Chegamos! Bem, mais ou menos. A Austrália é muito longe e esta etapa decisiva do campeonato nós não estaremos acompanhando in loco, mas o leitor no Rally.it e do Nobres do Grid não vai perder absolutamente nada desta decisão de campeonato que pode consagrar um hexa campeonato para Sébastien Ogier ou a quebra do domínio francês por Thierry Neuville. A Austrália é um país com grandes diferenças para outros países de outros continentes em sua fauna, flora e também no Campeonato Mundial de Rally. Nos outros eventos nós costumamos ver o estágio inicial acontecer na noite da quinta-feira, mas nesta última etapa da temporada, a competição só começa na sexta-feira mesmo. Estágios • Trilhas em meio a florestas, trechos escarpados e empoeirados no mato perto de Coffs Harbour, em New South Wales, combinam-se com estradas do condado, em uso público durante todo o ano, para proporcionar uma explosão de cascalho dura e complicada. • Um novo visual na sexta-feira ao norte de Coffs Harbour inclui os novos estágios de Orara East e Coldwater, juntamente com as conhecidas estradas de Sherwood. Todos os três sendo percorridos duas vezes. • Todos os estágios de estrada de três bush do sábado são novos, mas muitas das estradas são emprestadas do estagio de Nambucca, o “monstro” de 2017 com seus 49 km. O estágio de pista de Raleigh favorito dos fãs é mantido e os quatro estágios sendo usados duas vezes. • Sexta-feira e sábado fecham com duas corridas no asfalto. O estágio do destino New South Wales no píer Coffs, com vistas espetaculares do mar, oferecendo um cenário de cartão-postal ilustrado. • Está de volta ao norte novamente para o final de domingo, incluindo o palco de fãs do casamento Bells Power favorito, com um salto maior e mais alto no popular Forests NSW Rally Village. Estágio icônico • O Argents Hill Reverse, no sábado, é conduzido pela manhã e à tarde e, nas duas ocasiões, é exibido na TV ao vivo. Inclui o melhor do famoso estágio Nambucca dos anos anteriores, mas na direção oposta. Há uma abundância de estradas abertas com saltos desafiadores e curvas técnicos em uma mistura de asfalto e cascalho remendados. Pontes estreitas, cantos técnicos e grandes descidas que prometem um poderoso desafio. Desafio • Uma mistura de estradas de base rígida, algumas passagens apertadas e sinuosas e outras rápidas e fluidas. • As estradas do condado são ladeadas por árvores próximas à borda em muitos lugares. • Muitas etapas percorrem a densa floresta tropical e o baixo ângulo do sol nas manhãs e noites pode criar um efeito de “estroboscópio” à medida que passa pelos galhos. Configuração do carro • suspensão de cascalho. • Pneus compostos duros e médios. História do Evento • A Austrália recebeu o WRC de 1989 a 2006 na cidade de Perth, na costa oeste. • O palco super especial de Langley Park, ao lado do rio Swan, forneceu o modelo para esses estágios. • Ganhou o prêmio pelo melhor rally três vezes no final dos anos 90. • O rally mudou-se para a costa leste em Nova Gales do Sul em 2009 e foi transferido para Coffs Harbour dois anos depois. O que há de novo em 2018 • O Rally Australia é o mais fortemente revisado em anos. Dezesseis etapas diurnas são novas, usando diferentes estradas ou seções de estradas anteriores na direção inversa. • O início da tarde de quinta-feira e o show de rally acontecem em um novo local junto à água perto do icônico píer Coffs Harbour. • Os pilotos enfrentam novos obstáculos na forma de dois saltos e um esguicho de água no palco super especial do porto de New South Wales na sexta e sábado à noite. • A maratona de 49 km do estádio Nambucca ficou de fora, mas a maioria das rodovias se apresenta no teste de Argents Hill Reverse e Welshs Creek Reverse no sábado. • A cerimônia do pódio de domingo foi trocada de Coffs Harbour para o Forests NSW Rally Village, um ponto de observação popular no último teste de velocidade Wedding Bells18. Principais destaques • Estágio super especial de Coffs Harbour's Destination New South Wales. Localizado ao lado do píer, oferece vistas incríveis dos carros WRC de última geração contra cenários de água deslumbrantes. Não esqueça sua câmera ou telefone para fotos! • O curto estágio de sábado de Raleigh será conduzido duas vezes pela primeira vez. Fácil acesso e close-up nas vistas elevadas da ação significa que é perfeito para levar as crianças e passar o dia lá • O ator vencedor do Oscar, Russell Crowe é dono de uma fazenda de gado nos arredores de Coffs Harbour, que contém uma capela onde ele se casou em 2011. Ele é um fã de rally! Então não fique surpreso em vê-lo observando as equipes do WRC no na área de reparos ou em algum trecho. • Após o final, o campeonato todos seguem para Sydney, para a noite de gala do WRC na noite de segunda-feira, à sombra da Opera House e da Harbour Bridge. Espere muitos prêmios e pilotos, co-pilotos e pessoal da equipe soltando o cabelo! • Coffs Harbour é o centro da indústria de banana da Austrália e o Big Banana é sua maior atração turística. Ele abriga um toboágua inflável de três andares, que é o maior do mundo, e uma caminhada pela banana. Honestamente… Com apenas oito dos 24 testes a sendo os mesmos de 2017, os protagonistas do título, Sébastien Ogier, Thierry Neuville e Ott Tänak, terão de aproveitar toda a sua experiência para alcançarem sucesso nas etapas de cascalho de New South Wales. A rodada inicial da temporada começa na manhã de sexta-feira com uma explosão no teste Orara East de 8,77 km. As duplas vão então enfrentar Coldwater (14,12 km) - com base nas estradas usadas para fazer o teste de Shipmans em 2014 - e Sherwood (26,68 km), que permanece o mesmo do ano passado. Depois de um serviço de meia-perna no Coffs Harbour, o trio de abertura dos estágios é repetido à tarde. Duas corridas do estágio super especial de 1,27km Destination NSW SSS18 completam o dia. Prontos para os desafios do encerramento do campeonato, os competidores posaram para os fotógrafos. Sábado é o dia mais longo do rally, com equipes indo para o sudoeste de Coffs Harbour para enfrentar 10 testes de velocidade. A ação começa com os estágios Argents Hill Reverse (13.13km) e Welshs Creek Reverse (28.83km). Ambos apresentam seções de estrada tiradas do lendário teste Nambucca. Urunga (21.28km) é a próxima e usa estradas do antigo teste de Newry, enquanto o estágio super especial de Raleigh, de 1.99km, é executado na direção oposta ao ano passado. Uma viagem de volta ao parque de serviço interrompe o dia, antes que as quatro etapas sejam repetidas. Mais duas passagens do teste Destination NSW SS18 para o espectador completam a segunda etapa. O último dia consiste em três etapas que serão executadas duas vezes. O estágio Coramba de 15,55 km dá início às coisas boas e precoces. O estágio de Safira de 19,27 km é o próximo e usa seções dos estágios Pilbara, Eastbank e Bucca16 usados anteriormente. As equipes então vão para o Wedding Bells18 (7,16 km). A segunda passagem do último teste hospeda o estágio de energia da TV ao vivo. Sébastien Ogier marcou o melhor tempo no shakedown de quinta-feira pela manhã de quinta-feira no Rally da Austrália. Ele esteve no topo da tabela de tempos, mas a corrida final do líder do campeonato, através do estágio de Bucca de 5,07km, foi suficiente para empatar com Andreas Mikkelsen e Ott Tänak em dois décimos de segundo. O companheiro de equipe de Tänak, Jari-Matti Latvala, definiu o ritmo na corrida de abertura pelo estágio de estrada de cascalho em seu Yaris. Tänak e o terceiro Yaris de Esapekka Lappi baixaram o ponto de referência durante a segunda corrida. Ogier foi o mais rápido no shakedown, mostrando que estava com o apetite aguçado Os tempos continuavam a cair à medida que os concorrentes limpavam as estradas de cascalho solto. Ogier colocou seu Ford Fiesta na parada da terceira passagem, faturando mais décimos de seu melhor desempenho em sua quarta e última corrida. Andreas Mikkelsen foi um dos mais ocupados entre os primeiros, completando seis passagens em seu Hyundai i20. O norueguês terminou como Tänak, ambos com seus melhores tempos nas quarta passagem. Thierry Neuville apostava na utilização de atualizações de 2019 para aumentar suas chances na luta pelo título. O desafiante ao título Thierry Neuville foi um décimo mais lento, em quarto, no seu i20. O belga está usando um motor atualizado pela primeira vez, equipado com uma cabeça de cilindro de especificação 2019. O Citroën C3 de Craig Breen e o i20 de Hayden Paddon completaram os seis primeiros, com menos de um segundo cobrindo o sexteto. A sexta-feira foi um pouco frustrante para quem gostaria de ver uma disputa acirrada pela liderança entre os candidatos ao título, mas o que vimos foi os “coadjuvantes” puxando para si os holofotes deste primeiro dia de competições, com Mads Ostberg terminando o dia na frente da tábua de tempos. Aproveitando uma condição de estradas mais limpas e terminou na frente no primeiro dia de competição. Entre o trio de ferro, Sébastien Ogier teve uma vantagem significativa no título Down Under ante seu principal rival do campeonato, Thierry Neuville, que perdeu quase 45 segundos no teste final de velocidade na estrada após o bloqueio em uma chicane. Ambos os contendores do título lutaram por aderência na cabeça da ordem de partida. A chuva prevista durante a noite não se concretizou e eles encararam um piso de cascalho solto para deixar uma linha mais limpa e mais tração para os que estavam por trás. Neuville ficou em sétimo, três lugares e quase 10 segundos longe de Ogier, indo para a segunda passagem através do teste Sherwood de 26,68 km. Um furo no pneu traseiro esquerdo do Hyundai i20 após um salto e logo depois ter um problema em uma chicane e parar o motor. Sorte, mais uma vez, faltou para Neuville, que perdeu tempo com um pneu furado. O belga, três pontos atrás de Ogier na classificação, caiu para 10º. Para piorar, ele enfrentaria a perspectiva nada invejável de começar em segundo no sábado, em estradas cobertas de cascalho mais denso do que hoje. Ogier terminou em sétimo no seu Ford Fiesta. Ele foi ajudado por colegas de equipe da M-Sport, Teemu Suninen e Elfyn Evans, que desaceleraram deliberadamente antes do final do mesmo estágio para promover Ogier na tabela de classificação e assegurar uma melhor posição de largada amanhã. Azar de Neuville, sorte de Ogier, que com o resultado da sextafeira, ficava mais próximo do título Mads Ostberg, o último na ordem de largada, usou sua vantagem ao máximo para liderar um Citroën C3 1-2. Ele assumiu a liderança na primeira passagem por Sherwood e terminou 6.8s à frente de Craig Breen, que superou os problemas de freio. Jari-Matti Latvala foi o terceiro, 1.9s atrás de Breen. Latvala e seu companheiro de equipe, Esapekka Lappi, estavam empatados na ponta, mas Lappi perdeu 20 segundos depois que o motor de seu carro pegou água na travessia do rio. O finlandês terminou em sexto. O Kiwi Hayden Paddon estava 3.8s atrás no quarto, em um i20, com o estoniano Ott Tänak em seguida, depois de um dia cheio de erros, que quase terminou cedo quando uma derrapagem mal calculada lançou seu Yaris pondo duas rodas em um banco. Ainda com chances de título, Ott Tänak não teve uma boa sexta-feira, ficando atrás de seu companheiro, Latvala. Tänak, o outsider na luta pelo título, ficou em quinto, sofrendo o mesmo estrago que Lappi. O impacto ao entrar na água arrancou o aerofólio dianteiro de seu carro e afetou seu manuseio. Evans e Suninen ficaram atrás de Ogier em oitavo e nono, com Neuville a mais de 24.7s. Andreas Mikkelsen foi o único abandono importante. O norueguês parou seu i20 com suspeita de danos no radiador após bater em uma vala. Mas antes do abandono o piloto da Hyundai se deparou com um trator durante a sua primeira passagem no estágio de Sherwood na manhã da sexta-feira. com o quase acidente que acabou levando a um teste que o forçou a sair do rally. Inusitado, inacreditável, inaceitável... pode escolher o termo para definir o que aconteceu com Andreas Mikkelsen. Os organizadores do Rally da Austrália, desde então, confirmaram que o trator foi levado ao local “sem autorização’ para mover alguns fardos de feno. A Hyundai disse que o trator desempenhou um papel na saída da Austrália de Mikkelsen, e o piloto disse que as autoridades deveriam garantir que isso não acontecesse novamente. A segunda etapa de sábado é a mais longa e mais difícil. Os competidores viajam para o sul até a região de Nambucca Heads para duas voltas idênticas de quatro estágios. Duas passagens finais em um estágio na praia de Coffs Harbour elevam a distância da competição para 133 km. O azarão na decisão do WRC, Ott Tänak, fez a parte dele no sábado... e muito bem feita! O estoniano precisa vencer a rodada final que acontecerá no domingo e buscar o máximo de pontos de bônus no final do Power Stage para ter uma chance de conquistar o título. No sábado, tudo mudou para o estoniano, que atropelou os concorrentes e chegou à liderança da competição. Ele trilhou o caminho de alcançar a primeira parte de seu objetivo depois de uma avassaladora ascensão de quinto colocado para liderar a jornada de três dias ao fim do sábado, impondo 21.9s ao companheiro de equipe da Toyota Yaris, Jari-Matti Latvala. Tänak venceu seis dos 10 estágios de velocidade do dia para apagar um déficit noturno de 16.9s para Mads Ostberg. Latvala foi o primeiro a relegar Ostberg e liderou no meio da corrida. Ele se arrependeu de não carregar duas rodas sobressalentes nesta tarde, enquanto pneus desgastados atrasaram o finlandês e ele não conseguiu repelir Tänak. Mostrando a força da Toyota, Jari-Mati Latvala terminou o sábado na segunda posição. Hayden Paddon venceu duas etapas para subir ao terceiro lugar em um i20, 4,4sec atrás de Latvala e 20.3s de um Ostberg frustrado, que lutou com o saldo de seu Citroën C3 durante toda a tarde. O companheiro de equipe Craig Breen se saiu pior. O irlandês virou-se em um banco e danificou sua suspensão traseira. Consertos na estrada o mantiveram, mas a perda de tempo foi significativa e depois de começar o dia em segundo, ele caiu para o 10º lugar. Esapekka Lappi lucrou em quinto em outro Yaris, quase um minuto livre de Ogier, cujo companheiro de equipe Elfyn Evans forneceu um amortecedor conveniente entre ele e Neuville. O líder do campeonato, Sébastien Ogier, estava em sexto lugar com seu Ford Fiesta depois de pilotar por entre as estradas empoeiradas de New South Wales, perto de Coffs Harbour, e continua favorito para conquistar o sexto título consecutivo. Em regime de "voo de cruzeiro" Sébastien Ogier mantinha o campeonato sob controle com a sexta posição. O francês controlou seus instintos de ataque com o conhecimento que detinha sobre Thierry Neuville, que mais uma vez lutou contra as condições em seu Hyundai i20. Estradas secas significaram que os primeiros carros a partir eram – efetivamente – “varredores” de estradas de alta velocidade, limpando a superfície de cascalho espesso para expor uma linha mais rápida com mais aderência para aqueles que começassem mais tarde. Em segundo lugar na ordem entregue nenhum favor a Neuville, que terminou em oitavo, enfrentando mais problemas. A expectativa cresce, apesar da situação em que os esforços de Tänak e Neuville seriam insuficientes para privar Ogier do título, independentemente dos pontos de bônus do Power Stage, caso o francês mantivesse a sexta posição. Enquanto isso, Thierry Neuville acumulava problemas e ia dando adeus às possibilidades de ser campeão. O belga Neuville deu a sua quase toda a suspensão, depois de uma escova com um banco, lembrou-lhe que a aposentadoria extinguiria suas esperanças de título cada vez menores. Ele estava mais de 50 segundos atrás de Ogier. Os estágios finais de domingo ao norte de Coffs Harbour. Os pilotos enfrentam duas voltas idênticas de três testes cobrindo 83,96 km antes do destino do campeão de 2018 se tornar conhecido. A chuva que havia sido prevista na região de Coffs Harbour durante todo o fim de semana finalmente chegou de um dia para o outro e as estradas da floresta ao norte da cidade estavam traiçoeiramente escorregadias no domingo... e quem logo descobriu isso foi o líder, OttTänak, com um alto custo no estágio de velocidade de Sapphire. Ele foi um dos vários pilotos surpreendidos por uma curva esquerda muito enlameada e escorregadia no segundo estágio especial da manhã e seu Toyota Yaris deslizou para dentro das árvores. Demorou quase 20 segundos para voltar a estrada, permitindo que Latvala voltasse à liderança que perdeu ontem. Depois de um sábado brilhante, a sorte abandonou Ott Tänak no domingo e o estoniano abandonou a prova. Tänak encerrou o estágio a 5.0s atrás de seu colega. A vitória era essencial para as esperanças de título de Tänak e Latvala sabia que ele poderia ser obrigado abrir mão do primeiro lugar no circuito final. Contudo, Tänak parou com um aparente problema de caixa de câmbio no penúltimo estágio, mas uma luz de advertência de impacto piscando no Toyota Yaris WRC sugeriu que a falha de transmissão poderia ter sido o resultado de um problema anterior. Ele tinha ficado em segundo lugar no evento, mas mesmo com a vitória e uma vitória no powerstage, isso não seria suficiente para tirar o título de Ogier, que estava fazendo tudo o que precisava para fazer, mantendo o sexto lugar na ordem geral. Sébastien Ogier permaneceu no controle de seu destino rumo ao título. O francês manteve o sexto lugar no seu Ford Fiesta, o que seria suficiente para o sexto título consecutivo, independentemente do resultado de Tänak e dos pontos de bonus disponíveis no Power Stage final. Três problemas em três dias de competição. a Austrália foi um lugar para se esquecer para Thierry Neuville. Thierry Neuville, o terceiro piloto na decisão de título Down Under, teve destino ainda pior: o belga não conseguiu melhorar, saindo da oitava posição do dia anterior e, depois de um loop irregular em um Hyundai i20 com o furo de pneu da sexta-feira, ele também foi pego na mesma curva que acabara com as chances de Tänak. Hayden Paddon manteve o terceiro lugar em um i20, 14.6s atrás de Tänak, e o Kiwi foi o mais rápido em Sapphire. Ele teve uma vantagem confortável sobre o Citroën C3 de Mads Ostberg e o Yaris de Esapekka Lappi. Este último ganhou o teste Wedding Bells18, o último do ciclo. Craig Breen foi outro a sofrer uma manhã conturbada. Ele deslizou para dentro das árvores e depois girou em Sapphire, antes de uma excursão mais séria às árvores em Wedding Bells18, que exigia reparos nas estradas para conter um vazamento de óleo após o término. A movimentação para o quinto lugar no dramático final do Kennards Hire Rally Australia provou ser mais que suficiente para o piloto francês do Ford Fiesta, depois que os últimos desafios de Ott Tänak e Thierry Neuville terminaram em acidentes. Consolo para a Toyota, a vitória de Latvala garantiu o título por equipes. Jari-Matti Latvala venceu a prova por 32.5s em seu Yaris, ante ao i20 de Hayden Paddon, garantindo o título dos fabricantes para a Toyota Gazoo Racing. Mads Ostberg terminou em terceiro em um Citroën C3, mais 19.7s do líder. Foi um final dramático o do Kennards Hire Rally Australia com o inesperado destino reservado para Thierry Neuville e Ott Tänak, que caíram enquanto tentavam manter suas esperanças vivas. A calma de Ogier brilhou após a chuva pesada transformar as estradas da floresta de cascalho em uma confusão lamacenta. Ele foi impecável, enquanto Neuville e o líder Tänak escaparam da estrada durante os três testes de velocidade de abertura da manhã. Com o título na mão, Ogier desfilou no Power Stage para comemorar seu sexto título. Ogier fez do Power Stage uma “corrida comemorativa”, afinal, tinha o conhecimento que o campeonato já estava seguro em sua última aparição no Ford Fiesta da M-Sport antes de mudar para a Citroën em 2019. Para a Toyota, o consolo de que, com a vitória de Latvala, a equipe assegurou o título dos fabricantes para a Toyota Gazoo Racing em sua segunda temporada no WRC após uma ausência de 17 anos. Ogier foi campeão com 219 pontos, com Neuville ficando com 201 e Tänak com 181. Agora é hora de tomarmos um fôlego e nos prepararmos para a temporada de 2019. O eu será que nos aguarda? Arivederci, Redação do Rally.it |