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Nobres do Grid - Hyperlink (Março/2010) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 27 February 2010 16:53

 

 

Os campeonatos estão começando, finalmente, depois de um longo, tenebroso e gelado inverno no hemisfério norte... foi neve pra papai Noel nenhum passar inveja, fala a verdade. 

 

Bom, por falar em neve, o primeiro rally do WRC foi justamente sob estas condições e, correndo no seu “habitat natural”, Mirko Hirvinen – que é finlandês – venceu o rally da Suécia, impondo-se sobre seu adversário do ano passado, o francês Sebastian Loeb.  

 

Correndo na neve, Hirvonen larga na frente no munial de Rally em 2010, prometendo vida dura para Sebastian Loeb. 

 

Loeb, que no ano passado flertou intensamente com a Fórmula 1 e que por conta disso quase perdeu o WRC no ano passado vai ter que correr muito se quiser recuperar o domínio da categoria, principalmente porque a equipe Ford contratou um segundo piloto bastante competitivo, o também finlandês Jarí-Matta Latvala. 

 

Não podemos deixar de registrar o excelente resultado obtido pelos Brasileiros Paulo 'Palmeirinha' Nobre e o navegador Edu Paula na categoria P-WRC, que terminaram a etapa em um belo 8º lugar, correndo numa superície que não encontram aqui no Brasil. Quem sabe, em um futuro breve, teremos uma dupla brasileira na categoria principal.

 

O WRC confirmou apenas 13 etapas para o campeonato deste ano e a Argentina perdeu a sua etapa este ano, apesar do sucesso que foi o “De Cá” (Dakar). 

 

O tetra campeão Jimmy Johnson não venceu na primeira, mas faturou a segunda prova do campeonato e vai dar trabalho... 

 

Outro campeonato que já começou foi o extenso torneio da NASCAR, com suas mais de 30 etapas, das quais duas já aconteceram: as Famosas 500 Milhas de Daytona e a 500 Milhas de Fontana, na Califórnia. 

 

Se na abertura os nomes mais famosos não chegaram nas primeiras posições, na segunda, o tetra campeão Jimmy Johnson tratou de mostrar autoridade e vencer a etapa. Contudo, o vencedor da prova de abertura Jamie McMurray e pole na segunda, parece prometer ser um sério adversário para o campeão. 

 

Agora, o MICO da coluna vai ficar por conta da interrupção da prova na abertura do campeonato, no “templo sagrado da NASCAR – Daytona” – por um inusitado e inacreditável buraco no asfalto que deixou os carros nos boxes por quase duas horas... se isso é num país de só brasileirinhos, seria o armagedon! 

 

Esse foi um mico colossal: O templo de Daytona com um buraco no asfalto. Se é aqui no Brasil seria um escândalo! 

 

Por falar nos nativos, o Piquet Jr. até que estreou bem correndo com as pickups, com um 6º lugar. Espero que ele se encontre como piloto e como pessoa correndo nos EUA e – quem sabe – dê a volta por cima na F1. Se o Zanardi conseguiu voltar, por que não ele? 

 

Como o trabalho anda me consumindo, vou dar uma aliviada na carga de trabalho da coluna. Ao invés de abraçar 20 categorias como no ano passado, vou me concentrar em umas 10, citando o que de importante acontecer nas outras. 

 

Enquanto algumas categorias já aceleram pra valer, outras estão em seus aprontos finais e nós estamos de olho.  

 

Em Curitiba, Cristiano da Matta e Dani Felix aceleraram fundo, preparando-se para a disputa do 1º sul americano de F. Truck. 

 

Curitiba foi palco de testes de pré temporada da Fórmula Truck e da minha categoria favorita, o mundial de carros de combate (WTCC). Aproveitando-me do convalescente Capitão – que parece ter arranjado uma enfermeira, terapeuta e motorista – pudemos cobrir COM EXCLUSIVIDADE os testes do mineiro Cristiano da Matta, que vai estrear nos brutos neste que será o primeiro campeonato continental da categoria e também da categoria FIA de carros de turismo, que conta com o brasileiro Augusto Farfus Jr. na equipe BMW. A equipe da marca alemã chegou uma semana antes para testes privados no Autódromo Internacional de Curitiba. 

 

A SEAT não terá equipe oficial este ano, mas apoiará fortemente as equipes privadas que utilizarão os carros com motor turbodiesel. A “baixa” da temporada mesmo é a ausência da Lada, que retirou-se do campeonato. Este ano, 20 pilotos já confirmaram inscrição e a lista de pilotos e equipes é: 

 

1   Gabriele Tarquini (ITA)    SEAT León 2.0 TDI   SR-Sport

2   Tom Coronel (NED)          SEAT León 2.0 TDI   SR-Sport

3   Tiago Monteiro (POR)      SEAT León 2.0 TDI   SR-Sport

4   Jordi Gené (ESP)               SEAT León 2.0 TDI   SR-Sport

5   Norbert Michelisz (HUN)  SEAT León 2.0 TDI  Zengö-Dension Team

6   Yvan Muller (FRA)           Chevrolet Cruze LT   Chevrolet

7   Robert Huff (GBR)            Chevrolet Cruze LT   Chevrolet

8   Alain Menu (SUI)              Chevrolet Cruze LT   Chevrolet

10 Augusto Farfus (BRA)       BMW 320si                BMW Team RBM

11 Andy Priaulx (GBR)           BMW 320si                BMW Team RBM

15 Franz Engstler (GER)        BMW 320si                Liqui Moly Team Engstler

16 Andrei Romanov (RUS)    BMW 320si                Liqui Moly Team Engstler

17 Michel Nykjær (DEN)        SEAT León 2.0 TDI   SUNRED Engineering

19 Harry Vaulkhard (GBR)    Chevrolet Lacetti       Bamboo-Engineering

20 Darryl O'Young (HKG)     Chevrolet Lacetti       Bamboo-Engineering

21 Mehdi Bennani (MAR)       BMW 320si                Wiechers-Sport Wiechers-Sport

23 Marin Čolak (CRO)            SEAT León 2.0 TFSI  Čolak Racing

24 Kristian Poulsen (DEN)      BMW 320si                Poulsen Motorsport

25 Sergio Hernández (ESP)     BMW 320si                Scuderia Proteam Motorsport

26 Stefano D'Aste (ITA)          BMW 320si                Scuderia Proteam Motorsport  

 

Esta semana, iremos a Interlagos para cobrir os testes pré temporada da Stock Cars e ver os novos carros, os novos motores, os pilotos em suas novas equipes. Alguns nomes de peso da categoria como Giuliano Losacco, Atila Abreu e Ricardo Sperafico ainda não confirmaram o no de suas equipes mas ambos contam com forte apoio de seus patrocinadores para alinhar no grid dia 28 de março, em Interlagos. 

 

Augusto Farfus Jr. e Andy Priaulx trabalharam duro por 3 dias em Curitiba, preparando-se para o mundial do WTCC. 

 

Por enquanto, temos de confirmados os seguintes pilotos nas respectivas equipes: 

 

A.Matheis Medley: Xandinho Negrão / Popó Bueno 

A.Matheis Red Bull: Cacá Bueno / Daniel Serra 

RC Eurofarma: Ricardo Maurício / Max Wilson 

RC Motorsport: Lico Kasemodel / Alceu Feldman  

Vogel Motorsport: Thiago Camilo 

Amir Nasr Racing: Claudio Ricci / Constantino Jr. 

JF Racing: Alan Helmeister / Julio Campos 

Officer Motorsport: Duda Pamplona / Felipe Maluhy 

Full Time Competições: Allam Khodair / Marcos Gomes 

Boettger:  Nonô Figueiredo / Valdeno Brito 

Itaipava Racing: David Muffato / Luciano Burti 

Corinthians Racing: Ricardo Zonta  

RC3 Bassani: Diego Nunes / Antônio Jorge Neto 

Agecom Hot Car: Antonio Pizzonia / Norberto Greese

Gramacho: Christian Fittipaldi / William Starostik

 

Na Fórmula Truck, até agora temos confirmados os seguintes times e pilotos para a abertura da temporada em Guaporé-RS 

ABF Mercedes: Wellington Cirino / Geraldo Piquet 

Mercedes ABF: Leandro Totti 

RM Volkswagen:  Felipe Giaffone / Renato Martins / Débora Rodrigues 

DF Ford:  Danilo Dirani / Andreson Toso 

ABF Ford: Gastón Mazzacane / Fabiano Brito 

IVECO: Cristiano da Matta / Beto Monteiro 

Scania: Leandro Reis / Zé Maria Reis 

MP Competições Scania: Pedro Muffato 

Volvo: Paulo Salustiano / Dilmar Bueno 

RVR Scania: Roberval Andrade 

Metalcaf Mercedes: José Cangueiro 

 

Ainda será possível confirmar mais alguns participantes - inclusive se a filha mais velha de Aurélio e Neusa Felix correrá - até o início da temporada, no próximo final de semana, em Guaporé – RS. 

 

Como sempre, deixando o mais quente para o final, vamos falar dos velozes e furiosos... 

 

A Fórmula Indy vai iniciar o campeonato de 2010 em terras brasileiras... que esperamos estarem firmes e SECAS! 

 

Os trabalhos para preparar o palco da Fórmula Indy segue em rítmo acelerado mara que no dia 13 os carros possam voar! 

 

O traçado desenhado nas cercanias do Anhembi – vai ser divertido os americanos pronunciando “Anhembi” na transmissão – ficou melhor do que a encomenda. Fizeram uma reta de 1,5 Km, maior do que a do circuito de Fuji, no Japão, que abrigou a Fórmula 1 recentemente, e com um grampo de quebrar pescoços no final que vai garantir ultrapassagens. 

 

O que ninguém pode garantir são as condições meteorológicas e o problema das chuvas excessivas não podem ser negligenciadas. Espero que dê tudo certo, o Carlo Gancia merece que o evento seja um grande sucesso e nós estamos na fita para estarmos lá. 

 

Se no mês passado eu coloquei a lista de quem já estaria confirmado para correr, já tivemos modificações. Enquanto alguns brasileiros conseguiram – ao menos – a chance de poder correr na prova de casa, caso da nossa menina de ouro, Bia Figueiredo, um piloto que era tido como certo – Mario Moraes – vê-se ameaçado de ficar de fora. Torçamos para ele. 

 

Quem está de volta à Indy, agora como chefe de equipe, é Gil DeFerran, ao lado do filho de Roger Penske – Jay – e Stephen Luczo e, ninguém se espante... o brasileiro é tão bom fora das pistas quanto foi dentro delas e logo a equipe Luczo-Dragon estará brigando por vitórias.  

 

Os donos da USF1 são ótimos para posar para as fotos... mas o carro não passa de uma obra de ficção e a equipe deve fechar. 

 

Como o papo é sobre “coisas da Ámerica”, não dá para não começar falando de Fórmula sem falar do papelão – ou seria pastelão – americano da USF1. 

 

Se um dia o amigo leitor brincou falando sobre o título de um filme chamado “A volta dos que não foram”, o filme americano seria “a ida dos que não vieram”. Se bem que eu prefiro dar uma de Obama e dizer: No, we can’t! Se em inglês ficar difícil, aquela máxima dos adversários do Brasil no futebol sul americano – Si, se puede – cai como uma luva para a Campos... No, no se puede! 

 

Deixando de lado meu lado poliglota, a confusão pré temporada ainda é um reflexo da guerra travada entre FIA e montadoras. No final, quem saiu perdendo foi o fã da Fórmula 1, com fortes suspeitas sobre uma tendenciosa decisão sobre quais seriam as equipes eleitas para entrar para a categoria (um suposto favorecimento a quem comprometeu-se a usar motores Cosworth – britânicos) acabou por revelar uma situação um tanto quanto vexatória e o risco de que tenhamos carros 3 ou 4 segundos mais lentos nas primeiras provas e, com a falta de testes durante a temporada, podendo esta situação durar todo o ano.  

 

Jose Ramón Carabante inpediu que a Campos "fosse para o brejo", mas avisou: precisa de pilotos pagantes para a equipe. 

 

A confusão ibérica, que teve no sócio minoritário o responsável pela Campos não ir para o brejo, tem um ponto, no mínimo, mal explicado: Jose Ramón Carabante avisou que “precisa de dinheiro dos pilotos” para que a equipe possa disputar o campeonato, o que coloca em risco – apesar de muitos sequer considerar a possibilidade – a posição de Bruno Senna, que assinou contrato com a Campos “sem colocar um tostão na equipe”... pelo menos segundo as fontes do piloto. Enquanto isso, os pilotos com “dinheiro para investir”, correm contra o tempo para agarrar as vagas restantes. 

 

O fato estranho de todo o contexto é que, apesar de confirmado na equipe desde o ano passado, nenhum anúncio de patrocínio ligado ao piloto brasileiro foi divulgado até o fechamento desta coluna... será que ninguém acha que vai ter retorno se investir em uma parceria com o nome Senna? Tem algo muito além da minha inocente capacidade de compreensão. 

 

Ainda sobre as novatas, tivemos também o “carro teórico” da Virgin, todo projetado por computadores e que não passou por túnel de vento... coincidência ou não, responsável por dois incidentes preocupantes (a perda de um pedaço da asa dianteira e uma batida sem explicação, por perda de aderência na traseira). Prefiro não lembrar de Roland Ratsemberger e da Simtek. 

 

Das equipes novatas, a Lotus foi a única que fez tudo como deve ser para a construção do seu carro... e a pintura ficou linda! 

 

O engraçado é que a equipe que, inicialmente, ninguém deu muito crédito e até houve demonstrações de desagravo pelo nome adotado “sem honrar sua história”, a Lotus “made in Malasya” fez tudo certinho, projetou o carro, fez teste em túnel de vento, contratou dois pilotos rodados (Truli e Kovaleinen) e, para completar, pintou o carro com as tradicionais cores que a equipe britânica usava dos anos 60. 

 

E como se não bastasse tudo isso, ainda temos uma equipe que não está inscrita – a Stefan Gran Prix – que, em teoria, tem carro, tem piloto, tem estrutura... e que agora pode acabar se fundindo com a inexistente USF1 para atender os anseios de todos os europeus de ver a Fórmula 1 conseguir fincar firmemente a bandeira em solo americano... mas muita pressão corrobora contra esta inverossímil fusão entre leite e vinho ou água e azeite. 

 

 

Zoran Stefanovich comprou todo o material da Toyota e quer correr a todo custo ainda este ano... mais um "Briatore" para a F1? 

 

Falando das equipes de verdade, depois de Valência e Jerez de la Frontera, o circo encontra-se em Barcelona e quanto mais voltas são dadas, mais interrogações surgem. Asas bigornas, difusores duplos, ou triplos, quantidades de combustível nos tanques durante os testes, uso ou não de lastros e obediência ao peso mínimo são algumas das questões mais fáceis de serem feitas... isso não quer dizer que são fáceis de serem respondidas.  

 

É certo que Ferrari e McLaren vem para disputar o título, a questão é como estarão as protagonistas do ano passado (Red Bull e Mercedes) para enfrentar as gigantes. 

 

Em alguns treinos, outras equipes mostraram estar andando rápido, como a BMW e a Williams, mas a resposta a estas perguntas só veremos em 12 de março, nos primeiros treinos oficiais no Bahrein. 

 

O encontro da Comissão da F1 em Paris, formada por equipes, promotores, fornecedores e patrocinadores, no início de fevereiro, aprovou a mudança na mudança no sistema de pontos — que passaria de 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1 para 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1 — na temporada 2010. Agora sim, o vencedor terá um ganho maior em relação ao ano passado.

 

As outras alterações no regulamento foram referentes aos pneus: agora, as equipes terão à disposição 11 jogos de pneus, e não 14, como anteriormente. O maior problema das equipes neste momento é convencer a Bridgestone a permanecer na categoria ao final do ano.  O difusor duplo, principal polêmica do campeonato de 2009, será mesmo proibido para 2011, que vai restringir o trabalho de aerodinâmica nos carros. Contudo, este ano é na base do Tim Maia... vale tudo!

 

McLaren, Mercedes, Red Bull e Ferrari parecem despontar como as protagonistas da temporada que se inicia em duas semanas. 

 

Além disso, foi confirmado na reunião que os pilotos da Sauber usarão os números 26 e 27 em 2010, e não 9 e 10, como a equipe reivindicou e que seria justo, uma vez que a Renault e a Mercedes mantiveram os números referentes a colocação no campeonato de 2009. Kamui Kobayashi será 26 e Pedro de la Rosa o 27. Caso fosse cumprido o protocolo, o carro da Meta (ex Campos) não poderiam usar os números 20 e 21 e Rubens Barrichello usaria o seu favorito de tempos de kart, o 11. 

 

Em tempos de megasena acumulada, façam suas apostas... os motores roncarão mais alto a partir de agora. 

 

Abraços, 

 

CBM

 

Last Updated ( Sunday, 28 February 2010 19:36 )