Chegamos! Entramos na reta final do campeonato mundial de rally de capa e galochas para enfrentar o quase sempre hostil clima britânico no país de Gales para essa que é a antipenúltima etapa do campeonato e com grandes expectativas depois do mau resultado do líder Ott Tänak na etapa passada. O rally no País de Gales sempre vem cercado de grandes expectativas sobre os pilotos britânicos, Kris Meeke e Elfyn Evans, principalmente este último, que é galês e conhece muito bem cada polegada quadrada do terreno onde serão disputadas as especiais. Enquanto o campeonato de pilotos está – em teoria – com um favorito, é bom lembrar que se em corridas de autódromos nada se define antes da bandeirada final, nas trilhas do Rally, isso se torna ainda mais complicado. Além da disputa entre os homens no caso das máquinas, o campeonato de montadoras está bastante disputado entre Hyundai e Toyota. Visão global • Estradas rápidas de cascalho em florestas remotas. O cenário de cartão postal no início do outono oferece uma fantástica variação de cores. O clima geralmente joga contra os competidores, pois a chuva e a neblina são tão prováveis quanto o sol quente de outubro. Estágios • Após o início da competição na quinta-feira à tarde, na orla marítima de Liverpool, o circuito de automobilismo de Oulton Park retorna pela primeira vez em 26 anos para sediar a etapa de abertura. • O primeiro dia inteiro de sexta-feira passa por nove estágios no norte do país de Gales, divididos em dois ciclos por serviço na cidade anfitriã Llandudno. Inclui um palco para fãs em cavernas de ardósia nas montanhas Snowdonia, enquanto o estágio final de Aberhirnant está “no escuro”. • O Super Sábado reúne quase metade da distância competitiva do rally nas florestas clássicas do meio do país de Gales e um estágio final de asfalto ao longo da orla marítima de Colwyn Bay. Os estágios Dyfi, Myherin e Sweet Lamb Hafren são realizados duas vezes. • A resistência está à frente com 152,50 km de ação em sete etapas e nenhuma oportunidade de serviço entre deixar Llandudno às 06h00 e retornar às 20h00. • O final de domingo estará de volta ao norte. Dois estágios florestais repetidos ao lado do reservatório Llyn Brenig são separados por uma etapa de asfalto em torno do icônico promontório Great Orme. Estágio icônico • Muitos candidatos, mas optamos pelo Myherin de sábado. Embora não seja a versão completa, o estágio de 23,54 km ainda é um clássico. Rápido e suave com curvas fluidas, apresenta uma seção espetacular alinhada com turbinas eólicas através de pântanos abertos e termina com uma descida rápida através de uma sequência de grampos de cabelo largos. Desafio • As trilhas em meio as árvores das florestas não são tecnicamente difíceis, mas são traiçoeiras em condições de lama. • Clima imprevisível pode trazer chuva e nevoeiro. • Aderência inconsistente e em constante mudança, pois manchas isoladas de lama podem prender os incautos. • Os toros empilhados bem perto da beira das estradas devem ser evitados a todo custo. • Evite danos ao carro no Super Sábado, pois não há serviço para fazer reparos até o final do dia. Configuração do carro • Suspensão de cascalho. • Pneus compostos médios e macios são as opções preferidas no outono britânico. Histórico de Eventos • Fundado em 1932, 341 competidores iniciaram o primeiro Royal Rally Club de Automobilismo. • A introdução de estradas na floresta em 1960 transformou a competição no que conhecemos hoje. • As rotas anteriormente incluíam loops em torno da Inglaterra, Escócia e País de Gales, mas o rally se baseia amplamente no país desde 2000. • O Millennium Stadium de Cardiff sediou o primeiro palco interno do WRC em 2005. • Este ano marca a 75ª edição do rally. Novidades para 2019 • O evento foi transferido de Deeside para o resort costeiro de Llandudno, que abriga o parque de serviços, o famoso palco Great Orme e a cerimônia de chegada. • Estágio de abertura da noite de quinta-feira em estradas de asfalto e cascalho no Oulton Park, que apresenta uma série de outras atrações (veja abaixo). • Etapa de Colwyn Bay, no asfalto de sábado à noite, que é o segundo de dois novos estágios. • O tradicional Power Stage de fechamento de rally, que oferece pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos, reverte para as estradas ao lado do reservatório de Brenig. Principais Destaques • Início da quinta-feira à tarde na histórica orla marítima de Liverpool, a primeira vez que a cidade sediou a “grande abertura”. • O estágio inicial em Oulton Park abriga uma enorme exibição de carros históricos de rally, como um Lanchester de 1932 a um carro de rally mundial Mini John Copper Works de 2011. Também estão alinhados programas de dublês, sessões de autógrafos com estrelas do WRC e unidades de exibição. • O estágio Slate Mountain de sexta-feira é realizado em um local bem conhecido pelos que buscam adenalina por suas aventuras subterrâneas e é o lar da primeira tirolesa para quatro pessoas na Europa. • Excelente vista na famosa arena de Sweet Lamb, no sábado, antes que os carros entrem na floresta adjacente de Hafren pelo resto do estágio. Os pilotos e navegadores fazem o estágio duas vezes. • O estágio de 2,40 km da noite de sábado, ao longo do passeio marítimo de Colwyn Bay, é a ponta de uma série de entretenimento na cidade. Aguçar o apetite são exibições aéreas deslumbrantes, supercarros exóticos, carros históricos de rally e uma série de atrações divertidas para crianças. • Estágio Great Orme de domingo em Llandudno. Um estágio espetacular que rastreia uma faixa torcida de asfalto que se agarra à superfície rochosa que circunda o promontório. A cidade também abriga o parque de serviços e o final da tarde de domingo. Shakedown. Kris Meeke deixou bem claras as suas intenções para o Wales Rally GB deste fim de semana, com o melhor tempo na etapa de shakedown da manhã de quinta-feira. Na rodada do WRC mais próxima de casa, o Ulsterman guiou seu Toyota Yaris pelo escorregadio estágio de estrada de cascalho de Gwydir, com 4,90 km, com o melhor tempo, a mais de um segundo de um grupo de cinco pilotos cobertos por três décimos. No shakedown, Kris Meeke em seu Toyota Yaris já dava mostras de que a desastrosa etapa anterior era página virada. Meeke e o herói da casa, Elfyn Evans, voltando após uma ausência em três provas com uma lesão nas costas, empataram o tempo mais rápido na primeira passagem nas pistas lamacentas. Meeke estabeleceu o tempo de referência em sua segunda de três corridas, pois a aderência melhorou um pouco e nunca foi alcançada. Evans, em seu Ford Fiesta, e os companheiros de equipe do Citroën C3, Esapekka Lappi e Sébastien Ogier, empataram pelo segundo tempo mais rápido. Eles estavam a 1.1s do ponto de referência de Meeke, enquanto Teemu Suninen completou os cinco primeiros em seu Fiesta, um décimo mais atrás. Fora do grupo líder, Thierry Neuville ficou em sexto, o belga a apenas 1.4s da marca de Meeke. Ott Tänak, líder do campeonato, perdeu 2.3s para o oitavo tempo de vantagem de seu companheiro de equipe. O herói da Hyundai, Craig Breen, foi o nono mais rápido, apesar de rodar e cair num barranco apertado no início de sua primeira passagem. Kris Meeke venceu o estágio de velocidade de abertura da noite de quinta-feira no Wales Rally GB, enquanto as fortes chuvas tornavam as condições traiçoeiras nas estradas de asfalto e cascalho no circuito de automobilismo de Oulton Park. Na abertura da competição, Kris Meeke mostrou que estava disposto a conquistar uma etapa em seus domínios. O Ulsterman, que foi o mais rápido no shakedown pela manhã, terminou a etapa especial de 3,58 km com uma vantagem de 2.1s em seu Toyota Yaris sobre o belga Thierry Neuville, ao volante de um Hyundai i20. Após a cerimônia de início da tarde em Liverpool, a abertura para a 12ª rodada do Campeonato Mundial de Rallies da FIA quase forneceu uma história de conto de fadas para Petter Solberg. O campeão mundial de 2003 e quatro vezes vencedor do GB, competindo em seu último rally antes da aposentadoria, ficou no topo da classificação por boa parte da noite em sua categoria de suporte, com um Volkswagen Polo R5, antes de ser superado por Meeke e Neuville. O norueguês de 44 anos terminou com 3.3s de desvantagem na terceira posição, 0.5s à frente do atual campeão Sébastien Ogier com seu Citroën C3. Andreas Mikkelsen, pilotando um i20, e Esapekka Lappi, em outro C3, completaram os seis primeiros. Foi um começo de pesadelo para o líder do campeonato Ott Tänak, que ficou em 12º lugar depois de perder quase 9 segundos para o companheiro de equipe, Meeke. Nada como um dia após o outro e isso também se aplica ao WRC, ainda mais em condições como as que costumam se apresentar na etapa britânica. Ott Tänak conquistou a liderança do Wales Rally GB do companheiro de equipe kris meeke nos quilômetros finais da segunda etapa de sexta-feira, após uma luta emocionante em clima tipicamente imprevisível. Na sexta-feira, com as difíceis condições que sempre se encontra no País de Gales, Tänak impôs-se aos adversários. O líder do Campeonato Mundial de Rallies da FIA superou seu colega Toyota Yaris na escuridão do estágio final de velocidade de Aberhirnant, para levar uma vantagem de 3.4s para a maratona que os aguarda no sábado. Meeke assumiu a liderança no estágio de abertura na noite da quinta-feira e apesar de não ter conseguido vencer nenhum dos nove estágios especiais de estradas de cascalho da sexta-feira no norte e no meio do país de Gales, o Ulsterman afastou uma série de desafiantes até o último estágio. Seu único problema foi um rodada depois de ultrapassar um hairpin. Kris Meeke bem que tentou e começou liderando, mas não conseguiu deter o avanço do companheiro de equipe. Ele também foi superado pelo campeão mundial Sébastien Ogier, o desafiante mais próximo de Tänak na emocionante batalha pelo título mundial de 2019, mas o trio principal está separado por apenas 3.6s. Tänak teve a sorte de permanecer na disputa depois de um problema com suas luzes auxiliares no penúltimo estágio enquanto o crepúsculo estava se transformando em escuridão total. Embora o rastro final do furacão Lorenzo não tenha trazido o clima extremo previsto, a chuva constante fez com que os trilhos de cascalho nas montanhas Snowdonia ficassem extremamente escorregadios e a aderência foi muito alta durante toda a manhã. Thierry Neuville, segundo na especial de abertura, manteve-se perto dos Toyota e na lúta pelo título. Quando o sol apareceu na parte da tarde, Ogier acelerou o ritmo no Citroën C3, subindo da quinta para segunda posição e representar uma presença sinistra atrás de Tänak em sua busca pela quinta vitória do GB em seis anos. Thierry Neuville, o terceiro piloto na luta pelo título, terminou em quarto lugar no Hyundai i20, a 4.8s atrás de Meeke. O belga não teve grandes problemas, mas uma confusão na seleção de pneus no meio da perna custou segundos valiosos na sessão vespertina. Os companheiros de equipe Andreas Mikkelsen e Craig Breen completaram os seis primeiros, a meio minuto da liderança. Os companheiros de equipe do Ford Fiesta, Teemu Suninen, Elfyn Evans e Pontus Tidemand, ficaram em sétimo, oitavo e nono. Suninen perdeu tempo em uma vala, enquanto Evans perdeu quase 45 segundos esta manhã depois de passar por um banco e danificar a suspensão traseira de seu carro. Depois da vitória na etapa anterior, o hexacampeão, Sébastien Ogier precisava superar Tänak a todo custo. O líder do WRC 2 Pro, Jan Kopecký, completou o top 10 em falta de Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi após falhas. Latvala chegou ao terceiro lugar antes de rolar seu Yaris com força e ele não recomeçará amanhã. Lappi colocou seu C3 em uma vala e não conseguiu recuperar a pista. O Super Sábado percorreria quase metade da distância competitiva do rally. Seis etapas do meio do país de Gales seriam seguidas por um estágio de fechamento ao longo do passeio marítimo de Colwyn Bay. A confiabilidade é fundamental, sem nenhum serviço depois que os concorrentes partissem de Llandudno às 05h40 até retornarem às quase 20h. O sábado amanheceu com aquele “típico clima britânico”, sendo um desafio a mais para pilotos e navegadores em um dia onde eles percorreriam mais de 150 km sem parque de serviço para reparar danos em seus carros. Ott Tänak conseguiu não apenas manter a liderança, mas abrir alguma vantagem para seus perseguidores no Wales Rally GB, sobretudo ante seus rivais na disputa pelo título do Campeonato do Mundo de FIA, Thierry Neuville e Sébastien Ogier. Para desespero dos adversários, Ott Tänak ampliou a liderança, que mesmo apertada, punha pressão nos adversários. A disputa pela vitória nas florestas úmidas, enlameadas e enevoadas do meio do país de Gales ecoou a batalha pela coroa mundial entre o trio, e Tänak teve que trabalhar duro para ganhar segundos vitais que estenderam sua liderança para 11.0s, com o final curto de domingo restante. Foi a primeira vez em três dias que o líder do rally alcançou uma diferença acima de 10s. É uma margem longe de ser confortável em pistas de cascalho enlameado, onde os níveis de aderência mudavam constantemente e com mais previsão de chuva para o dia final. Terceiro no campeonato, Neuville tinha que arriscar tudo para vencer no País de Gales e continuar vivo no campeonato. O líder do campeonato venceu apenas um dos sete testes de velocidade em 151,24 km, quase metade da distância competitiva total do rally. Mas sua consistência lhe permitiu aumentar sua vantagem de 3.4s da noite para o dia em que Neuville emergia como seu principal desafiante em segundo. O único problema do estoniano ocorreu quando o pára-choque traseiro foi arrancado do seu Toyota Yaris na parte da tarde, tornando quase impossível para Tänak ouvir as notas de ritmo do navegador, Martin Järveoja. Neuville subiu da quarta para a segunda posição em seu Hyundai i20, vencendo dois estágios e perdeu apenas 2.6s a Tänak durante o dia. Sébastien Ogier manteve a segunda posição no Citroën C3 pela manhã, apesar de ter atingido um banco na margem da trilha em uma das especiais. O francês não conseguiu se defender de Neuville, pois a superfície da estrada ficou mais polida e terminou 6.3s atrás, em terceiro. Ogier fez tudo o que foi possível e, assim como Neuville, superou Meeke, mas não alcançou Tänak. Kris Meeke, que liderou praticamente toda a sexta-feira, largou com 3.6s na liderança, mas não conseguiu reproduzir a mesma velocidade em estradas mais rápidas e mais largas em seu Yaris. Ele terminou 26.5s atrás do companheiro de equipe Tänak, mas em uma posição vital para pagar pontos pelo desafio do título dos fabricantes da Toyota Gazoo Racing. Andreas Mikkelsen venceu uma etapa no longo sábado para manter o quinto lugar em seu i20. O norueguês ficou sob forte pressão de Elfyn Evans, que venceu todas as três etapas da manhã em seu Ford Fiesta. O galês foi menos dominante na parte da tarde, mas estava apenas 4.5s à noite. O companheiro de equipe Teemu Suninen estava a mais de dois minutos atrás, depois de perder tempo, quando caiu da estrada e furou um pneu. Perder o divisor dianteiro do Fiesta mais tarde custou-lhe força aerodinâmica e mais tempo. Pontus Tidemand, Craig Breen e o líder do WRC 2 Pro, Kalle Rovanperä, completaram o placar. O piloto britânico não conseguiu acompanhar os líderes do campeonato e caiu para o 4° lugar ao final do sábado. Craig Breen perdeu cinco minutos depois de uma saída de trilha espetacular esta manhã, o irlandês culpando uma nota de ritmo otimista. Ele lutou durante o resto do dia com um para-brisa quebrado que atrapalhava a visibilidade. O final de domingo retornaria ao norte do país de Gales. Dois loops de dois estágios da floresta fazem um deles num piso de asfalto em torno do promontório rochoso de Great Orme, nos limites da cidade anfitriã Llandudno. Totalizando 38,42 km e o Wolf Power Stage final, que oferece pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos. Quando chegamos no domingo, é muito comum dizermos que o líder sai do hotel com o regulamento debaixo do braço e coloca no porta-luvas do carro antes de largar para as últimas especiais. Desta vez, duvidamos que Ott Tänak tenha feito isso. Com apenas 11 segundos de vantagem para o segundo colocado, Thierry Neuville e especiais difíceis pela frente, o estoniano não poderia descuidar. Com uma vantagem relativamente pequena, Ott Tänak não descuidou no domingo. Venceu o Rally e o Power Stage. E Ott Tänak não vacilou. Não deu chances aos adversários e conquistou uma vitória suada no Wales Rally GB na tarde de domingo para se deslocar a uma distância tocante de um título de campeão do Campeonato Mundial de Rallies da FIA. Sua quinta vitória nas últimas sete rodadas foi completada com o máximo de pontos de bônus do último Wolf Power Stage. Ele garantirá a coroa se vencer a penúltima rodada na Espanha no final deste mês. Seu sucesso com uma vantagem final de 10.9s esteve longe de ser fácil. As estradas na floresta enlameada no norte e no meio do país de Gales, chuva e nevoeiro fizeram com que o piloto da Toyota Yaris estivesse no seu melhor para afastar os rivais Thierry Neuville e Sébastien Ogier. Thierry Neuville fez tudo que estava a seu alcance, mas dos 11 segundos de desvantagem, só conseguiu tirar 1 décimo. Eles bateram nos calcanhares de Tänak depois que ele assumiu a liderança do companheiro de equipe Kris Meeke na noite de sexta-feira. Os estonianos os mantiveram afastados e a dupla ajudou a Toyota Gazoo Racing a reduzir a liderança no campeonato de fabricantes da Hyundai Motorsport para oito pontos. Neuville, sem vitória desde abril, emergiu como o desafiante mais próximo em seu Hyundai i20. Mas em um rally em que os intervalos de tempo eram pequenos, apesar das condições difíceis, o belga não conseguiu avançar no fechamento de quatro estágios de velocidade de domingo perto da base do rally em Llandudno. Depois do 3° lugar no País de Gales, Sébastien Ogier vê como remotas as possibilidades de título. Ogier terminou o pódio em um Citroën C3, mais 12.9s atrás. As esperanças do francês de um sétimo título consecutivo estão diminuindo. O WRC deixa a Grã Bretanha com Tänak liderando por 28 pontos, com um máximo de 60 disponíveis. Neuville está a 41 pontos da liderança. Meeke liderou o primeiro dia inteiro de sexta-feira em seu Yaris, mas não conseguiu reproduzir o mesmo ritmo no fim de semana. Ele terminou 11.8s atrás de Ogier e uma margem semelhante à da quinta colocação entre Elfyn Evans e Andreas Mikkelsen. Piloto do País de Gales, vencedor recente desta etapa, Elfyn Evans não conseguiu acompanhar o ritmo dos líderes. Evans não conseguiu repetir a performance de dominador do terreno e seguiu o norueguês na manhã de domingo, depois de danificar a suspensão do Ford Fiesta, quando correu largamente na curva rápida na sexta-feira. O galês, vencedor na Grã-Bretanha em 2017, cobrou de volta o pedido e rebaixou Mikkelsen por 9.6s. O companheiro de equipe Teemu Suninen não conseguiu reiniciar hoje, depois de danificar seu carro durante um acidente no sábado, deixando o terceiro Fiesta de Pontus Tidemand em sétimo. Craig Breen se recuperou de uma jogada espetacular para terminar em oitavo em outro i20. Ott Tänak conquistou a 5ª etapa no campeonato e aos seus adversários, só restava aplaudir. Kalle Rovanperä ficou em nono lugar no Skoda Fabia, resultado que garantiu o título mundial na categoria de suporte do WRC 2 Pro. O ex-campeão mundial Petter Solberg, quatro vezes vencedor do Rally GB, terminou em 10º e venceu o WRC 2 em um performance final emocional antes da aposentadoria. Os brasileiros Paulo Nobre e Gabriel Morales tiveram uma vida dura e terminaram em 22° na classificação geral, 8° no WRC2. O WRC se muda para a Espanha ainda este mês para a penúltima rodada e o único evento de superfície misto do ano. O RallyRACC Catalunya - Rally de España está sediado em Salou, de 24 a 27 de outubro). Arrivederci, Redação do Rally.it |