Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Seis finalistas na briga pela Copa Truck PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 02 December 2019 23:05

Primeiramente vou comentar sobre as corridas, o que mais interessa às pessoas que gostam de automobilismo. No entanto, como também tem sua importância, darei umas informações sobre mudanças entre a cartolagem. As provas deste próximo domingo em Interlagos definem outro campeão, esse o mais importante da temporada da Copa Truck. Digo o mais importante e outro porque durante o ano vimos três campeões das quatro copas regionais: Beto Monteiro ganhou duas delas, André Marques a outra e Paulo Salustiano a última. Agora vai surgir o grande campeão de 2019.

 

Eles se classificaram para o que se denomina de a Grande Final. Basicamente é o seguinte: os seis pilotos que mais pontuaram durante o ano garantiram a chance de disputar o título. Todos os outros participam das corridas, brigam por posições e até pela vitória, mas os finalistas saem com pontos de vantagem. Beto Monteiro, vencedor de duas copas, lidera com 142 pontos, seguido por André Marques (128), Felipe Giaffone (118), Paulo Salustiano (112) e Roberval Andrade e Leandro Totti, ambos com 110. A essa pontuação eles somarão a que fizerem nas corridas e, quem tiver mais, claro, leva o título de 2019.

 

Entendida essa parte do regulamento, acredito que Beto Monteiro tem tudo para conquistar seu terceiro título com caminhões. Vamos combinar que os outros dois deste ano não valem e este, sim, entra para a história. Beto se encaixou muito bem com o caminhão Volkswagen depois de durante muitos anos correr com o Iveco. Ele ganhou metade das corridas da temporada, oito, e com a vantagem de pontos que adquiriu pode se dar ao luxo de correr com a calculadora colada no volante do caminhão. Em resumo: Beto, que cravou quatro poles e fez 11 pódios em 2019, é o favorito.

 

   Beto Monteiro tem uma larga vantagem para conseguir conquistar o título da temporada, mas não pode relaxar. (Foto: Copa Truck)

 

No entanto ele não pode dar sopa para o azar, pois André Marques é o segundo colocado na classificação geral, 14 pontos atrás dele. A regularidade é uma das marcas de André, que venceu uma das copas e ficou em terceiro em outras duas, mesmo depois de se recuperar de fratura numa das mãos num acidente neste ano. Em seguida vem Felipe Giaffone, o terceiro colocado e o maior ganhador de títulos com caminhões. Ele tem cinco conquistas: quatro na extinta Fórmula Truck e um na atual Copa Truck. Experiente, ele começou muito bem com o caminhão Iveco, depois de vitoriosas temporadas com o Volkswagen, mas caiu de produção. Pouco, mas caiu e tem 118 pontos, 24 a menos do que o líder.

 

Paulo Salustiano tinha tudo para fazer um excelente ano, mas uma série de problemas mecânicos o levaram a garantir a vaga para a Grande Final somente ao ganhar a última copa do ano. Salustiano é um piloto rápido e determinado, que terá pela frente o maior adversário que poderia ter: seu companheiro de equipe Beto Monteiro. Os dois correm com o Volkswagen pela RM Competições, de Renato Martins, que também estará no grid. Salu, que ganhou quatro corridas e chegou dez vezes ao pódio em 2019, precisará andar muito. Mas ele gosta disso!

 

Roberval Andrade, dono de três títulos com caminhões (dois na categoria anterior e foi o primeiro campeão na atual), e Leandro Totti, outro com uma conquista na F-Truck, desembarcam na Grande Final com 110 pontos cada um. Difícil para os dois pensarem em mais um título, pois têm 32 pontos a menos do que Beto Monteiro. Mas, e sempre existe o mas, nunca diga nunca, principalmente em automobilismo, onde vários componentes fazem parte da corrida, principalmente o imponderável! Ambos são experientes e guiam muito. Assim, mesmo que a desvantagem numérica seja grande, estão na disputa.

 

   Teria mesmo sido o "Monstro" Djalma Fogaça convidado a não levar seus caminhóes para Interlagos? (Foto: Copa Truck)

 

 

Segundo se comenta, em Interlagos serão 28 caminhões no grid. Número muito bom para o terceiro ano da Copa Truck, que busca maior profissionalização por parte de pilotos e equipes. Dizem na rádio peão que a equipe de Djalma Fogaça, gentilmente, foi convidada a ficar fora, pois pouco ou quase nada participa das corridas. Esse teria sido o argumento. Será verdade mesmo que pediram isso para o grande vencedor Fogaça? Triste.

 

Pilotos e equipes têm de aproveitar muito bem a passagem por Interlagos para buscar novos patrocinadores e manter os mais tradicionais, pois é na capital paulista que estão as maiores empresas do Brasil. Essa chance de fazer contatos e marketing de relacionamento não pode ser desperdiçada em hipótese alguma.

 

Quem acompanha este espaço sabe que tenho falado sobre a dificuldade da organização em cuidar de duas categorias, pois o empresário Carlos Col também administra a Stock Car. A partir desta prova, sua equipe será dividida. Col continua a dar mais atenção à Stock enquanto que Vanda Camacho, há muitos anos seu (ou seria sua?) braço direito fica com a Copa Truck. Col continuará atento aos acontecimentos e receberá todas as informações de sua representante e tomará as decisões, pelo menos foi o prometido. Quem sabe agora, com essa divisão de poder, ou de atribuições, as coisas caminhem melhor na Copa Truck. A Stock Car já divulgou seu calendário com 12 etapas e 21 corridas. O problema é que temos duas indefinições, a corrida de Campo Grande está como alternativa e a do dia 8 de novembro carece de confirmação de local.

 

Apesar dos problemas, saiu. Agora precisamos ver quando sairá o da Copa Truck. Tomara que logo, e com corridas na mesma praça com mais espaço entre as duas categorias. Não adianta economizar e deixar de ter bom público, como aconteceu nesta temporada. Espero que a lição tenha sido aprendida.

 

Em tempo: apesar de estar confirmada pela organização, lamentavelmente, permanece no site da Copa Truck a indefinição sobre a corrida deste domingo em Interlagos. O asterisco seguido do famigerado Sujeito a confirmação está lá desde o começo do ano. Inacreditável!

 

Milton Alves