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A corrida mundial pelo carro autônomo PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Thursday, 07 February 2019 22:56

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Meu primeiro compromisso profissional quando voltei da minha amada Bahia aqui para minhas responsabilidades na América do Norte foi estar presente no Salão do Automóvel de Detroit, um dos mais importantes do mundo.

 

Meu trabalho é focado na área de motores híbridos, mas com a velocidade em que as coisas estão acontecendo, talvez eu tenha que fazer um doutorado em sistemas elétricos e automação, ou algo do gênero. A grande atenção dos salões pelo mundo tem sido os carros elétricos e o desenvolvimento de carros autônomos. É um assunto muito interessante, mas as pessoas precisam realizar de que ainda estamos longe dos aerocarros dos Jetsons.

 

Dependendo de qual convenção o visitante for, ele pode ter uma opinião radicalmente diferente sobre quando vai se deparar com os chamados carros autônomos. Se você foi para a CES em Las Vegas, que aconteceu em janeiro passado, você provavelmente vai achar que os veículos autônomos são reais e estão ali na próxima esquina. Se você optasse pelo Detroit Auto Show, você sairia pensando que a indústria automobilística parece estar presa no passado. O salão de Detroit veio – em parte – como um resfriamento mais amplo na abordagem da indústria ao “quando” esta transformação acontecerá.

 

Elon Musk, que afirmou em outubro de 2016 que sua empresa Tesla alcançaria plena autonomia em 2017, disse em outubro de 2018 que “é extremamente difícil conseguir uma solução geral para autônomos que funcione bem em todos os lugares”. A Uber demitiu a maior parte de sua força de trabalho dedicada à questão depois que um de seus veículos foi envolvido em um trágico acidente. Waymo, o projeto de carro autônomo do Google que opera um serviço de táxi no Arizona, supostamente se esforça para encontrar o caminho.

 

O hype AV definitivamente foi moderado significativamente no último ano, já que quase todos na indústria passaram a perceber os desafios de realmente criar um sistema de automação robusto que pode funcionar no mundo real. O conceito de um carro 100% autônomo vai chegar, mas isso vai depender de alguns fatores a mais do que os existentes hoje. Quando tivermos a tecnologia 5G, quem sabe, tenhamos ferramentas mais precisas. Pelo menos é o que pensa Sam Abuelsamid, analista sênior da Navigant Research.

 

 Em Las Vegas, as apresentações sobre os carros autônomos são empolgantes e parece que o futuro está logo ali.

 

Você não saberia na CES, porém, onde o hype permaneceu em pleno andamento. YouTuber Marques Brownlee pegou uma carona no táxi autônomo da Yandex, que opera em Moscou desde outubro do ano passado. A BMW demonstrou uma motocicleta autônoma na forma de um R1200 GS modificado. A Bosch mostrou um pod de condução totalmente elétrico como um conceito de como os futuros veículos podem parecer:

 

Parte disso tem a ver com o público. As pessoas na CES, por exemplo, estão simplesmente acostumadas a ver invenções ou conceitos que não estarão prontos  por vários anos. É basicamente esperado, Shiv Patel, analista de pesquisa da ABI Research, diz.

 

Mas, enquanto a CES, focada no futuro, sugere uma indústria ainda fascinada por carros autônomos, ainda havia sutil mudança de ênfase. Mesmo na CES houve menos este ano das montadoras e mais dos fornecedores e empresas menores que estão tentando vender componentes para permitir essas tecnologias, algo que estão buscando aperfeiçoar o que acaba fazendo do evento de Vegas algo que não é propriamente sobre carros. Isso significa muito foco em sensores, chips e este ano em assistentes de voz digital.

 

Os próximos anos para carros autônomos podem estar concentrados em sistemas semi-autônomos de nível 2 como o Tesla Autopilot, onde se espera que o motorista mantenha os olhos na estrada e os drives de computador em circunstâncias limitadas. Isso foi exibido no Salão do Automóvel de Detroit, onde a Daimler Trucks anunciou sua Classe 8 Freightliner Cascadia como a primeira com direção assistida de nível 2. O SUV Telluride, da Kia, inclui um funcionário capaz de seguir as pistas nas rodovias. O carro-chefe da Toyota, o 2020 Surpa, também contém recursos similares, como o monitoramento de pontos cegos.

 

O Salão do Automóvel de Detroit começou esta semana com uma estrondosa e de alta produção, com destaque para carros esportivos, caminhões gigantes e SUVs - novas versões de temas antigos. Mas, escondido em um canto do show, estavam as pessoas e empresas esperando pelo menos um pouco da atenção: o carro do futuro. Eram as startups autônomas, os projetistas de experiência de veículos, os fabricantes de sensores e as universidades de pesquisa, todos competindo com o brilho daqueles carros novos e brilhantes.

 

No estande da Velodyne LiDAR, que fabrica os olhos automotivos de escaneamento a laser, um monitor gigante mostrava o ambiente ao redor como um carro autônomo poderia vê-lo: cheio de pontos e círculos. A tecnologia ajuda carros a ver o mundo em três dimensões. Mas é decididamente não está pronto para orientar sistemas de auto-condução. Algo tão simples como o splatter de bug pode frustrar a capacidade dos olhos do laser de ver.

 

 Em um dos stands dos carros autônomos, o "passageiro vê", em realidade virtual, como será sua vida em um carro autônomo. 

 

O maior desafio da montadora precisa descobrir como manter os olhos de laser do carro limpos? Ou os olhos de laser precisam trabalhar mesmo quando estão sujos? Philippe Schricke, da Velodyne, disse que um dos desafios é descobrir quem é responsável pela solução dos desafios. A medida que nossos clientes se envolvem mais com o desenvolvimento, encontram problemas que parecem óbvios e que não fazem parte de nossas especificações originais, como chuva, gelo, rochas e até insetos.

 

Perto do stand da Velodyne havia uma engenhoca vagamente parecida com um gigantesco carrinho de golfe ao ar livre fica na frente de outra tela gigante. Era um simulador mostrando como o interior do carro do futuro pode parecer, trazido pela BCS Automotive Interface Solutions. Um joystick em vez de uma roda, sensores que medem o calor da sua pele e ajustam o ar condicionado, e um banco do motorista giratório que gira na direção da grande tela próxima quando em modo de condução autônomo.

 

Seria a visão deles arrojada demais para os carros que estão por vir? É uma visão ousada, testada recentemente nos consumidores. Alguns acharam que é muito responsivo, talvez diferente demais, mas talvez apenas uma questão de se adaptar à tecnologia também, como algo novo. As pessoas terão tempo de sobra para se adaptarem. Pelo menos é o que pensa o diretor global de gerenciamento de produtos da empresa, Bassem Saad.

 

Para ele, o carro de design do futuro também não está pronto para o horário nobre, pelo menos não até que os engenheiros descubram como evitar que os bugs que podem acontecer nos sistemas dos carros autônomos. É uma transição, certo? Então você não pode substituir imediatamente todo o mercado com algo assim. Você tem que se preparar para isso e você tem que fazer isso devagar, mas o que vem por aí pode chegar antes do que os realistas estimam.

 

 Em uma das mais interessantes apresentações, um veículo de transporte coletivo, totalmente autônomo, é projetado.

 

Antes que os carros possam ser conectados, os engenheiros devem primeiro se conectar! Engenheiros Senior e tecnólogos vão voltar a se encontrar na AutoSens, em maio de 2019, para sua atualização anual dos EUA em Detroit, Michigan. Mais de 450 participantes internacionais juntaram suas cabeças para liderar discussões técnicas com o propósito de transformar o futuro da tecnologia de percepção de veículos. A AutoSens conecta as principais mentes do mundo em ADAS e veículos autônomos à rede, colabora, resolve desafios compartilhados e promove tecnologias de veículos autônomas mais rapidamente. 

 

Reunindo as mentes mais visionárias do setor; é uma semana de discussões, colaborações, debates, reuniões de negócios, aprendizado interativo, demonstrações de condução autônomas e mostruário de tecnologia. O evento conecta engenheiros de várias disciplinas de engenharia, incluindo imagens automotivas, LiDAR, radar, processamento de imagens, visão computacional, redes automotivas, testes e validação, certificação e padrões. AutoSens é um ambiente colaborativo voltado para apoiar atividades de engenharia. 

 

Eventos como este são uma mistura perfeita de tecnologia de ponta da comunidade de condução autônoma. A AutoSens é o lugar para reunir engenheiros e profissionais experientes da ADAS e da AD. Isso traz muito para a indústria a fim de enxergar problemas reais no desenvolvimento. Os tópicos são realmente práticos e cada pode, potencialmente, fazer uma contribuição genuína para que a indústria automotiva dê um salto revolucionário.

 

Entre as grandes montadoras americanas, a GM planeja produzir em massa carros autônomos que não possuem controles tradicionais como volantes e pedais antes de 2021. É uma declaração ousada para o futuro da condução de uma das três grandes montadoras do país, e uma que certamente agitará as coisas para a indústria. O carro será a quarta geração de seus Chevy Bolts, totalmente elétricos e sem motoristas, que estão sendo testados atualmente em vias públicas em San Francisco e Phoenix. E quando eles saírem da linha de montagem da fábrica da GM em Orion, Michigan, eles serão implantados como veículos de passeio em várias cidades.

 

 A GM pretende colocar carros autônomos no mercado antes de 2021. no design, um veículos sem volante e pedais.

 

Ao comprometer-se a lançar carros totalmente sem motoristas em um prazo mais curto, a GM está procurando superar rivais antigos e novos na corrida cada vez mais competitiva para construir e implantar carros-robô. A Ford informou que construirá um carro autônomo com volante e sem pedais até 2021, enquanto o Waymo, unidade autônoma da Alphabet, empresa do Google, está se preparando para lançar seu primeiro serviço comercial em Phoenix, com motor totalmente sem motorista. minivans (embora ainda com controles tradicionais).

 

Ao contrário dessas outras empresas, a GM forneceu uma prévia de como seus novos carros futuristas vão parecer por dentro. Em alguns aspectos, é a versão veicular de um teste de mancha de tinta Rorsharch. A simetria bilateral do interior parece enervante e ao mesmo tempo completamente normal ao mesmo tempo. Em vez de um volante, em seu lugar está o espaço em branco. Sob o traço, mais espaço vazio.

 

A montadora apresentou uma petição à Administração Nacional de Segurança no Trânsito na Autoestrada para obter permissão para implantar um carro que não esteja em conformidade com todos os padrões de segurança federais. Ammann disse que a empresa não estava buscando uma isenção dos Padrões Federais de Segurança de Veículos Automotores - algo que o governo limita a 2.500 - apenas uma nova maneira de contornar alguns dos requisitos.

 

A Ford planeja construir um veículo totalmente autônomo sem um volante ou pedais até 2021. O veículo será destinado a frotas de passeio e de compartilhamento de carona.

 

Para chegar lá, a Ford está trabalhando com várias startups, incluindo um novo investimento na Velodyne, uma empresa que fabrica sensores LIDAR; a aquisição da SAIPS, uma empresa israelense que faz software de visão computacional e aprendizado de máquina; um acordo de licenciamento exclusivo com a empresa de tecnologia "retina virtual" Nirenberg Neuroscience, LLC; e um investimento anunciado anteriormente na empresa de mapeamento 3D Civil Maps.

 

 A Ford não pretende ficar para trás e trabalha para colocar seus veículos autônomos no mercado ainda em 2021.

 

A empresa também está expandindo seu centro de pesquisa e inovação em Palo Alto e planeja dobrar o tamanho de sua equipe até o final do próximo ano. Executivos da Ford disseram que a empresa não estava no estágio em que poderia mostrar um veículo, ou mesmo falar sobre como esse veículo poderia ser. Em vez disso, ele se concentra em preparar o hardware e o software para um carro sem motorista.

 

O objetivo é construir um veículo para o padrão de automação SAE Nível 4. Isso daria ao carro a capacidade de lidar com todos os aspectos da condução, embora limitado a certas áreas ou regiões aprovadas. Um carro pode ser restrito a apenas a ilha de Manhattan, ou tomar certas rotas aprovadas fora de Manhattan para chegar ao aeroporto ou ao Yankee Stadium.

 

Nos próximos cinco anos, além de desenvolver o software e o hardware, a Ford e o resto do setor precisarão que os governos escrevam regulamentações que lhes permitam oferecer esses carros. Ford, Google e Uber uniram forças no início deste ano para formar um grupo de lobby automotivo autônomo.

 

A Ford planeja vender os carros inicialmente para serviços de compartilhamento de veículos, presumivelmente como Uber e Lyft, embora a Ford tenha hesitado quando perguntei sobre possíveis parceiros. Ele também se recusou a dizer se estava considerando o lançamento de seu próprio serviço de passeio. A Ford planeja vender os carros inicialmente para serviços de compartilhamento de veículos, presumivelmente como Uber e Lyft.

 

Não está claro se a Ford acha que essa tecnologia em particular - onde não há roda nem pedais - jamais chegará aos veículos de consumo, ou se só encontrará um lugar nas frotas de carros. Mas a empresa não pretende vendê-lo aos consumidores inicialmente. Eventualmente, depois de vários anos como um serviço de passeio, a tecnologia autônoma pode estar pronta para vender ao público.

 

Em outras palavras, espere que esta coisa seja muito mais cara do que o venerável Ford Crown Victoria que encheu as frotas de táxi do país por décadas. A Ford considera o ambiente de frota como "mais receptivo" a uma primeira introdução dessa tecnologia, graças aos custos e requisitos de mapeamento, mas espera que os custos caiam com o tempo e que seja mais viável vender para os consumidores a linha.

 

 As montadoras convencionais tem novos concorrentes nas empresas de tecnologia, que desejam este bilionário mercado.

 

A competição está lá fora, no entanto - o Google teve um carro semelhante (destinado a não ter roda ou pedais) em testes por vários anos. A Uber está gastando enormes somas em seus próprios esforços de carro autônomo, incluindo a captura ilegal de vários engenheiros de um laboratório de direção autônomo na Universidade Carnegie Mellon.

 

O Google e o Uber parecem estar frente a frente na corrida por táxis autônomos, e agora a Ford está se juntando à batalha. Embora dos três, apenas um deles tem experiência em construir carros. Se isso dá à Ford margem suficiente, resta saber, mas a empresa está confiante em seu plano e em sua linha do tempo.


Depois de anos parecendo estar ao virar da esquina, a era dos táxi s autônomos poderia estar a apenas cinco anos de distância.

 

Na coluna do próximo mês falarei sobre os diversos níveis de automação.

 

Muito Axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça