Chegamos... mais ou menos! Depois de uma espera de praticamente 8 semanas o campeonato mundial de rally está de volta e com os resultados das duas primeiras etapas, os 5 primeiros estão separados por 12 pontos, um grande equilíbrio ficou claro entre Toyota e Hyundai, mas nada impede que tenhamos surpresas. Devido à pandemia do Covid 19, continuamos com a opção de não fazer deslocamentos para outros países, evitando aglomerações e contatos com pessoas de diversos países ao longo dos dias de cobertura. Melhor prevenir qualquer problema. Visão geral Estreia no WRC pela Croácia. Uma mistura tentadora de asfalto, com algumas superfícies desgastadas e acidentadas devido aos danos causados pelo clima e água e outras muito mais lisas. Geralmente estradas rápidas, mas muito estreitas em algumas partes. A primavera vai mostrar as belas paisagens da Croácia em toda a sua glória. Histórico de Eventos Realizado pela primeira vez em 1974 sob o nome INA Delta TLX Rally e rapidamente cresceu para se tornar um evento do campeonato nacional na ex-Iugoslávia. Incorporou-se ao Campeonato Europeu em 1986 e, depois de se mudar para Zagreb, subiu na classificação para alcançar o nível mais alto da série europeia em 2007. A recessão econômica levou a uma mudança para Rijeka e depois para Ístria. O rol de honra é liderado pelo esloveno Branislav Kuzmič com cinco vitórias, seguido pelo piloto do país de origem Juraj Šebalj com quatro. Os estágios A cerimônia de início da noite de quinta-feira perto da Biblioteca Nacional e Universitária da cidade lança o evento. Sexta-feira compreende dois loops de quatro estágios principalmente curtos (Rude - Plešivica, Kostanjevac - Petruš Vrh, Jaškovo - Mali Modruš Potok e Pećurkovo Brdo - Mrežnički Novaki), pontilhados com morros e saltos complicados, nas áreas montanhosas de Samoborsko Gorje, Žumberak e Região de Karlovac, sudoeste de Zagreb. O serviço divide os loops. Soma-se a 99,82km de ação. A penúltima perna retorna à mesma área com formato semelhante. Os duros estágios de 20 km em Mali Lipovec - Grdanjci e Stojdraga - Gornja Vas são seguidos pelo mais curto Krašić - Vrškovac Vinski Vrh - Duga Resa 1 antes do serviço e uma nova corrida à tarde. As oito etapas totalizam 121,92km. O final de domingo apresenta as estradas mais largas de todas. O Bliznec - Pila de abertura, na montanha Medvednica ao norte de Zagreb, é o mais longo do rally com 25,20km. É seguido por Zagorska Sela - Kumrovec. Ambos os estágios técnicos são realizados duas vezes, levando o total do dia para 77,06 km. Os 20 estágios abrangem 300,32km em um percurso de 1270,89km. Palco Icônico Stojdraga de sábado - Gornja Vas no pitoresco parque natural Žumberak. Conhecido como “o estágio de mil curvas”, é estreito e sinuoso, colocando ênfase em notas de ritmo precisas. Qualquer pessoa que perca seu lugar nas notas achará difícil sincronizar novamente, já que tantos cantos são parecidos. O que há de novo para 2021 Tudo - já dissemos que o rally faz sua primeira aparição no calendário do WRC. Destaques principais Um trecho de 600 metros de tirar o fôlego no estágio Vinski Vrh - Duga Resa no sábado, com uma ponte de pedra sobre o rio Dobra e o antigo castelo Frankopan. A seção mais fotogênica do rally. A cor e o cenário deslumbrantes da primavera aguardam as equipes nos estreitos palcos dos parques naturais Žumberak e Medvednica. Servicepark Feira de Zagreb, um vasto centro de exposições, no sul da vibrante capital da Croácia. Situa-se perto do gigante rio Sava, um trecho de água de 990 km que atravessa a Eslovênia, a Sérvia e ao longo da fronteira da Croácia com a Bósnia-Herzegovina. Shakedown Elfyn Evans deu seu sangue pela primeira vez no Rally da Croácia ao conquistar o melhor tempo durante o shakedown de quinta-feira de manhã em seu Toyota Yaris. O galês, dirigindo seu primeiro rally de asfalto puro para a Toyota Gazoo Racing, parou os relógios com 0.7s de vantagem sobre o Hyundai i20 de Thierry Neuville durante o teste seco e ensolarado de 4,60 km de Medvedgrad. O líder do campeonato, Kalle Rovanperä, foi terceiro em outro Yaris, 1.3s a menos que seu companheiro de equipe galês. Esta terceira rodada marca a estreia do Campeonato Mundial de Rally da FIA da Croácia. Como todos os pilotos da linha de frente, o shakedown marcou a primeira oportunidade para Evans de experimentar as estradas de superfície pavimentada em uma situação competitiva. A configuração do carro foi um grande ponto de discussão pré-evento com os estágios misturando pistas estreitas e sinuosas em asfalto gasto com estradas abertas rápidas em uma superfície lisa. Elfyn Evans foi o mais rápido no Shakedown, mostrando que os Toyotas dariam trabalho no piso de asfalto. Rovanperä foi o primeiro a lidar com o shakedown e foi o mais rápido na primeira passagem. Evans subiu na tabela de tempos na segunda passagem e marcou o tempo de referência em sua terceira e última tentativa. Ott Tänak foi quarto em seu i20, 1.5s atrás de Evans, com o campeão mundial Sébastien Ogier outro segundo atrás em quinto. Takamoto Katsuta colocou quatro carros Yaris nos seis primeiros com um tempo 3.8s atrás do de Evans. Adrien Fourmaux fez uma estreia impressionante em seu World Rally Car ao registrar o sétimo mais rápido em seu Ford Fiesta M-Sport, meio segundo à frente do companheiro de equipe Gus Greensmith. A sexta-feira aguardava os pilotos com dois loops de quatro estágios principalmente curtos (Rude - Plešivica, Kostanjevac - Petruš Vrh, Jaškovo - Mali Modruš Potok e Pećurkovo Brdo - Mrežnički Novaki) e 99,82km de desafios totalmente novos para pilotos e navegadores. A hora da ação Uma sexta-feira ensolarada, e com temperaturas agradáveis esperava por pilotos e navegadores para quatro etapas especiais e, ao final do dia, a liderança ficou nas mãos do belga Thierry Neuville. Ele ganhou três dos quatro estágios da manhã para liderar esta terceira rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA por 7.4s no serviço no meio da perna em seu Hyundai i20. Aproveitando as situações da competição ao longo do dia, Thierry Neuville fechou a sexta-feira à frente da tabela de tempos. O campeão mundial Sébastien Ogier lutou muito na parte da tarde quando os estágios foram repetidos. Ele conseguiu três vitórias consecutivas, no meio das quais marcou sua 600ª vitória na etapa do WRC, para recondicionar o companheiro de equipe do Toyota Yaris, Elfyn Evans, para o segundo lugar. Neuville terminou com 7.7s de vantagem sobre o francês, com Evans a três décimos na terceira posição. Tamanho foi o ritmo rápido e furioso na estreia da Croácia no WRC que Neuville e Ogier sobreviveram a situações difíceis. O i20 de Neuville foi lançado sobre duas rodas depois de bater em uma inclinação no estágio final, enquanto Ogier escapou após acertar a inclinação na abertura. Sébastien Ogier enfrentou sificuldades no início da sexta-feira, mas conseguiu se recuperar na parte da tarde. Kalle Rovanperä sofreu mais do que ambos. O piloto mais jovem de todos os tempos a liderar o WRC aos 20 anos derrapou para a direita em uma curva no estágio inicial de 5,4 km de Rude - Plešivica, onde Ogier teve muita sorte. Seu Yaris despencou em um barranco, parando contra uma árvore e o carro foi danificado demais para reiniciar amanhã. Embora estivesse seco e quente, as etapas a sudoeste da capital Zagreb tornaram-se cada vez mais escorregadias à medida que os pilotos que faziam curvas arrastavam cascalho para o asfalto. A morte de Rovanperä deixou Neuville para abrir as estradas com a melhor aderência. O líder do campeonato até então, Kylle Rovanperä, terminou tristemente a sua participação no Rally da Croácia. Evans foi pressionado por Neuville e Ogier antes de cair para o terceiro lugar na fase final, tendo evitado uma varredura limpa em Neuville esta manhã ao vencer a SS3. Ott Tänak foi o único piloto a escolher os pneus de composto duro P Zero da Pirelli apenas esta manhã e o estoniano não conseguiu tirar o melhor proveito deles em seu i20. Mudanças na configuração melhoraram sua sensação esta tarde e ele venceu uma etapa, contudo, sem nunca estar confortável. Ele terminou em quarto, 31.9s atrás de Neuville e 22.9s à frente de um desanimado Craig Breen, que em momento algum encontrou seu ritmo em seu primeiro rally todo de asfalto do WRC desde 2018. Adrien Fourmaux estava agitado depois de um impressionante desempenho até o sexto lugar em um Ford Fiesta em sua estreia na primeira divisão. O francês e seu companheiro de equipe Gus Greensmith foram pareados durante todo o dia e divididos por 7.0s. Elfyn Evans, o mais rápido no Shakedown foi regular e eficiente para se manter na briga pela ponta. Pierre-Louis Loubet foi oitavo em outro i20, enquanto duas rodadas de Takamoto Katsuta custaram ao japonês um potencial seis primeiros. Ele foi o nono, com o líder do WRC2, Mads Østberg, completando a tabela de classificação em um Citroën C3 Rally2. A segunda etapa de sábado seria a mais longa do fim de semana com 121,92 km. Está localizado na mesma área de hoje, atravessando a deslumbrante paisagem primaveril do parque natural Žumberak. As quatro etapas matinais seriam repetidas à tarde, após o serviço em Zagreb. O sábado reservou para quem acompanhou a disputa do WRC da Croacia uma batalha titânica de três vias para a final do rally que estreava no calendário. Em um dia de muitas voltas e reviravoltas - literal e metaforicamente - o campeão mundial, Sébastien Ogier, completou o dia mais longo desta terceira rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA com uma vantagem de 6.9s sobre o companheiro de equipe Toyota Yaris Elfyn Evans. Sem os problemas da sexta-feira, Ogier assumiu a ponta na tabela de tempos, mas por uma pequena vantagem. O líder da jornada de abertura Thierry Neuville foi rebaixado para terceiro após uma manhã conturbada, mas o determinado belga fechou à 10.4s de Ogier em seu Hyundai i20 depois de uma tarde melhor. Os dramas do dia começaram esta manhã no parque de serviço de Zagreb, quando Ogier e Evans optaram pelos pneus P Zero de composto duro da Pirelli. Neuville escolheu uma mistura de borracha dura e macia acreditando que seria mais adequada para as baixas temperaturas. Estradas secas e um termômetro em escalada permitiram que os pneus duros proporcionassem uma melhor aderência. Neuville perdeu a liderança no teste de velocidade inicial quando a traseira de seu i20 saiu da linha ideal. Ele afogou o motor no estágio seguinte e problemas de freio aumentaram seus problemas. Em contraste, Ogier venceu duas das quatro etapas da manhã, Evans venceu uma e Takamoto Katsuta competiu uma varredura limpa da Toyota com seu segundo melhor tempo da carreira. Elfyn Evans continuou com uma performance regular e eficiente, o que o manteve na briga pela ponta no WRC da Croácia. Neuville estava quase 20 segundos fora da liderança, mas voltou à disputa quando um furo no pneu traseiro direito custou a Ogier 10 segundos na abertura da tarde. Ambos ganharam uma etapa e compartilharam o tempo mais rápido em outra, enquanto a consistência de Evans o manteve na caça e configurou um dia final atraente. Ao final do dia, Sébastien Ogier liderou um dia de disputa no Rally da Croácia bem equilibrado, com a emocionante penúltima etapa de sábado terminando com os três primeiros pilotos separados por pouco mais de 10 segundos. Ott Tänak foi o quarto, quase 30 segundos atrás em outro i20. Tendo feito a mesma escolha de pneus que Neuville, o estoniano não conseguiu acompanhar o trio da frente, mas tinha quase um minuto de vantagem sobre o Ford Fiesta de Adrien Fourmaux em quinto lugar. O sábado de Neuville não foi fácil e ele perdeu a liderança, mas continuava com chences de vitória no final da competição. O francês voltou a impressionar na estreia na primeira divisão, conseguindo duas vezes os segundos melhores tempos para aumentar a sua vantagem sobre o companheiro de equipe Gus Greensmith, em sexto. O britânico estava desanimado depois de uma manhã difícil, mas seu ritmo melhorou na parte da tarde. Katsuta somou uma vitória na segunda etapa em rota para terminar o dia em sétimo, à frente de Craig Breen. O irlandês caiu na ordem depois de ceder dois minutos quando parou para mudar um pneu por um furo depois de bater em um meio-fio a apenas 80 metros do teste de abertura. O líder do WRC2, Mads Østberg e Nikolay Gryazin, completaram a tabela de classificação depois que Pierre-Louis Loubet caiu em uma vala e saiu do sexto lugar após uma batalha anterior contra Greensmith. O estreante francês, Adrian Fourmaux surpreendeu com sua performance, superando seu companheiro de equipe da Ford. Mais quatro estágios aguardavam o final da competição no domingo. Dois estágios seriam repetidos, o primeiro conduzido na montanha Medvednica ao norte de Zagreb e o mais longo do rally. Eles somam 78,58 km com o Wolf Power Stage final oferecendo pontos de bônus para pilotos e fabricantes. É praticamente recorrente o líder da etapa do WRC tomar o café da manhã de domingo e “seguir para o parque fechado com o regulamento da competição debaixo do braço”, com uma ideia em mente: ser cuidadoso, não cometer erros e administrar a vantagem. Mas Sébastien Ogier certamente não saiu da cama com este ar de tranquilidade. Os 3 primeiros estavam separados por 10s e o percurso de domingo, de mais de 78 km era mais longo do que o de costume. Com uma performance agressiva, Sébastien Ogier conseguiu superar seu companheiro de equipe por uma diferença mínima. Depois de um dia final notável para a primeira aparição da Croácia no WRC, o campeão mundial rebaixou o companheiro de equipe do Toyota Yaris, Elfyn Evans, nos quilômetros finais para vencer o rally de três dias apenas seis décimos de segundo. O trio lutou com unhas e dentes desde o início de sexta-feira nas estradas escorregadias da Croácia perto de Zagreb. Depois de trocar de lugar em várias ocasiões, o último dia começou com Ogier liderando Evans por 6.9s, apesar de um furo na segunda perna, e pouco mais de 10 segundos cobrindo os três pilotos. Na sexta-feira, Ogier e Ingrassia sofreram um "acidente de trânsito" antes de iniciar os estágios de velocidade cronometrados. O drama se desenrolou quando Ogier se envolveu em uma colisão de tráfego rodoviário a caminho do teste de velocidade de abertura. Ninguém ficou ferido, mas o impacto danificou a carroceria do Yaris e o pacote aerodinâmico crucial. Evans aproveitou os problemas de Ogier para vencer os dois primeiros testes e o galês começou os 14 km finais ao vivo no TV Wolf Power Stage com uma vantagem de 3.9s, com o belga Neuville ainda perseguindo os dois. Os tempos intermédios revelaram Ogier a aproximar-se do galês antes de Evans deslizar para uma berma de relva perto da chegada. Foi a pausa de que Ogier precisava, e ele marcou na chegada para registrar sua 51ª vitória na carreira, selar uma dobradinha no Toyota e recuperar a liderança do campeonato. Elfyn Evans fez tudo o que podia, mas não conseguiu superar seu companheiro de equipe Toyota Gazoo. Thierry Neuville enfrentou muitos problemas durante o fim de semana, incluindo uma escolha ruim de pneus e derrapagem, e uma junção perdida na fase final significou que o belga ficou em terceiro com seu Hyundai i20, 7.5s mais atrás, mas os fatos não fazem justiça ao drama de um rally que viverá muito tempo na memória. Ott Tänak terminou em quarto depois de nunca se sentir totalmente confortável com o seu i20, mas o estoniano teve mais de 90 segundos de vantagem sobre Adrian Fourmaux em quinto. Foi uma estreia de alto nível extremamente impressionante para Fourmaux, que por duas vezes conseguiu o segundo tempo mais rápido no seu Ford Fiesta. Therry Neuville tentou, mas não conseguiu tirar mais do que 2 segundos da diferença para o vencedor, Ogier. Takamoto Katsuta conquistou seu terceiro sexto lugar consecutivo em outro Yaris, depois que problemas de freio e hidráulica desaceleraram o Fiesta de Gus Greensmith. O britânico terminou em sétimo, à frente de Craig Breen, cujas esperanças foram frustradas por um furo no sábado em seu i20. O vencedor do WRC2, Mads Østberg, e o vice-campeão da categoria Teemu Suninen completaram a tabela de classificação em um Citroen C3 Rally2 e Fiesta Rally2, respectivamente. A Toyota tinha muito a comemorar. Dobradinha e liderança no campeonato de construtores com excelente vantagem. O campeonato vai para a primeira de uma série de quatro etapas em piso de cascalho no Vodafone Rally de Portugal no próximo mês. Matosinhos acolhe o evento de 20 a 23 de maio. Ogier retomou a liderança do campeonato com 61 pontos, seguido de Neuville com 53, Evans, 51, Tänak, 40, e o grande perdedor da rodada, Rovanperä, 39. Arivederci, Redação do Rally.it |