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WRC Estonia: Tänak vence e encosta nos líderes PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 06 September 2020 20:18

Chegamos! Na verdade, voltamos!

 

Esta é a estreia no WRC após sediar o evento promocional do WRC em 2019. Estradas de cascalho rápidas com muito acidentadas e proporcionando belos saltos são combinadas com seções mais técnicas em estradas em meio a florestas, largas e estreitas. Este vai ser o maior evento de automobilismo dos países bálticos.

 

Após quase seis meses desde que a pandemia do Coronavirus interrompeu o campeonato depois da terceira rodada no México. Um calendário revisado começou no estado Báltico, que tem a honra de sediar o 600º evento do WRC desde seu início em 1973.

 

A Estônia se torna o 33º país a receber uma rodada do WRC e o rally opera sob protocolos estritos para garantir um reinício seguro. Distanciamento social, testes pré-evento obrigatórios, o uso de coberturas faciais e a criação de grupos de equipes foram introduzidos para limitar o risco Covid-19.

 

 

 

História

·         O rally nasceu quando o ex-co-piloto Silver Kütt, o piloto Urmo Aava e o mentor do marketing Tarmo Hõbe tiveram a ideia para o Rally da Estônia. Realizado pela primeira vez em 2010, quando o herói da casa Markko Märtin venceu, sediou o Campeonato Europeu por três anos, entre 2014 e 2016.

·         Tornou-se popular entre as equipes de fabricantes que se preparavam para o WRC na Finlândia em estradas semelhantes.

·         Em 2019 foi premiado com o status de evento promocional do WRC

·         O campeão mundial e favorito da Estônia Ott Tänak lidera a lista de honra com três vitórias em nove edições.

 

 Estágios

·         Centrado em torno de Otepää no sul da Estônia, considerada a capital de inverno do país. Otepää significa 'Cabeça de Ott' no dialeto da Estônia do Sul. O Sr. Tänak deve se sentir em casa então...

·         A competição começa na noite de sexta-feira com a curta etapa de Tartu (1,28 km) ao lado do parque de serviços Raadi.

·         O sábado apresenta bem mais da metade da distância competitiva do rally com 146,40 km de ação. Começa com a etapa mais longa do fim de semana, Prangli (20,23 km), seguida por Kanepi. Otepää, Mäeküla e Elva encerram a manhã e todos os cinco estágios são repetidos após o serviço.

·         O domingo segue um formato semelhante. As primeiras etapas da manhã em Arula, Kaagvere e Kambja são repetidas, com a última formando o Wolf Power Stage de encerramento do rally.

·         Os 17 estágios cobrem 232,64 km.

 

 

 

Servicepark

·         Baseado no Museu Nacional da Estônia no campo de aviação Raadi de Tartu. O museu rastreia a história, vida e tradições dos habitantes do país.

 

Desafio

·         Estradas de cascalho super rápidas, suaves e técnicas, com inúmeros saltos, exigem precisão de nota de ritmo preciso. Nesse ritmo, não há margem para erros.

·         Muitos pilotos e navegadores não têm experiência nas etapas da Estônia e devem preparar anotações em uma folha de papel em branco.

·         A velocidade. A última vez que os pilotos do WRC encontraram estradas tão rápidas foi há mais de um ano no Neste Rally Finlândia 2019.

·         “Ferrugem”. Os competidores estarão longe das competições do WRC por quase seis meses, mas devem se reaquecer rapidamente.

 

Especificações do carro

·         Suspensão de cascalho.

·         As estradas de cascalho compactadas significam que pneus de composto médio serão a escolha do modelo, mas borracha de composto macio também está disponível.

 

 

 

O que é novo para 2020

·         Tudo no que diz respeito ao WRC. É a primeira vez que a Estônia participa do campeonato e o país se torna a 33ª nação a receber uma rodada do campeonato desde o início da série em 1973.

 

Destaques principais

·         A oportunidade para os fãs da Estônia assistirem o campeão mundial Ott Tänak competindo em casa no WRC.

·         Os fãs irão para o teste Otepää no sábado para assistir ao salto espetacular de Alaküla. A boa notícia para os amantes dos high-flyers é que a prova é feita pela manhã e novamente à tarde.

 

Shakedown.

Décimos de segundo dividiram os pilotos líderes no Shakedown em Abissaare com seus 6,23 km, até que o campeão mundial se afastou em suas duas últimas passagens. Ott Tänak quebrou os cronômetros e acabou terminando 1.4s mais rápido do que qualquer outro.

 

O tempo do estoniano confirmou a sua condição de favorito do pré-evento para esta quarta etapa do Campeonato do Mundo de Rally da FIA, que visita o Estado Báltico pela primeira vez, neste que é o 600º evento do WRC desde o início do WRC neste formato em 1973.

 

 Correndo em casa, Ott Tänak foi o mais rápido no Shakedown e aparecia como favorito para a competição em seu país.

 

O piloto do Hyundai i20 definiu o ritmo na corrida de abertura, como um dos dois únicos pilotos a quebrar a marca dos três minutos. Depois de retornar ao parque de serviço Raadi em Tartu, Tänak voltou e reduziu seu tempo anterior em 1.6s.

 

Ele completou o trabalho da manhã reduzindo o benchmark em mais 0.4s. Para se sobrepor ao líder do campeonato Sébastien Ogier, ao volante do seu Toyota Yaris, que subiu na classificação com uma forte passagem final.

 

Esapekka Lappi da M-Sport Ford ficou em terceiro, um décimo atrás. O finlandês completou cinco passagens em seu Ford Fiesta, levando em conta sua falta de testes pré-evento em comparação com outros e registrando seu melhor tempo na passagem final.

 

 Lider do campeonato, o francês Sébastien Ogier, que anda bem em cascalho, iria lutar para manter sua vantagem na pontuação.

 

O adolescente Kalle Rovanperä ficou em quarto lugar em um Toyota Yaris, outro décimo atrás, com Thierry Neuville a 0.2s do finlandês em um i20. Elfyn Evans completou os seis primeiros.

 

Takamoto Katsuta, da Toyota, ultrapassou um cruzamento em sua primeira passagem, mas com problemas piores estava Teemu Suninen. O piloto da M-Sport Ford emergiu de sua quarta passagem com danos à direita no Fiesta após sair da estrada e bater em uma árvore. Suninen levou o carro de volta ao parque de serviço, onde seus mecânicos estavam examinando a extensão dos danos, que não foram considerados graves.

 

E a competição estava de volta.

Sébastien Ogier e Esapekka Lappi empataram na liderança no Rally da Estônia, com o difícil estágio de velocidade de sexta-feira à noite em Tartu, anunciando o retorno da ação do Campeonato Mundial de Rally da FIA. O líder do campeonato, Ogier e Lappi, voltaram rapidamente ao ritmo após uma pausa de seis meses no Covid-19. Eles não poduderam ser separados pelo estreito e sinuoso trecho do parque Tartu vald de 1,29 km na periferia da cidade.

 

 Surpreendendo os concorrentes, Esapekka Lappi foi o mais rápido na etapa de abertura na noite da sexta-feira com seu Ford Fiesta.

 

Lappi surpreendeu-se com o seu desempenho no Ford Fiesta, após menos tempo de preparação ao volante do que a maioria dos seus rivais. Apenas um décimo de segundo atrás, em terceiro, estava o Hyundai i20 de Ott Tänak, o estoniano animado com a perspectiva de competir diante de seus fãs em uma rodada do WRC pela primeira vez.

 

O companheiro de equipe Craig Breen foi quarto, apesar de parecer ter dificuldade para sair da linha de partida. Elfyn Evans, com seu Yaris, ficou em quinto lugar. Os seis primeiros foram completados por Mads Østberg, cujo Citroën C3 com especificações WRC 2 liderou vários pilotos em carros de rally mais potentes. Apenas 1.2s separou o sexteto principal.

 

 Mostrando que estava disposto a enfrentar com força o piloto da casa, Sébastien Ogier igualou o tempo de Lappi na abertura.

 

O primeiro dia completo de sábado apresentava dois loops idênticos de cinco estágios em estradas de cascalho cobrindo 147,19 km ao sul de Tartu. Com os loops sendo divididos pelo serviço intermediário na cidade.

 

Depois do estágio de abertura, que é curto e quase festivo, o Rally da Estônia começou pra valer no sábado e o piloto local, Ott Tänak fez valer o conhecimento do terreno e sua condição de favorito para liderar o evento de reinício do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Competindo em casa, Tänak ignorou a parada de seis meses da Covid-19 para liderar o primeiro Rally Mundial da Estônia por 11.7s em um dia quase perfeito para sua equipe, a Hyundai Motorsport. Seu companheiro de equipe, Craig Breen, ficou em segundo também em um i20.

 

 No sábaso, contudo, Ott Tänak mostrou que era o senhor e dominador de suas terras, tomando a ponta e abrindo vantegem.

 

Tänak comemorou tomando um controle de ferro nas estradas de cascalho e areia escaldantemente rápidas em que desenvolveu sua carreira. O adolescente Kalle Rovanperä assumiu a liderança no estagio de velocidade de abertura pela manhã. Ott Tänak foi apenas quarto depois de ser prejudicado por um pneu macio, mas avançou para a frente na etapa seguinte e construiu uma margem de 6.8s no meio da perna sobre Craig Breen.

 

As estradas repetidas foram mais difíceis esta tarde, mas Tänak dobrou sua liderança antes de voltar ao parque de serviços, feliz por ter vencido três das 10 etapas de hoje. O “programa de meio período” de Breen traz menos chance de impressionar, mas o irlandês afirmou ser o piloto do dia. Ele venceu duas etapas e ficou em segundo em mais três.

 

 Thierry Neuville vinha completando o trio da Hyundai na liderança quando avariou seu carro e teve que abandonar a competição.

 

A Hyundai estava a caminho de um esmagador 1-2-3 com os i20 nos três primeiros lugares com Thierry Neuville nos calcanhares de Breen. Mas depois de um dos saltos com seu i20, bateu em um barranco e quebrou a suspensão traseira direita, deixando o belga perdido. O líder do campeonato Sébastien Ogier substituiu Neuville em terceiro. O francês, ao volante de seu Toyota Yaris, venceu duas etapas, mas foi prejudicado por dois pneus delaminando e um terrível estágio final.

 

Ogier terminou o dia 17.0s atrás de Breen e com 6.2s de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Rovanperä. A liderança inicial do jovem finlandês desapareceu com um furo de pneu que o rebaixou para o oitavo lugar, mas ele se recuperou para alcançar o quarto lugar do piloto galês, Elfyn Evans, na fase final. Evans foi o terceiro inicialmente, mas lutou para manter o ritmo e problemas com os pneus o fizeram cair de volta para quinto.

 

 Kalle Rovamperä vem fazendo um campeonato brilhante e tem ajudado a Toyota a se manter líder no campeonato de construtores.

 

O galês tinha 25.1s nas mãos sobre o companheiro de equipe Takamoto Katsuta, o jovem japonês desmentindo sua falta de experiência para se manter no rumo do sexto melhor lugar da carreira. Esapekka Lappi e Teemu Suninen lutaram contra a falta de aderência em seus Ford Fiesta em sétimo e oitavo, com o estreante do World Rally Car Pierre-Louis Loubet e Gus Greensmith completando a classificação.

 

O rally está operando sob protocolos rígidos, com distanciamento social, testes pré-evento obrigatórios e o uso de coberturas faciais para limitar o risco Covid-19. A etapa final de domingo seguiria um formato semelhante, com dois loops idênticos de três etapas ao sul de Tartu somando 84,94 km. O rally termina no Kambja Wolf Power Stage, que oferece pontos de bônus para os cinco pilotos mais rápidos.

 

 Ott Tänak não aliviou no domingo e partiu com força para a conquista de sua primeira vitória com a nova equipe.

 

Ott tanak e Martin Jarveoja saíram do hotel para o parque de serviços com o regulamento embaixo do braço e colocaram no porta luvas do Hyundai i20 para o último dia de competição do Rally da Estonia. Mas correndo em casa e totalmente à vontade no seu terreno, o campeão do mundo não iria desapontar sua torcida. Ele liderou a maior parte dos estágios para vencer o Rally da Estônia de três dias de estrada de cascalho, ampliando a vantagem final para 22.2s sobre seu companheiro de equipe, Craig Breen, completando 1-2 para Hyundai Motorsport e igualou seu melhor resultado da carreira.

 

A Estônia foi a 600ª disputa do WRC desde o início do campeonato em 1973 e marcou o retorno do campeonato após uma pausa de seis meses devido à pandemia de Covid-19 e Tänak era o favorito do pré-evento e depois de assumir a liderança no início da manhã de sábado, o estoniano nunca mais foi alcançado. Mas sua tentativa de uma vitória inaugural com o fabricante coreano quase fracassou no penúltimo teste de velocidade.

 

 Craig Breen foi um grande escudeiro e fez uma etapa impecável para conquistar o segundo lugar na Estonia.

 

Ele acertou um banco com a traseira de seu i20, mas o dano provou ser apenas superficial e ele passou pela fase especial final para garantir sua primeira vitória para a equipe. Na disputa pelo campeonato, Tänak subiu para o terceiro lugar, 13 pontos atrás do líder Sébastien Ogier.

 

O segundo lugar para um muito feliz Craig Breen permitiu que o time Hyundai diminuísse a diferença para a Toyota Gazoo Racing, líderes do campeonato de construtores, a apenas cinco pontos. Breen terminou com apenas 4.7s de vantagem sobre Ogier, admitindo que sua tentativa de medir seu ritmo na fase final permitiu que o francês chegasse mais perto do que pretendia. Foi, no entanto, um desempenho extremamente impressionante do irlandês, que não é um titular regular do WRC.

 

 Sébastien Ogier fez o que foi possível para se manter na liderança. O terceiro lugar no pódio foi "o possível" na Estonia.

 

Ogier liderou um trio de pilotos a bordo dos Yaris, satisfeito com o pódio que mantém suas esperanças de um sétimo título mundial na pista, mas desapontado por não ter conseguido igualar o ritmo de Tänak na tarde de sábado. Elfyn Evans e Kalle Rovanperä foram quarto e quinto, ambos perdendo tempo com problemas nos pneus. Rovanperä sofreu uma penalidade de 60 segundos na noite do sábado por trabalhar em seu carro em uma zona proibida, mas o jovem de 19 anos se tornou o piloto mais jovem a liderar um rally do WRC.

 

Takamoto Katsuta saiu do que teria sido o melhor quinto lugar da carreira. Seu erro promoveu o Ford Fiestas de Teemu Suninen e Esapekka Lappi para sexto e sétimo, os finlandeses trocaram de lugar depois que Lappi perdeu tempo com uma grande rodada no Power stage.

 

 Cada vez mais adaptado ao i20 da Hyundai, Ott Tänak vai se fortalecendo no campeonato e ameaça o líder Ogier.

 

Gus Greensmith foi oitavo depois que o estreante no World Rally Car Pierre-Louis Loubet se aposentou com direção quebrada após bater em um toco de árvore. O vencedor da categoria de suporte do WRC 3, Oliver Solberg, foi o nono com o vencedor do WRC 2, Mads Østberg, completando a tabela de classificação. A quinta rodada leva as equipes ao Rally da Turquia, que tem sede em Marmaris, de 18 a 20 de setembro, com Ogier na liderança com 79 pontos, Elfyn Evans com 70 e Ott Tänak 66.

 

Arrivedercci,

 

Redação Rally.it