E aê Galera... agora é comigo! Nesse final de semana tivemos três categorias com características bem distintas. É aquela coisa do “tem para todos os gostos e tem para todos os bolsos”. Uma coisa é certa: o único piloto pobre que eu tenho notícias foi o Roberto Pupo Moreno, que comeu o pão que o diabo amassou para chegar onde chegou. Perto dele, qualquer um é chorão de lenço de seda. Goiânia foi o palco de duas delas. Primeiro, destaques para os brutos da Copa Truck, que disputaram quatro corridas (duas no sábado e duas no domingo). No final das voltas percorridas, a história terminou do mesmo jeito que terminou em Cascavel, com Beto Monteiro conquistando o título da “Copa Goiás”, que teve 20 caminhões nos treinos, mas nem todos nas corridas. A esperada disputa entre os caminhões da VW e Mercedes não aconteceu de forma como foi em Cascavel. Os caminhões de de Beto Monteiro e Paulo Salustiano mostraram força no sábado e o pernambucano contou com mais um problema do companheiro de equipe para vencer sem problemas a primeira corrida. Na segunda, com os 8 primeiros invertidos, teve a ajuda (nem precisaria) de um enrosco na primeira curva para ganhar várias posições, depois assumiu a ponta e foi para o abraço! A segunda corrida teve “um caminhão de abandonos”. Apenas 6 caminhões completaram a prova. Beto Monteiro não deu chances aos adversários e faturou mais uma "Copa" na Copa Truck. (Foto: Divulgação Copa Truck) No domingo as coisas pareciam que seriam difíceis para os pilotos da VW, com Beto Monteiro e Paulo Salustiano largando na 7ª fila, mas foi só ter a largada que o pernambucano voou pra cima dos concorrentes para e se tivesse mais umas 2 voltas, venceria novamente. André Marques foi o vencedor, mas o homem show foi Roberval Andrade, que não venceu por uma queima de radar, obrigando-o a um Drive Thru, a mesma punição que tirou as chances de Paulo Salustiano. Mas o “Beato Salu” deu o troco na corrida 2 e venceu com autoridade, contando ainda com o abandono de Beto Monteiro, que não mudou em nada a classificação da Copa Truck em Goiânia. A grande novidade foi a “torcida drive in”! O autódromo goiano tem um anel externo, elevado, que cerca todo o circuito. O pessoal da Truck, parabéns para a Vanda (com V), vendeu ingressos para torcedores entrarem de carro, com 2 pessoas por carro. E não só isso: fizeram uma “visitação dos boxes” com direito a uma volta no circuito, com um carro de segurança à frente da fila. A Porsche foi criativa na sua forma de premiação, com os pilotos recebendo os troféus em cima dos carros. (Imagem Youtube) Em Interlagos, debaixo de chuva, a categoria de verdadeiros carros de corrida, a Porsche Cup fez sua segunda etapa, depois de ter feito a primeira em março. São duas categorias, a GT3 Cup e a Carrera Cup. Na primeira tempos um grupo de pilotos tipicamente “gentleman frivers”, mas na segunda, temos gente que acelera forte, com gente que já correu no exterior, na Stock Car e outras categorias, além de uns garotos (outros nem tanto) que preferem correr de Porsche do que de Cruze... e gastando bem menos! Miguel Paludo (ex-Truck Series da NASCAR) e Alceu Feldmann (Ex-Stock Car) venceram na Carrera Cup. Nelson Marcondes e Marco Billi venceram na GT3. O promotor da categoria, Dener Pires, que teve a visão de fazer no Brasil uma categoria nos mesmos moldes do que acontece na Europa deu mais um toque de criatividade, inventando o “pódio capota”, com os carros se posicionando na pista e os pilotos recebendo o troféu em cima dos carros. Além disso, eles também fizeram uma “torcida drive in”, mas como é categoria de gente rica, eles tiveram um “telão” de 5x20 metros para acompanhar todas as imagens que foram para o canal por assinatura e para a internet. Um grid equalizado e com 35 carros. Velocidade a "custos baixos" é a chave do sucesso da Copa HB20 (Foto: Divulgação HB20) A um custo de operação bem mais modesto, a categoria “one team modo econômica”, a HB20 fez as preliminares da Copa Truck em Goiânia e assim como na Porsche, temos no grid de mais de 30 carros (35 pra ser exato) e pilotos que já disputaram a Stock Car, Stock Light, entre outras, como Rafael Abate, André Bragantini e Beto Cavaleiro, para citar alguns, mostrando o sucesso da categoria monomarca, que também é dirigida por uma mulher, Camila Maluf. Sessão Rivotril. Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana. - Com o Dr. Smith na pista, tivemos um alívio nas transmissões e com nosso Ligadíssimo Caprichoso indo fazer a Copa Truck em Goiânia, o canal que transmite os treinos estrearam o narrador da NBA nos treinos da F1... e o cara mandou bem! Dá pra tirar o narrador de futebol do domingo? - Alguém precisa explicar para o Nhonho que a turbina não é a causa de todos os males dos caminhões e que a turbina não tem óleo... um dia ele chega lá! - É impressionante como é difícil contar pneu de caminhão. Um diz que são 8, outro diz que são quatro... vou dar a dica: são SEIS! - A Porsche tem uma “oficina de lanternagem” nos boxes pra recuperar os carros entre uma corrida e outra. A HB20 também tem. O faturamento deve ser alto e na Porsche então... a fatura é em euros! - Eu quero o “anjo da guarda” do Valentino Rossi! - Beato Salu deu uma moral para o patrão, Renato Martins, depois de ganhar a última corrida da Copa Truck. Isso sim é “vestir o macacão” da empresa. - No próximo final de semana vai ter corrida do milhão na Stock Car em Interlagos... com largada às 10:13 da manhã! Como não vai ter público nas arquibancadas, pra TV tá bom. Vai ter também uma prova no sábado... às 11:00! Felicidades e velocidade, Paulo Alencar |