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WRC Ártico: Tänak se recupera e vence. Rovanperä é lider PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 28 February 2021 19:28

Chegamos! E por conta da pandemia, novamente  não fomos!

 

Depois do fiasco da etapa de neve, sem neve, do ano passado, com o Rally da Suécia/Noruega, a organização do WRC tratou de garantir um cenário gelado e branco para este início de campeonato e a etapa foi marcada para o norte da Finlândia, lá perto da casa do Papai Noel.

 

Visão geral

A etapa do WRC Arctic Rally Finland contou com tecnologia patrocinadora Capitalbox para esse desafio recém-chegado ao WRC que se aventurou nas profundezas do congelado e remoto Círculo Polar Ártico no norte da Finlândia, onde as temperaturas são extremas e as horas do dia são curtas. Os pneus cravejados proporcionam uma aderência notável na neve. Paradoxalmente, foi uma das rodadas mais rápidas da temporada.

 

História

• Apresentação de estreia das estradas do Círculo Polar Ártico no WRC

• Um evento totalmente novo nascido do Rally da Lapônia Ártica, realizado na mesma área por mais de meio século.

 

 

 

Estágios

• A largada de Rovaniemi no início da tarde de sexta-feira é seguida por uma passagem dupla por Sarriojärvi, a 31,05 km a etapa mais longa do rally. A segunda passagem é na escuridão para adicionar dificuldade extra.

• O Sábado reservava mais da metade da distância da competição com dois loops no sentido horário a leste de Rovaniemi totalizando 144,04km. Manhã e tarde percorrem Mustalampi, Kaihuavaara e Siikakämä são separados por serviço. Um longo dia de quase 14 horas.

• Duas passagens pelos 22,47 km do Aittajärvi completariam a ação no domingo, a segunda formando o Wolf Power Stage, que paga pontos de bônus.

• As 10 etapas cobrem 251,08km.

 

Palco Icônico

• Dupla corrida de sexta-feira por Sarriojärvi. Ele passa pelo terreno indiscutivelmente mais bonito do Círculo Polar Ártico, dando aos motoristas uma ideia real do que é o evento. É uma típica montanha-russa finlandesa, às vezes em estradas de fluxo rápido onde as velocidades chegam a 200 km / h e outras em pistas sinuosas extremamente estreitas. Por toda parte, há muitos cantos à espreita sobre cristas cegas para prender os incautos.

 

 

 

Desafio

• A única verdadeira rodada de inverno do WRC caracterizada por estradas congeladas alinhadas com bancos de neve.

• Os motoristas "encostam" os carros nas margens para guiá-los nas curvas na velocidade máxima possível.

• Pneus cravejados são essenciais e fornecem aderência notável, mas os motoristas devem se aclimatar à sensação de "flutuação" e aos diferentes pontos de frenagem.

• A manutenção ao ar livre em temperaturas tão baixas quanto -30 ° C torna os trabalhos de rotina normalmente mais lentos e complicados para mecânicos com luvas.

 

Especificações do carro

• Especificação de superfície flexível, mas soluções de engenharia necessárias para fazer os motores funcionarem com desempenho máximo em frio implacável.

• Os pneus skinny Sottozero J1 da Pirelli se eriçam com 384 pinos de aço com ponta de tungstênio para penetrar nas estradas congeladas. Cada pino tem 20 mm de comprimento e pesa 4g. No entanto, apenas 7 mm são expostos, com o resto inserido na borracha para fornecer uma âncora forte.

• Pás são obrigatórias caso os competidores tenham que cavar seus carros na neve.

 

Service Park

• O Santasport Hotel no coração de Ounasvaara, na orla de Rovaniemi, mas apenas a alguns quilômetros do centro da cidade. É ao ar livre, no Círculo Polar Ártico, em fevereiro - então, não para os fracos de coração ...

O que há de novo para 2021

• Tudo - dissemos que o rali nunca havia aparecido no WRC?

 

 

 

Destaques

• A visão dos melhores pilotos de rally do mundo em estradas que são frequentemente tão escorregadias que é impossível ficar em pé continua sendo um espetáculo de tirar o fôlego.

• A notável aurora boreal - também conhecida como Aurora Boreal. Na Lapônia, as luzes são visíveis quase todas as noites claras de fevereiro.

• As temperaturas no Círculo Polar Ártico podem cair abaixo de -30 ° C em fevereiro

• Rovaniemi é a casa do Papai Noel (ou Joulupukki como é conhecido na Finlândia). Ele pode estar descansando após alguns meses agitados, mas fique de olho para vê-lo de relance...

 

Shakedown

Em perfeitas condições de inverno, o estoniano Ott Tänak foi o mais rápido no estágio de Vennivaara de 5,69 km, perto da base do rally de Rovaniemi, com 0.7s de vantagem do companheiro de equipe da Hyundai i20 Thierry Neuville. Takamoto Katsuta e Pierre Louis Loubet empataram em terceiro, a mais 3.7s.

 

 Depois de ter abandonado em Monte-Carlo, Ott Tänak veio com tudo para a gelada Lapônia e botou pra derreter na neve.

 

Kalle Rovanperä ditou o ritmo em seu Yaris através de uma primeira passagem enevoada em temperaturas alguns graus abaixo de zero. Craig Breen então subiu na tabela de tempos na segunda passagem em um i20.

 

A etapa tornou-se progressivamente mais rápida e Tänak encerrou a ação com o tempo de referência em sua terceira e última passagem. A última tentativa de Neuville também foi a melhor, com o belga se recuperando depois de ser pego por um banco de neve durante sua segunda passagem. Demorou mais de 20 minutos antes que ele e seu navegador, munidos de pás, conseguissem liberar o carro, felizmente sem danos ao i20.

 

 Thierry Neuville tentou acompanhar o ritmo do companheiro de equipe, mas acabou num banco de neve.

 

Katsuta, pilotando um Yaris, e Loubet, em outro i20, também estabeleceram seus melhores tempos em suas corridas finais, enquanto o segundo passe rápido de Breen foi suficiente para garantir ao irlandês o quinto mais rápido. Oliver Solberg, fazendo sua estreia no campeonato na categoria principal, foi o sexto em sua primeira corrida com a substituição tardia do navegador Seb Marshall.

 

Elfyn Evans foi 12º em um carro semelhante depois de um erro. Outros apanhados pela neve incluíram Janne Tuohino, cujo Ford Fiesta ficou preso por quase 25 minutos, e o candidato ao WRC3 Mattias Ekström.

 

A sexta-feira foi “dia de Tänak”.

Ott Tänak largou na frente no desafio nas florestas congeladas da Lapônia ao vencer os dois primeiros estágios de velocidade para construir uma liderança dominante no Arctic Rally Finland Powered by CapitalBox na noite de sexta-feira. O estoniano foi dominador no primeiro dos três dias de ação no Ártico. Ele foi o mais rápido no primeiro teste de Sarriojärvi de 31,05 km por 3.6s antes de esmagar seus rivais por quase 10 segundos na passagem repetida na escuridão.

 

 Mantendo o ritmo do Shakedown, Ott Tänak impôs vantagem logo no primeiro dia de competição.

 

Tänak voltou à parada noturna em Rovaniemi com uma vantagem de 16.2s sobre o companheiro de equipe Craig Breen, para felicidade da equipe Hyundai. O herói da casa, o jovem Kalle Rovanperä ficou 20.4s atrás em seu Toyota Yaris, fechando os três primeiros.

 

Os pneus da Pirelli proporcionaram uma aderência incrível conforme a borracha cravejada com ponta de tungstênio penetrando nas estradas cobertas de neve e gelo. Tänak foi um dos poucos pioneiros a apostar (corajosamente) em apenas um pneu sobressalente para as duas etapas.

 

 Craig Breen mostrou velocidade e consistência e terminou em segundo lugar na classificação geral no primeiro dia.

 

Craig Breen, retornando ao Campeonato Mundial de Rally da FIA após uma ausência de quatro etapas, voltou rapidamente ao ritmo. Os três primeiros tempos em ambas as etapas colocaram o irlandês à frente de Rovanperä, de 20 anos. Os tempos parciais do primeiro estágio do finlandês foram mais rápidos do que Tänak, mas um erro após o ponto médio retardou seu progresso. Em estradas repletas de cristas cegas complicadas, ele registrou a velocidade máxima, marcando 204,8 km/h na segunda passagem.

 

Thierry Neuville colocou um terceiro i20 entre os quatro primeiros. O belga ficou 9.4s atrás de Rovanperä e queixou-se de subviragem na segunda passagem, mas tinha 2.2s na mão sobre o Toyota Yaris de Elfyn Evans em quinto lugar, recuperado do péssimo shakedown.

 

 Kyle Rovanperä, o piloto da casa, levou a Toyota à sua melhor colocação no primeiro dia com o 3° lugar.

 

Teemu Suninen foi o sexto em seu Ford Fiesta, com Takamoto Katsuta 4.3s em sétimo em outro Yaris. Oliver Solberg foi um notável oitavo em sua estreia no Campeonato Mundial de Rally. O adolescente cometeu um pequeno erro na etapa de abertura em seu i20, mas foi quarto na segunda passagem, apesar de ser guiado pelo navegador, Seb Marshall, pela primeira vez.

 

O líder do campeonato, Sébastien Ogier, ficou quase 50 segundos atrás da liderança, em nono, no seu Yaris. As condições da estrada melhoraram progressivamente, então ser o primeiro da ordem foi uma tarefa difícil para o francês, especialmente porque os flocos de neve deixaram pó solto na superfície para a segunda passagem.

 

Gus Greensmith completou a tabela de classificação em um Fiesta, mas as esperanças de Pierre-Louis Loubet diminuíram na segunda volta, quando ele perdeu mais de 3min30seg após trocar um pneu furado.

 

 Tendo que abrir astrilhas na neve no primeiro dia, o então líder do campeonato, Sébastien Ogier sofreu na sexta-feira.

 

A maior parte do rally ocorreria no segundo dia de competição, o sábado. Uma rota compacta no sentido horário a sudeste de Rovaniemi seria conduzida duas vezes, com serviço no meio, com a etapa final sendo executada no escuro e os seis testes somam 144,04km de ação.

 

O cenário do sábado foi uma repetição do dia anterior. Ott Tänak dominou a segunda etapa do Arctic Rally Finland Powered by CapitalBox para levar uma vantagem substancial para a final de domingo. O estoniano venceu três dos seis estágios de velocidade super rápida na neve e no gelo em seu Hyundai i20. Não apenas fez isso como ampliou a liderança ante o segundo colocado, agora o piloto local, Kalle Rovanperä, com 24.1s, restando dois estágios nesta segunda rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

 

 Se na sexta-feira estava difícil, no sábado ficou pior: Ogier bateu e deu adeus às chances de vitória no Rally da neve.

 

Sua alegria contrastava com a decepção sofrida pelo campeão mundial Sébastien Ogier. O líder do campeonato enterrou seu Toyota Yaris em um banco de neve a 200 metros do final do último estágio do dia e caiu da tabela de classificação enquanto lutava por 20 minutos para desenterrá-lo.

 

Pela manhã, Tänak aumentou sua vantagem para 23.6s depois de vencer duas das três etapas em perfeitas condições de inverno nas florestas da Lapônia. Ele segurou o jovem finlandês e um Thierry Neuville de fechamento rápido esta tarde para se colocar em uma posição forte.

 

 Dominador e seguro de si, Tänak aumentava sua vantagem sobre os adversários no cenário branco da Lapônia.

 

Apesar das mudanças durante a noite na configuração de seu Yaris, Rovanperä permaneceu frustrado com o equilíbrio de seu carro. Ele cedeu alguns segundos depois de passar por um banco de neve depois de vencer a penúltima etapa, ficando sob forte pressão de Neuville no teste final.

 

A estratégia de pneus do belga funcionou com perfeição e ele foi o mais rápido em mais de 12 segundos para reduzir a vantagem de Rovanpera para 1.8s. Foi uma tarde melhor para Neuville, que mais cedo se esforçou para ouvir as notas do navegador, Martijn Wydaeghe, acima do ruído do motor de seu i20.

 

 Thierry Neuville fez uma boa reculeração no sábado e terminou o dia na 3ª posição, colado em Rovanperä.

 

O companheiro de equipe, Craig Breen, achou a gestão dos pneus mais complicada com o agravamento das condições na parte da tarde. Com o cascalho congelado atravessando o gelo e a neve solta na superfície, o irlandês caiu para a quarta posição, quase 30 segundos atrás de Neuville.

 

Elfyn Evans, da Toyota, interrompeu as vitórias consecutivas de Tänak nesta manhã, mas o galês também teve dificuldade para controlar os pneus e admitiu que costumava ser cauteloso demais. Ele terminou o dia 10.1s atrás de Breen. Oliver Solberg superou todas as expectativas em sua estreia no WRC World Rally Car. O jovem de 19 anos fez um impressionante terceiro lugar na primeira etapa do dia e regressou à base de Rovaniemi em sexto,  apesar de ter perdido os óculos antes da fase final!

 

 O piloto local, Kyle Rovanperä, com a queda de Breen, assumiu o 2ª lugar, mas era duramente ameaçado por Neuville.

 

Takamoto Katsuta terminou 7.6s atrás após uma briga de um dia com Solberg e Ogier, com a dupla do Ford Fiesta Teemu Suninen e Gus Greensmith em seguida. O líder do WRC2, Esapekka Lappi, completou a classificação em um Skoda Fabia. Lorenzo Bertelli abandonou com seu Fiesta depois de mergulhar em um banco de neve na primeira etapa, enquanto Pierre-Louis Loubet saiu com problemas técnicos depois de fazer o mesmo mais tarde.

 

O domingo, ultimo dia de competição, compreenderia duas corridas do teste de Aittajärvi de 22,47 km, ao sul de Rovaniemi. A segunda passagem serviria como o TV Wolf Power Stage ao vivo, com pontos de bônus em disputa para os cinco melhores pilotos e fabricantes.

 

Como costumamos dizer, o domingo é dia do líder tomar café da manhã e seguir para o parque de serviços com o regulamento do rally debaixo do braço para fazer exatamente aquilo que tem que fazer e garantir a vitória. Com uma vantagem de mais de 24 segundos e duas passagens de pouco mais de 22km pela frent, Ott Tänak sabia o que lhe esperava.

 

 Com controle total da situação, Ott Tänak seguiu para a sua primeira vitória na temporada e voltou à briga pelo título.

 

O estoniano venceu cinco dos 10 estágios de velocidade na neve e no gelo em seu Hyundai i20. Além de uma briga com um banco de neve no sábado, ele evitou problemas em estradas super rápidas perto de Rovaniemi para dar o pontapé inicial em sua tentativa de título depois de abandonar a disputa na abertura da temporada em Monte-Carlo.

 

Rovanperä, começando apenas o seu nono rally na categoria principal, começou o último dia com uma vantagem de 1.8s para Neuville. Ele estendeu em um décimo na primeira de duas passagens no teste de Aittajärvi de 22,47 km, antes de vencer o Wolf Power Stage final para manter o controle sobre o segundo.

 

 Kyle Rovanperä andou rápido e frustrou os sonhos de dobradina da Hyundai, segurando a segunda posição.

 

O piloto do Toyota Yaris passou quatro pontos à frente de Neuville no topo da classificação, relegando o campeão mundial Sébastien Ogier, que teve um fim de semana decepcionante. O francês terminou em 20º depois de enterrar seu Yaris em um monte de neve.

 

O terceiro lugar de Neuville proporcionou um pódio duplo para a Hyundai Motorsport, o que reduziu a liderança do campeonato de fabricantes da Toyota Gazoo Racing para 11 pontos. Craig Breen terminou em quarto em outro i20 após uma ausência de quatro rallys. A gestão dos pneus foi crucial e o irlandês recuou no sábado, enquanto lutava por aderência em estradas deterioradas depois de terminar o dia de estreia em segundo. Ele estava 52.6s atrás de Tänak.

 

 Thierry Neuville tentou até o final, mas não conseguiu superar o piloto da casa e teve que se contentar com o 3° lugar.

 

Breen manteve Elfyn Evans afastado no teste final, depois que o galês se aproximou de 3.6s na penúltima etapa. O intervalo final entre eles foi de 8.9s. O japonês Takamoto Katsuta fechou os seis primeiros em outro Yaris. Oliver Solberg fez uma estréia impressionante no Campeonato Mundial de Rally. O jovem de 19 anos marcou um dos três primeiros tempos da etapa no sábado e estava a caminho de terminar em sexto antes de girar seu i20 na neve no teste final e cair atrás de Katsuta.

 

A dupla do Ford Fiesta, Teemu Suninen e Gus Greensmith, foi oitavo e nono, com o vencedor do WRC2, Esapekka Lappi, completando o top 10 em um Skoda Fabia. No pódio foram feitas homenagens ao grande rally finlandês Hannu Mikkola. O campeão mundial de 1983 e três vezes vice-campeão morreu na sexta-feira e a Força Aérea Finlandesa liderou os elogios com um flypast F18 Hornet.

 

 Com a Hyundai colocando seus 3 carros entre os 4 primeiros, a celebração foi grande e o campeonato embolou.

 

O estoniano nunca foi seriamente desafiado durante o encontro de três dias nas florestas congeladas da Lapônia. Ele construiu uma vantagem confortável durante as duas primeiras pernas e facilitou até a final para vencer a segunda rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA por 17.5s.

 

O herói da casa, Kalle Rovanperä, defendeu-se de Thierry Neuville e garantiu o melhor resultado da sua carreira no segundo lugar. Com apenas 20 anos, ele se tornou o piloto mais jovem a liderar o WRC nos 49 anos de história do campeonato. Neuville terminou 2.3s atrás em terceiro.

 

 A dupla local, recém saída da adolescência, aproveitou para dar uma tietada no convidado ilustre da premiação.

 

Kyle Rovanperä assumiu a liderança com 39 pontos, seguido por Thierry Neuville com 35, Sébastien Ogier e Elfyn Evans, 31 e fechando o top-5, Ott Tänak com 27. O WRC segue para o asfalto do Rally da Croácia para a terceira rodada, que se realiza em Zagreb de 22 a 25 de abril. O momento inesperado foi na entrega do troféu aos vencedores, feito pelo morador mais ilustre da Lapônia, Papai Noel. Sensacional! Mas o velhinho foi rápido como Tänak pra fugir do pódio e não tomar um banho de champagne, que devia estar bem gelada!

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

Last Updated ( Sunday, 28 February 2021 20:36 )