Depois de uma paradinha nos feriados de carnaval, aqui estou de volta. Aproveitando, como essa dita festa não tem nada a ver comigo, declaro a quem interessar possa que fiquei em casa sem, sequer, ver nada disso na televisão. Confesso que foi difícil, pois a todo o momento aparecia algo. Santo controle remoto! Mas vamos ao que interessa: automobilismo, que é o esporte que, semanalmente, me meto a besta de garranchar algumas linhas. Sempre critico a indefinição nos calendários da Stock Car e da Copa Truck, mas hoje também quero falar um pouco sobre os argentinos, um povo que, talvez até pela maior proximidade física com os gaúchos, também têm gasolina correndo nas veias. No entanto, pelos lados de lá da fronteira a coisa anda bem mais feia do que por aqui. E não falo somente em termos políticos e econômicos (eles estão quase no fundo do poço!), mas também na falta de organização do automobilismo, ou pelo menos em uma das inúmeras categorias. Se aqui pelo nossos lados a Truck conseguiu soltar seu calendário, pasmem!, no dia 20 de fevereiro, e a Stock fez vários acertos no seu na mesma época, lá na Argentina a coisa está pior ainda. Aqui a Stock mudou. Serão três etapas em Interlagos (31 de maio, 23 de agosto (Corrida do Milhão) e 13 de dezembro). Como imaginava, Campo Grande caiu. Cobri muitas corridas na capital do Mato Grosso do Sul e sempre teve problemas por lá. Ou era o antigo dono, ou o fuso horário ou a falta de investimento da Prefeitura que não constrói uma ligação interna para que não seja preciso passar pela estrada, dominada pela Polícia Rodoviária Federal, que fica à espreita para multar os motoristas. No entanto, como acontecia na Fórmula Truck, os militares sempre filavam a boia no restaurante. Saíam dali e iam para a estrada criar problemas para equipes e torcedores. Estranho isso! Destaque positivo é a prova de abertura com 200 km para os pilotos correrem em duplas. Interessante. No calendário da Copa Truck, não basta ter asteriscos... este ano tem até "asterisco dobrado"! Na Copa Truck, organizada pelo mesmo grupo empresarial, outras incertezas. No dia 18 de outubro a pista ainda carece de confirmação (quem sabe Goiânia?) e no dia 8 de novembro consta a pista de Curitiba, que sabidamente está abandonada e inadequada para receber uma categoria importante e profissional como a Truck. Será que Curitiba tem condições de segurança, especialmente para o público, para receber os caminhões? Sinceramente, tenho dúvidas. Outubro e novembro parecem ser meses complicados para o organizador das duas categorias, já que a Stock também está indefinida com a etapa do dia 8 de novembro. Além disso, no calendário oficial da Truck permanecem dois famigerados asteriscos (sempre ele!) em Tarumã e Campo Grande, com avisos de que precisam passar por vistoria e receber a homologação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Mais mudanças à vista? Calendário da Copa Truck: 5 de abril - Londrina - PR 26 de abril – Santa Cruz do Sul - RS 31 de maio – Interlagos - SP 21 de junho - Goiânia - GO 12 de julho - Tarumã - RS (*) 16 de agosto - Campo Grande – MS (*) 18 de outubro - Local a confirmar 8 de novembro – Curitiba - PR alternativa 13 de dezembro – Interlagos - SP * Autódromos sujeitos à vistoria de homologação da CBA A outra parte complicada desse texto - optei por chamar no título - é que as duas fábricas que estão na Stock Car não estarão no Salão do Automóvel deste ano. Nem a General Motors, líder de venda no mercado nacional, nem a Toyota mostrarão seus carros lá. Vale destacar que esse não é um caso isolado, pois, além das duas, outras 13 montadoras também estão fora: Peugeot, Citroën, BMW, Volvo, Hyundai, Jaguar, Land Rover, Mini, Lexus, Jac Motors, Mitsubishi, Suzuki, Kia Motors. Isso até agora, pois o presidente da Volkswagen disse que também não participará se o atual modelo for mantido. A coisa está feia! Calendário da Super TC2000 consegue ser bem pior. Jamais tentaria justificar um erro baseado em outro pior. É ruim e isso acontece muito na política, onde se ouve e lê, constantemente a frase: “Mas o outro presidente, governador, prefeito, também fez isso!” Argumento estúpido e usado por pessoas que não apresentam o pensamento correto de sempre tentar melhorar. Assim, recebi o calendário (mais do que generosidade chamar isso de calendário, pois chamaria de frágil rascunho) da temporada da Super TC2000, uma das grandes e badaladas categorias argentinas, um país que respira automobilismo, diferente do nosso. Na página do site da categoria argentina, o "asterisco" é substituido por um "a confirmar"... e tem até data faltando. O triste de se ver é que parece que os dirigentes de lá e de cá andaram fazendo cursinho de como não se elaborar um calendário. Certo, eles estão bem piores do que nós. E coloque pior nisso, pois enquanto a Copa Truck Vejam abaixo o pseudocalendário da TC2000. Repito que é mais do que bondoso chamar isso de calendário. Pode parecer brincadeira, mas não é. É sério! Das doze corridas só três têm autódromo confirmado. As três primeiras. As outras estão indefinidas. Inacreditável! Calendário STC2000: 22-3 - Zonda, San Juan 5-4 - Rosario 3-5 - Bahia Blanca 24-5 - A confirmar 7-6 - A confirmar 19-7 - A confirmar 7a carrera; fecha y lugar por confirmar 30-8 - A confirmar 20-9 - A confirmar 11-10 - A confirmar 1-11 - A confirmar 6-12 - A confirmar Pílulas: 1 - Apesar de estar um pouco distante o piloto Marcos Gomes merece parabéns pela conquista do título da Classe GT da Asian Le Mans Series. Na Tailândia, o filho do tetracampeão da Stock Car Paulo Gomes, correu em parceria com Liam Talbot e Tim Slade. Vale lembrar que Marquinhos foi o primeiro filho de campeão a conquistar a Stock Car. 2 - No pódio da categoria internacional estavam dois outros brasileiros: Daniel Serra, tricampeão da Stock Car, e Oswaldo Negri, piloto com consolidada carreira internacional. Eles ficaram com o terceiro lugar. 3 - Mantendo o foco ainda lá fora, outro ex-campeão da Stock Car, Felipe Fraga, também garantiu um importante cockpit para 2020. Ele vai guiar para a equipe oficial da Mercedes-Benz, a AKKA ASP Team, no GT World Challenge Europe. Brasileiros fazendo sucesso pelo mundo em carros de Turismo. Milton Alves |