E aê Galera... agora é comigo! Se tem uma coisa que eu vou aplaudir sempre é o trabalho de gente inteligente e o aplauso desta semana vai para o Thiago Marques e sua deliciosa categoria, a Sprint Race. A partir deste ano, a GT Sprint Race, com o lançamento de uma proposta nova, uma bolha irada sobre seu chassi tubular, com o piloto ficando em posição central e bolhas que lembram o GM Camaro e o Ford Mustang. Uma proposta bem mais barata que a Stock Light e que pode preparar quem tiver talento (e dinheiro) para um dia se aventurar na Stock Car. A última corrida foi estrategicamente adiada em uma semana, deixando de coincidir com o final de semana da Stock Car, que fez uma rodada dupla, com uma corrida no sábado e outra no domingo, sendo esta última a corrida do milhão. Concorrer pra que? Durante anos a outrora Fórmula Truck e a Stock Car se canibalizaram com datas encavaladas, atrapalhando seus patrocinadores, disputando espaço na TV, potencialmente diminuindo a presença de público nos autódromos. Coisa de gente vaidosa e burra! Como tem convidado pilotos para participar sua categoria – Thiago Camilo já esteve em duas etapas – o que atrai mídia, expõe patrocinadores e desafia os pilotos a dar um pouco mais de si para tentar derrotar “o piloto figurão da Stock Car” e outros pilotos de grande nível, como os irmãos Sperafico que também estão acelerando na categoria. A disputa desta vez teve como palco o belo e exclusivo Velocittà, autódromo que fica na propriedade do empresário Eduardo Souza Ramos e que só faltava ter uma reta decente para ser uma daquelas pistas dos sonhos. No mais é tudo limpinho, arrumadinho, pintadinho... nem parece um autódromo brasileiro. Ali não falta nada nunca e emoção também não faltou nas duas corridas, ambas disputadas no sábado. Com 20 carros no grid, a GT Sprint Race se consolida como uma grande categoria de turismo para quem sonha em voos mais altos. Tendo que se virar pra tentar ganhar posições nas corridas, não faltaram toques, porta com porta lixando pinturas e adesivagens... e mesmo alguns “toques mais pesados”, com direito a capôs arrancados, danos generalizados, entrada do Safety Car, piloto irritado com piloto... Coisas de corrida. Thiago Camilo venceu a primeira corrida, disputada na parte da manhã, com Ricardo Sperafico chegando em segundo e Eduardo Trindade em terceiro. Na Corrida 2, Thiago deu lugar a Beto Cavaleiro, enquanto (pelo menos é o que dizem) trocaram o Ricardo pelo Rodrigo Sperafico (eu nunca consegui distinguir os dois e muita gente não conseguiu na carreira dos dois. Inclusive tem uns “causos” divertidos sobre isso). Os três primeiros foram Gerson Campos, Marcelo Henriques e Rodrigo Sperafico. O bom e o melhor de tudo é que tivemos duas ótimas corridas, com uma ótima narração do competente Luc Monteiro, que “não inventa” na transmissão e que divide bem o espaço da cabine com o comentarista, coisa que tem muita gente por aí, que mesmo com décadas de trabalho, não aprendeu até hoje. Vida longa, sucesso e que o grid da GT Sprint Race possa crescer cada vez mais. Sessão Rivotril. Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana. - Mascarada pela categoria principal, a Stock Light tem um grid pequeno em relação ao ano passado, mas tem qualidade, pilotos com experiência internacional e que merecem mais visibilidade. Que tal falarem deles nas transmissões da categoria principal? - Na transmissão veio a explicação da minha cobrança na etapa passada pelo giroflex no carro de segurança. É um carro histórico, um Camaro 1978 e tal... mas será que não dá pra prender o giroflex sem furar a capota, com adesivo. Essa bandeirinha na janela é muito pra baixo? - Eu tô devendo um abraço no Zezinho! Alertado pelo ‘Falcon’, nosso colunista de ação na coluna “Radar”, que fala da molecada correndo no exterior, o paranaense correu no fechamento da F4 italiana. No futebol não ganhamos mais nada com os “nomes compostos”, sem Mané, Tostão, Pelé, Vavá... o automobilismo tem que ter Zezinho também. #acelerazezinho #tamojunto - Não dá pra não falar da saída da Globo da F1. Como li outro dia, “ruim com ela, pior sem ela”. Eu vou xingar quem na narração? Quem vai chamar o Gasly de Gascoine? E o “Dr. Smith”? Tiraram o cara da Band pra comentar Stock? Na Indy ele não viajava na maionese. - Já que puxei o assinto, agradeço ao cara do ponto que enfiou o pé no breque do “narrador de futebol” e mandou ele deixar o “Dr. Smith” comentar a parte técnica. Não foi nenhuma Brastemp, mas com certeza foi melhor! - Voltando ao cenário das categorias nacionais, Renato Martins segue se recuperando depois do susto que deu na gente. Força Renatão... queremos te ver acelerando ainda este ano. - Thiago Camilo, que venceu duas vezes na GT Sprint Race tá usando a categoria pra desinchar a cabeça... o gaúcho Cesar Ramos tá deixando o homem de cabeça inchada na Stock Car. - E aê, assessoria, já tem datas para as próximas corridas da Copa Truck e Stock Car? Ou vão perguntar “quem matou Salomão Ayala”? Mistério... Felicidades e velocidade, Paulo Alencar |