Chegamos! Na verdade, não fomos! Com a pandemia restringindo nossos movimentos, por segurança, optamos por não enviar ninguém para acompanhar um rally sob frio, neve e gelo. Precisamos nos proteger. Mas ainda assim vamos ter a abertura do Campeonato Mundial de Rally, com 12 etapas em 4 continentes em uma temporada que encerra um ciclo. Após 25 anos depois de serem introduzidos, os modelos com motores de combustão interna vai abrir caminho para uma nova e empolgante geração de carros com sistemas híbridos em 2022. Sébastien Ogier retorna para sua última temporada no WRC, liderando uma formação da Toyota Gazoo Racing idêntica à do ano passado. Junto com ele nos carros Yaris da fabricante japonesa estão o vice-campeão de 2020, Elfyn Evans, e Kalle Rovanperä. O francês concorre pela oitava vitória recorde em Monte-Carlo, em estradas perto de sua cidade natal, perto da cidade-sede de Gap, nos Alpes franceses. Mas Ogier, de 37 anos, não está dando nada como garantido, especialmente depois de um acidente em um teste na semana passada. O rally, que comemora 110 anos, é o mais imprevisível do calendário. As condições podem variar de neve e gelo a asfalto molhado e seco no mesmo estágio, tornando a seleção de pneus terrivelmente difícil, mas crucialmente importante, pois as equipes buscam o melhor compromisso. O fabricante italiano Pirelli retorna como o fornecedor de pneus do campeonato após uma ausência de 10 anos para adicionar mais um elemento de incerteza, mas é um desafio que Ogier aprecia. A Hyundai Motorsport defende o título de construtores, com o vencedor de Monte-Carlo da temporada passada Thierry Neuville e Ott Tänak liderando o ataque. Neuville começa com o pé atrás depois de separar-se do navegador Nicolas Gilsoul na semana passada. Martijn Wydaeghe é o substituto, mas os dois não testaram juntos. Dani Sordo pilota o terceiro i20, um carro que vai compartilhar durante a temporada com o irlandês Craig Breen. Teemu Suninen e o britânico Gus Greensmith voltam no Fiesta da M-Sport Ford, o finlandês com o ex-navegador Mikko Markkula voltando para o seu lado. O piloto de desenvolvimento da Toyota Takamoto Katsuta e Pierre-Louis Loubet completam a linha de frente na entrada de 84 carros. O rally começa em Gap na quinta-feira à hora do almoço e os competidores enfrentam 14 estágios de velocidade cobrindo 257,64 km antes do final da tarde de domingo em Mônaco. Histórico de Eventos O Rallye Monte-Carlo é a joia da coroa do WRC e a mais antiga do calendário. Disputado pela primeira vez em 1911, foi projetado para promover Monte-Carlo como um destino turístico, com concorrentes partindo de diferentes cidades europeias antes de se reunir em Mônaco. O rally de 1966 ficou famoso por seu resultado polêmico, quando Mini Coopers, que mataram gigantes, conquistaram os três primeiros lugares antes de serem desqualificados por supostas infrações aos regulamentos dos faróis. A vitória de Sébastien Ogier em 2019 foi a mais próxima da história do Rally. O francês venceu o seu sexto Monte consecutivo por 2.2s depois de uma emocionante etapa final. Os estágios Após o almoço de quinta-feira em Gap, duas difíceis etapas no meio da tarde nos departamentos de Hautes-Alpes e Isère proporcionam a competição de abertura. Loops de manhã e à tarde de três estágios geograficamente distantes a oeste de Gap, todos novos, preenchem a sexta-feira. Aspremont - La Bâtie-des-Fonts e Chalancon - Gumiane são dirigidos duas vezes, com uma única passagem matinal por Montauban-sur-l’Ouvèze - Villebois-les-Pins, a etapa mais longa do fim de semana com 22,24 km. São quase 105 km de ação. La Bréole - Selonnet e Saint Clément - Freissinières na manhã de sábado precedem o serviço final em Gap. Uma repetição de La Bréole - Selonnet inicia a longa jornada para o sul até Mônaco após mais 57,10 km de competição. Uma nova etapa final no domingo apresenta uma corrida dupla de 12,93 km de Puget-Théniers - La Penne e de 14,31 km de Briançonnet para Entrevaux. Não haverá serviço e este último formará o Wolf Power Stage pagador de pontos de bônus. As 14 etapas abrangem 257,64 km. Palco Icônico A dupla corrida de domingo por Briançonnet - Entrevaux é magnífico. Nunca antes conduzido neste formato, apresenta uma série de curvas rápidas soberbas até Col du Buis e duas seções íngremes em declive, a segunda com impressionantes grampos antes da chegada. Desafio e configuração Essencialmente um rally de asfalto, mas com clima de montanha imprevisível, traz condições variadas. Os competidores devem esperar neve, gelo e asfalto seco - muitas vezes encontrando todos na mesma etapa. Eles devem equilibrar a necessidade de aderência no inverno com a necessária para asfalto seco. A seleção criteriosa de pneus, fornecendo o melhor compromisso para condições que mudam frequentemente, é fundamental. Experiência e capacidade de ‘ler’ as condições são vitais. Configuração do carro Suspensão para cobertura asfáltica. Seleções de pneus malucos que podem incluir borracha cravejada em cantos opostos do carro, combinada com borracha de asfalto de clima seco. Dois pneus sobressalentes são normais. O que há de novo para 2021 A primeira oportunidade para os competidores experimentarem os pneus Pirelli em competição. A cerimônia de início da tarde de quinta-feira será em Gap, já que o rally não visitará Mônaco até a noite de sábado A perna de domingo foi movida para oeste após severas inundações nas colinas dos Alpes Marítimos acima de Mônaco, que tradicionalmente hospedam o dia de fechamento, estradas danificadas. A mudança significa que o icônico Col de Turini está ausente do itinerário pela primeira vez em anos. Servicepark O distrito de Fontreyne de Gap é o centro de rally, o parque de serviço compacto situado próximo ao estádio de rúgbi da cidade. Não há serviço em Mônaco, embora o famoso porto do Principado hospede a zona de montagem de pneus na manhã de domingo. Destaques principais Primeira oportunidade de ver 2021 line-ups e pinturas. A última etapa de domingo - uma estreia para uma final do WRC em Monte-Carlo. Sem serviço, estradas de alta qualidade nos departamentos Alpes-Maritimes e Alpes-de-Haute-Provence e paisagens deslumbrantes. A tarde de domingo termina fora do Palácio em Mônaco, com o monarca Príncipe Albert apresentando os prêmios. Sem Shakedown. O leitor pode achar estranho, mas foi isso mesmo: não teve Shakedown! O motivo da não realização foi o fato dos carros já estarem rodando pelos trechos desde o dia18 deste mês, nos ajustes pré-temporada. Assim, a organização deixou de lado as verificações, uma vez que os estágios já estavam mapeados e partiram direto para a ação. Todos certamente lembram do espetacular acidente de Ott Tänak na abertura da temporada do Campeonato do Mundo de Rally da FIA há 12 meses aqui em Monte Carlo. Foram pontos que fizeram falta na reta final do campeonato. Mas na abertura dos trabalhos não houve erros da parte do estoniano, que terminou a curta etapa de abertura com uma vantagem de 3.3s sobre Kalle Rovanperä. Ott Tänak foi o mais rápido após os dois estágios na quinta-feira. Tänak, ao volante de seu Hyundai i20, venceu a etapa especial de 20,58 km de Saint-Disdier a Corps por 3.0s do jovem finlandês. Ele acrescentou mais três décimos à sua liderança ao fazer o teste seguinte de 20,78 km de Saint-Maurice a Saint-Bonnet, apesar de ter estagnado no início. As condições no estágio de abertura foram molhadas, mas o gelo irregular no início da próxima etapa tornou a aderência imprevisível. No entanto, Tänak, como praticamente todas as equipes líderes, optou pelos pneus de asfalto compostos supermacios da Pirelli. Rovanperä teve uma corrida sem problemas em seu Toyota Yaris, terminando o dia 5.2s à frente do companheiro de equipe Elfyn Evans. O galês quase foi apanhado numa curva escorregadia à direita na SS1 e lutou para gerar calor nos seus pneus no início da SS2. O jovem Rovanperä, começando sua segunda temporada no WRC, promete dar trabalho com o Yaris. Thierry Neuville foi quarto em outro i20, 16.0s atrás do seu companheiro de equipe. O belga foi a estreia oficial de Martijn Wydaeghe como seu navegador depois de se separar do parceiro de longa data Nicolas Gilsoul na semana passada. A dupla se entendeu bem, apesar dos problemas de som no interfone. Sébastien Ogier iniciou a defesa do título em quinto lugar, a menos de um segundo atrás de Neuville. O francês teve problemas de freio intermitentes em seu Yaris, mas tinha quase meio minuto nas mãos sobre Dani Sordo, que estava incomodado por um barulho estranho em seu i20. Pierre-Louis Loubet foi sétimo em um carro semelhante, 25.1s atrás do espanhol, com o líder do WRC2, Andreas Mikkelsen, em seguida em um Skoda Fabia. O outro candidato da classe de apoio Adrien Fourmaux foi o nono com o frustrado Gus Greensmith, décimo em seu Ford Fiesta. Takamoto Katsuta ficou fora da tabela de classificação depois de rodar seu Yaris em ambas as etapas. Logo no primeiro dia, um acidente sério, mas sem danos para piloto e navegador, mas Suninen foi a primeira baixa do Rally. Teemu Suninen foi a primeira baixa. Da competição. O finlandês estabeleceu um ritmo impressionante durante o estágio de abertura e estava em curso para obter o tempo mais rápido antes de “sair nas quatro” para um barranco, dar de lado e sair rolando de volta pela estrada até mergulhar em um barranco. Sexta-feira reservava a 'carne' do rally, com quase 105 km de competição em cinco etapas a oeste de Gap. Dois loops de dois estágios e uma única passagem pela etapa mais longa do fim de semana. A ação estava programada para começar antes do amanhecer, às 06:10, com atendimento no parque de serviços após as três primeiras provas. Muitos fãs de rally tem uma expectativa toda especial por Monte Carlo. Além das sinuosas e estreitas estradas de asfalto, costuma ter as variações nas condições de piso, entre seco, molhado, com gelo ou com neve. Na sexta-feira, segundo dia de disputas, predominou o piso molhado! Sébastien Ogier resolveu os problemas que teve na quinta-feira e voava prar ser líder, mas sofreu com um pneu furado. O ‘Monseigneur’ Monte Carlo, Sébastien Ogier, que sofreu com um problema de freio, compometendo sua performance nas especiais de abertura, depois de ter o problema resolvido, foi imperioso nas estradas dos Alpes franceses perto de Gap para vencer todos os três estágios de velocidade matinais e escalar da quinta para a primeira posição na classificação. Na parte da tarde, sua vantagem de 11.3s sobre o companheiro de equipe, Elfyn Evans, foi eliminada depois que ele girou e terminou o estágio de abertura com a roda dianteira esquerda no aro. Ele caiu para o terceiro lugar, 23.4s atrás, mas o frustrado francês se recuperou e recuperou 16.0s ao vencer o estágio final. Sem ter nada a ver com os problemas de seu companheiro de equipe (apenas para lembrar, que colheu os frutos do acidente sofrido na última etapa do campeonato do ano passado), Elfyn Evans terminou o dia na liderança do Rallye Monte-Carlo após a segunda mão de sexta-feira - mas certamente o galês sabia que estaria sob forte pressão do furioso campeão mundial Sébastien Ogier. Evans terminou a jornada com 7.4s de vantagem sobre seu companheiro de equipe Toyota Gazoo Racing, mas Ogier já se mostrava nos retrovisores de Evans após uma recuperação impressionante do furo de pneu que lhe custou a liderança. O galês nunca ficou fora dos três primeiros lugares e venceu o penúltimo estágio, mas uma roda danificada fez com que ele pilotasse a etapa final com a mesma mistura de pneus desequilibrada de Ogier. Ele foi o sexto mais rápido. com velocidade e consistência Elfyn Evans não quis saber dos problemas dos outros e assumiu a ponta na sexta-feira. A recuperação de Ogier foi notável enquanto ele dirigia aquela última etapa com uma mistura desequilibrada de três pneus de inverno Pirelli e um pneu com pregos em seu Yaris, muito distante do que as condições de piso exigiam. As condições mudaram o dia todo, tornando a escolha do pneu complicada. Uma mistura matinal de estradas úmidas e gelo deu lugar a chuva persistente e lama à tarde, sempre passando longe da neve. O então líder antes do início do dia, Ott Tänak, terminou a jornada 17.5s atrás da dobradinha da Toyota, em terceiro. O Hyundai i20 do Estoniano perdeu força nos apertados ganchos desta manhã e ele ficou impotente para repelir o ataque de Ogier para o segundo lugar na fase final quando suas janelas embaçaram. Kalle Rovanperä, quarto colocado, colocou três carros Yaris entre os quatro primeiros, o finlandês terminou o dia 53.1s atrás do líder, Evans. Ele chegou a assumir a liderança no estágio de abertura pela manhã, mas uma mistura da piora nas condições da estrada e uma penalidade de 10 segundos por chegar atrasado na SS4 o derrubou na classificação. Ele escorregou para fora da estrada em um campo (muita sorte, são raros espaços para erro em Monte Carlo) no início do penúltimo estágio, mas se recuperou para rebaixar Thierry Neuville para o quinto lugar na fase final. Apenas 6.0s dividiram a dupla, Neuville desfrutando de uma tarde melhor depois de trabalhar esta manhã com uma escolha ruim de pneus. O companheiro de equipe Dani Sordo completou os seis primeiros, mas ficou atrasado por mais 50.5s. Ele tinha pouca confiança no manuseio de seu carro depois de cometer o mesmo erro de seleção de pneus de Neuville, mas uma escolha mais equilibrada na parte da tarde ajudou o espanhol a recuperar algum terreno. Na sexta-feira foi a vez de Ott Tänak enfrentar dificuldades e perder a liderança. O líder do WRC2, Andreas Mikkelsen, foi o sétimo em um Skoda Fabia, à frente do Yaris de Takamoto Katsuta. Adrien Fourmaux foi o nono em um Ford Fiesta WRC2 à frente da versão do World Rally Car de Gus Greensmith, o britânico passou o dia em condições difíceis. Pierre-Louis Loubet retirou-se depois de bater fortemente com o seu i20 numa rocha durante a frenagem para o contorno de um grampo na fase final. O sábado teria outra largada antecipada com La Bréole - Selonnet lançando o dia na escuridão às 06:30. Saint Clément - Freissinières precede o serviço final em Gap, antes de uma repetição do estágio de abertura iniciar a longa jornada ao sul para Mônaco após 57,10 km de competição. No sábado tivemos a ida para as montanhas e consequentemente as estradas cobertas com neve deste inverno europeu. Junto com o piso branco a expectativa de um dia crítico, com um total de km consideravelmente pequeno em relação aos que se via antes da pandemia. Ogier estava inspirado neste final de semana e logo recuperou a liderança da tabela de tempos. Depois de perder o primeiro lugar devido a um pneu furado na tarde da sexta-feira, Ogier recuperou a diferença para Elfyn Evans com uma impressionante pilotagem na escuridão em estradas cobertas de neve e gelo no estágio de velocidade de abertura desta manhã. Ele distanciou Evans em quase 18 segundos na etapa de 18,31 km. O francês manteve a calma na neve polida no estágio seguinte. Embora Evans tenha recuperado parte da desvantagem ao vencer a etapa final, mas Ogier conseguiu estabelecer uma excelente vantagem de 13.0s em seu Yaris, com um dia restante. Se considerarmos que as etapas do domingo são uma distância bem curta, Sébastien Ogier deu um grande passo para garantir a oitava vitória histórica no Rallye Monte-Carlo no sábado, depois de recuperar a liderança para liderar uma varredura limpa do pódio para a Toyota Gazoo Racing. Elfyn Evans foi impotente para tentar acompanhar o hepta campeão do mundo, mas estava seguro no segundo lugar. Evans ficou aliviado ao parar o tempo se esvaindo com a vitória no último estágio em um dia em que foi impotente na tentativa de segurar a liderança ou ao menos tentar acompanhar o ritmo do atual campeão do WRC. Como o Rally só termina depois do final do último estágio, Evans precisava manter o foco. Kalle Rovanperä completou o triplo da Toyota em terceiro. A vitória no meio dos três estágios de hoje permitiu que Thierry Neuville fechasse um único êxito para os Hyundai i20, mas o jovem finlandês repeliu a pressão para terminar o dia com 7.0s de vantagem sobre o belga, mas os 43.8s atrás de Evans não eram muito animadores. Rovenperä aproveitou-se dos problemas com Ott Tänak para assumir a terceira posição e fechar a trinca da Toyota. A boa performance de Ott Tänak na terceira posição terminou quando ele furou pneus em duas vezes em etapas sucessivas. Com apenas um sobressalente a bordo de seu i20, o estoniano se arrastou para o serviço, mas os organizadores decidiram que não havia borracha suficiente na borda da roda para dirigir na via pública e ele foi forçado a abandonar. Dani Sordo foi o quinto, mais de um minuto atrás do companheiro de equipe Neuville. Com Tänak afastado do outro carro e incapaz de reiniciar no dia seguinte (no regulamento particular do Ralye Monte-Carlo o abandono não permite a volta nem sequer para o Power Stage), o espanhol teria de terminar para entregar pontos vitais no campeonato de construtores para a equipe sul coreana, com vantagem para os seus perseguidores, o espanhol diminuiu o ritmo para evitar riscos. A defesa do título de construtores da Hyundai ficou nas mãos de Neuville (acima) e Dani Sordo com o abandono de Tänak. Takamoto Katsuta subiu para o sexto lugar em outro Yaris, mais de 2m30s atrás e com quase 40s na mão sobre o líder do WRC2 Andreas Mikkelsen em um Skoda Fabia. Gus Greensmith teve um dia mais consistente em seu Ford Fiesta e segurou o oitavo lugar, com os contendores do WRC2 Adrien Fourmaux e Eric Camilli completando a tabela de classificação. A nova etapa final de domingo programou uma passagem dupla por Puget-Théniers - La Penne e Briançonnet - Entrevaux, totalizando 54,48 km. Não havendo serviço e a segunda execução através da última forma o Wolf Power Stage pagando pontos de bônus. Domingo é dia de, quase sempre, o líder do rally sair do hotel com o regulamento debaixo do braço para administrar sua vantagem. Ele tem tudo a seu favor: a competição no domingo é a de distância mais curta e com isso, fica mais difícil para os adversários alcançá-lo, mas Sébastien Ogier parece que esqueceu o regulamento no quarto. Ele abriu a defesa de seu título do Campeonato Mundial de Rally da FIA 2020 com um desempenho espetacular nos Alpes franceses, dominando a neve e o gelo para se impor sobre o companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, por 32.6s em um 1-2 dominante para o time japonês. No domingo Ogier continuou com um ritmo impressionante e ampliou a vantagem para largar na frente na temporada. As oito vitórias de Ogier abrangem três décadas e foram conquistadas com cinco fabricantes diferentes. Ele terminou um fim de semana perfeito vencendo o Wolf Power Stage final para adicionar cinco pontos de bônus e selar um máximo de 30 pontos no rally. O francês deixou de lado problemas de freio prematuros na sexta-feira em seu Toyota Yaris e se lançou em uma recuperação de carga depois de perder a liderança após um giro e um furo para recuperar a primeira posição antes da final de domingo nas montanhas acima de Mônaco. Ogier, que adiou a aposentadoria para uma última temporada do WRC, mais do que dobrou sua liderança na etapa final para uma vitória emocionante em um rally em sua cidade natal, Gap. Um 1-2 marcou um início de sonho para a carreira de gestão de Jari-Matti Latvala como chefe de equipe. Elfyn Evans não conseguiu repetir o resultado do último estágio do sábado e teve que se contentar com o segundo lugar. Evans liderou na noite de sexta-feira após a perda de tempo de Ogier, mas o galês não conseguiu acompanhar o ritmo de seu colega e sentiu que tinha sido cauteloso demais nas condições difíceis. O vencedor do ano passado, Thierry Neuville, terminou mais 40.9s atrás em seu Hyundai i20. Foi um resultado impressionante para o belga, que trocou o navegador de longa data, Nicolas Gilsoul, menos de uma semana antes do início e não fez parceria com o substituto Martijn Wydaeghe até o teste de velocidade de quinta-feira. Thierry Neuville contou com o furo de pneu de Rovanperä para subir à terceira posição, melhorando a vida da Hyundai. Neuville subiu para o terceiro lugar quando as esperanças de Kalle Rovanperä de conseguir um pódio completo da Toyota terminaram com um furo de pneu na manhã de domingo. O finlandês terminou 1m20.1s atrás. Dani Sordo foi quinto em outro i20 depois de um fim de semana frustrante para o espanhol em seu último rally com o navegador Carlos del Barrio, seguindo as ordens da equipe de Sr cauteloso e garantir os pontos no mundial de construtores depois do abandono de Ott Tänak. O japonês Takamoto Katsuta fechou os seis primeiros em outro Yaris. Foi a oitava vitória de Sébastien Ogier no Rallye Monte-Carlo como etapa do WRC e o francês também venceu o Power Stage. O vencedor do WRC2, Andreas Mikkelsen, foi o sétimo em um Skoda Fabia, à frente do Ford Fiesta de Gus Greensmith. Adrien Fourmaux e Eric Camilli completaram a tabela de classificação em nono e décimo. A segunda rodada do campeonato apresenta o novo Arctic Rally Lapand, do norte da Finlândia. O único rali de inverno puro da série é sediado em Rovaniemi de 26 a 28 de fevereiro. Ogier é o líder com 30 pontos, seguido de Evans com 21, Neuville 17, Rovanperä 16 e Dani Sordo com 11 pontos. Arivederci, Redação do Rally.it |