Chegamos! Estamos na quase sempre úmida Grã Bretanha para mais uma etapa do melhor Campeonato Mundial de Rally dos últimos anos, com três pilotos de três equipes diferentes na luta pelo título. Mas o que nos reservaria as trilhas de cascalho do País de Gales? Estágios • Estradas rápidas de cascalho em florestas remotas. Cenário de cartão postal, típico do outono britânico, oferecendo uma fantástica variedade de cores. • Depois de uma abertura na noite de quinta-feira, a perna de abertura de sexta-feira atravessa duas voltas de três etapas no norte do País de Gales, dividida por dois estágios rápidos de diversão em cavernas de ardósia nas montanhas Snowdonia. • Um “Super Sábado” apresenta mais de 150 km de ação no meio do País de Gales, incluindo corridas duplas em estradas clássicas em Myherin, Sweet Lamb Hafren, Dyfi e Gartheiniog. • Esta perna mais longa não tem oportunidade de serviço durante o dia. Apenas uma troca de pneus na hora do almoço, esta marcada nas movimentadas ruas de Newtown. • Está de volta ao norte para o final de domingo. Três testes florestais duros em Snowdonia são complementados por dois estágios de asfalto ao redor do icônico promontório Great Orme, que terminam nas ruas de Llandudno. Estágio icônico • Muitos candidatos, mas optamos pelo Myherin de sábado. Embora não seja a versão completa, já que a parte mais a oeste permanece inacessível, o trecho de 20,28 km ainda é um clássico. Rápido e suave com curvas fluidas, possui uma seção espetacular revestida de turbinas eólicas através de mouros abertos e uma série de curvas rápidas perto do final com vistas espetaculares do vale. Desafio • As trilhas florestais arborizadas não são tecnicamente difíceis, mas são traiçoeiras em condições de lama. • Tempo imprevisível pode trazer chuva e neblina. • A aderência inconsistente dos pneus e em constante mudança, com manchas isoladas de lama, podem comprometer os desavisados. • Os troncos empilhados perto da borda das estradas devem ser evitados a todo custo. • Evite danos ao carro no Super Sábado, pois não há serviço para fazer reparos até o final do dia. Configuração do carro • suspensão de cascalho. • Pneus compostos suaves, provavelmente a opção preferida no outono britânico. • Os pneus cravejados são proibidos - mesmo em condições extremas de inverno. História do Evento • Fundado em 1932, 341 concorrentes disputaram o Rally inaugural do Royal Automobile Club. • A introdução de estradas florestais em 1960 transformou o evento naquilo que conhecemos hoje. • Rota anteriormente incluiu loops em torno de Inglaterra, Escócia e País de Gales, mas o rali foi baseado em grande parte no País de Gales desde 2000. • O Estádio Millennium de Cardiff sediou o primeiro palco coberto do WRC em 2005. O que há de novo em 2018 • Legislação recente significa que as vias públicas podem ser fechadas, permitindo que os organizadores liguem as tradicionais trilhas de floresta de cascalho com seções de asfalto curtas para criar estágios mais longos. • Tais ligações trazem o retorno de um extenso Penmachno na sexta-feira e a fusão de Brenig e Alwen em um desafio de 29,13 km - o maior do rally. • Outros novos estágios incluem o Slate Mountain, de sexta-feira, um pequeno estágio de cascalho percorrido duas vezes em uma atração turística popular, e o palco Elsi de domingo. • O tradicional Power Stage de encerramento de rally, que oferece pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos, será realizado no segundo teste de domingo em Gwydir. • O estágio todo em asfalto Great Orme Llandudno retorna (veja abaixo). Principais destaques • A ação decola ao pôr-do-sol sob os refletores da pista de Tir Prince. Altos saltos e chamas iluminando o céu noturno estão na agenda. • O novo Slate Mountain, na sexta-feira, acontece em um local famoso entre os que buscam adenalina por suas aventuras no underground e abriga a primeira tirolesa com quatro pessoas da Europa. • Soberba exibição na famosa arena de Sweet Lamb no sábado antes de os carros se dirigirem para a Hafren Forest adjacente pelo resto do palco. Os pilotos realizam o estágio duas vezes. • Estágio Great Orme Llandudno de domingo. Um trecho espetacular que traça uma faixa sinuosa de asfalto que se agarra ao rochedo que circunda o promontório, antes de passar para as ruas públicas fechadas da cidade e terminar no passeio à beira-mar. No shakedown, o finlandês Timo Suninen, ao volante de um Ford Fiesta, foi o mais rápido no escorregadio teste de velocidade de 3,37 km do Clocaenog por 0.2s de um trio de pilotos empatados em segundo. Os companheiros de equipe Sébastien Ogier e Elfyn Evans e Jari-Matti Latvala, todos do ano de 2017, pararam os relógios no mesmo décimo. Timo Suninen foi o mar rápido no Shakedown, mostrando que a Fprd viria forte... será? Foi uma manhã menos bem sucedida para o homem-de-momento Ott Tänak. O estoniano, que venceu as últimas três etapas levou um susto quando seu Toyota Yaris saiu da trilha e caiu numa vala no canto direito da mesma e acertou um banco durante sua primeira volta. Ele conseguiu levar o carro avariado até o final, mas retornou ao Deeside service park, onde o pacote de resfriamento foi substituído depois que um pequeno vazamento foi detectado. Ele voltou e completou mais três corridas para terminar como o último dos 11 pilotos. Sorte é que era só o shakedown. Vencedor dos três últimos Rallies, Ott Tänak sofreu um pequeno acidente no Shakedown... seria um sinal? As estradas lamacentas de cascalho rapidamente tornaram-se polidas e ainda mais escorregadias quando a manhã começou e a maioria dos pilotos fez o seu melhor tempo na primeira ou segunda passagem. A exceção foi Ogier, que postou seu melhor tempo em sua quinta passagem no seu Ford Fiesta. Evans e Latvala, pilotando um Yaris, tiveram seu melhor desempenho em sua passagem, enquanto o tempo mais rápido de Suninen chegou em sua segunda volta. Craig Breen foi quinto no Citroën C3, apenas 0.1s atrás, com o líder do campeonato Thierry Neuville a superar o desafio da Hyundai Motorsport em sexto, 0.4s atrás no i20. Abrindo os trabalhos do final de semana na quinta-feira a noite, o finlandês Esapekka Lappi completou o empoeirado estágio de 1,70km na pista de Tir Prince 0.3s mais rápido que seu companheiro e compatriota, Jari-Matti Latvala. Ambos ao volante de Toyotas Yaris. O líder do campeonato Thierry Neuville igualou o tempo de Latvala em seu Hyundai i20 e empatou em segundo, à frente dos rivais do título Sébastien Ogier e Ott Tänak. A primeira especial, na quinta-feira, foi vencida por Esapekk Lappi, um prenúncio de que a Toyota andaria bem. Ogier terminou 0.4s atrás do belga em um Ford Fiesta, com o Estoniano Tänak mais 0.2s atrás em seu Yaris. Tänak recuperou-se de um começo frustrante para o dia em que ele acidentou-se em sua primeira passagem no estágio do shakedown desta manhã em Clocaenog. Andreas Mikkelsen completou o top seis em outro i20. A ação mudaria para as florestas do norte de Gales na sexta-feira. Três estágios no início da manhã são repetidos no período da tarde após o serviço de “meia-perna” em Deeside, com dois estágios curtos para atender os torcedores no Slate Mountain completando o ciclo pré-almoço, com as oito etapas somando 110,76 km. Ott Tänak continua andando mais rápido que a concorrência e vai colocando os adversários em pânico. Está diícil segurar Ott Tänak. Vencedor das três últimas etapas do WRC (Finlândia, Alemanha e Turquia), o estoniano encerrou um dia difícil nas florestas do norte do País de Gales com uma vantagem de 28.8s em seu Toyota Yaris sobre o líder do campeonato, Thierry Neuville. Ele fez um “hat-trick” nos estágios de velocidade na manhã da sexta-feira, construindo uma vantagem de quase 10 segundos que permitiu cautela nos dois estágios seguintes embaçados e chuvosos. Não bastasse isso, ele ganhou mais dois no período da tarde, quando as três primeiras etapas foram repetidas. Mudanças frequentes de superfície e aderência inconsistente, as condições em constante mutação deixaram os pilotos lutando por confiança nas estradas predominantemente de cascalho, mas o clima da tarde melhorou nas mãos de Tänak. O herói local Elfyn Evans, que marcou sua primeira vitória aqui 12 meses atrás, foi o adversário mais próximo de Tänak até que uma falha de ignição do motor parou seu Ford Fiesta a caminho dos estágios da tarde. Thierry Neuville andou bigando contra tudo e contra todos e não conseguia acompanhar os ponteiros. Sorte de Thierry Neuville, que capitalizou o infortúnio do galês para ficar em segundo depois de um começo frustrante em seu Hyundai i20. O carro do belga não se segurou como ele queria, ultrapassou o cruzamento e acertou uma chicane antes que as mudanças de configuração fizessem efeito e ele caiu para quinto. O belga iderou um quarteto de pilotos cobertos por menos de 10 segundos. Jari-Matti Latvala ficou a 2,5s de Neuville com o outro Toyota Yaris depois de perder o ritmo no longo período de Brenig. Esapekka Lappi recuperou-se de uma escapada da trilha para conseguir colocar os três carros da equipe entre os quatro primeiros. O finlandês terminou o dia a 4.6s do seu compatriota e 2.3s à frente do Fiesta de Sébastien Ogier. O pentacampeçao foi terceiro até a primeira e segunda marchas quebrarem, o que, combinado com duas rodadas, o relegou para o oitavo lugar antes de uma recuperação tardia. Craig Breen completou os seis primeiros em um Citroën C3. A sexta-feira foi terrível para Ogier, que com duas marchas quebradas terminou o dia num discreto 8° lugar. Hayden Paddon, Mads Ostberg, Andreas Mikkelsen e o líder do WRC 2, Kalle Rovanperä, preencheram a tabela de classificação, todos ganhando um lugar após a última saída de Teemu Suninen. O jovem finlandês chegou ao quarto lugar e sobreviveu a duas rodadas, mas não teve sorte pela terceira vez quando seu Fiesta mergulhou em uma vala depois que um forte impacto quebrou a suspensão. Os pilotos teriam pela frente mais de 15 horas ao volante no sábado, quando viajam para o sul até o meio do País de Gales. Depois de um início de 05.30, eles enfrentam cinco etapas, as quatro primeiras são repetidas à tarde. Somando-se 150,24 km de ação sem oportunidade de serviço durante o dia. Se a sexta-feira foi terrivel, o sábado foi dos sonhos para Sébastien Ogier. Ogier aproveitou um dia de sonho nas enlameadas trilhas deste sábado, subindo do quinto lugar de ontem para assumir o primeiro lugar na disputa da etapa britânica do WRC depois de ver o líder disparado da competição, Ott Tänak, abandonar a disputa com problemas mecânicos. Os quatro primeiros colocados terminaram o dia separados por apenas 14.5 segundos, mas Thierry Neuville, o terceiro homem na empolgante batalha do Campeonato Mundial de Rally da FIA, não está entre eles. O líder do campeonato caiu em uma vala e está lutando por pontos vitais em oitavo. Tänak voava na liderança, mas um possível problema de aterrisagem acabou danificando seu radiador e o tirando da disputa. A liderança de Tänak durante a noite foi quase duplicada quando o segundo colocado, Neuville, perdeu 45 segundos, enquanto o seu Hyundai i20 era retirado de um barranco de Sweet Lamb Hafren esta manhã. Tänak estava com mais de 40 segundos de vantagem quando parou a 4 km na do fim de uma repetição da mesma prova de velocidade disputada pela manhã. A razão não foi confirmada, mas acredita-se que uma aterrissagem pesada possa ter danificado o protetor de impactos do carro e quebrado o radiador. Cabia a Jari-Matti Latvala buscar um meio de defender as cores do time japonês em terras britânicas. Seu abandono foi tudo o que o pentacampeão Ogier queria. Três vitórias em nove etapas especiais de estrada de cascalho cada vez mais secas deixaram o francês 4.4s à frente de Latvala, uma perspectiva improvável pouco mais de 24 horas antes, quando a primeira e segunda marchas do Ford Fiesta foram quebradas. O companheiro de equipe da Toyota, Lativala, Esapekka Lappi, também andou forte esta manhã e permaneceu no calcanhar de Ogier durante todo o dia. Ele terminou frustrado depois de perder segundos vitais quando foi cegado pelo sol no início do último estágio e tendo problemas de motor. Esapekka Lappi também voava baixo para tentar se colocar na frente dos adversários de Tänak na luta pelo título. Ainda assim Lappi segue em terceiro, atrás de seu compatriota por 7.4s, com Craig Breen também na disputa 1.7s atrás em um Citroën C3. Mads Ostberg ficou em quinto depois de vencer uma etapa esta manhã, enquanto Andreas Mikkelsen em sexto foi o primeiro à frente de um trio de i20s. O norueguês venceu três etapas para liderar Hayden Paddon e Thierry Neuville. Isso pode levar a um jogo de equipe no Domingo para melhorar a difícil vida do líder do campeonato. A etapa final de domingo compreende cinco etapas, cobrindo 55,64 km no norte do País de Gales e, excepcionalmente, o Power Stage da TV ao vivo acontece na segunda passagem em Gwydir. O rally culmina com uma segunda passagem sobre o asfalto Great Orme Llandudno, que serpenteia ao longo do trecho litorâneo antes de mergulhar nas ruas de Llandudno. No domingo, Ogier sofreu no piso úmido das montanhas, mas recuperou-se no cascalho seco e no asfalto. Apesar de do susto e do suspense no final, deu tudo certo para Sébastien Ogier, que garantiu sua quinta vitória depois de um eletrizante duelo no estágio final pelas florestas do norte de Gales com Jari-Matti Latvala, reacendendo sua candidatura ao sexto campeonato consecutivo da FIA World Rally Championship depois de uma disputa emocionante. As esperanças de título de Ogier estavam penduradas por um fio na manhã de sexta-feira, quando uma caixa de câmbio quebrada levou o piloto do Ford Fiesta para o oitavo lugar, mas ele subiu na tabela de classificação enquanto seus rivais enfrentavam seus próprios problemas. A vitória e os três pontos de bônus da Power Stage da TV ao vivo levaram o francês a sete pontos do líder da série, Thierry Neuville, faltando apenas duas rodadas. Thierry Neuville teve ajuda dos companheiros de equipe para terminar na quinta posição em um Rally com dificuldades. Neuville foi beneficiado pelo jogo de equipe (como já esperávamos) para terminar em quinto, minimizando o dano causado quando ele deslizou para uma vala no sábado. O prejuízo ficou quase todo com Ott Tänak, que sai do País de Gales 21 pontos atrás de Neuville depois de ser obrigado a parar seu Toyota Yaris com um radiador quebrado, depois de estabelecer uma vantagem confortável na tarde de sábado. Jari-Matti Latvala chegou a tirar a liderança de Ogier, mas não resistiu ao ataque final do francês, terminando em segundo. Nos estágios finais do domingo, Jari-Matti Latvala pulverizou a vantagem de Sébastien Ogier durante a manhã de domingo nos testes de velocidade da floresta escorregadia e liderou em seu Yaris por 0.2s com dois estágios restantes. Mas Ogier conseguiu recuperar-se nas estradas secas de cascalho e nas ruas de asfalto de Llandudno para voltar à frente por 10.6 segundos e garantir a vitória. Esapekka Lappi ocupou o terceiro lugar do pódio final em outro Yaris, mais 24.5s atrás, para ajudar a estender a liderança da Toyota Gazoo Racing no campeonato dos fabricantes para 20 pontos sobre a Hyundai Shell Mobis. Craig Breen bem que tentou um dos três primeiros lugares, mas terminou com uma rodada e o piloto Citroën C3 terminou em quarto, 35.3s atrás de Lappi e na liderança de um grupo de cinco pilotos cobertos por menos de 12 segundos. Esapekka Lappi também andou forte, mas não conseguiu mais do que o terceiro lugar no final. Ajudado, Thierry Neuville, subiu três posições nas três etapas finais em seu Hyundai i20 para terminar a 4.0s atrás do irlandês e 1.5s do companheiro de equipe Andreas Mikkelsen. Hayden Paddon foi sétimo em outro i20, todos os três capitalizando Mads Ostberg foi o oitavo. No Power Stage, com transmissão ao vivo, Ott Tänak buscou alguns pontos para reduzir o prejuízo. Jari-Matti Latvala ganhou os 5 pontos e o estoniano foi o segundo, fazendo 4 pontos. Ogier conseguiu 3 pontos, Neuville 2 e Lappi 1. Depois de muitas etapas ruins, Sébastien Ogier renasce no campeonato e tudo pode acontecer nesta reta final O campeonato tem o belga na liderança com 189 pontos. Um renascido Ogier com 182 e Ott Tänak com 169. E agora vão todos para a o Rally da Catalunha no último final de semana de outubro. Arivederci, Redação do Rally.it |