Chegamos! Este alucinante campeonato mundial de rally atravessa novamente o oceano atlântico, indo da Europa para a o continente americano, mas desta vez, na América do Sul para não apenas uma, mas duas etapas no continente. A primeira escala desta viagem é no tradicional território argentino, onde se costuma ver uma disputa muito acirrada, muito desgastante para pilotos, navegadores e equipamentos. Com os três protagonistas do campeonato separados por apenas cinco pontos e com 30 pontos em jogo em cada etapa, podemos ter certeza que eles farão de tudo para se impor uns aos outros, sem deixarmos de considerar os demais competidores, que não estão lá fazendo apenas figuração. Visão global • As vastas planícies dos pampas, as montanhas escarpadas e as paisagens mais suaves da região de Lagos oferecem três “pernas” distintas nos vales das serras de Córdoba. As estradas estão cheias de travessias de rio, enquanto multidões que se aproximam de um milhão de pessoas geram uma atmosfera crepitante. A névoa é comum nas altas montanhas. Estágios • As três diferentes condições que se apresentam para a competição na argentina requer que os pilotos e navegadores tenham que as adaptar rapidamente às diferenças. • A base da competição fica localizada no resort à beira do lago de Villa Carlos Paz, a 700 km a noroeste de Buenos Aires e a 30 minutos da cidade de Córdoba. • O espetacular palco super especial no centro de Villa Carlos Paz, onde se inicia a ação na noite de quinta-feira. • Viaje para o sul na sexta-feira para duas voltas de pistas rápidas e arenosas no Vale Calamuchita. A manhã termina com um super especial em um parque temático Villa Carlos Paz. • A segunda etapa segue para oeste, para o Vale de Punilla, por duas voltas idênticas, e as estradas do parque temático fecham novamente a ação matinal. • Domingo traz faixas de vias rochosas nas montanhas de Traslasierra, famosas por sua paisagem lunar, e inclui os clássicos testes de El Condor e Giulio Cesare. Estágio icônico • Copina - El Condor. Um estágio de montanha resistente que sobe para mais de 2100 metros e é abordado duas vezes no final do domingo, a segunda vez como o Wolf Power Stage. Dirigido para cima mais uma vez, o cenário é impressionante com a estrada atravessando pontes suspensas e curvas improváveis entre rochas altas no topo da montanha. Desafio • O contraste entre estradas suaves no vale de Santa Rosa de Calamuchita as trilhas rochosas e estreitos nas montanhas de Traslasierra. • As estradas de cascalho arenosas ficam fortemente esburacadas para a segunda passagem e a saída dos “trilhos” pode lançar um carro fora da estrada. • Muitas travessias de rios nos vales que se tornam largos e profundos em climas úmidos. • No início do outono, no hemisfério sul, há um risco de neblina e possivelmente até de gelo nas montanhas. Configuração do carro • suspensão de cascalho. • Os pilotos elevam a altura do carro para lidar com estradas esburacadas para a segunda passagem de etapas. • Pneus compostos macios e duros que provavelmente entrarão em jogo. História do Evento • Primeira corrida em 1980 na província de Tucumán, no norte, quando era conhecida como Rally Codasur. • A edição de 1982 foi cancelada devido à Guerra das Malvinas entre a Grã-Bretanha e a Argentina. • Mudou-se para Bariloche, no sul, em 1983, mas encontrou sua casa em Córdoba em 1984. • Os argentinos são apaixonados por futebol e, em 2007, uma etapa foi realizada no Estádio do River Plate, em Buenos Aires, enquanto o estádio Cordoba, que abriga o Talleres, já recebeu duas etapas e o final. Novidades para 2019 • Pequenas mudanças para os dois estágios de sábado baseados em torno de Cuchilla Nevada. Uma versão estendida do teste para a cidade começa em Mataderos, enquanto a etapa de 33,65 km da cidade até Characato foi reduzida em cerca de 7 km. • O estágio da montanha de domingo Giulio Cesare será realizado na direção inversa ao ano passado. Principais destaques • Poucos pontos de vista no WRC se comparam a um lugar empoleirado no alto das enormes pedras à beira da estrada no final de El Condor. Fique de olho nos pássaros altos também. • É uma festa central lá em cima, enquanto os fãs montam suas tendas e acampam vários dias antes da chegada do rally para garantir uma posição privilegiada. Não é quente, mas uma vez que os assados (churrascos) estão em andamento e o álcool começa a fluir, a atmosfera é tomada pelo cheiro da carne sendo preparada. • Tão dramático quanto El Cóndor é a impressionante vista lunar do próximo estágio de Giulio Cesare. • Se tiver havido muita chuva antes do evento, as travessias de rio nas etapas em torno de Santa Rosa de Calamuchita são um espetáculo fantástico. • Uma boa carne e uma garrafa de vinho Malbec. Ainda não encontramos um restaurante em Villa Carlos Paz que decepciona! Shakedown Ott Tänak foi o mais rápido no estágio de velocidade molhado e enlameado de 4,25 km de Villa Carlos Paz a Cabalango em seu Toyota Yaris. Thierry Neuville e Kris Meeke ficaram empatados em segundo, 0.7s atrás do estoniano. Chuvas fortes nos últimos dias significam que os competidores estão preparados para uma verdadeira festa de lama. As travessias de rio estão cheias de água e Tänak não tem ilusões sobre o quão difícil será a quinta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA. No shakedown o estoniano Ott Tänak mostrou que estava com apetita para as carnes argentinas e para as trilhas de Carlos Paz. Os primeiros quatro pilotos registraram seus melhores tempos na primeira das três tentativas. Quando as condições se tornaram mais escorregadias, os tempos caíram e Teemu Suninen foi o único a melhorar em sua terceira passagem. Sébastien Ogier terminou em quarto lugar no Citroën C3, 0.5s atrás do Hyundai i20 de Neuville e do Yaris do Meeke. O Fiesta do Suninen e o i20 do Dani Sordo completaram os seis primeiros. O que os pilotos encontraram na tarde de quinta-feira deu uma boa ideia das condições difíceis que projetaram-se para vir a ter um papel crucial no evento. E tudo começou na noite da quinta-feira. Ott Tänak foi um vencedor convincente do estágio de velocidade de abertura da quinta-feira à noite no Xion Rally Argentina para liderar esta quinta rodada do campeonato mundial de rally durante a noite. Dando seguimento ao que fez no shakedown, Ott Tänak foi dormir na liderança na quinta-feira com uma atuação de gala. O estoniano, que venceu o teste de shakedown desta manhã, deu um show particular no estágio de rua de 1,90 km, encharcado de chuva, na cidade anfitriã, Villa Carlos Paz, marcando um tempo impressionante. Foi 1.6s mais rápido que Sébastien Ogier. O desempenho do piloto do Toyota Yaris foi colocado em perspectiva pelo fato de os seis pilotos seguintes terem sido cobertos por apenas sete décimos de segundo. Tänak lidou soberbamente com as estradas escorregadias, mas admitiu não saber o que esperar das condições da sexta-feira, quando os competidores enfrentariam as estradas de cascalho depois de tanta chuva nos últimos dias. O hexacampeão, Sébastien Ogier, andou o mais forte que lhe era possivel e conquistou o segundo lugar na especial #1. Ogier, pilotando seu Citroën C3, terminou 0.1s à frente do Yaris de Kris Meeke. Andreas Mikkelsen terminou a 0.3s do Hyundai i20 e um décimo à frente do líder de equipe e também do campeonato, Thierry Neuville. Dani Sordo e Jari-Matti Latvala empataram em sexto lugar. Teemu Suninen foi o único piloto a encontrar problemas, o finlandês rodando com seu Ford Fiesta pouco antes do final. Ele foi o 10° mais rápido. O rally continuaria na sexta-feira, quando os competidores viajariam para o sul para a paisagem suave e ondulante do Vale Calamuchita. Eles enfrentam duas voltas idênticas em três estágios rápidos e de areia, separados por uma super especial no parque temático de Carlos Paz. Os sete estágios cobrem 145,92 km. Kris Meeke, que normalmente anda bem na Argentina, terminou o estágio de abertura como o terceiro mais rápido. A sexta-feira mostrou que as expectativas dos pilotos sobre as dificuldades que seriam enfrentadas estavam corretas. O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Thierry Neuville, arrebatou a liderança de Ott Tänak quando um semieixo quebrado no Toyota Yaris do Estoniano o levou a uma rodada e um grande atraso perto do final do último estágio de velocidade do dia. A liderança de Tanak foi eliminada e o tempo mais rápido para Neuville levou o piloto da Hyundai i20 a uma vantagem de 11.9s sobre o Citroën C3 de Sébastien Ogier. Tänak, que teve sorte de ter tido este problema apenas no Inal do último estágio, Ficou 1.5s atrás em terceiro. A chuva que persistiu nas últimas 48 horas fez com que os estágios do Vale Calamuchita fossem traiçoeiros. Água parada e enormes manchas de lama proporcionaram um aperto inconsistente e Neuville ficou surpreso ao superar os adversários na tabela de classificação depois de um terrível nono lugar na parte da manhã. Depois de um início não muito bom, Thierry Neuville foi construindo ao longo do dia uma escalada até chegar à liderança. Tänak começou a última etapa consciente do problema mecânico, mas limitou sua perda de tempo até rodar quando faltavam 2 km do final. Tendo perdido a liderança da noite para o dia, ele havia recuperado o primeiro lugar na tarde, apesar de regularmente perder os freios nos muitos salpicos de água. Ogier sentiu que seu C3 não tinha desempenho e o francês teve a sorte de sobreviver ao pouso de uma roda depois de cortar um banco no interior de uma curva apertada. Kris Meeke ficou em quarto, 28.1s atrás do líder. O piloto britânico liderou três dos seis estágios (um foi cancelado por razões de segurança devido ao clima), mas não conseguiu manter o ritmo em estradas da tarde, mais difíceis. A perda da terceira marcha prejudicou ainda mais seus esforços. Andreas Mikkelsen estava 1.3s atrás em quinto, apesar de um furo de pneu pela manhã em seu Hyundai i20, com Elfyn Evans completando o top seis, apesar dos problemas de equilíbrio em seu Ford Fiesta. Mesmo sem ser o mais rápido, Sébastien Ogier manteve-se no grupo da frente com seu Citröen C3. Dani Sordo e Teemu Suninen estavam em seguida, com Suninen perdendo tempo depois que a água no motor de seu Fiesta criou uma falha de ignição. Jari-Matti Latvala foi nono com Mads Ostberg, líder do WRC 2 Pro, completando o placar. A posição de Latvala foi provisória depois que o finlandês desacelerou quando mostrou uma bandeira vermelha na etapa final, quando Esapekka Lappi rolou. É provável que ele seja creditado com tempo perdido. Lappi bateu seu C3 a 4 km do final após um dia frustrante que o deixou em nono. Ott Tänak tinha tudo para terminar a sexta-feira na liderança, mas um semi eixo quebrado tirou suas chances. A perna de sábado é a mais longa do ralily. Os competidores se dirigem para as vastas planícies e colinas de pampas do Vale Punilla por dois blocos idênticos de três estágios. Os loops são divididos por uma repetição do estágio do parque temático de sexta-feira na cidade anfitriã Carlos Paz. Soma-se a 146,62 km de ação. O sábado teve o enredo de um típico tango argentino, com grandes mudanças, dramas, perdas e algumas contadas alegrias. Thierry Neuville rechaçou um Tänak na manhã do sábado depois que o estoniano fez um grande trabalho e superou Sébastien Ogier para subir ao segundo lugar. A liderança do belga foi reduzida a menos de sete segundos, mas o ataque de Tänak terminou quando seu Toyota Yaris parou com problemas no alternador. Sébastien Ogier teve mais problemas no sábado e foi se superando para manter-se na disputa na Argentina. Mais cedo Ogier quebrou a direção hidráulica do Citroën C3 depois de bater em um pilar de pedra quando ele ficou confuso sobre qual rota seguir em uma grade de gado. Ele perdeu quase um minuto e isto deixou Neuville com caminho aberto para uma segunda vitória consecutiva no WRC. A água e a lama de ontem desapareceram, substituídas por céu azul e sol brilhante. As estradas rápidas dos pampas no vale de Punilla secaram rapidamente, mas a aderência ainda era inconsistente durante os estágios de velocidade matutinos até as temperaturas atingirem os 23°C. Mikkelsen teve seu melhor dia de há algum tempo. Ele ganhou dois estágios de velocidade e capitalizou os problemas dos outros, apesar de roubar um banco e ter que conter um vazamento de óleo na caixa de câmbio. Andreas Mikkelsen, que não vinha conseguindo grandes desempenhos recentes, foi escalando a tabela. Kris Meeke complementou o trio da frente em terceiro, com mais de 17.5s atrás. Ele perdeu 20s esta manhã depois de problemas de freio em seu Yaris. Ele lutou para desacelerar o carro entrando em um jorro de água e atingiu o mesmo banco que Mikkelsen, arrastando-se no estágio seguinte com uma roda traseira quebrada. Depois de cair para o sexto lugar, Ogier venceu duas das três etapas da tarde e subiu para a quarta colocação, com 6s frente sobre Dani Sordo em um terceiro i20. Jari-Matti Latvala completou o top seis em outro Yaris, apesar de um furo lento para prejudicar seu desempenho. Sem Ott Tänak, Kris Meeke veio se consolidando como o nome forte da Toyota na luta pela vitória na Argentina. Teemu Suninen superou problemas intermitentes de intercomunicação em seu Ford Fiesta para se manter em sétimo. O líder da WRC 2 Pro, Mads Ostberg, Tänak e o líder do WRC 2, Pedro Heller, completaram a tabela de classificação. Elfyn Evans se aposentou do sexto lugar depois de capotar seu Ford Fiesta pesadamente. Ele e o navegador, Scott Martin, não estavam feridos, mas o carro deles ficou parado embaixo da estrada com o coletor de proteção arrancado do chassi. Andando com consistência e mostrando competência e equilíbrio, Thierry Neuville foi consolidando sua liderança. Ao fim do dia, tranquilo na liderança, Neuville terminava a etapa mais longa desta quinta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA, com uma vantagem de 45.7s em relação ao companheiro de equipe da Hyundai i20, Andreas Mikkelsen, em um dia estelar para a fabricante coreana. O final de domingo segue para as montanhas escarpadas de Traslasierra para um dos dias clássicos do WRC. Duas passagens pelo estágio El Condor, a segunda das quais forma o Wolf Power Stage, imprensam as paisagens lunares de Mina Clavero. Os três testes cobrem 53,16 km. Antes dos pilotos irem dormir, Kris Meeke e o pessoal da Toyota precisou tomar umas Aspirinas. Meeke recebeu uma penalidade de 10s por parte dos comissários por se desviarem da rota correta no estágio de velocidade de Cuchilla Nevada - Characato, na manhã de sábado. Depois de punido, Kris Meeke voou baixo em El Condor e chegou a recuperar o terceiro lugar, mas foi traido por um furo de pneu. Imagens de bordo mostraram que ele pegou a faixa da direita em uma grade de gado, em vez da pista esquerda prescrita. O incidente aconteceu no local onde Sébastien Ogier hesitou sobre qual rota tomar, atingindo um pilar de pedra e quebrando a direção hidráulica do seu Citroën C3. A penalidade derrubou Meeke da etapa final do pódio para o quinto em seu Toyota Yaris, ficando com uma desvantagem de 7.2s para Ogier e para o quarto colocado, Dani Sordo, 1.2s. Seu companheiro de equipe, Ott Tänak, também foi penalizado. Mas o britânico quebrou os cronômetros no famoso estágio de El Condor, subindo 6.7s mais rápido que Ogier e 12.7s que Dani Sordo, superando o espanhol e jogando-o ao quinto lugar por 0.5s. Correndo com o regulamento em cima do console, Thierry Neuville evitou riscos e garantiu a vitória na Argentina. Thierry Neuville correu os três estágios do domingo com o regulamento em cima do console e assegurou a vitória na Argentina, ampliando a liderança do campeonato assumido com a vitória na França no mês passado. O belga terminou 48.4s à frente de companheiro de equipe da Hyundai i20 Andreas Mikkelsen para aumentar sua vantagem para 10 pontos na tabela ante a Ogier. Ele aproveitou a vantagem no final da sexta-feira na perna de chuva quando um eixo de tração quebrado forçou Ott Tänak a um grande prejuízo de tempo. Isso afastou o estoniano da disputa no sábado antes que um problema no alternador acabasse com as esperanças de Tänak de um resultado melhor e deixou Neuville tranquilo. O belga passou nos três estágios finais de domingo nas montanhas Traslasierra, perto da cidade anfitriã Villa Carlos Paz, para garantir sua segunda vitória argentina em três temporadas. Andreas Mikkelsen espantou a "urucubaca" que o perseguia para fazer uma dobradinha da Hyundai na Argentina. O segundo lugar para Mikkelsen nesta quinta rodada de 14 representou uma bem-vinda mudança de ares para o norueguês. Foi seu primeiro pódio desde a Suécia, em fevereiro de 2018, voltando para a equipe depois de ter ficado de fora na etapa anterior. Sébastien Ogier arrebatou o terceiro lugar em um Citroën C3, mais 16.4s atrás, em um final dramático no icônico estágio de velocidade El Condór. Ele contou com o azar de Kris Meeke que lutou com um furo em seu Toyota Yaris pelos últimos 5 km. A diferença entre eles foi de apenas 1.4s. O Desempenho de Ogier através do El Condor também garantiu bônus máximo no Wolf Power Stage. Meeke chegou a recuperar o terceiro posto e o lugar no pódio, mas o furo no pneu que o atrasou no final do El Condor permitiu a recuperação de Ogier. Sébastien Ogier fez o que podia diante dos problemas que enfrentou desde a sexta-feira. terminar em terceiro foi quase uma vitória. Foi um dia decepcionante para o espanhol Sordo. O piloto do i20 lutou por ritmo e caiu do quarto para o sexto. Ele também foi ultrapassado por Jari-Matti Latvala. O finlandês ficou em quinto em um Yaris em seu 200º WRC. Teemu Suninen foi um sétimo solitário, e o único piloto da M-Sport a terminar depois de Elfyn Evans ter caído no sábado. Tänak recuperou alguns pontos ao subir para o oitavo lugar na última etapa, mas sair da Argentima com 82 pontos não estava nos planos. O vencedor do WRC 2 Pro, Mads Ostberg, e o vencedor do WRC 2, Pedro Heller, a completar a tabela de classificação. Com a segunda vitória na temporada, Neuville abre 10 pontos de vantagem na lidarança e segue para o Chile mais tranquilo. E uma nota de destaque para a dupla brasileira formada por Paulo Nobre e Gabriel Morales, que terminaram em terceiro no WRC 2 e 13° na classificação geral, à frente de todas duplas argentinas. O campeonato permanece na América do Sul para a sexta rodada. O Copec Rally Chile faz sua primeira aparição no WRC de 8 a 12 de maio. O encontro de estrada de cascalho é baseado em Concepción. Arrivederci, Redação do Rally.it |