Chegamos! Antes mesmo de falarmos sobre o Rally da Sardegna, foi anunciado que o encerramento da temporada vai acontecer também na Itália, tendo como base o autódromo de Monza, com um trajeto curto, de 220 km, usando vias públicas da região da Lombardia no sábado, mas na sexta-feira e no domingo as ações acontecem no autódromo. Desde 1978 acontece no final da temporada esse chamado “Rally de Monza”, onde tradicionalmente é um evento de celebração onde pilotos de Rally e de outras categorias tomam parte. Em sete ocasiões o vencedor da prova foi o astro da MotoGP Valentino Rossi. Visão geral Pistas de cascalho acidentadas e queimadas pelo sol no norte da ilha mediterrânea de cartão-postal ilustrado garantem um dos desafios mais severos da temporada. Estágios rápidos e estreitos não deixam margem para erro, enquanto o calor intenso se combina com estradas abrasivas para testar os pneus até o limite. Histórico de Eventos - O evento do WRC da Itália era anteriormente um evento de superfície mista com sede em Sanremo e conhecido como o Rally das Flores quando foi realizado pela primeira vez em 1928.
- Ele fez parte do WRC desde o início do campeonato em 1973.
- Michèle Mouton se tornou a primeira e única mulher a vencer uma rodada do WRC quando triunfou em 1981.
- O evento mudou-se para a ilha mediterrânea da Sardenha em 2004.
Estágios - Depois de uma longa jornada de oeste para leste pelo topo da ilha, sexta-feira apresenta duas voltas dos estágios Tempio Pausania e Erula - Tula, antes de retornar a Alghero para o serviço. A etapa termina com as provas de fim de tarde Sedini - Castelsardo e Tergu - Osilo, somando 95,25km de competição.
- O sábado segue o mesmo formato, com mais de 101km de ação, principalmente na região de Monte Acuto. Depois de uma ligação ainda mais longa entre as ilhas, as estradas em Monte Lerno e Coiluna - Loelle precedem o serviço, e uma repetição de Sedini - Castelsardo e Tergu - Osilo.
- O final de domingo fica mais perto de Alghero e apresenta testes regulares do dia de encerramento da costa oeste em Cala Flumini e Sassari - Argentiera. Ambos são conduzidos duas vezes, com Sassari - Argentiera recebendo os pontos de bônus finais pagando Wolf Power Stage. São 16 etapas ao todo, com 238,84km.
Palco Icônico - Monte Lerno no sábado - lar do icônico Micky's Jump. Se você gosta de sua ação WRC de natureza altíssima, então não fica melhor do que aqui. Carros pairam no céu enquanto a estrada desce abaixo deles.
Desafio - Estradas rápidas, mas estreitas, ladeadas por arbustos, árvores ou pedras bem na borda, não deixam margem para erros.
- Estradas de base duras cobertas por uma superfície arenosa, que é varrida durante a primeira passagem para deixar condições mais irregulares e esburacadas para a segunda corrida.
- A camada fina de cascalho escorregadio na superfície prejudica os primeiros passos na etapa inicial.
- As temperaturas se aproximam dos 30 ° C, portanto, será desconfortável nos carros com estresse maior do que o normal nos motores e nas transmissões.
Configuração do carro - Suspensão de cascalho.
- As equipes aumentam a altura do percurso para estradas esburacadas durante a segunda passagem de etapas.
- Pneus de compostos duros e médios disponíveis.
O que há de novo para 2020 - A data. A Covid-19 forçou o rally a ser adiado de junho para outubro.
- Tempio Pausania volta ao roteiro na sexta-feira.
Servicepark - Existe um service park mais popular no WRC do que Alghero? Ao longo da pitoresca orla marítima da cidade, existem as vistas e sons do mar de um lado e uma gloriosa variedade de cafés, restaurantes e gelaterias do outro. Idílico.
Destaques principais - Micky’s Jump - um dos locais icônicos do WRC no palco do Monte Lerno no sábado. Os carros voam alto e por muito tempo enquanto a estrada literalmente desce abaixo deles. A inclinação da decolagem, combinada com a proximidade de um canhoto afiado logo depois, tornam-no imperdível no WRC + All Live.
- Micky’s Jump - se você gosta da hora do café da manhã no sábado, então não há razão para não ficar fixo na sua tela por um segundo no meio da manhã!
- Teste Sassari - Argentiera de domingo, que funciona como o Wolf Power Stage para a segunda passagem. Uma seção final deslumbrante junto ao mar é de tirar o fôlego.
- A cerimônia do pódio em Alghero no domingo à tarde. Depois de feitos os troféus e hinos, é tradicional que a equipe vencedora mergulhe em massa no porto para se refrescar.
Shakedown Os rivais pelo título, Elfyn Evans e Ott Tänak, foram os homens a serem batidos na quinta-feira, ao tentarem igualar o tempo mais rápido no shakedown do Rally Italia Sardegna deste fim de semana, sexta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA. O rigoroso e técnico estágio de velocidade de Olmedo de 3,79 km forneceu aos pilotos e navegadores uma breve visão do que está por vir neste fim de semana. Depois de várias passagens do palco, os dois pilotos foram equilibrados. Elfyn Evans começou a parte cronometrada mostrando que estava "no clima" para buscar o título desta temporada. Tänak, ao volante de seu Hyundai i20, teve a vantagem nas primeiras voltas e estabeleceu o “benchmark” em 2m13.6s em sua terceira passagem. O estoniano era um homem de poucas palavras no final da etapa, sua mente totalmente focada em permanecer na luta pelo campeonato neste fim de semana. Em resposta, Evans aumentou seu Toyota Yaris uma marcha durante na quarta e última passagem para igualar. Ele foi seguido de perto pelo companheiro de equipe Sébastien Ogier, que estava a apenas 0.8s. Ogier parecia e parecia confiante ao fazer os ajustes finais antes do início do rally de amanhã. O francês atualmente ocupa o segundo lugar no campeonato e está 18 pontos atrás de seu companheiro de equipe na Toyota. Kalle Rovanperä teve um início dramático no rally. Depois de ir mais rápido na passagem do shakedown de abertura, ele forçou além do limite em uma curva pra direita e imediatamente seguiu para fora da estrada numa finalização voadora, rolando seu Yaris até parar em uma árvore. Ele e o navegador Jonne Halttunen saíram ilesos. Kalle Rovanpera sofreu um acidente espetacular durante o shakedown, mas felizmente ficou só o susto para ele e seu navegador. Dani Sordo ficou encantado por voltar ao volante de seu Hyundai pela primeira vez desde o México em março. Não demorou muito para o espanhol se aclimatar novamente, pois foi o quarto mais rápido, 1.1s atrás de Ogier. Pierre-Louis Loubet estava a 0.2s mais atrás em um i20 privado. Thierry Neuville aproveitou o shakedown de quinta-feira para ajustar a configuração de seu Hyundai. O belga voltou ao serviço para fazer alguns pequenos ajustes após seu primeiro par de corridas e, eventualmente, completou os seis primeiros. O homem da M-Sport Ford, Esapekka Lappi, foi apenas um décimo mais lento do que o melhor tempo de Neuville em sétimo, seguido de perto pelo companheiro de equipe, Gus Greensmith, em oitavo. Diferente do que aconteceu nas etapas anteriores, a ação começou forte já na sexta-feira na Sardegna e os protagonistas do campeonato foram ofuscados por um velho conhecido (e talvez não considerado como devia) do WRC. Dani Sordo deu um impulso perfeito para liderar o Rally Italia Sardegna na noite de sexta-feira após ficar longe das disputas por seis meses. Um surpreendente Dani Sordo, que estava sem disputar uma etapa do WRC desde antes da paralisação do campeonato, tomou a ponta. Enormes compressões, voltas e reviravoltas intermináveis e cascalho solto foram um desafio difícil para as equipes, mas o espanhol se manteve no caminho certo para abrir uma vantagem de 17.4s em seu Hyundai i20 após seis especiais no norte da Sardenha. O homem da M-Sport Ford, Teemu Suninen, foi o segundo em seu Ford Fiesta, depois de liderar por uma parte considerável do dia, seguido pelo desafiante ao título Thierry Neuville, com mais 17.8s atrás em outro i20. Sordo, competindo em seu primeiro evento do WRC desde março no México, optou por levar cinco pneus de composto médio a bordo de seu Hyundai para os dois loops. Com o passar dos tempo, ficou claro que a decisão do espanhol valeu a pena, pois ele conquistou quatro vitórias em seis estágios. Um também surpreendente Temmu Suninen colocou a Ford M-Sport em condição privilegiada na disputa da sexta-feira. O dia de Suninen começou da melhor maneira. O finlandês arrebatou a surpreendente liderança no estágio de velocidade Tempio Pausania de abertura do rally, seu tempo com 12.4s de vantagem sobre o resto do pelotão. No entanto, ele não conseguiu acompanhar o ritmo de Sordo nos estágios restantes do dia e sua decisão de carregar dois pneus de composto duro para a volta final não foi da maneira certa. Neuville tinha seus próprios problemas para enfrentar. Depois de lutar com a afinação do seu Hyundai, seguiram-se duas paradas e um tempo valioso foi desperdiçado enquanto ele lutava para fazer o carro reiniciar. Isso deixou o belga em terceiro, 35.2s atrás de seu companheiro de equipe. Therry Neuville andou forte e mostrou que os i20 estavam muito rápidos no piso de cascalho da ilha italiana. Sébastien Ogier completou a primeira mão de sexta-feira 08s atrás de seu rival pelo título, em quarto, seguido pelo companheiro de equipe do Toyota Yaris, Elfyn Evans, que estava 159s atrás. Correndo em primeiro e segundo lugar na estrada, respectivamente, e sem uma linha limpa a seguir, ambos lutaram para encontrar tração. Gus Greensmith continuou a mostrar potencial com uma corrida consistente ao longo das etapas implacáveis de sexta-feira. O inglês trouxe o seu Fiesta de volta ao serviço em sexto, perdendo o ritmo da liderança por 01m07.1s. Pierre-Louis Loubet. Com um Hyundai privado. estava a 26.4s em sétimo. O francês teve a sorte de terminar depois de dobrar a roda traseira do seu i20 de entrada privada na penúltima etapa. Elfyn Evans não conseguiu repetir a performance do Shakedown e ficou para trás na disputa pela liderança na Sardegna. As esperanças de Ott Tänak no campeonato foram prejudicadas quando seu Hyundai teve um problema de suspensão na fase inicial. Ele foi forçado a mancar pelos três estágios seguintes antes que um reparo pudesse ser feito em serviço, perdendo quase dois minutos. Ele terminou em oitavo. O sábado prometia muitas mais emoções para este surpreendente Rally da Sardegna, com os candidatos ao título sendo relegados a papeis coadjuvantes. Dani Sordo reforçou sua liderança no Rally Italia Sardegna no sábado, em sua busca por vitórias consecutivas na ilha do Mediterrâneo e está “atrapalhando” a vida daqueles que estão na disputa pelo título da temporada. O espanhol completou a penúltima etapa desta sexta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA com 27.4s de vantagem. Novo dia, mesmo líder. Dani Sordo ampliou sua vantagem sobre seus adversários no piso de cascalho da Sardegna. Sordo, que teve uma vitória dramática no último suspiro em 2019, venceu um dos seis estágios de velocidade de cascalho no norte da ilha em seu Hyundai i20. Mas isso foi o suficiente para aumentar sua vantagem em relação ao início do dia em 10s, com o curto final de domingo restante, deixando atrás se si uma batalha frenética entre Sébastien Ogier, que ultrapassou Thierry Neuville no estágio de velocidade final do dia para recuperar o segundo lugar, e o belga da Hyundai. O francês Ogier superou Neuville no estágio de abertura, apenas para o belga reverter as posições na última especial da manhã. Mas um pequeno erro perto do final do último estágio, quando ele escorregou em um fardo, permitiu que Ogier o superasse por 1.5s. Ogier venceu quatro estágios do sábado em seu Toyota Yaris e ao fim do segundo dia de disputas ficou praticamente meio minuto à frente do líder do campeonato, Elfyn Evans. O galês perdeu tempo durante a manhã com uma abordagem excessivamente cautelosa para proteger os pneus enquanto, em contraste, muita agressão na parte da tarde custou segundos vitais. Sébastien Ogier tinha que fazer uma corida de tudo ou nada para se aproximar de Elfyn Evans na classificação. Teemu Suninen, segundo colocado ao final da sexta-feira com seu Ford Fiesta, não conseguiu repetir o desempenho no sábado, sendo superado por Ogier e Neuville – em um duelo titânico pelo segundo lugar e a oportunidade de reduzir sua falta de pontos para o líder do campeonato Elfyn Evans – e para o próprio galês, que o jogou para 5° no final do dia. Um problema de diferencial, que afetou o uso do freio de mão de seu Ford Fiesta em curvas fechadas, foi o que prejudicou Temmu Suninen durante a manhã. O finlandês voltou à velocidade máxima após o serviço do meio da perna, mas caiu para 5°, apesar da folga tranquila de quase 1m20s de diferença na mão para o campeão mundial Ott Tänak, em sexto, tendo conseguido alguma recuperação da perda do dia anterior. Pierre-Louis Loubet foi o sétimo em outro i20 depois de uma manhã conturbada, que incluiu um furo e uma escovagem que destruiu a aerodinâmica traseira de seu carro. O líder do WRC 3, Jari Huttunen, foi oitavo depois que o líder da categoria Oliver Solberg atingiu uma rocha na fase final. Kajetan Kajetanowicz e o líder do WRC 2, Pontus Tidemand, completaram a classificação. Depois do mau desempenha de Temmu Suninen, Gus Greensmith acabou abandonando. Um péssimo dia para a M-Sport. Gus Greensmith abandonou a competição com seu Fiesta quando estava no sexto lugar depois que a correia do alternador quebrou enquanto o fim de semana de Kalle Rovanperä foi de mal a pior. Depois de um dia conturbado na sexta-feira, o jovem finlandês arrancou ambas as rodas traseiras de seu Yaris depois de derrapar e bater em duas árvores. A etapa final de domingo é baseada no noroeste da ilha. Cala Flumini (14,06 km) e o impressionante litoral Sassari - Argentiera (6,89 km) seriam percorridos duas vezes, com o último computando os pontos-bônus finais do Wolf Power Stage, antes do final da tarde em Alghero. Como costumamos dizer, o piloto que lidera uma etapa do WRC tem que sair do hotel do domingo com o regulamento debaixo do braço. Ainda mais quando se tem uma vantagem de quase meio minuto para o segundo colocado. Tem que correr pra não errar. Dani Sordo não foi tão rápido no domingo, mas conseguiu manter a liderança e vencer o Rally da Sardegna. Mas foi com emoção... muita emoção. O espanhol, pilotando apenas seu segundo rally do WRC este ano, ficou sob intensa pressão enquanto a dupla aumentou sua vantagem de meio minuto nos últimos quatro testes de velocidade de cascalho. Dani Sordo segurou a dupla Thierry Neuville e Sébastien Ogier, que disputava o título do Campeonato Mundial de Rally da FIA, para selar as vitórias consecutivas do Rally Italia Sardegna na tarde de domingo. Ele resistiu para vencer esta sexta rodada por 5.1s em seu Hyundai i20. Foi a terceira vitória no WRC para Sordo, de 37 anos, que depois de assumir a liderança na manhã de sexta-feira, manteve-se sempre à frente de seus adversários. Foi também seu segundo triunfo consecutivo na ilha do Mediterrâneo, após uma outra dramática conquista, de última hora, em 2019. Thierry Neuville foi um bravo e tomou o segundo lugar de Ogier para fazer uma dobradinha da Hyundai. A Hyundai fez uma dobradinha com o belga Therry Neuville se recuperando e superando o francês Sébastien Ogier após uma disputa com unhas e dentes que começou no sábado. Depois de trocar de lugar em todos as especiais, Ogier defendeu seu segundo lugar ao longo do domingo, até que um ataque violento de seu rival belga lhe permitiu arrebatar a posição por 1.0s em um tenso tiroteio na fase final. O 1-2 da Hyundai promoveu a equipe coreana à liderança do campeonato de construtores com uma vantagem de sete pontos sobre a Toyota Gazoo Racing. Apenas 6.1s separaram os três ocupantes dos lugares do pódio, a menor margem na história do campeonato. Elfyn Evans não conseguiu chegar ao pódio, mas ficou apenas uma posição atrás de Ogier e continua lider do campeonato. Elfyn Evans detém uma vantagem de 14 pontos sobre o companheiro de equipe da Toyota Ogier na classificação dos pilotos com duas rodadas restantes. O galês guiou seu Yaris para o quarto lugar, pouco mais de um minuto atrás de Sordo. Ele tinha uma condição espetacular até quint-feira, mas o anúncio de mais uma etapa, a do Rally de Monza, abriu possibilidades para seu companheiro de equipe tentar tomar o título. Pierre-Louis Loubet foi sétimo, à frente do vencedor da categoria de suporte do WRC 3, Jari Huttunen, que se manteve em oitavo após Kajetan Kajetanowicz ter sofrido um furo tardio. Kajetanowicz liderou o vencedor do WRC 2, Pontus Tidemand, em 10º. Teemu Suninen liderou inicialmente, mas depois de escorregar para trás com problemas mecânicos em seu Ford Fiesta, o finlandês terminou em quinto, 31.6s atrás de Evans. Cani Sordo faz a festa no pódio e a Hyundai assume a liderança do campeonato de construtores com duas etapas para o fim. Foi um fim de semana decepcionante para o campeão mundial Ott Tänak. Problemas de suspensão em seu i20 custaram tempo na manhã de abertura. Ele se recuperou para sexto e ganhou o máximo de pontos de bônus no Wolf Power Stage de encerramento do rally, mas está atrás de Evans por 28 pontos na luta pelo título. A penúltima rodada leva os competidores à Bélgica pela primeira vez. O asfalto Renties Rally Ypres Belgium realiza-se de 19 a 22 de novembro. O campeonato tem Elfyn Evans na liderança com 111 pontos, seguido de Sébastien Ogier com 97, Thierry Neuville 87 e Ott Tänak com 83. Arrivedercci, Redação Rally.it
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