Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Seu carro na palma da mão PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 25 April 2021 19:09

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Como vocês tem visto, estou dedicando as últimas colunas aos avanços tecnológicos, especialmente nos avanços eletrônicos e de interatividade, que estão surgindo cada vez mais, com cada vez mais recursos e deixando gente, como marido, louca.

 

A vida em casal tem coisas que você se acostuma e outras não. Algumas te agradam, outras te irritam. Entre as que irritam – na verdade, irritavam – marido tinha uma mania de andar balançando as chaves. Ele juntava tudo: chaves de casa, do carro, da garagem, do trabalho... aquilo devia pesar um quilo, e ele andava balançando aquilo como uma vaca balança um sino.

 

Aqui no Canadá isso acabou. Nossa casa é muito moderna, com abertura com cartão por aproximação e digitação de código. Nossos carros também tem abertura por cartão de aproximação e partida elétrica com botão. Para meu sossego, o sino da vaca ficou em Salvador, na Bahia. Mas as coisas estão ficando cada vez mais interessantes e meu atual carro tem acionamento pelo smartphone.

 

Ao longo da história, a indústria automobilística sempre foi uma das indústrias mais receptivas às tecnologias emergentes. Desde que Henry Ford abriu as portas da Ford no início do século 20, a tecnologia redefiniu a maneira como os carros são fabricados, operados e mantidos. A tecnologia já redefiniu a forma como os carros usam o combustível, com os sistemas de energia elétrica, híbrida e solar começando a substituir o motor de combustão interna e os motores a gás como a força motriz do futuro.

 

 

 

A tecnologia já redefiniu a maneira como os carros usam o combustível, com os sistemas elétricos, híbridos e de energia solar nos carros começando a substituir o motor de combustão interna e os motores alimentados por combustível como a força motriz do futuro. No entanto, o crescimento das tecnologias autônomas e dos computadores em andamento simultaneamente começou a aumentar a interatividade do usuário, enquanto diminui a necessidade de assumir o controle direto, mesmo para entrar ou iniciar o motor. E uma nova tecnologia está se tornando comum: integrar os nossos carros com os nossos smartphones!

 

Simples, fácil de usar e com capacidade de compartilhar. As vantagens da chave digital do carro através de alguns recursos, especialmente em relação à usabilidade, são óbvias. Embora a chave física permaneça por muito tempo em paralelo, a tendência vai para o digital. O segredo para uma boa solução é estar em conformidade com os padrões de fácil utilização e atender ao mais alto nível de segurança. A integração de sistemas entre o componente central da digitalização no espaço automotivo e no mundo dos carros conectados passa pela comunicação wireless dos componentes, oferecendo aos clientes um momento de praticidade, satisfação e uma ótima experiência de usuário.

 

 

 

A perspectiva de adoção global da chave digital do carro é extremamente positiva, pois os consumidores valorizam muito a conveniência da chave. Nos últimos anos, o uso de entrada sem chave para veículos teve um crescimento exponencial. A empresa de análise Technavio tem monitorado o mercado de chaves digitais automotivas e deve crescer 1,45 milhão de unidades durante 2020-2024, progredindo a um CAGR (Taxa composta de crescimento anual) de mais de 6% durante o período de previsão.

 

Ao mesmo tempo, os especialistas reconhecem que a velocidade de adoção do mercado é volátil, principalmente devido a questões de segurança. Relatos de hackers de acesso remoto pouco contribuem para estabelecer a confiança nas novas tecnologias. A segurança deve ser uma preocupação primária para qualquer empresa que deseje oferecer serviços digitais de entrada e operação de veículos.

 

 

 

A busca por essas soluções para se poder proteger sua empresa, sua casa, seu carro, etc. contra ataques cibernéticos, é o maior desafio tecnológico para garantir a segurança que a tecnologia precisa prover em seu uso e proteger sua reputação. A solução mais promissora vem do Car Connectivity Consortium (CCC). Dedicado à colaboração entre setores, o CCC desenvolve padrões e soluções globais para smartphones e conectividade em veículos. A especificação CCC Digital Key Release 2.0 aproveita NFC, e Digital Key Release 3.0 irá especificar Bluetooth Low Energy (BLE) em combinação com Ultra-Wideband (UWB) para permitir acesso sem chave passivo e para permitir um posicionamento seguro e preciso.

 

Capacitação de ponta a ponta como solução de Digital Car Key

A boa solução de Digital Car Key precisa oferecer uma habilitação funcional ponta a ponta e serviço de gerenciamento de segurança. Com ele, as montadoras podem lançar soluções de acesso automóvel por meio de smartphones e dispositivos relacionados, como smartwatches ou outros wearables. Estas soluções precisam suportar tecnologias como Bluetooth Low Energy, Passive Entry Passive Start (PEPS) e Near-Field Communications (NFC). Além disso, eles devem ser projetados especificamente para permitir o acesso de várias pessoas por meio de aplicativos de smartphone sem comprometer a segurança.

 

Seguro e conveniente – assim como o smartphone

As empresas que estão investindo na integração das Digital Car Key com os equipamentos de wearables e smartphones tem, incessantemente, buscado oferecer recursos que ajudam o usuário a obter vantagem competitiva na indústria automotiva. A solução que integrar-se perfeitamente com as soluções existentes de entrada de veículos e operação embutida, bem como com os sistemas de carros conectados de qualquer fabricante de veículos é o santo graal deste seguimento: oferecer um processo de gerenciamento de “ciclo de vida” totalmente seguro – totalmente integrado à plataforma de serviço – para garantir que o serviço da chave do seu carro tenha uma longa vida útil. Também e preciso garantir que a chave digital do seu carro esteja sempre atualizada com os mais recentes padrões e requisitos de segurança, como se atualiza programas no seu computador ou no seu smartphone.

 

 

 

Outro recurso importante neste tipo de sistema de ativação por Digital Car Key em seu smartphone, os usuários podem usá-lo para acessar seus veículos a qualquer momento – não importa onde estejam localizados e sem a necessidade de WiFi ou outras conexões online. O Embedded Secure Element (ESE), que faz parte da unidade de controle eletrônico do veículo, autenticando a chave do carro móvel dentro e fora da cobertura da rede celular. O resultado é inestimável: experiência confiável do cliente.

 

A chave digital de um carro não é simplesmente uma chave. Em breve, experimentaremos uma nova mobilidade de carros autônomos e conectados. Na coluna do mês passado falei sobre o uso de comandos de voz para controlar tudo em um carro, assim como fazem hoje com seus sistemas de “infoentretenimento” e navegação. A chave digital do carro é uma coisa natural. Mais importante, ele abre o potencial para novas oportunidades de negócios automotivos. Um aplicativo móvel seguro permite vários usos.

 

Ao mesmo tempo, os proprietários podem compartilhar as chaves do carro com outras pessoas, mantendo o controle total. A entrada pode ser emitida de forma permanente, por sessão ou por tempo limitado, e cada chave pode ser configurada para ativar apenas algumas seções do veículo. Vários cenários de uso podem ser gerenciados, permitindo uma série de aplicativos comerciais. Gerenciamento de frotas, serviços de concierge, aluguel de veículos ou outros negócios no setor de mobilidade provavelmente encontrarão benefícios imediatos.

 

 

 

Se o aumento da interatividade do usuário e dos recursos autônomos revelou alguma coisa, é que a indústria automobilística continua comprometida com a visão do carro autônomo. À medida que os sistemas autônomos assumem o controle, os consumidores esperam mais interatividade do usuário enquanto viajam.

 

É lógico que quanto menos tempo os motoristas gastam “dirigindo”, mais tempo os usuários vão querer interagir com a tecnologia de bordo. É por isso que desenvolver e melhorar tecnologias autônomas em carros é o futuro e este futuro está cada vez mais próximo.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça

  
Last Updated ( Saturday, 10 April 2021 19:39 )