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E aí, assessoria, vamos melhorar a qualidade? PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 13 July 2020 21:16

E aê Galera... agora é comigo!

 

Como não escondo de ninguém, sou ligado nas coisas que acontecem no automobilismo nacional e depois que o Carranca resolveu chutar o balde, sobrou pra mim a tarefa de falar das categorias nacionais. O velha guarda falava muito de Stock Car e Copa Truck, mas eu pretendo expandir esse leque para falar também da Porsche Cup, do Brasileiro de Endurance e do Brasileiro de Turismo. Se der, também falarei da Copa HB20, Mercedes Challenge e Sprint Race. Só preciso de tempo e subsídios (informações). A parte do kart a gente deixa nas mãos do Boneco de Olinda e seja o que Deus quiser!

 

É justamente aí que a coisa se complica. Quando a gente recebe os releases, muitas vezes fica difícil extrair a notícia que o leitor precisa ler. O assessor de imprensa faz uma volta em torno do planeta terra para falar o obvio e quando a notícia não é boa, ele faz uma maquiagem daquelas que a mulherada usa lá na Argentina e no México, com uns três quilos de reboco e massa corrida pra tentar aliviar a barra do contratante.

 

Às vezes a quantidade de vaselina utilizada é tamanha (se fosse algo físico, eu recomendaria margarina, que também lubrifica, e eu faria um precinho camarada) que o mais importante, que é saber qual o resultado obtido pelo contratante, seja ele um piloto ou uma equipe, acaba mascarado pelo “reboco e a massa corrida”. É por essas coisas que o site não publica os releases da forma que eles veem para nós no mailing e tentamos extrair no meio do texto a informação que o leitor realmente quer ler.

 

 

 

É claro que a lógica do “reboco e massa corrida” não se aplica a todos da mesma forma. Mas o jornalista precisa ser realista e como assessor, assessorar o seu contratante a saber como lidar com a imprensa canibal, que se puder vai esquartejar o seu cliente com uma língua ferina e armadilhas nas palavras, mas também não pode querer achar que vendendo uma imagem imaculada vai encobrir as coisas que não deram certo em um final de semana, por exemplo. A crítica bem feita constrói... a menos que a empáfia do cliente seja maior que sua capacidade. Aí você, assessor, decide: vai ficar fazendo papel de bobo, de “capachão”, de “pedreiro” (fazendo reboco e massa corrida) ou vai ter amor próprio e fazer algo que não o mutile, o anule, o exponha ao ridículo.

 

Sessão Rivotril.

Sigamos com o bloquinho de receitas pirateado do Dr. Carranca.

 

- Na transmissão dos treinos para a Fórmula 1, ele, Sérgio Maurício, o Ligadíssimo Caprichoso, largou que a Stock, depois da tentativa frustrada de abrir o campeonato no final de semana dos dias 4 e 5 de julho em Cascavel. O narrador disse que estavam trabalhando para ter a abertura em Santa Cruz do Sul nos dias 18 e 19.

- Aí a gente vai no site da categoria e o que tem? Nada! Mas tem as redes sociais e a gente vai lá no Instagram e o que tem? Nada! Vão matar o Salomão Ayala!

- Mas sabe aquele site que "mata pilotos por antecedência"? Na ânsia de "dar o furo", na manhã dessa segunda-feira eles saíram publicando que não vai ter corrida porque a região de Santa Cruz do Sul tá com "bandeira vermelha" pra COVID 19. Esta tarde, pelo instagram, a assessoria de imprensa dizia que "ainda estava negociando"...

- Olhando o site da Stock Car, apesar de desatualizado, estão lá a grande maioria dos pilotos que disputarão o campeonato de 2020 (quando esse começar). Estamos em julho e não deu pra atualizar ainda?

- Se no da Stock tá assim, o Copa Truck – finalmente, aleluia – foi atualizado. Precisava a gente ficar enchendo o saco do assessor pra ele fazer isso? Não, né?

- Tirando a derrapada da “muié do dono”, o respeito aos protocolos de prevenção ao COVID19 foram mais respeitados na Copa Truck do que na F1.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

  
Last Updated ( Tuesday, 14 July 2020 10:38 )