Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Automobilismo no Amazonas PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 10 January 2010 21:34

 

 

Trovões na floresta amazônica. 

 

Pode parecer que estou chovendo no molhado ou querendo criar coisas que não existem, mas vou começar as minhas colunas em um lugar que os leitores dos Nobres do Grid jamais poderiam imaginar: No meio da selva! 

 

O “meio da selva” é meio relativo, ta? Mas para um estado que, pelo site da CBA nem tem federação e no único endereço encontrado, o telefone é de uma academia de ginástica, mesmo que seja uma “sede virtual”, existe uma Federação Amazonense de Automobilismo! 

Em agosto de 2009 uma das etapas do campeonato de arrancadas aconteceu no sambódromo da cidade. 

 

O forte por lá são as provas de arrancada, mas existe um projeto sério e que pode mudar a face do automobilismo amazonense. No último mês de julho uma comitiva da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer – SEJEL – sob a coordenação do Secretário Júlio César Soares da Silva e representantes das Federações do Kart, Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo do Amazonas reuniu-se no município de Iranduba, localizado a poucos quilômetros da capital, Manaus, com o Prefeito Nonato Lopes.   

 

O objetivo do encontro foi o de percorrer e avaliar possíveis locais onde poderia ser construída uma pista que possa atender as competições e treinos das modalidades. Segundo o Secretário de Esportes Júlio César Soares o Município teria áreas que podem atender as necessidades das federações envolvidas. As conversas com o Prefeito Nonato Lopes tiveram início do mês de maio e foi sugerida a construção de uma pista para atender as competições do kart, motociclismo, automobilismo e ciclismo e após a visita em Iranduba, esse local foi definido o local e as obras não demoraram a iniciar. 

 

Atualmente as competições de automobilismo e motociclismo são realizadas em pistas particulares. Para o Presidente da Federação de Motociclismo do Amazonas, Cleber Coelho, a construção de uma pista em Iranduba é um sonho de toda a categoria. “Atualmente treinamos em uma pista particular no Distrito Industrial. Temos a certeza que irá nos ajudar muito a construção desse complexo, alavancando mais a modalidade e despertando o interesse para jovens pilotos se tornarem futuros campeões brasileiros”, comentou Coelho.    

 

 

Nas arrancadas em Manaus, encontramos carros com uma preparação de primeira linha para as competições. 

 

O Presidente da Federação Amazonense de Automobilismo, Aldenor Filho, destaca a importância dos eventos nas cidades do interior. Atualmente as provas de arrancada estão sendo realizadas na Vila de Balbina e levam uma média de oito mil pessoas a cada evento que injetam receitas nesses municípios durante os dias de treino e competição. Em Iranduba não será diferente”, completou. 

 

No mês de agosto a etapa do campeonato de arrancada foi programada para acontecer em Manaus, no Sambódromo. 

 

As obras. 

 

O terreno escolhido mede dois mil metros de comprimento e de largura tem mesmo tamanho e, segundo a avaliação da comitiva, o local é excelente, pois a topografia natural é bastante favorável e conta com bancos de areia, pequenas elevações além de uma grande área plana que favorece a construção da pista de kart. 

 

Em Iranduba a pista de arrancada começou a ser construida aproveitando o período menos chuvoso, o verão amazônico. 

 

A área pertence ao Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra) e já foi regularizada perante o órgão através do processo de doação. Após a finalização desse processo haverá necessidade de se obter a licença ambiental e iniciado o planejamento e posterior construção do complexo com a parceria do Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Iranduba. 

 

A iniciativa privada agiu rápido! 

 

A pista de arrancada de Manaus no Amazonas deixou de ser utopia, virou realidade graças ao projeto dos irmãos e empresários Juliano e Luciano Bento que estão construindo com recursos próprios a pista que irá mudar de vez a história da arrancada no eixo norte/nordeste.

 

A pista para arrancada precisa de uma preparação toda especial e diferenciada se comparada a de um autódromo convencional. 

 

Esse novo empreendimento é com certeza o primeiro deste porte na região Norte/Nordeste garantem os construtores.

 

O AMAZONAS DRAGWAY, terá uma pista de 402 metros, está localizada a apenas 7 km de Manaus, mais exatamente no município de Iranduba, mas tem uma travessia por balsa para sair da capital até o município vizinho.

 

A reta de 402 metros foi construída sob o modelo das pistas norte americanas e conta com equipamentos de ponta.


O sistema de cronometragem será o mesmo do Velopark (produpark) e já esta pronto e em instalação.


A pista contará com preparação de VHT/Track Adhesive que já esta sendo importado e terá iluminação para realização de provas noturnas.

 


O regulamento adotado será o nacional unificado pelo Velopark, Força Livre, ECPA e SPIDS.Na área do Amazonas Dragway haverá espaço de entretenimento infantil e feminino, além da pista de arrancada.

 

A inauguração levou uma verdadeira multidão a nova pista, inaugurada no segundo domingo de outubro de 2009.

 

No calendário, será incluído eventos associados como open day/night bracket race como costumam acontecer nas pistas americanas, além exposições de carros antigos, motos, encontros tuning e rebaixados, clubes de automóveis, associações, off road e som automotivo.

 

O complexo terá para atender seus aficcionados praças de alimentação, banheiros e toda estrutura visando o conforto e segurança do publico presente. Futuramente o projeto prevê uma pista de terra para batalha de carros e uma pista de corrida na terra.

 

 

Não se engane, caro leitor... os amazonenses são criativos e meticulosos na preparação dos seus carros.


A estrutura do parque seguirá os modelos americanos e não serão feitos boxes, mas espaços para as equipes ao ar livre com estrutura de piso em concreto com água e luz. Como nos Estados Unidos esses espaços poderão ser visitados pelo publico nos dias de visitação.

 


Através de visitas regulares aos EUA, os empreendedores estão recolhendo informações para se usar um mix de soluções na construção do novo parque, tendo como exemplo a IHRA e NHRA dentro da realidade brasileira e respeitando o orçamento do projeto.

 

A inauguração foi do final de semana 10 e 11 de outubro, no final do verão amazônico e levou uma multidão ao quarto de milha rasgado na selva! 

 

Na arancada existem diversas categorias, desde carros com pouca preparação até os poderosos dragsters. 

 

O calendário de 2010 ainda não foi divulgado... mas vamos acompanhar de perto todos os acontecimentos. 

 

 

Fontes e fotos: SEJEL e site Dragway.

 

Last Updated ( Sunday, 10 January 2010 22:37 )