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O filtro de ar dos nossos carro e o coronavírus PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Saturday, 11 April 2020 21:11

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Gente, acredito que como nós aqui no Canadá, vocês no Brasil estão no maior aperreio por causa do Coronavírus. Eu estou trabalhando em regime de “home Office” há mais de três semanas, com meus três filhos adolescentes dentro de casa. Pensem no aperreio.

 

Sair de casa só para ir no supermercado. As pessoas aqui tem sido muito conscientes e não estão fazendo estoques de guerra em casa. Ainda há o que se comprar e é aí que vou falar da minha coluna. Como é que as pessoas estão se cuidando da higiene dos seus carros?

 

Passar álcool gel no volante, na maçaneta, na manopla do câmbio a gente passa, mas agora tem aquela coisa que não tem álcool gel que dê jeito e que muita gente não cuida de manter limpo. O filtro de ar do carro, o do ar condicionado, ar quente ou do ventilador. Se o vírus a gente pode pegar no ar, ele tem que funcionar. O do seu carro está limpo?

 

O ar-condicionado dos carros é um sistema complexo composto por várias peças. Para encurtar a história, funciona assim: o motor do veículo gera energia elétrica. Essa energia ativa um sistema que captura o ar ambiente para direcioná-lo ao interior do carro após sua climatização – ar frio ou ar quente. O ar ambiente é repleto de impurezas, como microrganismos e fuligem. Por isso, para simplesmente não jogar toda poluição do ambiente para o interior do veículo, existe o filtro do ar-condicionado.

 

O filtro do ar condicionado.

 

Como o próprio nome já diz, o filtro do ar condicionado, também chamado de filtro de cabine ou antipólen, é responsável por filtrar o ar que circula no sistema de ar condicionado do carro. Criado originalmente para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado, o filtro de cabine (ou antipólen) é semelhante ao filtro de ar do motor.

 

   Em tempos de virus que podem ser transmitidos por via aérea, ter o filtro do ar condicionado do seu carro é importantíssimo.

 

Existem modelos que, além de papel especial, utiliza também carvão ativado, que aumenta a capacidade de reter odores indesejáveis. Mesmo com a recirculação desligada (com a captação de ar externa aberta), o filtro de cabine, especialmente o de carvão ativado, é suficiente para reter a maior parte do odor da fumaça de um caminhão desregulado que passe ao lado.

 

Além de manter o ar que respiramos em boas condições e evitar problemas de saúde, limpar o filtro do ar condicionado é muito importante para manter a eficácia do aparelho e prolongar sua vida útil. Com o sistema funcionando em boas condições o carro também economiza combustível. Isso porque o motor vai precisar trabalhar menos para gerar a energia necessária para alimenta o funcionamento do ar-condicionado.

 

Essa peça possui uma particularidade ignorada pela maioria dos motoristas. Diferentemente dos outros filtros, o de cabine não tem troca por prazo ou quilometragens preestabelecida. A durabilidade depende de onde o motorista circula. Se ele rodar sempre em vias urbanas com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se saturar em poucos meses.

 

  Dependendo do quanto é usado e do nível de poluição ou partículas susmensas por onde você anda, o filtro suja mais rápido.

 

Entupido, o filtro prejudica o funcionamento do ar-condicionado, reduz o fluxo de ar para a cabine e permite a proliferação de bactérias e fungos causadores de maus odores e até doenças respiratórias. E como saber a hora da troca? A questão é difícil de responder, mas há algumas dicas. Se o motorista está acostumado com um determinado tipo de ‘vento’ na posição 2 do ventilador e de repente precisa passar para a 3 ou 4 para ter o mesmo efeito, é um indício de saturação.

 

Certos odores que o motorista atribui a alguma sujeira que ficou impregnada no estofamento podem, na verdade, vir do filtro de cabine. Fazendo a troca, os maus odores desaparecem ou diminuem. Toda vez que o carro for para a manutenção, é aconselhável pedir para olhar o filtro de cabine.

 

A importância da manutenção e troca.

 

Trocar esse item do carro com frequência pode parecer algo supérfluo, uma besteira, mas não é. Hoje quase todo carro tem ar condicionado e a maioria dos motoristas não se preocupa em economizar esse recurso. O ar condicionado é usado com frequência e não é raro passar horas diariamente dentro do carro, respirando o ar que circula por esse sistema. Em grandes centros urbanos uma pessoa chega a ficar exposta ao ar condicionado por 40 horas em um mês. É tempo suficiente para gerar ou agravar problemas respiratórios. A qualidade de vida é afetada. Doenças como rinite alérgica, bronquite, asma ou qualquer doença respiratória, seja crônica ou aguda, ficam ainda mais suscetível a complicações.

 

  Tem gente com mais habilidade que tenta trocar ela mesma o filtro do seu carro ou mesmo dar um jato de ar pra limpá-lo.

 

Segundo os fabricantes, em ambientes urbanos os filtros de cabine deveriam ser trocados entre 6 meses a 1 ano de uso. Esse tempo pode variar, mas é uma boa prática ter esse prazo em mente para fazer uma averiguação periódica. Alguns indícios ajudam a saber se está na hora de trocar o filtro: a redução do fluxo de ar, a presença de cheiros desagradáveis e a poeira visível nas saídas de ar condicionado são fortes sinais.

 

Realizar a troca do filtro não é algo complicado. Basta substituir o antigo pelo novo e retirar o excesso de sujeira que possa existir no compartimento. Muito simples, não tem segredo. O problema é a localização, que varia de carro para carro. Encontrar o local do filtro pode ser tarefa difícil. Em muitos veículos ele fica num compartimento no interior do painel, com acesso através do porta-luvas.

 

  Em alguns modelos trocar o filtro de ar do carro é complicado. As vezes ele fica atrás do portaluvas, o que dá trabalho.

 

Em outros casos o filtro fica próximo do motor, só podendo ser acessado com o capô do carro aberto e com o auxílio de ferramentas. Nos carros que possuem filtro de cabine, a higienização é feita apenas com um spray bactericida aplicado nas saídas de ar. Já os veículos sem filtro exigem limpeza mecânica, o que significa desmontar parte do painel.

 

Se você se aventurou a fazer a verificação, há outro truque que ajuda a evitar maus odores. Mesmo com o filtro predominantemente limpo, pequenas manchas podem indicar a presença de colônias de bactérias. Nesse caso, faça a substituição da peça e aproveite para pedir uma higienização do sistema antes que os microrganismos proliferem pela tubulação.

 

  carros que tem o filtro dentro da cabine podem e devem ser higienizados. Existem produtos apropriados para isso.

 

Uma forma para aumentar a vida útil do filtro do ar de cabine procure utilizar o ar condicionado com o sistema de recirculação ligado. Dessa forma o sistema fecha a captação de ar do exterior do veículo, evitando assim um ar com mais impurezas. Além de aumentar a durabilidade do filtro, utilizar a recirculação ajuda na eficiência do ar-condicionado, climatizando o interior do veículo de forma muito mais rápida. Isso, porém, não vai deixar o seu filtro com tempo de vida eterno. Tem trocar ou pelo menos, se for possível, higienizar.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça

 

 

Last Updated ( Saturday, 21 March 2020 22:52 )