Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Nesse final de semana teríamos – na teoria – dois brasileiros em ação: Caio Collet na Fórmula Renault Eurocup e Sérgio Sette Câmara na Superfórmula japonesa. Mas o mineirinho acabou ficando fora da etapa por seus compromissos como piloto Red Bull. Assim, de corrida, ficamos apenas com a rodada dupla final da categoria escola francesa. O Girls on Track, onde participam da fase final as brasileiras Antonella Bassani e Julia Ayoub teria sua fase final ao longo desta última semana, mas uma das participantes contraiu o covid19 e a organização decidiu adiar a fase decisiva até que a candidata se recuperasse. Eles não divulgaram a piloto infectada, mas Antonella Bassani participou neste final de semana do brasileiro de Rotax (onde foi vice campeã) e dos 500km de kart da Granja Viana. A Fórmula 2 e a Fórmula 3 vão mudar radicalmente para 2021. As categorias não vão mais correr juntas e serão disputadas em rodadas triplas, sempre seguindo a F1. A F2 terá 8 finais de semana – ou seja, 24 corridas – que, inicialmente, terá datas no Bahrein, Mônaco, Azerbaijão, Inglaterra, Itália, Russia, Arábia Saudita e Abu Dhabi. Já a F3 correrá na Espanha, França, Áustria, Hungria, Bélgica, Holanda e EUA. Serão 7 finais de semana – ou seja, 21 corridas. E para completar as novidades, quem vai fazer parte do programa da principal categoria do automobilismo mundial, a W-Series, categoria voltada para pilotos do sexo feminino e que conta com total apoio da FIA irá se juntar ao circo da F1 (provavelmente restrita às corridas na Europa). O calendário ainda não foi divulgado, mas será uma boa vitrine para a categoria que não correu em 2020 por conta do covid19 e que terá no ano que vem a participação da catarinense Bruna Tomaselli. Agora vamos para a velocidade que é aquilo que todos nós gostamos. Fórmula Renault Eurocup A categoria escola francesa chegou à sua rodada dupla final em Paul Ricard com Victor Martins precisando de apenas um 6° lugar em uma das em (ou 7 pontos somados nas duas corridas) para sagrar-se campeão. Com 44 pontos de vantagem sobre Caio Collet, só restava ao brasileiro vencer as duas corridas e esperar por um milagre (provavelmente dois) para tomar o título. Com o título ainda indefinido, Caio Collet foi pra pista tentar o quase impossível na luta pelo campeonato, mas ficou com a P3. Na sexta-feira à tarde tivemos o treino classificatório 1, que definiria o grid da corrida do domingo nesse formato esquisito que a categoria adota. O tempo seco e frio do outono francês era um desafio a mais para aquecer os pneus e conseguir um bom tempo de volta. Foram 20 minutos de muita disputa onde Lorenzo Colombo conseguiu se sobressair numa disputa tripla com Caio Collet e Victor Martins. Collet não conseguiu seu objetivo, que era largar na frente do líder do campeonato, deixando o desafio ainda maior muito maior largando da P3. Na manhã do sábado os carros foram para a pista fazer o qualificatório 2, com o sol baixo, muito sol, mas com os termômetros marcando apenas 12 graus para os pilotos usaram os 20 minutos cronometrados e definirem o grid. Nos 10 primeiros minutos, Collet apenas fez voltas mais lentas e deixou para a parte final suas tentativas. Faltando 7 minutos, Collet marcou a pole provisória, mas tinha muito treino pela frente. No segundo treino, Caio Collet repetiu o que realizou no dia anterior e também ficou com a P3. Os tempos começaram a cair nos últimos 4 minutos de treino e Lorenzo Colombo, Victor Martins e Caio Collet brigaram pela pole até o último minuto. Na sua volta final o brasileiro chegou a ficar na P2, mas Lorenzo Colombo repetiu o feito da sexta-feira e ficou com a pole position como no treino da sexta-feira. Desta vez, Victor Martin s ficou à frente de Caio Collet, que terminou na P3. Quatro horas depois os carros voltaram pra pista para a disputa da corrida 1... com o grid definido no classificatório 2! O sol estava alto e brilhando, com zero chances de chuva e Caio Collet largando na 2ª fila, na P3, precisando de uma grande largada para superar os carros da primeira fila. Correndo contra o tempo e contra a sorte, Caio Collet fez o que podia para se manter vivo na disputa do título. Apagadas as luzes vermelhas, Caio Collet largou bem, mas só conseguiu manter a sua terceira posição. Lorenzo Colombo pulou na ponta com Victor Martins em segundo. A corida tomou uma configuração interessante, com Martins segurando Collet e mais 2 carros enquanto Colombo fugia na Ponta. Collet tentava atacar, mas também era atacado por Franco Colapinto. Não demorou a Colapinto perder terreno, o que permitiu Collet se concentrar em atacar Martins pela P2, mas o brasileiro precisava ser rápido e poder avançar para buscar a ponta. Martins fazia uma corrida inteligente em um circuito onde as ultrapassagens são bem difíceis e o virtual campeão sabe muito bem como controlar uma situação. Depois de ultrapassar Martins, Collet foi buscar o líder, Colombo, mas não conseguiu tirar toda a diferença. Mas não devemos jamais subestimar nosso piloto e Caio Collet conseguiu fazer uma ultrapassagem sensacional sobre o piloto francês para tomara a P2 faltando pouco mais de 7 minutos de corrida. Eram 7 minutos para buscar o líder e tentar a vitória, onde Lorenzo Colombo tinha 3,5s de vantagem. Era uma distância grande e pouco tempo para tanto. Collet conseguiu reduzir a diferença para 1,3s, mas não conseguiu a vitória que precisava. Martins foi superado por Colapinto e terminou na P4, garantindo o título por antecipação. Na manhã do domingo tivemos a última corrida da temporada e a atmosfera era bem diferente da corrida do sábado. O céu estava nublado, com reais possibilidades de chuva e a temperatura estava mais baixa que no dia anterior. O campeonato já estava decidido, mas isso não era algo que desestimulasse os pilotos a darem tudo de si nesta última etapa do ano e novamente Caio Collet largava na P3. Na corrida do Domingo, com o título já decidido, o brasileiro não largou muito bem e caiu para 4°. Apagadas as luzes vermelhas, Caio Collet não largou bem e perdeu a posição para Alex Quinn. Na sequência de curvas, chegou a recuperá-la, mas depois de sair da pista teve que devolver a P3 para o carro que vinha atrás, que já era Franco Colapinto. Enquanto isso, Lorenzo e Martins conseguiam uma boa vantagem ante a disputa pela P3. Collet vinha colado no argentino, tentando recuperar o lugar do pódio. No circuito “ninguém passa ninguém” de Paul Ricard, com 10 minutos de corrida os dois líderes tinham mais de 3s de vantagem para o 3° colocado e Colapinto conseguia alguma folga sobre Collet, que começava a ver Alex Quinn se aproximando em seus retrovisores. As posições se mantiveram inalteradas até o final, com Colombo vencendo novamente, mas desta feita foi Collet quem ficou fora do pódio. Assim terminou o campeonato, com o brasileiro sendo o vice campeão. Agora é hora para ele olhar para frente e buscar o próximo degrau, uma boa equipe para a disputa da F3 em 2021. O carro não parecia responder bem como na corrida do sábado e Caio Collet não conseguiu subir ao pódio. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos |