Chegamos! Na verdade, estamos! Este o nosso Rally, no nosso país em um lugar lindo, que é a ilha da Sardegna. As coisas aqui estão meio complicadas com uma população extrapolada de gafanhotos, que está tirando o sono e o sustento dos agricultores e que podem criar um problema do qual não temos notícia em uma etapa do WRC. Os três protagonistas chegam à Sardegna separados por alenas 10 pontos, com Sébastien Ogier ainda líder, por dois pontos, ante a um demolidor Ott Tänak com seu rápido e resistente Toyota Yaris. Em terceiro, está Thierry Neuville, que tem alternado performances brilhantes e sofríveis. Os demais competidores, certamente, não estão confortáveis com a situação de terem se tornado, praticamente, coadjuvantes da tríplice batalha pelo título. Talvez, nesta disputa, Tänak tem a melhor das possibilidades de poder contar com seus companheiros de equipe para roubar pontos de seus adversários diretos, mas estes terão que fazer mais do que fizeram até o momento. Visão Global • Trilhas de cascalho rústicas e ensolaradas no norte da ilha mediterrânea garantem um dos maiores desafios da estação neste verdadeiro cartão postal. Estágios rápidos e estreitos não deixam margem para erros, enquanto o calor intenso combina com estradas abrasivas para testar os pneus até o limite. Estágios • Trilhas de cascalho rústicas e ensolaradas garantem tempos difíceis em meio a paisagens deslumbrantes no norte da ilha de férias do Mediterrâneo. • Um excitante palco super especial na antiga pista de motocross Ittiri, perto da cidade anfitriã Alghero, arranca será o palco da ação na quinta-feira à noite. • A perna de sexta-feira é idêntica a 2018, apresentando quatro etapas familiares no nordeste com apenas pequenas diferenças de rota. Todos são conduzidos duas vezes para um total de quase 125 km. • O sábado é o mais longo, com quase 145 km de competição em um grupo de três estágios, que são levados de manhã e à tarde, na região do Monte Acuto. O destaque é o famoso Micky’s Jump. • O final de domingo permanece inalterado a partir de 2018, apresentando dois estágios repetidos, cobrindo 41,94 km na costa ao norte de Alghero. Termina com o Sassari - Argentiera Wolf Power Stage, que contém uma impressionante seção final ao lado do mar. Estágio icônico • Monte Lerno, no sábado, lar do icônico Micky’s Jump. Se você gosta da sua ação de WRC de uma natureza de alto vôo, então não fica melhor do que aqui. Carros pairam no céu enquanto a estrada cai abaixo deles. Desafio • Estradas rápidas, mas estreitas, alinhadas com arbustos, árvores ou pedras não deixam margem para erros. • Rodovias de base dura cobertas por uma superfície arenosa, que é varrida durante a primeira passagem para deixar condições mais ásperas e sulcadas para a segunda corrida. • A fina camada de cascalho escorregadio na superfície prejudica a partida antecipada na perna de abertura. • Temperaturas aproximadas de 30°C, por isso, será desconfortável nos carros com maior estresse do que o normal nos motores e transmissões. Configuração do carro • suspensão de cascalho. • Os pilotos elevam a altura do carro no percurso em estradas esburacadas durante a segunda passagem de etapas. • Pneus compostos duros e médios disponíveis. História do Evento • O palco do WRC da Itália era anteriormente um evento de superfície mista com sede em Sanremo e conhecido como o Rally of the Flowers quando foi realizado pela primeira vez em 1928. • Tormou parte do WRC desde o início do campeonato em 1973. • Michèle Mouton tornou-se a primeira e única mulher a ganhar uma etapa do WRC quando triunfou em 1981. • O rally mudou-se para a ilha mediterrânea da Sardenha em 2004. O que há de novo para 2019 • Muitas seções curtas, variando de algumas centenas de metros até quase 3 km, em etapas familiares. Eles somam pouco mais de 20 km de novas estradas em comparação com 2018. Principais destaques • Existem poucos locais de início mais fotogênicos do que Alghero. Relaxe em um dos muitos cafés tipicamente italianos e observe as estrelas do WRC partirem na noite de quinta-feira, em um cenário deslumbrante do porto de lazer da cidade. • Micky’s Jump # 1 - um dos locais emblemáticos do WRC no palco do Monte Lerno de sábado. Carros voam alto e longe como a estrada literalmente cai abaixo deles. A inclinação da decolagem, combinada com a proximidade de uma cueva à esquerda logo depois, faz com que seja uma parada obrigatória. • Micky’s Jump # 2 - se você curtir no sábado de manhã, não há razão para não ficar por um segundo voo à tarde! • Faça uma visita à cerimônia do pódio em Alghero no domingo à tarde. Depois que os troféus e hinos são feitos, é tradicional que a equipe vencedora mergulhe em massa no porto para se refrescar. • Gosta de sorvete? Além de sediar um dos parques de estacionamento mais pitorescos do campeonato, o porto histórico de Alghero está repleto de uma seleção deliciosa de “gelaterias” italianas. Shakedown O francês Sébastien Ogier foi um dos vários pilotos a acertar um poste depois de 2 km da sua corrida de abertura através do teste de velocidade de estrada de terra de Olmedo, de 3,92 km. O impacto danificou a suspensão traseira do seu Citroën C3, deixando o líder do campeonato a “mancar” durante o resto do estágio. Ogier não tinha as peças de reposição necessárias em seu C3, então a Citroën Racing recebeu aprovação para enviar mecânicos para o final do estágio para fazer reparos rápidos. Ele voltou ao estágio e imediatamente definiu o tempo de referência que permaneceu invicto ao longo da sessão, terminando 0.9s de vantagem sobre o rival do título, Ott Tänak, do Toyota Yaris. Thierry Neuville foi o terceiro, marcando mais 0.8 segundos na última das quatro passagens. Enfrentando as trilhas de areia e cascalho no shakedown, o hexa campeão Ogier foi o mais rápido antes do desafio começar. Neuville, ao volante de seu Hyundai i20, e Elfyn Evans também abriram caminho, com o galês fazendo um serviço a seus rivais derrubando o poste com seu Ford Fiesta e removendo o perigo. Tänak rodou e parou seu Yaris perto do início da primeira passagem, enquanto o companheiro de equipe Jari-Matti Latvala estava rapidamente no ritmo para definir o tempo mais rápido na primeira rodada antes de Ogier passar para o topo na tabela dos tempos. Teemu Suninen, parceiro de Jarmo Lehtinen, pela primeira vez no WRC, Kris Meeke e Andreas Mikkelsen empataram em quarto. O líder do WRC venceu o rival do título, Ott Tänak, na abertura do Rally da Sardegnha, no estágio de velocidade Ittiri Arena, de 2 km, diante de uma grande torcida, para festa geral da Citroën, seu companheiro de equipe Esapekka Lappi ficou em segundo por décimo na classificação da noite. Lappi já tinha vencido Dani Sordo, dirigindo um Hyundai i20, por quase dois segundos para liderar o ranking até que ele foi usurpado por seu colega Citroen C3. Diante de um grande público, Ogier foi o mais rápido no estágio de abertrura, mas sabe que vai enfrentar dificuldades. Tänak terminou 0.2s atrás do finlandês em seu Toyota Yaris e um décimo à frente do companheiro de equipe Kris Meeke, que bateu o Ford Fiesta de Teemu Suninen por 1.2s. Suninen e Thierry Neuville e Elfyn Evans completaram um top sete coberto por 1.8s. Jari-Matti Latvala terminou em 10° após problemas de freio em seus Yaris depois de sair do “watersplash”. A ação fica quente e pesada na sexta-feira com uma perna de abertura a nordeste da base de Alghero, cobrindo 124,20 km. O espanhol Dani Sordo, pilotando seu Hyundai i20, terminou uma sexta-feira bastante complicada, conseguindo, ao final do dia, uma vantagem de 10.8s sobre Teemu Suninen. Os protagonistas do campeonato foram mais coadjuvantes neste dia e Ott Tänak foi o único piloto do trio que luta contra o título a ficar longe de problemas, terminando o dia em terceiro, 0.4s atrás de Suninen. Dani Sordo aproveitou o fato de ser o último a largar para ser o mais rápido nas especiais da sexta=feira e dormir como líder; Num dia em que cinco pilotos lideraram, Sordo foi para a frente na parte da tarde. Embora ele tenha vencido apenas um dos oito estágios de velocidade em terra e pedras, demonstrando o grande equilíbrio neste primeiro dia de disputa. As trilhas com a camada de areia e cascalho fino cobrindo uma base rochosa mostrou que os primeiros a largar teriam que lutar pela aderência. Como era um dos últimos pilotos a largar, Dani Sordo – assim como Temmu Suninen – se beneficiou de uma linha mais limpa e mais rápida, já que os que estavam à frente “varreram” a areia. Tentando, desesperadamente, reduzir o prejuízo de ser o primeiro a largar, Ogier pegou uma pedra e quebrou a suspensão do C3. O que mostrou o efeito prático da estratégia de Ott Tänak no Power Stage em Portugal, quando entregou a ponta para o líder no campeonato. Sébastien Ogier teve um dia desastroso. Ele estava a quase 30s da liderança, em nono lugar, quando atingiu uma rocha que quebrou a suspensão do Citroën C3, forçando-o imadiatamenta a abandonar. Thierry Neuville, terceiro na luta pelo título, salvou um dia irregular para terminar em sétimo. O belga fez duas vezes uma escolha errada de pneus, enquanto uma série de erros off-road, um dos quais seguiu uma mistura de notas e danificou o radiador do seu i20, custou mais tempo. Temmu Suninen também aproveitou ser um dos últimos a partir e conseguiu bons tempos, terminando em segundo. Suninen foi o líder inicial de um Ford Fiesta depois de vencer duas etapas, mas uma rodada numa curva o fez perder um tempo precioso. Uma vitória no terceiro estágio esta tarde ajudou a recuperar o terreno perdido e ele superou Tänak no estágio final. Apesar de abrir as estradas e ter que pegar as trilhas em piores condições após o abandono Ogier, Tänak se destacou em seu Toyota Yaris terminar o dia em terceiro com uma vantagem sobre o i20 de Andreas Mikkelsen de 9.0s. Elfyn Evans terminou apenas um décimo atrás em quinto, apesar de ter ultrapassado um hairpin no seu Fiesta. Kris Meeke foi o sexto em outro Yaris, quase a meio minuto de Neuville, com Esapekka Lappi em oitavo. Lappi perdeu tempo com um problema de perfuração e sensor de motor que diminuiu seu C3, mas o Finn mostrou bom ritmo para vencer um estágio. Juho Hänninen e o líder do WRC 2, Pierre-Louis Loubet, completaram o top 10. Depois de um acidente, Jari-Matti Latvala perdeu o parabrisas e muito tempo nos estágios finais da sexta-feira. Jari-Matti Latvala liderou o circuito da manhã, mas deu tudo errado na parte da tarde, quando ele rolou pelo acostamento em seu Toyota Yaris. Ele lutou sem um pára-brisa e ganhou notavelmente a próxima etapa, mas acabou tendo que abandonar depois de sair da estrada no estágio final. Sábado teríamos a perna mais longa. Três estágios bem agrupados a leste de Alghero seriam percorridos pela manhã e à tarde, totalizando 142,42 km, com destaque para o famoso Micky’s Jump no estágio do Monte Lerno, onde os carros voam alto enquanto a estrada cai literalmente abaixo deles. Se a sexta-feira foi “o dia dos coadjuvantes”, o sábado foi dia de show de um dos protagonistas. Na verdade, “O Show” foi do protagonista... e que protagonista. Ott Tänak foi demolidor, destruidor, imparável nas estradas de areia e cascalho da Sardegna. Em um desempenho impressionante, Ott Tänak ignorou os adversários e venceu todos os estágios do sábado. O estoniano terminou a perna mais longa e mais dura do rally de quatro dias no Mediterrâneo com uma vantagem de 25.9s em seu Toyota Yaris sobre o líder anterior, Dani Sordo. Teemu Suninen terminou o dia em terceiro lugar, 17.0s atas do espanhol em seu Ford Fiesta. Depois de terminar a sexta-feira em terceiro lugar, Tänak assumiu a liderança nos últimos três estágios desta manhã, antes de estender sua vantagem de 6.4s para quase meio minuto, quando os estágios foram repetidos esta tarde. Sem ter mais a vantagem de ser o último a largar, Dani Sordo não conseguiu manter a performance da sexta-feira. Nem Sordo nem Suninen tinham qualquer reação ao ritmo imposto pelo piloto da Toyota. O espanhol Sordo terminou em segundo nos três testes da manhã, enquanto Suninen fez o mesmo duas vezes na parte da tarde. As trilhas rochosas abrasivas e altas temperaturas representaram um teste feroz para carros, pilotos e pneus. A mistura matinal de Tänak da borracha composta média e dura da Michelin, seguida pelos duráveis duros desta tarde, rendeu dividendos. Sordo perdeu segundos vitais esta manhã enquanto o seu Hyundai i20, calçado com pneus duros, sofrendo com uma indesejável “patinagem”. Suninen ficou satisfeito com o seu desempenho, misturando ritmo com cautela, pois se beneficiou do conhecimento do experiente navegador Jarmo Lehtinen pela primeira vez. Para continuar no pódio, Temmu Suninen arriscou tudo o que pode para ficar à frente dos seus adversários. Elfyn Evans e Andreas Mikkelsen lutaram furiosamente pelo quarto lugar. Eles trocaram de posição em todos os estágios da manhã e a diferença nunca ultrapassou 2.6s até a fase final, quando Mikkelsen perdeu tempo com pneus muito desgastados em seu i20 e. Evans terminou o dia com 7.9s de vantagemem seu Fiesta. Ambos mantiveram Kris Meeke atrás da disputa até que o britânico parou para trocar um pneu furado em seu Yaris no teste final. Com isso ele caiu para o oitavo. A sua perda de tempo levou Thierry Neuville ao sexto lugar, quase um minuto atrás do companheiro de equipe, Andreas Mikkelsen. O belga fez uma má escolha de pneus pela manhã e lutou para encontrar um bom ritmo no seu i20, apesar de ter mudado a configuração no serviço do meio do dia para a parte da tarde. Esapekka Lappi estava em sétimo, atrás de Meeke. Juho Hänninen e Kalle Rovanperä completaram o top 10. Sébastien Ogier tem vivido um final de semana terrível e não tem a menor chance de conseguir pontos fora do Power Stage. Foi outro dia decepcionante para Sébastien Ogier. Voltando após o acidente de ontem, o francês novamente atingiu uma pedra e quebrou o braço da suspensão traseira do C3. Ele fez reparos na estrada antes de passar pelo próximo estágio e entrar no parque de serviço de Alghero. A etapa final de domingo é a mais curta do final de semana, com 41,90 km. Dois loops idênticos de dois estágios culminam no Wolf Power Stage, ao longo da costa oeste, que oferece pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos. É a chance para Ogier e Neuville tentarem diminuir o prejuízo enquanto Tänak deve correr com o regulamento no porta luvas do seu Yaris. Quando Juan Manuel Fangio disse certa vez que “Carreras son Carreras”, esta colocação não estava restrita às corridas de F1, mas a todo tipo de corrida em qualquer veículo. O domingo foi duramente cruel com o líder tranquilo da competição, Ott Tänak, que começou o domingo com o regulamento no porta luvas do carro e a certeza de que “era só chegar” e vencer a terceira etapa consecutiva e a quarta na temporada 2019 do WRC. Em uma reviravolta, Sordo venceu na Sardegna, onde, pela primeira vez na temporada, os 3 protagonistas ficaram fora do pódio. O espanhol Daniel Sordo celebrou seu segundo sucesso em 164 largadas no mundial de rally, quando um problema na direção no estágio final não permitiu à Tänak confirmar seu domínio na etapa italiana do WRC. Tänak liderou a competição neste cenário quente e poeirento desde a manhã de sábado em seu Toyota Yaris. Ele começou o Wolf Power Stage com fechamento do Rally da Sardegna com uma vantagem de meio minuto sobre o Hyundai i20 de Sordo, apenas um desastre poderia tirar sua vitória... e o “desastre” aconteceu. Com a vitória na mão, um problema no sistema de direção arruinou o show que Ott Tänak vinha dando na Sardegna. A direção danificada fez com que ele rodasse no estágio e depois se arrastasse até o final, perdendo mais de dois minutos e caindo para quinto na classificação. O único consolo foi que ele recuperou a liderança da série antes de uma pausa no meio da temporada com uma vantagem de quatro pontos sobre Sébastien Ogier, muito pouco diante do que poderia impor aos seus adversários diretos. Sordo, que marcou sua vitória anterior na Alemanha em 2013, ficou chocado com o recente drama. O desespero de Tänak em seu 100º rali mundial trouxe alegria para Teemu Suninen. O finlandês conquistou o segundo melhor lugar na sua carreira, ao lado do novo navegador Jarmo Lehtinen, ficando 13.7s atrás de Sordo. Sem dar atenção para os problemas alheios, Temmu Suninen conseguiu um brilhante segundo lugar para a M-Sport/Ford. O norueguês Andreas Mikkelsen venceu todos os quatro estágios de domingo para garantir o lugar final do pódio em outro i20, 18.9s atrás. Ele rebaixou Elfyn Evans por 0.9s na última especial, uma tarefa que ficou mais difícil, já que o galês recebeu 7.0s depois de ter sido atrasado na poeira de Kris Meeke na noite passada. Meeke recomeçou na frente de Evans depois de parar para trocar uma roda. Evans terminou quase um minuto à frente de Tänak, com Thierry Neuville completando os seis primeiros. Foi um final de semana decepcionante para o belga, que comemorou seu 31º aniversário hoje, acabou ganhando de presente os problemas de Tänak, que o mantiveram firmemente na luta pelo título, sete pontos atrás da liderança. Sébastien Ogier sofreu todos os problemas possíveis na etapa italiana. Bateu em duas pedras e quebrou duas suspensões. Esapekka Lappi terminou em sétimo lugar no Citroën C3, à frente de Meeke, com Kalle Rovanperä, vencedor do WRC 2 Pro, e Jan Kopecký a completar o ranking. Sébastien Ogier teve uma etapa cheia de problemas. Por duas vezes, ele bateu em pedras na beira da estrada e quebrou a suspensão do C3, mas ele voltou para ganhar quatro pontos de bônus do Wolf Power Stage e diminuir seu prejuízo. Pódio surpreendente e de alegria para Dani Sordo e a Hyundai. Daí foram todos para a água, como se faz, tradicionalmente, na Sardegna. O campeonato recomeça em mais uma etapa em estradas de cascalho, o Neste Rally da Finlândia, que será baseado em Jyväskylä, de 1 a 4 de agosto. Arrivederci, Redação do Rally.it |