores ou equipes de back-up.

• Os pilotos e navegadores não tem referências. Assim, terão que preparar suas notas de ritmo a partir de um pedaço de papel em branco.

• Pouca oportunidade para aperfeiçoar a configuração do carro antes do rally.

• Falta de conhecimento do desempenho e desgaste dos pneus.

 

 

 

Configuração do carro

• suspensão de cascalho.

• Nas estradas de montanhas rochosas, os pilotos podem elevar a altura do seu carro para lidar com condições adversas durante a segunda passagem.

• Pneus compostos macios e duros que provavelmente entrarão em jogo.

 

História do Evento

• Rally da Turquia foi realizada pela primeira vez em 2000 e três anos depois estreou no WRC

• Carlos Sainz venceu o evento inaugural baseado em Kemer, perto de Antalya.

• Em 2010, o rally mudou-se para o norte, para estradas próximas a Istambul, na parte asiática do país. Deixou o campeonato naquele ano e 2018 marca o seu retorno ao WRC desde então.

• Sébastien Loeb lidera o hall da fama dos vencedores com três vitórias. A Citroën tem quatro vitórias em seu nome.

 

O que há de novo em 2018

• tudo! O WRC nunca visitou esta parte da Turquia. 

 

Principais destaques

• A noite de quinta-feira no palco da rua na cidade anfitriã Marmaris. Corre ao lado da marina pitoresca e os organizadores estão prevendo uma multidão de cerca de 20.000 pessoas.

• O parque de serviço Asparan é o centro de rally. Está a poucos quilômetros de Marmaris e com acesso fácil (Fácil mesmo!) à vários estágios.

• O Power Stage de domingo, que termina em Marmaris começa na cidade de Içmeler e termina no parque de serviços. Perfeito para assistir a ação e participar nas celebrações da vitória.

• Várias etapas correm ao longo do mar, garantindo imagens pela TV de cair o queixo com cenas ao vivo do litoral. A menos, claro, se você assistiu no local!

• Marmaris é uma cidade portuária do Mediterrâneo e resort de férias na Riviera turca. Em setembro, as temperaturas vão diminuir para a casa dos 30 °C, então para os fãs que pretendem ir assistir, por que não adicionar alguns dias para relaxar na praia e na piscina?

 

Com todos de volta à sede, em Marmaris, a expectativa para enfrentar os novos estágios deste Rally da Turquia crescia com a aproximação dos trabalhos cronometrados para os 312,44 km de ação competitiva da 10ª rodada da temporada.

 

A ação começa com o agradável palco da Super Especial de 2,00km de velocidade total no centro de Marmaris. e o primeiro dia cheio de ação na sexta-feira envia as equipes e pilotos para o nordeste, na cidade de Mugla para dois loops de três etapas. O primeiro dos quais é o estágio mais longo do rallly - Çetibeli (38,10 km). Os 21,55 km de Ula e os 12,57 km de Çiçekli somam-se a um dia de estradas sinuosas pelas montanhas.

 

 

 

A segunda etapa no sábado tem etapas próximas à deslumbrante costa a oeste do parque de serviço Asparan. Começando com Yeşilbelde (34,24 km), as tripulações irão então enfrentar Datça (10,70 km) e Içmeler (20,37 km). Um serviço de reparos do meio-dia termina um dia antes do ciclo de três etapas ser abordado novamente à tarde.

 

Principais destaques

• Um rally novinho em folha significa novas notas de ritmo para as equipes criarem. Co-pilotos estarão ganhando seu dinheiro na Turquia.

• O parque de serviço Asparan é um verdadeiro centro de rally. Fica a poucos quilômetros de Marmaris e é de fácil acesso a várias etapas.

• A configuração. A estância de férias de Marmaris oferece aos fãs que vão para a Turquia com praias douradas e o relaxante Mar Mediterrâneo para nadar. Com temperaturas previstas para mais de 30ºC, seria rude não prolongar a estadia por alguns dias para aproveitar o sol.

 

Andréas Mikkelsen foi o único piloto a optar pelos pneus compostos médios da Michelin pelo estágio de 2,00 km ao lado da pitoresca marina da cidade. Eles trabalharam bem no asfalto e Mikkelsen, ao volante do seu Hyundai i20, liderou os tempos, impondo 2.5 segundos de vantagem.

 

 

 

Craig Breen ficou em segundo lugar em um Citroën C3, com Ott Tänak 0.3s do momento mais distante em um Toyota Yaris. O líder do campeonato, Thierry Neuville, foi o quarto em mais um i20, com o líder do WRC 2, Jan Kopecký, e Esapekka Lappi a completou os seis primeiros.

 

Enormes multidões se alinharam no palco e foram testemunhas de um erro raro pelo campeão mundial reinante Sébastien Ogier, que estava apenas em 12º depois de cair 7.5 segundos, após um “um pouso de nariz” do seu Ford Fiesta durante um salto. Ele perdeu a seguinte junção, espalhando barreiras na beira da estrada. Mau começo para o penta campeão.

 

A sexta-feira nos reservaria um dia muito duro, com 144,84 km cronometrados, dividido em dois loops idênticos de três estágios, começando com os 38,10km de Çetibeli, o mais longo do fim de semana e um estágio que os pilotos descreveram após o reconhecimento como o mais difícil da temporada.

 

A sexta-feira desta décima etapa do WRC foi de arrepiar. Desde o início do ano não víamos uma disputa direta e tão apertada  entre os líderes do campeonato colocado na pontuação, Thierry Neuville terminou o dia com uma pequena vantagem sobre seu adversário mais próximo, Sébastien Ogier nas trilhas de pedras empoeiradas perto de Marmaris, na Riviera Turca. 

 

 

 

O fato de estar à frente da tabela de classificação foi uma grande surpresa, dada a desvantagem de, pela regra do campeonato, ambos começarem em primeiro e segundo lugares na ordem de partida para os trechos cronometrados.  A areia profunda e o cascalho que cobrem as estradas vão sendo limpos passagem após passagem, deixando uma linha com mais aderência e mais rápida para os que largam depois.

 

O belga Neuville classificou sua posição inicial como um "desastre", mas ficou entre os seis primeiros durante todo o dia. Ele venceu dois dos seis estágios de velocidade e assumiu a liderança nos quilômetros finais, quando o líder e vencedor do estágio da quinta-feira, seu companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen perdeu segundos vitais devido a pneus gastos.

 

 

 

Ele ultrapassou qualquer limite imaginável na última etapa especial, segurando com isso um Ogier extremamente determinado a jogar para o lado o mau desempenho das últimas etapas e mostrar que é o penta campeão mundial. 

 

Como a maioria, Ogier foi prejudicado na empoeirada etapa de Çetibeli na abertura dos trabalhos desta manhã. Ele subiu do sétimo para o segundo com um desempenho esmagador para vencer a repetição do trecho na parte da tarde. O estágio mais longo do rally e considerado o mais difícil da temporada. 

 

Mikkelsen ficou 2.3s atrás de Ogier. Ele liderou após o curto cortintro de ontem à noite nas ruas de Marmaris e recuperou o primeiro lugar depois de perdê-lo por duas etapas, antes que estradas abrasivas e temperaturas superiores a 30 °C cobrassem um preço alto de seus pneus. 

 

 

 

Jari-Matti Latvala lutou pela aderência nas seções mais difíceis em seu Toyota Yaris, mas ficou em quarto e esteve bem em contato a 16.3sec da liderança. Pior para seu colega de equipe, Ott Tänak, que queixou-se de problemas de tração semelhantes, mas que mesmo depois de um primeiro estágio muito ruim, subiu do nono para o quinto lugar nas duas últimas etapas. Ele tinha 3.2s de vantagem sobre Hayden Paddon e Esapekka Lappi no terceiro Toyota Yaris.

 

Craig Breen liderou por duas etapas em seu Citroën C3 esta manhã, mas um pneu furado relegou o irlandês para oitavo. Teemu Suninen, dirigindo um Fiesta, e Henning Solberg, em um Skoda Fábia, completaram o ranking. 

 

Elfyn Evans e Mads Ostberg tiveram que abandonar no penúltimo estágio, ambos com uma suspensão quebrada. Evans perdeu tempo mais cedo com um diferencial de vazamento de óleo em seu Fiesta, enquanto Mads Ostberg arruinou um forte desempenho que rendeu o terceiro lugar esta manhã.

 

A perna de sábado segue um formato semelhante de duas voltas idênticas de três etapas, divididas pelo intervalo para almoço e serviço. Com estradas mais suaves do que as da sexta-feira, o sábado nos reservaria vistas impressionantes de cartão postal do litoral a oeste de Marmaris. As seis etapas cobrem 130.62km... e muitas emoções!

 

Nem o mais terrível roteirista do cinema talvez conseguisse fazer num script as reviravoltas deste sábado no WRC, 10ª etapa na Turquia. Depois de vermos os líderes do campeonato em uma sensacional disputa na sexta-feira, vimos a derrocada dos líderes e ascensão do estoniano Ott Tänak.  Ele assumiu a liderança deste empolgante evento de quatro dias de estrada de cascalho por 13.1s sobre seu companheiro de equipe do Toyota Yaris, Jari-Matti Latvala, depois que os rivais Thierry Neuville e Sébastien Ogier abandonara a disputa do dia e o líder Andreas Mikkelsen também teve problemas.

 

 

 

Uma terceira vitória consecutiva amanhã para o estoniano aumentaria o impacto obtido pelas vitórias na Finlândia e na Alemanha, estabelecendo uma luta de três candidatos (como estávamos prevendo... e torcendo para acontecer) nas três rodadas finais para decidir a mais emocionante batalha do campeonato na memória recente.

 

O líder da primeira perna Neuville se retirou quando a suspensão dianteira esquerda deu um soco no capô da Hyundai i20, no teste de velocidade de abertura desta manhã. Ele mancou até o final e tentou trocar peças de suspensão da traseira para a frente, mas o dano era muito grande. 

 

Ogier ficou com uma vantagem de 22.5s, mas o francês lutou até o final do estágio seguinte com um braço dianteiro esquerdo da suspensão quebrado em seu Ford Fiesta. Ele lutou para instalar um substituto inadequado, ajudado pelo companheiro de equipe Elfyn Evans, que parou para falar com os engenheiros da equipe no parque de serviço por telefone.

 

 

 

As penalidades de tempo por chegar atrasado na etapa seguinte relegaram Ogier para quarto, mas suas esperanças se extinguiram quando ele saiu da trilha na abertura da tarde, batendo em uma árvore e seu carro ficou preso do lado de fora da curva.

 

Mikkelsen recuperou a liderança que ocupou por muito tempo ontem, mas um problema de transmissão deixou seu i20 com apenas tração traseira a tarde toda. Ele perdeu quase quatro minutos e caiu para o quinto lugar.

 

Por sua própria admissão, Tänak perdeu o ritmo, mas manter a cabeça fria nas estradas cobertas de pedras rendeu dividendos. Ciente das dificuldades da sexta-feira, desde o começo do sábado, entendendo que seria difícil e aquém na performance, o jeito foi manter o carro na trilha... e deu certo! Hayden Paddon está a quase um minuto de Latvala em terceiro, com Teemu Suninen, Andreas Mikkelsen e Henning Solberg a completarem os seis primeiros.

 

 

 

Foi um dia desastroso não só para Neuville e Ogier. Para Craig Breen e Mads Ostberg, da Citroën foi ainda pior. O C3 de Breen pegou fogo e queimou inteiro enquanto Ostberg parou com um turbo quebrado. Esapekka Lappi retirou-se com seu Yaris quando estava em sexto lugar. O final de domingo é curto, mas não menos exigente que os dois anteriores. Os pilotos disputam quatro etapas, cobrindo 34,98 km, e o rally termina com a segunda passagem ao longo da TV Marmaris Power Stage de 7,14 km, com pontos de bônus disponíveis para os cinco pilotos mais rápidos. Tänak deve ser mais cauteloso do que nunca!

 

Hayden Paddon conseguiu seu primeiro pódio da temporada em terceiro lugar em um Hyundai i20, 1min 46.3s atrás de Tänak. O líder do campeonato, Thierry Neuville, ficou zerado e o campeão reinante Sébastien Ogier terminou com um ponto do 10° lugar depois dos problemas do sábado. Restou a ambos tentar algo no Power Stage.

 

Por falar nele, Neuville venceu o último Power Stage da TV ao vivo para ganhar cinco pontos de bônus. Ogier levou quatro pontos para o segundo lugar, com Tänak marcando três em terceiro. Latvala e Elfyn Evans, dirigindo um Ford Fiesta, levaram dois e um ponto, respectivamente.

 

 

 

O domingo seguiu a cartilha de quem tem que correr com o regulamento debaixo do banco. O estoniano rapidamente percebeu que não tinha a velocidade para igualar seus rivais no Rally da Turquia e decidiu por uma estratégia mais cautelosa no calor escaldante das estradas de cascalho perto de Marmaris.

 

Ele foi recompensado quando o piloto após o piloto, seus adversários foram caindo nas armadilhas do traçado e nas condições extenuantes deste Rally da Turquia, subindo do nono meio da etapa de abertura de sexta-feira para liderar uma dobradinha do Toyota Yaris a 22.3s de Jari-Matti Latvala, seu companheiro de equipe.

 

 

 

Tänak é o primeiro piloto a vencer três rodadas consecutivas desde que o campeão mundial Sébastien Ogier conquistou quatro corridas a caminho do título de 2016. Ele assumiu a liderança de uma das corridas mais dramáticas do ano, no sábado, depois que o rival Thierry Neuville e Sébastien Ogier foram forçados a se retirar. Ele passou pelo final de domingo e foi recebido no pódio pelo presidente turco Recep Tayyip Erdoğan.

 

Com o resultado desta 10ª etapa, Tänak subiu para o segundo lugar na classificação geral, com 164 pontos, apenas 13 pontos atrás de Thierry Neuville, que ganhou um pouco de consolo de um final de semana estéril ao reivindicar o máximo de bônus no Estágio de TV ao vivo. Ogier ficou 10 pontos atrás do estoniano, em terceiro e com três rodadas restantes, o campeonato, para nossa alegria.

 

 

 

O segundo foi o melhor resultado de Latvala do ano, e Hayden Paddon reivindicou a melhor temporada em terceiro lugar em um Hyundai i20. O neozelandês terminou 1min 46.3s atrás de Tänak. Teemu Suninen ficou em quarto lugar no Ford Fiesta, a mais de quatro minutos do ritmo vitorioso, com o antigo líder Andreas Mikkelsen a recuperar de um eixo dianteiro direito quebrado ontem para terminar em quinto num i20.

 

A 11ª jornada é o Dayinsure Wales Rally GB, com sede em Deeside entre os dias 4 e 7 de outubro.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it 
Last Updated ( Sunday, 16 September 2018 16:06 )