Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Nordestinos nas pistas em 2019 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Tuesday, 02 April 2019 12:12

Olha o Regra 3 de novo aqui geeeeente!!!

 

Pois é pessoal, como nosso querido Barbapapa anda muito ocupado com seus compromissos profissionais lá no Ceará, eu estou aqui – mais uma vez – para acalmar o apetite por informação que todos os nossos insaciáveis leitores tem... e que continuem assim! #dietadenoticiasnao

 

Ainda mais com relação ao automobilismo do nordese do Brasil, que a “mídia especializada”, praticamente toda instalada no “sul maravilha”, ignora solenemente. Pois saibam que cada vez mais pilotos nordestinos estão invadindo o centro do automobilismo nacional e também indo para o exterior conquistar seu espaço e mostrar que esse é um povo arretado.

 

Alguns nomes do automobilismo da região já são bem conhecidos, como o paraibano Valdeno Brito (piloto da Stock Car), o pernambucano Beto Monteiro (piloto da Copa Truck) e o cearense Adriano Rabelo (piloto do Mercedes Challenge), mas temos uma nova leva de pilotos da região que invadiu a Sprint Race. São os paraibanos Daniel Coutinho e Vinícius Kwong e o pernambucano Josimar Junior. Além deles, Pernambuco tem dois representantes correndo fora do país, com o kartista Rafael Câmara sendo destaque na Europa e Francisco ‘Kiko’ Porto indo para sua primeira temporada completa na F4 nos EUA.

 

 Daniel Coutinho e Josimar Junior correm em dupla na Sprint Race na categoria GP.

 

Na Sprint Race Josimar Junior corre em dupla com Daniel Coutinho, defendendo as cores da Hebron – Indústria Farmacêutica e Control. Depois de uma carreira no kart, até 2014, Josimar conquistou alguns títulos como o de Campeão Paraibano F4 em 2014 e 2015, de Campeão Pernambucano Sênior 2T em 2014 e Campeão Paraibano Sênior 2T no ano passado. Seu companheiro de carro, Daniel Coutinho, tem entre as suas conquistas os títulos de Campeão Paraibano e Nordestino de Kart e espera fazer bom uso das orientações do ‘coach’ , Sérgio Ramalho, que tem uma grande experiência no aprimoramento de jovens pilotos.

 

 No final de 2018 Vinícius ganhou o torneio de final de temporada da Sprint Race e em 2019 vai fazer a temporada completa.

 

Vinícius Kwong não é exatamente um calouro. Ele foi o campeão do minitorneio do Final Cup 2018, disputou quatro etapas em oito corridas conquistou seis vitórias e um terceiro lugar, além de quatro pole positions. Desta vez el vem para a temporada completa e acredita que conseguirá andar junto com os pilotos da frente, uma vez que a categoria é muito equilibrada e é o piloto que faz a diferença.

 

 Vinícius Kwong recebendo a bandeirada em Londrina.

 

Inclusive, faz a diferença mesmo. Na primeira rodada dupla da categoria, Kwong conseguiu dois terceiros lugares e saiu de Londrina como líder geral da Sprint Race. A dupla Losimar/Daniel conseguiram dois quarto lugar na categoria GP.

 

Nos Estados Unidos, o campeonato da F4 começa apenas agora em abril, mas desde o início do ano Kiko Porto vem mantendo um programa de preparação que inclui uma série de testes pré-temporada com a equipe DE Force. Impedido de iniciar a temporada passada pela sua idade, o pernambucano disputou as 4 últimas rodadas duplas e marcou cinco pontos e foi Top10 em cinco, chegando na frente de outros brasileiros que disputaram a temporada inteira.

 

 Kiko Porto vai fazer sua primeira temporada completa na Fórmula 4 nos Estados Unidos.

 

Nos testes pré-temporada Kiko experimentou o carro em várias condições de clima e pista, que foi de seca a molhada, passando pelo frio que fez no Texas neste final de inverno americano. A melhora substancial na condução e no aprendizado de pilotagem do carro. Os últimos testes antes da estreia no F4 US Championship. Nos dias 11 e 12 de abril estão previstas novas sessões de treinos na mesma pista do Houston Motorsport Park e a abertura do campeonato será entre 18 e 20 de abril, em Road Atlanta, com a primeira rodada tripla.

 

 No ano passado, fazendo apenas as etapas finais, Kiko Porto marcou pontos e ficou no Top 10 5 vezes.

 

Na Europa, outro pernambucano, Rafael Câmara já vem fazendo sucesso desde o ano passado. Este ano ele encerrou sua participação no WSK Super Master, em Sarno, na Itália, terminando entre os dez melhores na classificação final da categoria OK Júnior, que reuniu 90 pilotos em suas quatro etapas realizadas no primeiro trimestre na Europa, onde conseguiu subir no alto do pódio na etapa de abertura, vencendo também a pré-final.

 

 Rafael Câmara vai para sua segunda temporada no kartismo europeu e este ano já começou vencendo.

 

Após encerrar o WSK Super Master entre os 10 melhores da categoria OK Júnior, o jovem Rafael Câmara continua sua jornada na principal liga do kartismo europeu. O piloto pernambucano disputará o WSK Euro Series, o campeonato europeu. Esta é a segunda temporada de Rafael Câmara, de apenas 13 anos, e que acumula diversas conquistas no Brasil, sendo o título do Brasileiro de Kart de 2018 a principal delas. O piloto pernambucano também já foi campeão paulista, além ter vencido o Sul-Americano e o Brasileiro da Rotax. Ele é bicampeão da Copa São Paulo de Kart.

 

 Fechando no Top 10 no WSK Series, com mais de 90 pilotos participando, o objetivo agora é atingir o Top 5.

 

O cearense Adriano Rabelo está encarando sua quinta temporada na categoria Mercedes Challenge, que iniciou o campeonato nos dias 23 e 24 de março no autódromo internacional de Goiania. Mantendo a parceria com a equipe de José Cordova, Adriano sempre um candidato ao título e na etapa goiana ele mostrou porque os adversários tem muito respeito por ele.

 

 Adriano Rabelo vai para sua quinta temporada e é um dos favoritos ao titulo.

 

Depois de um treino ruim, o cearense alinhou seu Mercedes-Benz CLA AMG na nona posição. Com carros bem equalizados por um regulamento bastante rígido, o piloto precisa fazer a diferença e isso Adriano mostrou que sabe fazer, ganhando duas posições logo na largada. Ganhou mais uma posição no braço, avançando para sexto e depois da parada dos boxes, ganhou mais duas, chegando em quarto na etapa inicial.

 

O praibano Valdeno Brito está em uma “velha casa nova”. Dono de oito vitórias na Stock Car, uma delas a Corrida do Milhão, em 2008,, Valdeno deixa a equipe de Carlos Alves e em 2019 vai correr como companheiro de Julio Campos sob a chefia de Rodolpho Mattheis, filho do grande Andreas Mattheis. Embora seja a primeira vez que defenderá as cores da Prati-Donaduzzi, Valdeno já é um rosto bastante conhecido dentro da estrutura da Mattheis, onde correu por cinco temporadas e alcançou seis de suas oito vitórias. Por isso a “velha casa nova”.

 

 Waldeno Brito volta para a equipe Mattheis onde conseguiu seus maiores resultados na Stock Car.

 

Nascido em Campina Grande, Valdeno Brito tem 44 anos de idade, mas tem um apetite de novato e é o único nordestino no grid da Stock Car. Apelidado de ‘Expresso da Paraíba’ pelo narrador Sergio Maurício, do Sportv, foi bicampeão brasileiro de Gran Turismo em 2010 e 2011 e disputou o Blancpain GT Series na Europa entre 2014 e 2015.

 

O pernambucano Beto Monteiro também mudou de casa para 2019. Depois de uma década defendendo a Iveco, Monteiro admite que terá algum trabalho para se adaptar às características de um caminhão diferente, mas não esconde a motivação com o desafio e nem demonstra preocupação em assumir o volante de um caminhão da equipe que vem dominando a categoria nos últimos anos, a RM Volkswagen de Renato Martins.

 

 Beto Monteiro, depois de 10 anos correndo pela Iveco, muda para a RM Volkswagen e vence logo na estreia... duas vezes!

 

Beto Monteiro foi campeão da categoria, ainda como Fórmula Truck nos anos de 2004 (Correndo pela equipe de Djalma Fogaça com um caminhão Ford) e 2013, e chegou à Goiânia querendo mostrar que sua experiência no comando dos pesados pode fazer a diferença neste novo campeonato que se iniciava... e mostrou. Com duas apresentações espetaculares, com duas disputas incríveis com Felipe Giaffone, o pernambucano venceu as das provas da etapa de abertura.

 

Preparem a carne de sol, o queijo coalho e a gelada que esse ano os nordestinos vão ter muito o que comemorar com seus pilotos.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar