Chegamos! Esta é a última etapa a ser disputada na Europa e começou com a expectativa de se saber como Sébastien Ogier e Thierry Neuville trabalhariam para impedir que Ott Tänak conquistasse o campeonato com uma etapa de antecedência. A Hyundai jogou pesado. Além de colocar na competição o piloto local, Daniel Sordo, colocou também o enea campeão, Sébastien Loeb, deixando de fora o norueguês Andreas Mikkelsen para tentar trabalhar em equipe para impedir o avanço do estoniano. Quem chegou na Espanha mais perto do Líder foi o hexa campeão Sébastien Ogier, que costuma ter grandes performances em superfícies de asfalto como é a maior parte da distância a ser percorrida na costa dourada da Catalunha, que passou longe das convulsões políticas ao menos no ambiente do WRC. visão global • Rodada exclusiva do WRC como o único encontro de superfície mista do campeonato. As estradas de cascalho de velocidade média contrastam com o asfalto liso, rápido como se forre em um autódromo. As equipes trocam os carros de cascalho para especificação de asfalto após a etapa de abertura de sexta-feira. Estágios • Após a cerimônia de início da noite de quinta-feira à beira-mar em Salou, a disputa em piso de cascalho da sexta-feira segue para oeste e apresenta três estágios de manhã e à tarde e divididos por uma parada para serviço no parque temático PortAventura em Salou. • Horta - Bot é um novo nome, mas estradas familiares e é ensanduichada por Gandesa e La Fatarella - Vilalba, que foram pilotadas no ano passado. Este último, com 38,85 km o mais longo do fim de semana, inclui várias seções de asfalto e mudanças de superfície. • A segunda e terceira pernas são inteiramente em superfícies vedadas. O sábado viaja para o nordeste e usa estradas idênticas a 2018. Dois loops de três etapas são seguidos por um estágio favorito dos fãs na beira-mar de Salou. • O final de domingo contém duas voltas dos palcos Riudecanyes e La Mussara. Um serviço intermediário divide os loops. Estágio icônico • La Fatarella - Vilalba só foi conduzido pela primeira vez no ano passado, mas imediatamente se tornou o favorito. É “emprestado” 23 km do clássico estágio Terra Alta e é terrivelmente difícil. Mudanças constantes de cascalho para asfalto e motoristas de estradas ondulantes e pneus cansados, e quem domina a seção de superfície selada de 6,6 km até o ponto médio são decisivos. Desafio • Somente a superfície mista da temporada, quando dois dias de asfalto são misturados com um dia principalmente de cascalho. • Após a ação de sexta-feira, os mecânicos ocupam o centro do palco enquanto correm para converter seus carros da especificação de cascalho em asfalto em um serviço noturno mais longo do que o habitual para acomodar a mudança de superfície. • Os Pilotos devem adaptar rapidamente seu estilo de condução a uma mudança noturna na superfície da estrada. • O asfalto rápido, suave e abrangente é comparável a um circuito de corrida em suas características. Histórico de Eventos • Primeira disputa ocorreu em 1957 e incluída no Campeonato Europeu de 1975. • Entrou no WRC em 1991, quando era baseado na Costa Brava, em Lloret de Mar. • Mudou-se para Salou em 2002 e depois de ser um evento de asfalto puro, tornou-se um evento de superfície mista em 2010. • Sébastien Loeb dominou o rally, vencendo todos os anos entre 2005 e 2012. Configuração do carro • Instalação de asfalto e cascalho necessária para estradas mistas. • Pneus diferentes são necessários para as duas superfícies. • O asfalto é abrasivo e, se a temperatura estiver quente, os pilotos devem gerenciar o desgaste dos pneus com cuidado. Novidades para 2019 • A orla marítima de Salou oferece um cenário pitoresco para a cerimônia de abertura da noite de quinta-feira • O palco La Mussara de domingo não é usado desde 2014 e será conduzido na direção oposta do que foi há cinco anos atrás. A segunda passagem será o Wolf Power Stage, com pontos de bônus para os cinco principais pilotos. Principais Destaques • Salou - parte 1. Os agressivos, queremos dizer maus e mal-humorados, carros do WRC estarão alinhados em frente ao mar antes da cerimônia de início da noite de quinta-feira. Perfeito para ver de perto esses monstros de nova geração. Os pilotos do WRC vão encontrar fãs, assinar autógrafos e posar para fotos antes do início. Tire sua selfie! • Salou - parte 2. Dois dias depois, as estrelas e os carros estarão em ação na mesma área para um estágio técnico de rua de 2,24 km ao lado da praia, no sábado à noite. Começa na marina e segue em direção ao centro por estradas escorregadias de areia. • Espectate em La Fatarella - Vilalba na sexta-feira à tarde. Pneus sobrecarregados pelas constantes mudanças de cascalho para asfalto e vice-versa, e a perspectiva de altas temperaturas significam que a borracha pode estar em condições não tão boas para esta etapa final do dia. Entretenimento garantido. • Planejar uma viagem ao parque de serviços PortAventura, nos limites de Salou, é imperdível. Os carros são atendidos lá na sexta-feira, sábado e domingo e, quando você já viu o suficiente, uma visita às montanhas-russas no parque temático adjacente terminará o dia perfeito. Shakedown O estágio de velocidade Emprius de superfície mista de 2,00 km foi dividido em uma seção de cascalho de 1 km antes de concluir em estradas de superfície seladas, representando os trilhos de terra abertos para as pernas de sexta-feira que serão seguidos por dois dias de competição em superfície selada. O cascalho permaneceu molhado e lamacento após as tempestades da noite de terça-feira, que provocaram inundações em toda a cidade. Os tempos se tornaram progressivamente mais rápidos durante a manhã, enquanto o sol secava as estradas. Thierry Neuville foi o mais rápido durante a passagem de abertura em seu Hyundai i20, antes do companheiro de equipe Sordo ser o mais rápido na segunda passagem. Meeke estabeleceu o tempo de referência em sua terceira e última tentativa. No final, Kris Meeke venceu o herói da casa, Dani Sordo, com o melhor tempo no Rallyracc Catalunya - Rally de España, na manhã de quinta-feira, em Salou. Kriss Meeke foi, uma vez mais, o mais rápido no Shakedown, mostrando que a Toyota estava na briga pelo campeonato. O britânico, ao volante de seu Toyota Yaris, foi o mais rápido, superando em 0.3s da estrela espanhola Dani Sordo no estágio. O companheiro de equipe de Meeke, Jari-Matti Latvala, completou os três primeiros com mais 0.4s de desvantagem. Teemu Suninen ficou em quarto lugar no Ford Fiesta, à frente do jovem japonês Takamoto Katsuta. O líder do campeonato, Ott Tänak, que está tentando conquistar seu primeiro título mundial neste fim de semana, completou os seis primeiros em outro Yaris. O estoniano mostrava-se uma figura relaxada, apesar da agitação da mídia ao seu redor. Após a chuva torrencial, os organizadores permitiram que as equipes de observação de rotas dos concorrentes conduzissem os estágios de cascalho na quinta-feira de manhã para fornecer atualizações sobre as condições. O primeiro estágio, quase sempre disputado na noite da quinta-feira, foi substituído por uma festa de integração entre público e competidores, algo que certamente todos gostaram. De forma diferente, os trabalhos do Rally da Espanha na Catalunha começaram na manhã da sexta-feira e o piso de cascalho apresentou-se seco graças ao fim das chuvas e ao sol brilhando na costa dourada. Sébastien Ogier começou o dia na liderança antes de ter problemas e permitir que Thierry Neuville, o único outro piloto capaz de levantar a coroa, assumisse o primeiro lugar. Ele foi superado por Dani Sordo, que liderou três dos seis estágios, antes do final quando Sébastien Loeb o superou para se tornar o quarto líder do dia. Thierry Neuville chegou na Catalunha com a obrigação de vencer a etapa para tentar se manter vivo na luta pelo título. Com uma pilotagem segura, Neuville não cometeu erros, apesar de ter dificuldades com a visibilidade sob o sol da tarde. O belga precisa vencer este fim de semana, mas mesmo isso pode não ser suficiente para negar Tänak. Dani Sordo liderou Thierry Neuville por quase cinco segundos antes da etapa de encerramento. Ele ficou impotente para explicar um déficit de 20 segundos para Loeb durante o estágio e também ficou atrás de Neuville. O nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb conquistou a liderança do Rally RACC Catalunha - Rally de Espaha no final da etapa de abertura da sexta-feira, no dia em que Ott Tänak deu um grande passo em direção a seu primeiro título mundial. Loeb, o piloto de maior sucesso na história do Campeonato Mundial de Rally da FIA, superou seus companheiros da Hyundai, indo do terceiro ao primeiro lugar no estágio final de velocidade de estrada em cascalho para liderar um Hyundai i20 1-2-3. Ele ficou à frente de Thierry Neuville por 1.7s e com Dani Sordo mais 5.9s atrás. O nove vezes campeão, Sébastien Loeb, fez o seu papel no primeiro dia de competições e foi dormir lider da disputa. Kris Meeke ficou em quarto lugar, apesar de uma trégua nesta manhã, quando um solavanco jogou seu Yaris em duas rodas. O britânico ficou 5.4s atrás de Sordo e 8.7s à frente de Tänak, que poderia garantir o campeonato neste fim de semana. O líder do campeonato Tänak terminou em quinto no seu Toyota Yaris. Suas esperanças de título foram aumentadas quando o rival mais próximo Sébastien Ogier perdeu quase quatro minutos quando um tubo hidráulico se soltou em seu Citroën C3, deixando o francês sem direção hidráulica. Com uma postura tranquila e muito toco, Ott Tänak sabia que poderia definir o título na etapa da Catalunha. Jari-Matti Latvala melhorou ao longo do dia para chegar ao sexto lugar na etapa final, rebaixando Elfyn Evans, cujo Ford Fiesta terminou com um motor danificado. Teemu Suninen, Takamoto Katsuta e Mads Ostberg, líder do WRC 2 Pro, completaram o top 10. Ogier terminou em 17º e com as mãos empoladas depois de lutar com o carro em duas etapas sem direção hidráulica. Os reparos foram feitos durante o serviço no meio do dia, mas suas esperanças de garantir o sétimo título mundial consecutivo exigem um milagre. Foi um dia decepcionante para a Citroën Racing, pois o companheiro de equipe de Ogier, Esapekka Lappi, abandonou com problemas no motor. Ogier chegou na Espanha como vice líder do campeonato, mas viu seu mundo ruir com um grave problema de direção. As equipes tiveram um serviço prolongado na noite da sexta-feira com os mecânicos correndo contra o relógio para mudar os carros da configuração de cascalho para o asfalto e assim enfrentar a ação na superfície selada de amanhã. Os competidores enfrentariam dois ciclos de três estágios antes de um estágio especial ao longo da orla marítima de Salou. Os sete estágios totalizam 121,72 km. O sábado era um outro dia na vida dos pilotos do Rally da Catalunha, na Espanha. Depois de uma sexta-feira em meio ao cascalho, era hora de enfrentar uma realidade diferente e Thierry Neuville assumiu a liderança do RallyRACC Catalunya - Rally de Espanha na noite de sábado, em uma ousada tentativa de levar sua luta pelo título no Campeonato do Mundo de Rally FIA com Ott Tänak para a rodada final. Thietty Neuville foi o dominador do sábado, abrindo vantagem na liderança, mas com os olhos na disputa atrás de si. Ele terminou a penúltima perna com uma vantagem de 21.5s sobre o companheiro de equipe do Hyundai i20, Dani Sordo. O líder do campeonato, Tänak, está a apenas 3.1s atrás, depois de superar o i20 de Sébastien Loeb por 0.6s no estágio final de velocidade. Enquanto a liderança de Neuville parece confortável com apenas a perna curta de domingo restante, ele precisa contar com o esforço de seus companheiros de equipe para impedir o ataque de Tänak, que poderia garantir à Estônia sua primeira coroa mundial antes da rodada final do próximo mês na Austrália. Dani Sordo fez a sua parte no sábado, mantendo a Hyundai na liderança do rally com uma dobradinha. Depois que as equipes transformaram seus carros de cascalho em asfalto na noite anterior nos últimos dois dias, Neuville venceu os dois primeiros estágios de velocidade para superar Loeb, que se esforçou para reproduzir o ritmo que tinha nas estradas de terra da sexta-feira. O belga acrescentou mais um tempo mais rápido no estágio final para se colocar à beira da vitória. Isso pode se mostrar em vão se Tänak vencer Sordo e Loeb, o que significa que ele poderia garantir a coroa com pontos de bônus no encerramento do Wolf Power Stage de domingo. Tänak, pilotando seu Toyota Yaris, começou o dia em quinto e uma série de vitórias em quatro etapas permitiu que ele atacasse o trio Hyundai e poder terminar em segundo no domingo. No piso de asfalto, Ott Tänak apertou seu ritmo de corrida, subiu de 5° para 3° e viu o título ao alcance das mãos. O primeiro e o segundo lugar para a Hyundai Motorsport no final de Salou de amanhã aumentariam a liderança do campeonato dos fabricantes da seleção coreana sobre a Toyota Gazoo Racing. Jari-Matti Latvala foi o quinto em outro Yaris, o finlandês é uma engrenagem vital na disputa pelo título da Toyota depois que o companheiro de equipe Kris Meeke abandonou ainda na parte da manhã. Depois de superar Sordo jogando-o para a terceira posição, Meeke ficou perdeu o controle do carro em uma curva para a esquerda, bateu em uma barreira e arrancou a roda traseira. O finlandês sofreu com uma subviragem, mas ficou 22.4s à frente de um frustrado Elfyn Evans, que lutou por ritmo no seu Ford Fiesta. Teemu Suninen ficou em sétimo lugar em outro Fiesta, a quase três minutos de distância do Citroën C3 de Sébastien Ogier. Após a perda de tempo de ontem e com suas esperanças de título em frangalhos, Ogier se concentrou no trabalho de avançar estágio a estágio até chegar ao 8° lugar. Mads Ostberg, líder do WRC 2 Pro, e Eric Camilli, ponta-de-lança do WRC 2, completaram o top 10. Ogier fez milagre e subiu para 8°, mas estando muito longe dos líderes, precisaria de mais milagres no domingo. Esapekka Lappi não recomeçou após problemas no motor de seu C3, que o levaram a se aposentar ontem, provou ser terminal. Takamoto Katsuta, do Japão, diminuiu a ordem depois de arrastar-se pela manhã com problemas na caixa de câmbio em seu Yaris, caindo quase 20 minutos. A final de domingo seria a mais curta do rally, com 74,14 km. Dois estágios são realizados em Salou e o estágio final de La Mussara constitui o potencialmente crucial Wolf Power Stage, com pontos de bônus oferecidos aos cinco pilotos mais rápidos. O domingo amanheceu com dois desafios opostos a ter pela frente os pouco mais de 74km de disputa no Rally da Espanha, na Catalunha. Por um lado, Thierry Neuville precisava não apenas vencer a penúltima etapa do mundial, mas contar com seus companheiros de equipe para impedir o avanço de Ott Tänak e a conquista do título antecipado. Thierry Neuville fez o seu papel. Venceu o Rally, mas não conseguiu ser o mais rápido no Power Stage e o campeonato acabou. Neuville liderou desde a manhã de sábado em uma tentativa de manter vivo seu sonho de título. Sua terceira vitória da temporada, aliada ao pódio de Sordo, permitiu à Hyundai Motorsport ampliar a liderança do campeonato de fabricantes para 18 pontos sobre a Toyota Gazoo Racing. Para o campeonato de construtores, ainda há esperança, mas no de pilotos, Ott Tänak foi soberbo. O estoniano se tornou o primeiro competidor de seu país a vencer o Campeonato Mundial de Rally da FIA em um final tenso do RallyRACC da Catalunha - Rally de Espanha na tarde de domingo. Ele conquistou o segundo lugar na classificação final da competição após o fechamento para garantir a coroa com uma rodada de antecedência, terminando uma dominação francesa de 15 anos pelos pilotos mais bem-sucedidos do esporte, os Sébastiens Loeb e Ogier. Ott Tänak viu a chance da conquista ao seu alcance e mostrou porque foi o melhor piloto da temporada. É o primeiro título de pilotos da Toyota desde que Didier Auriol venceu em 1994 e segue o sucesso do campeonato de fabricantes da seleção japonesa no ano passado. Tänak iniciou o teste final de velocidade do asfalto em terceiro lugar. Ele precisava terminar no mínimo uma posição atrás do líder Thierry Neuville na fase final de pagamento de pontos para impedir que o belga levasse a luta para a final da Austrália no próximo mês. Ele não apenas superou o herói da casa, Dani Sordo, para conquistar o segundo lugar em seu Toyota Yaris e assim fazer explodirem as celebrações entre os fãs da Estônia como foi dominador do Power Stage. Tänak terminou 17.2s atrás do Hyundai i20 de Neuville, com Sordo, em outro i20, a apenas quatro décimos. Com uma postura e uma condução muito calma durante todo o único evento de superfície mista do campeonato, mas depois revelou o estresse que ele carregava. Neuville celebrou a vitória, mas certamente o champagne teve um gosto amargo nesta tarde de domingo na Catalunha. Como no sábado, Loeb lutou para andar pelas estradas de asfalto que fluem suavemente em Tarragona. Depois de liderar na noite de sexta-feira, o francês saiu da briga pelo pódio e terminou em quarto lugar em outro i20, 36.3s atrás do companheiro de equipe Sordo. Jari-Matti Latvala conquistou pontos sólidos para a Toyota em quinto. O finlandês terminou 6.0s atrás de Sordo e 14.0s à frente do Ford Fiesta de Elfyn Evans. Teemu Suninen também com um Ford Fiesta, apesar de uma rodada na etapa final, completou em 7°. A Toyota fez a festa pelo título entre os pilotos, mas ainda há o título de construtores em disputa. Este, mais difícil. O hexa campeão mundial, Sébastien Ogier, conseguiu se recuperar para o oitavo lugar no Citroën C3, que sobreviveu depois de problemas de direção hidráulica no dia da abertura, mas isso tirou suas chances de conquistar a sétima coroa. Mads Ostberg, vencedor do WRC 2 Pro, e Eric Camilli, vencedor do WRC 2, completaram o ranking. A temporada termina no Kennards Hire Rally Australia, de 14 a 17 de novembro. O evento de cascalho é baseado em Coffs Harbour, Nova Gales do Sul. Entre os pilotos, Tänak tem 263 pontos, seguido de Thierry Nauville com 227 e Sébastien Ogier 217. Entre os construtores a Hyundai tem 380 pontos, 18 a mais que a Toyota, com 362, algo difícil de tirar na Austrália. Arrivederci, Redação do Rally.it
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