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WRC Espanha: Um rei não perde a majestade PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 28 October 2018 14:40

Chegamos!

 

Estamos na costa dourada, próximos ao litoral leste da Espanha, na região da Catalunha, próximos a Barcelona para a disputa da penúltima etapa da mais eletrizante temporada do Mundial de Rally da FIA dos últimos anos, com três duplas pilotos e navegadores, de três equipes diferentes, diretamente envolvidos na disputa do título.

 

Com novos trechos e a volta de alguns outros historicamente emocionantes, o Rally da Espanha promete ser um grande desafio para os pilotos que precisarão se adaptar as mudanças de piso entre cascalho e asfalto. Aquela dupla que conseguir tirar o que melhor seu equipamento puder dar, vai ter dado um grande passo para a vitória.

 

Estágios

• A Espanha é única com o encontro de superfícies mistas do WRC. Estradas de cascalho de velocidade média contrastam com asfalto suave, rápido e semelhante a um circuito.

• O popular palco de rua de Barcelona, ​​na área de Montjuïc da cidade, inaugura a ação, cobrindo as ruas que abrigaram a corrida de F1 do Grande Prêmio da Espanha em quatro ocasiões.

• O “dia da sujeira” de sexta-feira segue para oeste e possui dois testes de cascalho usados ​​pela última vez em 2014. A grande mudança é o novo estágio La Fatarella – Vilalba, de 38,85 km, que inclui seções de asfalto e muitas mudanças na superfície. Os três estágios matinais são repetidos à tarde.

• A segunda e terceira pernas estão inteiramente em superfícies vedadas. O sábado percorre o nordeste e inclui duas etapas dirigidas na direção inversa a 2017, juntamente com o retorno do estágio de Querol. Duas voltas de três etapas são seguidas por um estágio que é o favorito dos fãs na orla marítima de Salou.

• O final de domingo contém duas voltas dos estádios Riudecanyes e Santa Marina, ambos no mesmo formato do ano passado. Desta vez, haverá um serviço de meia-perna no parque temático PortAventura, em Salou.

 

Estágio icônico

• O retorno do palco de asfalto de 3,20 km de quinta-feira em Barcelona é uma adição bem-vinda à programação. Funciona nas ruas e avenidas da feira da cidade, começando e terminando na Avenida Reina Maria Cristina. Ele circula a famosa Fonte Mágica, com um “donnut” de 360 ​​graus em frente ao espetacular edifício Palau Nacional.

 

 

Desafio

• Apenas uma rodada de superfície mista da estação, já que dois dias de asfalto são misturados com um dia de cascalho.

• Após o primeiro dia completo, as equipes convertem seus carros de cascalho para especificação de asfalto em um serviço noturno mais longo do que o habitual para acomodar a mudança de superfície.

• Os pilotos devem adaptar rapidamente o seu estilo de condução a uma mudança durante a noite na superfície da estrada.

• Asfalto rápido, suave e variado é comparável a um circuito de corrida em suas características.

 

História do Evento

• Primeira corrida foi em 1957 e incluída no Campeonato Europeu a partir de 1975.

• Entrou no WRC em 1991, quando foi baseado na Costa Brava em Lloret de Mar.

• Realocado em Salou em 2002 e depois de ser um puro evento de asfalto, evoluiu para um evento de superfície mista em 2010.

• Sébastien Loeb dominou o rally, vencendo todos os anos entre 2005 e 2012.

 

Configuração do carro

• Configuração de asfalto e cascalho necessária para as estradas mistas.

• Diferentes pneus são necessários para as duas superfícies.

• O asfalto é abrasivo e, se as temperaturas estiverem altas, os pilotos devem gerenciar cuidadosamente o desgaste dos pneus.

 

 

O que há de novo em 2018

• O retorno da espetacular abertura da noite de quinta-feira em Barcelona (veja acima).

• O estágio da sexta-feira de La Fatarella – Vilalba toma emprestado 23 km do familiar estágio da Terra Alta, mas na direção oposta, e 12 km de novas estradas levam ao final de Vilalba.

• Querol retorna à programação no sábado depois de ter descansado 12 meses atrás.

 

Principais destaques

• Barcelona - parte 1: O World Rally Cars, agressivo, mau e mal-humorado, estará alinhado ao lado da abertura da especial a partir da metade da tarde de quinta-feira. Perfeito para um close-up desses monstros de nova geração.

• Barcelona - parte 2. As estrelas do WRC vão encontrar fãs, dar autógrafos e posar para fotos antes do início. Tire sua selfie!

• Barcelona - parte 3. Uma vez que o rally tenha retornado à sua base em Salou após o estágio, relaxe na cidade, desfrute de passeios e encontre um restaurante ou bar ao lado das famosas Las Ramblas.

• Espetáculo em La Fatarella - Vilalba na tarde de sexta-feira. Pneus sobrecarregados pelas constantes mudanças de cascalho para asfalto e vice-versa, e a perspectiva de altas temperaturas significam que a borracha poderia estar em condições perfeitas para esta etapa final do dia. Entretenimento garantido.

• Planeje uma viagem até o parque de serviços PortAventura, na beira de Salou. Carros terão a área de serviço por lá na sexta-feira, sábado e domingo e quando você achar já viu o suficiente disso, uma visita às montanhas-russas no parque temático adjacente completará um dia perfeito.

 

O shakedown foi especialmente complicado para Thierry Neuville, o líder do campeonato. O belga caiu numa vala no canto direito 0,5 km após o início de sua segunda passagem do estágio de superfície mista de 2,00 km na borda de Salou e acabou com as rodas para o ar! Seu carro retornou ao parque de serviço na traseira de um caminhão que mostrava danos no painel frontal esquerdo, no capô e no teto.

 

O Shakedown não foi o melhor dos mundos para Thierry Neuville, que acabou com as rodas para o ar.

 

Os mecânicos começaram a trabalhar imediatamente para consertar o carro antes do início do estágio de velocidade na parte da tarde e da abertura à noite no centro de Barcelona. O principal rival do título de Neuville, Sébastien Ogier, foi o mais rápido em 0.3s no seu Ford Fiesta e do Toyota Yaris da Jari-Matti Latvala na primeira passagem. O companheiro de equipe de Ogier, Teemu Suninen, completou os três primeiros, 0.5s atrás do líder.

 

Craig Breen definiu o ritmo em seu Citroën C3 na primeira passagem do estágio, que contou com medidas iguais de cascalho e asfalto. Ogier subiu para o topo da classificação após sua segunda passagem antes de definir seu tempo de referência em sua terceira e última passagem. Sébastien Loeb, Esapekka Lappi e Ott Tänak preencheram os seis primeiros lugares.

 

Sébastien Ogier foi o mais rápido no shakedown, vindo numa crescente desde a etapa passada.

 

Na abertura oficial do Rally, uma estratégia inteligente de pneus permitiu que o francês vencesse o teste de rua de 3,20 km no centro da cidade por 3.7s em seu Ford Fiesta. Thierry Neuville, líder do Campeonato do Mundo de Ralis FIA, recuperou-se de uma rolagem no shakedown desta manhã para terminar em segundo no seu Hyundai i20. Ott Tänak, o outsider na empolgante batalha pelo título, foi mais um 0.5s em seu Toyota Yaris.

 

Ogier optou pelos pneus compostos médios da Michelin, que ofereciam a máxima aderência ao asfalto. Neuville escolheu uma mistura de borracha dura e média e admitiu que cometeu um erro ao não seguir as táticas de Ogier. O belga agradeceu aos mecânicos que consertaram seu carro após o acidente desta manhã.

 

Na abertura da competição, na noite da quinta-feira, Ogier largou na frente.

 

O seu companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen, ficou 1.4s atrás de Tänak, em quarto, com Elfyn Evans em quinto, em um Fiesta, e o líder do WRC 2, Eric Camilli, completando os seis primeiros lugares no novíssimo Polo R5 da Volkswagen. O nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb, conduzindo o último de seus três rallys em 2018, sofreu com uma diferença de quase 16 segundos depois de parar seu Citroën C3 em uma curva no início do estágio.

 

A ação muda para as colinas a oeste da base de Salou amanhã para seis testes de cascalho, cobrindo 144,88 km.

 

A sexta-feira amanheceu ensolarada e o sol brilhou mais forte para o “outsider” desta emocionante batalha de três vias do FIA World Rally Championship, que chegou à Espanha prometendo um ataque total em seus esforços para alcançar o líder do campeonato, Thierry Neuville, e o segundo colocado Sébastien Ogier, e ele não decepcionou.

 

Tänak dominou pistas escorregadias de cascalho na Costa Daurada da Espanha para terminar a sexta-feira com uma vantagem para Dani Sordo de 26.8s em seu Toyota Yaris. O herói da casa Sordo terminou com 2.9s de Elfyn Evans em terceiro. Importante para o desafio do campeonato, o estoniano distanciou-se de Ogier e do líder da pontuação, Neuville, que terminaram o dia em sétimo e nono, respectivamente, com dois dias de desafios na única etapa de superfície mista da temporada.

 

Na sexta-feira, no cascalho, Ott Tänak tomou a ponta e abriu vantagem.

 

Apenas uma vez Tänak terminou fora dos três primeiros em sete estágios de velocidade, apesar de ter liderado as tabelas de tempos apenas uma vez. Seu ritmo consistente nas estradas, que prejudicava o trio de candidatos ao título, obrigados a largar primeiro, favorecia os demais competidores. Mais tarde, quando a aderência melhorou, foi impressionante. Sordo, conduzindo seu primeiro rally de cascalho desde maio, conquistou uma vitória no Hyundai i20 e recuperou um decepcionado Elfyn Evans no estágio final.

 

Meio segundo atrás do Ford Fiesta de Evans, em quarto, estava o nove vezes campeão Sébastien Loeb. Competindo no último de seu programa de três rallies em um Citroën C3. O francês lutou contra uma subviragem, mas depois de resolver o problema, ele recuperou-se da nona posição que ocupava.

 

Ogiar não conseguiu um bom desempenho no cascalho e foi vando as coisas se complicando.

 

Jari-Matti Latvala foi o maior adversário de Tänak. Ele estava no caminho para relegar seu companheiro de equipe e assumir a liderança no meio do estágio longo de La Fatarella - Vilalba, até que um furo de pneu custou-lhe quase 50 segundos e ele caiu para o 10º lugar.

 

O finlandês venceu as duas últimas etapas, elevando sua contagem para três especiais e subindo para a quinta colocação. Ele ficou à frente do i20 de Andreas Mikkelsen por 1.5s, com o Fiesta de Sébastien Ogier mais 0.3s atrás. Craig Breen era o quinto para a fase final, apesar de uma saída de pista com uma rodada selvagem, mas o irlandês perdeu um pedaço da asa traseira de seu C3 e caiu para o oitavo lugar.

 

Neuville também sofreu no cascalho espanhol e foi vando a liderança do campeonato ameaçada.

 

Thierry Neuville foi quem sofreu o pior do cascalho escorregadio como abridor de estrada e perdeu mais segundos com um overshoot, terminando quase um minuto atrás do líder. Esapekka Lappi completou o top 10 depois de sair da estrada esta manhã e depois rodar no cascalho.

 

No serviço estendido da noite da sexta-feira, os mecânicos transformaram os carros de caçadores robustos de cascalho em corredores de asfalto elegantes, preparando-os para a ação superficial com mais asfalto do sábado. Os pilotos enfrentariam dois ciclos idênticos de três estágios, antes de um estágio final ao longo do passeio de Salou, com as sete etapas totalizando 121,90 km.

 

Jari-Matti Latvala, piloto da Toyota, virou a mesa na jornada do sábado e liderou a disputa ante a um ressurgente Sébastien Ogier por 4.7s depois de o francês ter feito uma performance extraordinária, escalando a tabela de classificação, saindo do sétimo lugar para reforçar sua posição de postulante à sexta coroa consecutiva. O finlandês foi o terceiro líder de outro dia dramático do Campeonato Mundial de Rally da FIA, no qual o pêndulo balançava para frente e para trás entre os candidatos ao título.

 

Jari-Matti Latvala andou forte no asfalto no sábado para assumir a ponta do Rally da Espanha.

 

Os sorrisos de Latvala foram contrastados pelo desespero em outros lugares da equipe da Toyota. Ott Tänak, o outsider do trio que terminou a sexta-feira como o  líder do rally da Catalunha, no sábado ele foi vítima de um furo no pneu dianteiro esquerdo que lhe custou 1m45s. Este atraso pode ter sido um golpe fatal em sua pretensão de conquista do campeonato.

 

Ambos apostaram no pneu de chuva raramente usado da Michelin esta manhã, que se mostrou perfeito para as estradas de asfalto molhado nas colinas perto de Salou. Dani Sordo substituiu brevemente Tänak no topo tabela de tempos com seu Hyundai i20, até Latvala rapidamente rebaixá-lo na parte da tarde.

 

Numa recuperação sensacional, Sébastien Ogier escalou a classificaçãopara chegar ao segundo posto.

 

Ogier aproveitou a chance com pneus de chuva e ganhou três posições no penúltimo estágio, já que a chuva e a lama diminuíram a velocidade de seus rivais. Ele terminou 3.3s à frente de Sebastien Loeb, da Citroën, cujo ritmo mostrou-se muito bom em seu primeiro “drive” de asfalto no molhado por seis anos.

 

Elfyn Evans estava a 1.8s atrás em quarto. Embora o galês tenha tido um dia livre de problemas, ele não pôde impedir a dupla francesa de rebaixá-lo de um lugar no pódio. O líder do campeonato, Thierry Neuville, estava desesperado para igualar a carga de Ogier e proteger sua vantagem de pontos. Ele subiu de nono para quinto em seu i20, reduzindo a diferença para 8.0s depois de uma tarde movimentada que rendeu duas vitórias.

 

o enea campeão Sébastien Loeb também mostrou que estava disposto a vencer a etapa espanhola.

 

Dani Sordo se saiu pior nas condições de deterioração, perdendo quatro posições na penúltima etapa para terminar em sexto. Apenas 16.5s cobrindo os seis principais pilotos. Esapekka Lappi sobreviveu a um sexto giro de engrenagem para terminar em sétimo, 14.2s à frente do companheiro de equipa Tänak. Duas rodadas custam a Craig Breen frustrantes perdas de segundos vitais e o piloto Citroën C3 escorregou para o nono lugar, à frente de um fora de disputa, Andreas Mikkelsen.

 

O desafio final do domingo reservaria duas voltas idênticas de duas etapas, totalizando 61,70 km. Com todos os pontos vitais na luta pelo título. Os pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos no Santa Marina Power Stage podem ser vitais antes da rodada final do próximo mês na Austrália.

 

O piloto da casa, Daniel Sordo, esteve andando entre os primeiros, mas faltava algo mais.

 

O domingo, mesmo com apenas pouco mais de 61 km a serem percorridos, ainda nos reservaria surpresas... e que surpresas. O nove vezes campeão mundial, fazendo sua última aparição na temporada na Citroën Racing, venceu o campeão Sébastien Ogier por 2.9s em um intenso final para o evento de quatro dias de superfícies mistas de cascalho e asfalto.

 

A consolação de Ogier foi que ele recuperou a liderança do campeonato por três pontos ante a Thierry Neuville com uma rodada restante. O belga foi rebaixado do terceiro para o quarto lugar e perdeu pontos de bônus cruciais, depois de acertar uma pedra perto do final do Power Stage.

 

Numa virada sensacional, Sébastien Loeb tomou a ponta para vencer o Rally da Espanha.

 

Loeb, que se aposentou da competição em tempo integral em 2012, ficou em último lugar no pódio dos vencedores na Argentina em 2013. Ele ficou em terceiro durante a noite, mas assumiu a liderança ao vencer os estágios de abertura de velocidade de dois para o domingo, já que uma escolha inspirada de pneus rendeu recompensas.

 

As estradas de asfalto secaram rapidamente após a chuva da noite e o piloto de 44 anos foi o único piloto a apostar nos pneus compostos rígidos da Michelin, o que proporcionou melhor aderência do que a opção mais suave escolhida por seus rivais. Loeb jogou perdeu segundos vitais com um giro no penúltimo estágio para permitir que Ogier fechasse seu Ford Fiesta, mas ainda assim, segurou o estágio final de 14,50 km para a sua nona vitória em Espanha.

 

O segundo lugar de Sébastien Ogier não foi de todo mal, afinal, ele retomou a liderança do campeonato.

 

Erros de escolha de pneus no início do evento custaram caro a Ogier, mas a notável luta pelo título desta temporada voltou a seu favor quando Neuville acertou uma pedra perto do final. O impacto quebrou a roda traseira direita do seu Hyundai i20 e permitiu a Elfyn Evans, companheiro de equipe de Ogier, arrebatar o terceiro lugar e ajudar o pentacampeão na luta do título deste ano. Evans terminou 0.5s à frente de Neuville.

 

O espanhol Dani Sordo ficou a 1.6s em quinto, enquanto Ott Tänak se recuperou para o sexto lugar depois do furo de pneu de ontem. O estoniano está 23 pontos atrás de Ogier e com um máximo de 30 disponíveis na última rodada, suas esperanças estão por um fio.

 

Neuville perdeu a liderança do campeonato, mas o prejuízo poderia ter sido maior na Catalunha.

 

Esapekka Lappi terminou em sétimo à frente do companheiro de equipa e líder da Toyota Yaris, Jari-Matti Latvala. O finlandês ficou em segundo lugar até atingir uma barreira no penúltimo estágio, perfurou seu pneu esquerdo e caiu quase 50 segundos. Craig Breen e Andreas Mikkelsen completaram o top 10.

 

A vitória de Sébastien Loeb por 2.9s sobre seu compatriota Sébastien Ogier, em uma emocionante sessão de estágios de velocidade final. Ott Tänak venceu a final do Power Stage da TV ao vivo para ganhar cinco pontos de bônus em um Toyota Yaris. Ogier levou quatro pontos para segundo com Loeb marcando três em terceiro. Evans e Dani Sordo, dirigindo um 20, deram dois e um ponto, respectivamente.

 

Depois de tantos anos fora do campeonato e com algumas eventuais particopações, o Rei foi novamente coroado.

 

A classificação do campeonato tem Ogier com 204 pontos, Neuville com 201 e Tänak, com chances matemáticas, com 181. Esapekka Lappi e Jari-Matti Latvala com 110 e 102 postos, respectivamente, vão dando para a Toyota o título por equipes, mas este parece estar se mostrando um pero prêmio de consolação.

 

O confronto final do campeonato acontece no Kennards Hire Rally Australia. O evento de cascalho é baseado em Coffs Harbour em 15 - 18 de novembro.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it


Last Updated ( Sunday, 28 October 2018 15:24 )