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A Mágica do Alternador (2ª Parte) PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 11 January 2020 17:10

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Começo minha coluna – a primeira do ano – desejando um feliz ano novo a todos os nossos leitores. Estou escrevendo esse texto no voo de volta do Brasil para o Canadá. Fui recarregar as energias na minha amada Bahia, recompor o estoque de azeite de dendê e tomar banho de mar à temperatura ambiente.

 

Como prometi no ano passado, vamos continuar a falar da verdadeira usina de força dos nossos carros: os alternadores. De nada adiantaria termos uma bateria, geradora de energia, e um motor de combustão interna, com todos os seus cavalos de força, se não tivéssemos no meio do caminho o alternador, para converter a energia da bateria em energia para movimentar o motor.

 

Apenas para relembrar quem matou as aulas de Física na escola, não se preocupe, a gente relembra.  O alternador é um equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica. O que permite o movimento dos nossos carros, ou seja, o giro das rodas, é a energia mecânica que tem origem no processo de combustão que ocorre nos cilindros, mas esse não acontece se não tiver o alternador.

 

Como todo componente dos nossos veículos, os alternadores e seus equipamentos auxiliares podem sofrer com problemas e quando somos leigos, a melhor coisa a se fazer é lavar o carro para a sua concessionária onde foi feita a compra ou naquela oficina de sua completa confiança para diagnosticar o que estaria acontecendo e o que será necessário fazer. As vezes é um problema pequeno, as vezes pode ser preciso.

 

 

 

 É comum que um problema no alternador seja diagnosticado como problema na bateria do veículo e vice-versa. Afinal, ele serve justamente para carregar a bateria. Então, um defeito no alternador resultará em bateria mal carregada. Situação que poderá ser manifestada na dificuldade para dar a partida, em chiado na correia da serpentina, faróis queimando, etc.

 

Quando o alternador não funciona bem, a luz da bateria poderá acender no painel. Ou ficar piscando, indicando a necessidade de uma manutenção no equipamento. É claro que o mecânico deve checar também se os cabos da bateria estão limpos e bem conectados. Se não for constatado nada de errado aí, então, provavelmente o defeito é no alternador mesmo. E os principais problemas que podem ocorrer nele são:

 

Regulador de Voltagem

Quando o regulador de voltagem de um alternador está com defeito, é enviada uma carga excessiva à bateria do veículo. Assim, ocorre a sobrecarga, o que pode causar sérios danos aos equipamentos elétricos. O mecânico pode medir a carga do alternador na bateria com um multímetro. Quando ela está acima de 15 volts, provavelmente o regulador de tensão está com defeito.

 

Estator

 

 

 

Quando o alternador é submetido a um esforço muito grande, pode acontecer de o estator estragar. A origem desse problema pode ser uma bateria muito descarregada – por ficar um bom tempo com o som ligado e o motor desligado, por exemplo –, que faz o alternador trabalhar em excesso para compensar.

 

Mesa Retificadora de Diodos

Quando é feita a chamada chupeta – dar carga em uma bateria ligando-a a outra com cabos – de maneira incorreta ou ocorre um curto na bateria, pode ocorrer esse defeito.

 

 Rotor

Entre todos os componentes dos alternadores, as escovas estão entre os que mais sofrem desgaste. É justamente por causa delas que pode acontecer outro dano, com o coletor podendo danificar também, gerando um problema no rotor.

 

Rolamentos ruins

Rolamento é o componente que permite os componentes do alternador girarem sobre o eixo a partir da correia ligada ao motor para gerar a energia. Com o tempo, pode começar a ocorrer um atrito, danificando o estator, rotor ou até a mesa retificadora. Então, cuide para não acontecer de esses componentes serem trocados mas a origem do problema, os rolamentos ruins, continuarem lá.

 

Correia do Alternador

 

 

 

Entre os materiais com os quais a correia do alternador é fabricada está a borracha. Com o tempo, ela resseca e começa a sofrer pequenas rupturas em seus vincos, que se encaixam na polia. O que pode acontecer é essas rupturas aumentarem a ponto de romper. Quando isso acontece, até mesmo o funcionamento do motor pode ser comprometido. Mas a consequência mais certa é que o alternador vai parar de girar e, assim, não carregará a bateria, que em pouco tempo ficará completamente sem energia.

 

Excesso de Componentes Elétricos

Outra possível causa de defeito no regulador de voltagem ou em outros componentes do alternador é o desgaste provocado pela alta demanda de energia advinda dos componentes eletrônicos do veículo. Quando ele vem de fábrica, é claro que a quantidade de funcionalidades está de acordo com a amperagem que a bateria e o alternador estão aptos a fornecer.

 

O que acontece é que muita gente acaba instalando outros acessórios, como DVD, faróis de neblina, som de alta potência e outros. O resultado disso é que o alternador será obrigado a produzir mais energia do que o normal, o que pode resultar em danos.

 

Quando e Como Trocar o Alternador do Carro

Dependendo da extensão do problema, pode ser necessária a troca do alternador, algo que não é muito comum, mas que pode acontecer. É comum que pessoas que não têm grande conhecimento de mecânica perguntem com quantos quilômetros, ou de quanto em quanto tempo, devem ser trocados determinados componentes. No caso do alternador, não há como responder com um número exato ou aproximado quando ele deve ser trocado.

 

 

 

Para que você entenda melhor, tenha em mente que a manutenção dos componentes de um veículo nem sempre é preventiva. A manutenção preventiva ocorre quando uma atitude é tomada antes de qualquer sinal de problema ser constatado. O maior exemplo é a troca de óleo. Ela serve para que o sistema de lubrificação sempre cumpra o seu papel e não ocorram avarias no motor. Essa troca é periódica, conforme a indicação do fabricante.

 

Mas há também a manutenção corretiva, que é feita quando já são constatados defeitos nos equipamentos. E ainda a manutenção preditiva, que monitora sinais de desgaste para trocar peças antes que os defeitos aconteçam. É um meio termo entre a preventiva e corretiva. E quanto ao alternador? O ideal é que o estado de seus componentes seja conferido nas revisões periódicas do veículo.

 

 

 

Porém podemos dizer que dificilmente será necessário trocar o alternador por inteiro, mas sim uma das partes que apresentamos anteriormente. As escovas, por exemplo, que se desgastam com o tempo. O regulador de voltagem e os rolamentos também são itens que podem ter defeito isoladamente, assim como os sinais de desgaste na correia. Veja que são todos exemplos de problemas pontuais nos componentes, então, basta trocá-los em vez de comprar um alternador novo.

 

Mas a troca do alternador pode ser necessária, é claro. Apenas quando o rotor é queimado, situação em que é mais fácil adquirir uma peça inteira nova do que consertar esse componente.

 

Repetindo, é importante que o item seja conferido nas revisões do veículo. Pois ter a bateria descarregada com o carro em movimento é perigoso. A consequência pode ser superaquecimento do motor (devido a problema na bomba d’água) e problema na direção hidráulica.

 

Cuidados

O principal cuidado que o proprietário deve ter com o alternador de seu veículo é fazer as manutenções de que falamos até aqui.

 

 

 

Conferir se as correias, rolamentos, polias e regulador de tensão estão em boas condições, trocando-os quando necessário. Além disso, é importante fazer um uso racional da bateria. Primeiro, evitando deixar o veículo parado por muito tempo (mais de 20 dias). Isso porque os aparelhos eletrônicos ficam em stand by, consumindo lentamente a energia da bateria.

 

Ficar com o motor desligado e utilizar o som e outros aparelhos é pior ainda, pois a bateria será rapidamente descarregada. Quando fui na competição de tunning e som com meus filhos no ano passado, todos os “competidores” mantinham o motor funcionando enquanto exibiam suas luzes e decibéis.

 

Valor Médio do Alternador

O preço de um alternador automotivo pode variar bastante, de acordo com o fabricante e especificações que o veículo exige. É possível encontrar alternadores em lojas confiáveis por 650,00 a 2 mil reais.

 

 

 

Em sites de venda na internet é possível encontrar usuários que vendem por preços menores, mas recomendo sempre que a compra de qualquer coisa para seu carro seja feita em locais especializados e nunca se esqueça de se certificar de que o produto comprado é compatível com o seu veículo.

 

Escovas, ventoinhas, regulador de tensão, polias e rolamentos, o preço da manutenção cai bastante. Dificilmente qualquer uma dessas peças custará mais de 200 reais.

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça

 

  
Last Updated ( Friday, 03 January 2020 17:28 )