Chegamos! Os competidores chegam à Alemanha para enfrentar um piso diferente depois de duas etapas no cascalho e com uma coisa em mente: é preciso parar Ott Tänak! Sem a necessidade “cumprir a punição” de abrir trilhas em meio a pisos de areia e pedras, no asfalto as coisas ficam menos cruéis para quem larga na frente, abrindo os trabalhos, na sexta-feira. Por isso, certamente, o líder do campeonato não usou a mesma estratégia da Córsega, quando depois de garantir os 25 pontos da vitória, tirou o pé e deixou que Ogier vencesse o Power Stage e tivesse que enfrentar as trilhas a desbravar. Uma nova vitória do estoniano é tudo que ele quer, tudo que o campeonato – como disputa – não precisa e tudo que seus adversários tentariam impedir. visão global • Mistura impressionante de asfalto apresenta trilhas acidentadas de “saca-rolhas”, estradas militares de várias superfícies assustadoras e pistas rápidas e suaves. As estradas de asfalto mais difíceis da temporada tornam-se ainda mais desafiadoras quando chove. E isso sempre acontece em algum momento... Estágios • Logo após a cerimônia de abertura da noite de quinta-feira em Bostalsee, os pilotos enfrentam o estágio de velocidade de St. Wendeler Land, promovido para o itinerário desde o abalo do ano passado. • A sexta-feira permanece inalterada a partir de 2018 e concentra-se nas vinhas de Mosel. Dois estágios repetidos entre as uvas, estreitos e cheios de curvas em gancho, são complementados por dois estágios complicados do circuito em Wadern-Weiskirchen. • Um novo conceito para sábado. Dois estágios repetidos nas estradas rurais de Saarland enchem a manhã, enquanto a tarde é toda sobre a temida área militar de Baumholder. • Mais de 100 km nas pistas de treinamento intimidadoras usadas para tanques Panzerplatte, dirigidas na direção oposta à do ano passado, apresentando o famoso salto Gina e as pedras de hinkelstein que quebram carros. • Voltamos às estradas de serviço da vinha no domingo para duas corridas nos estágios Grafschaft e Dhrontal, com vista para o rio Mosel... Estágio icônico • Um terrível estágio de motorista e máquina, as estradas de Panzerplatte provocam um calafrio na espinha. Eles têm tudo: voltas e reviravoltas tortuosas, asfalto rápido e suave, concreto áspero e quebrado além de pedras. Adicione os hinkelsteins à beira da estrada - projetados para manter os tanques na estrada - e há muito para prender os incautos. Desafio • Visto como o mais difícil dos encontros de asfalto no final da temporada. • Trabalhar eficientemente com as equipes de observação de segurança, que conduzem os estágios à frente dos concorrentes para fornecer informações atualizadas sobre as condições da estrada. • O clima imprevisível torna a escolha dos pneus complicada. • Evitar os “hinkelsteins” de Baumholder em estradas que podem ser poeirentas e escorregadias no seco e traiçoeiro no molhado. • As estradas das vinhas que serpenteiam pela paisagem de Mosel são difíceis para os freios. Configuração do carro • Suspensão de asfalto, com configurações baixas que proporcionam estabilidade e equilíbrio aprimorado. • Diferentes características da estrada no mesmo grupo de estágios significam que a configuração geralmente é um compromisso. • Borracha de composto duro disponível para condições quentes e secas, com opção suave para clima úmido ou frio. Um pneu para piso molhado está disponível em caso de chuva muito forte. Histórico de Eventos • Realizado pela primeira vez em 1982, o rally fazia parte do Campeonato Europeu. • Mudou-se para Trier em 2000 e ingressou na WRC em 2002. • A Citroën venceu todos os Rally Deutschland desde que entrou no WRC até 2014. Sébastien Loeb conquistou nove vitórias, sendo uma para Sébastien Ogier e Dani Sordo até Thierry Neuville, da Hyundai, subir ao pódio em 2014. Novidades para 2019 • O rally é mais longo e mais curto! Embora a distância competitiva tenha aumentado para 343,95 km, as seções de ligação foram reduzidas. • A cerimônia de início é realizada no pitoresco parque de serviços de Bostalsee pela primeira vez. • Os loops de manhã e tarde de sábado são separados. As estradas rurais são o foco inicial antes que os holofotes mudem para as trilhas militares à tarde. Principais Destaques • O parque de serviços Bostalsee. Ele oferece serviço de manhã e à noite, bem como visitas no meio da perna às sextas e sábados. Muito o que ver e fazer em uma localização deslumbrante. • Estágios militares Baumholder da tarde de sábado. Assim como os temíveis “hinkelsteins”, o salto Gina sempre se mostra espetacular com carros registrando vôos de 40 metros. • Os produtores de uvas devem se desesperar quando o WRC chegar à cidade. Fileiras de videiras são regularmente vítimas de motoristas ambiciosos, mas proporcionam vistas espetaculares. Shakedown O atual campeão mundial Sébastien Ogier venceu o líder do campeonato, Ott Tänak, para ser o mais rápido ao nascer do sol no ADAC Rally Deutschland na quinta-feira de manhã. Ogier, em seu Citroën C3, bateu o estoniano por um décimo de segundo no estágio de velocidade de 5,20 km em St Wendeler Land. O companheiro de equipe Esapekka Lappi empatou com Thierry Neuville, da Hyundai Motorsport, pela terceira vez, mais dois décimos atrás. Na manhã da quinta-feira, Sébastien Ogier andou rápido e fez a melhor passagem no Shakedown. O clima glorioso garantiu que as pistas do país estivessem secas e Tänak entrou rapidamente na pista para acelerar a corrida de abertura em seu Toyota Yaris. Ogier subiu para o topo da classificação em um décimo, enquanto os dois pilotos aceleravam o ritmo na segunda passagem. Tänak parecia ter garantido o melhor resultado com um tempo de 0.5s a menos de Ogier em sua terceira e última tentativa, antes que o francês o pegasse em um quarto passe adicional. O estoniano, que lidera o campeonato com 22 pontos sobre Ogier, ficou feliz por ter a oportunidade de se acostumar com as estradas de superfície seladas. Segundo mais rápido no Shakedown, Ott Tänak mostrou que não seria problema a mudança de piso do cascalho para o asfalto. Ele apontou os assustadores estágios da estrada militar Panzerplatte da tarde de sábado, que são dirigidos na direção oposta à usual, como potencialmente a chave para o evento de quatro dias. Teemu Suninen levou seu Ford Fiesta para o quinto mais rápido, a 0.9s do ritmo, com Dani Sordo em sexto, outro décimo atrás. Shakedown é treino e tem aquela coisa de que treino é uma coisa e corrida é outra. Com os cronômetros correndo para valer, Ott Tänak iniciou o rally da ADAC Deutschland na noite de quinta-feira, da mesma maneira que terminou Neste Neste Rally Finland há três semanas, estabelecendo o tempo mais rápido nos curtos testes de velocidade de elevação de cortinas para conquistar a liderança. Ele foi o mais rápido na etapa especial de St. Wendeler Land em seu Toyota Yaris para impor ao Hyundai i20 de Dani Sordo 0.8s. O campeão mundial Sébastien Ogier ficou em terceiro, um décimo atrás, no seu Citroën C3. Os pilotos sabiam bem o que fazer em todos os centímetros do estágio de pista do país o haviam realizado várias vezes no início de hoje em shakedown e apenas três segundos cobriram o top 10. As evidências de quão duro Tänak estava tentando era clara quando ele terminou com os dois espelhos retrovisores ausentes. A abertura dos trabalhos na quinta-feira tiveram o líder do campeonato, Ott Tänak, assumindo a liderança da disputa. Thierry Neuville ficou em quarto lugar em outro i20, um segundo fora, com os companheiros de equipe da Yaris, Kris Meeke e Jari-Matti Latvala, completando os seis primeiros. Esapekka Lappi foi o mais rápido na etapa intermediária, mas o finlandês deslizou seu C3 de lado em uma chicane e caiu para o oitavo. Andreas Mikkelsen foi um dos lugares mais atrás, depois de ter relaxado quando pensou erroneamente que tinha um furo no i20. O desafio pra valer começaria na sexta-feira com uma perna focada nas estradas estreitas e esburacadas do Mosel. Stein und Wein (19,44 km) e Mittelmosel (22,00 km) estão cheios de grampos de baixa velocidade e bem apertados antes que a ação mude para a difícil etapa da estrada rural em Wadern-Weiskirchen (9,27 km). Todos os três estágios são realizados duas vezes. A sexta-feira no Rally da Alemanha foi mesmo quente... literalmente! Em temperaturas de cozimento próximas de 30°C, Ott Tänak e Thierry Neuville despacharam a concorrência e abriram vantagem para os seus oponentes em estradas acidentadas e estreitas de vinhedos acima do rio Mosel e de pistas rurais no Sarre. O estoniano resistiu a um desafio determinado do rival do título mundial de rali da FIA, thierry neuville, para manter uma liderança estreita no ADAC Rally Deutschland na sexta-feira à noite. A sexta-feira apresentou uma emocionante disputa pela liderança e, no final do dia, Ott Tänak foi descansar na liderança. O líder do campeonato Tänak, perseguindo a quinta vitória da temporada em seu Toyota Yaris, venceu quatro dos seis testes de velocidade para liderar Neuville por 2,8 segundos após um duelo emocionante. O campeão mundial Sébastien Ogier ficou em terceiro no Citroën C3, a 22.1s da liderança. Tänak liderou após o teste de elevação de cortina da noite de quinta-feira, mas foi superado por Neuville no estágio de abertura desta manhã. Ele voltou à frente no estágio seguinte e, embora seu rival belga tenha diminuído a diferença quando os estágios foram repetidos, Tänak manteve uma vantagem estreita. Thierry Neuville foi líder por alguns estágios, andou forte e junto com Tänak, destacou-se do restante dos competidores. Neuville venceu o estágio de abertura do circuito nas duas ocasiões em seu Hyundai i20 e pouco Ogier poderia fazer para manter contato enquanto lutava com um Citroën C3 com problemas de dirigibilidade. Ele perdeu segundos valiosos depois de parar o motor e depois deslizar para um campo fora da pista. Kris Meeke e Dani Sordo foram pareados em uma batalha pela quarta posição. Meeke realizou a iniciativa o dia todo em seu Yaris, até que Sordo avançou no penúltimo estágio, apenas para que a caixa de câmbio do i20 engatasse em primeira marcha na etapa final. Ele perdeu quase um minuto e despencou para nono. Kris Meeke andou forte e venceu um duelo duro contra Dani Sordo na sexta-feira e mostrou a força da Toyota. Jari-Matti Latvala conseguiu subir para o quinto lugar em seu Yaris, apesar de ter entrado no campo, saindo da pista, no teste final e lutando para aperfeiçoar a frenagem. Ele estava a 2.2s de Meeke e a 12.2s de Andreas Mikkelsen em sexto. Mikkelsen, dirigindo um i20, lutou com a subviragem nas curvas, mas saiu à frente de um decepcionado Esapekka Lappi quando o finlandês girou seu C3. Gus Greensmith foi o oitavo no Ford Fiesta com Kalle Rovanperä, líder do WRC 2 Pro, completando a tabela de líderes atrás de Sordo. Teemu Suninen foi o único a abandonar, parando no início da etapa especial de abertura com falha do sistema “fly-by-wire” em seu Ford Fiesta. Mais rápido no Shakedown, Sébastien Ogier não conseguiu manter a performance e teve uma sexta-feira decepcionante. O sábado viria apresentar um ciclo duplo de dois testes de pista em Saarland antes que a ação mude para as estradas militares Panzerplatte intimidadoras de várias superfícies. Quatro estágios abrasivos, cheios de junções desajeitadas e revestidos por pedras de quebra de carros, elevam o total do dia para 157,92 km. Ott Tänak está a caminho da terceira vitória consecutiva no ADAC Rally Deutschland, depois de liderar uma varredura limpa entre os três primeiros lugares na noite de sábado. O estoniano, tentando ampliar sua liderança no Campeonato Mundial de Rally da FIA, encerrou a etapa mais longa do evento de asfalto de quatro dias com uma vantagem de 32.4s em seu Yaris sobre seu companheiro de equipe, Kris Meeke. Entre altos e baixos durante o dia Jari-Matti Latvala conseguiu ter um avanço na classificação geral, indo para 3°. Jari-Matti Latvala venceu uma manhã irregular para ficar em terceiro, a mais 9.4s, depois de um dia mais que perfeito para a fabricante japonesa. O deleite de Tänak contrastou com a decepção do rival do dia anterior, Thierry Neuville. Por um segundo dia, os dois duelaram no topo da tabela de classificação, nunca se dividiram por mais de um punhado de segundos nos quatro testes matinais da pista do país no Sarre. Apesar de ter parado brevemente o motor, Neuville alcançou a vantagem de 5,0 segundos depois de vencer duas etapas especiais. As assustadoras estradas de treinamento de tanques Baumholder com múltiplas superfícies foram previstas como um ponto crucial do rally e elas cumpriram essa previsão. Neuville teve um pneu furado no início da maratona de 41,17 km no teste Panzerplatte e perdeu quase 90 segundos, parando para substituí-lo. O dia começou disputado neste sábado, mas depois do problema com Neuville, Tänak ficou tranquilo na liderança. Com a pressão removida, Tänak diminuiu a passagem de Baumholder, a primeira ocasião em que ele conseguiu relaxar. Meeke e Latvala vieram fazendo boas performances, buscando um caminho para alcançar Sébastien Ogier, que continuou a lutar com o seu Citroën C3, terceiro, até a primeira passagem pelo Panzerplatte. Ambos revisaram o francês e Meeke aumentou a diferença sobre seu companheiro de equipe no estágio final. Dani Sordo se recuperou do problema da caixa de velocidades da noite passada e ficou em quarto lugar no i20. Ele estava quase 25 segundos à frente de Neuville, que perdeu mais tempo na etapa final quando rodou e desativou inadvertidamente o sistema de troca de marchas depois de pressionar um botão no carro. Desafortunadamente, Thierry Neuville teve um furo de pneu que o tirou da disputa pela vitória na manhã do sábado. Neuville ainda conseguiu ultrapassar o companheiro de equipe Andreas Mikkelsen, que terminou 2.1s atrás dele no sexto lugar, apesar de ter saído duas vezes da estrada. Esapekka Lappi foi o sétimo, apesar de um giro e uma aterrissagem pesada que quebrou o pára-brisas de seu C3. O dia de Ogier foi de mal a pior quando ele parou para trocar um pneu por um furo no estágio final, perdendo também cerca de 90 segundos e afundando para o oitavo. Gus Greensmith e Takamoto Katsuta completaram o top 10, embora Greensmith tenha perdido quase três minutos depois de acertar uma árvore. Mostrando que a Hyundai estava bem, Dani Sordo recuperou-se do problema de sexta-feira para assumir o 4° lugar. A perna final de domingo estava destinada a ocorrer nas vinhas de Mosel. Duas corridas em Grafshaft (28,06 km) e Dhrontal (11,69 km) totalizam 79,50 km, a segunda passagem por Dhrontal formando o ponto crucial de final de bônus como o Wolf Power Stage. O domingo na Alemanha estava prestes a ver – finalmente – uma prova de competência que por circunstâncias ainda não havia acontecido. O enbate de quatro dias foi disputado em trilhas acidentadas de vinhedos em Mosel, cansativas estradas de treinamento de tanques de várias superfícies e pistas suaves no interior do país de Saarland. Tänak ganhou controle na tarde do sábado, depois de um emocionante duelo com o rival Thierry Neuville terminar prematuramente, quando o belga parou para trocar um pneu furado no seu Hyundai i20. Com o regulamento no porta luvas, Tänak voou para a vitória, mas quase se complica no final com problemas de freios. O estoniano saiu do hotel com o regulamento debaixo do braço, colocou no porta luvas do carro e pilotou para vencer seu terceiro ADAC Rally Deutschland consecutivo na tarde de domingo e para dar outro grande passo em direção a um título de campeonato mundial de rally da FIA. Ele sobreviveu a um susto tardio e reivindicou sua quarta vitória em cinco etapas, levando a Toyota à sua primeira varredura limpa do pódio desde 1993 e a primeira no WRC desde esse rally há quatro anos. Com uma performance consistente e rápida, Kris Meeke garantiu o segundo lugar no Rally da Alemanha. Os problemas de freio do seu Toyota Yaris no penúltimo estágio de velocidade forçaram Tänak a dirigir com cautela pelo fechamento do Wolf Power Stage. Mas ele tinha o suficiente nas mãos para liderar Kris Meeke por 20.8s, com Jari-Matti Latvala, em terceiro, com mais 15.2s atrás. O estoniano aumentou sua vantagem no campeonato para 33 pontos, faltando quatro rodadas. Sua equipe, a Toyota Gazoo Racing, fechou a oito pontos da líder Hyundai Shell Mobis na classificação dos fabricantes após o seu 1-2-3. Completando a demonstração de força da Toyota, Jari-Matti Latvala fechou o pódio e o "barba, cabelo e bigode" japonês. Tänak admitiu que tinha sentimentos confusos depois de ser incapaz de atacar por pontos de bônus no teste final. Meeke e Latvala passaram pela etapa final entre as uvas Mosel, contentes em manter suas posições e garantir um resultado estelar para o fabricante japonês. Dani Sordo terminou a etapa em quarto, mas o espanhol sacrificou o lugar quando sofreu uma penalidade, deixando o serviço final atrasado para permitir que o companheiro de equipe Neuville subisse da quinta posição e ganhasse mais pontos no campeonato. Sordo, que foi o 4° no cronômetro, "arranjou" uma punição para favorecer Neuville no Campeonato. Lappi fez o mesmo para Ogier. Havia mais táticas de equipe por trás. Esapekka Lappi ficou em sexto, mas adotou a mesma estratégia que Sordo para permitir que o líder da equipe Citroën C3, Sébastien Ogier, subisse da oitava para a sétima. Lappi caiu dois lugares e Andreas Mikkelsen também lucrou ao herdar o sexto. Ogier e Lappi trabalharam para minimizar o prejuízo da decepcionante performance que o hexa campeão teve na Alemanha, de onde saiu com uma desvantagem de 40 pontos oara Tänak e 7 pontos para Neuville. Gus Greensmith e Takamoto Katsuta completaram o top 10. Foto história para a Toyota no pódio do WRC na Alemanha e a equipe japonesa encosta na Hyundai no campeonato de construtores. O campeonato, que tem Ott Tänak com 205 pontos, Thierry Neuville com 172, Sébastien Ogier 165, Kris Meeke 80 e Andreas Mikkelsen fechando o top5 com 79, volta a encarar o piso de cascalho no próximo mês para o Rally da Turquia, que acontece em Marmaris, de 12 a 15 de setembro. Arrivederci, Redação do Rally.it |