Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid, Vamos fazer uma viagem pelo mundo da tecnologia automotiva pelos próximos meses. Como vocês tem visto, tenho focado neste tema, que tem ligação direta com o meu trabalho na indústria automotiva. Como já comentei recentemente, a indústria automotiva vem passando por uma revolução tecnológica e envolvida em uma corrida pela nova geração de veículos sustentáveis, amigos do meio ambiente e com total comprometimento com as políticas globais de preservação do planeta. Para a angústia dos apaixonados pelos “muscle cars”, os motores V8 e V12 com seus milhares de RPM e sons característicos, em algumas décadas serão peças de colecionadores e não poderão mais circular livremente pelas ruas e estradas. No mundo de hoje, a tecnologia tem um efeito cada vez mais significativo na maneira como vivemos nossas vidas. Ele molda o trabalho que fazemos, como nos comunicamos com os entes queridos, os produtos que consumimos e muito mais. Também afetar os carros que dirigimos e as escolhas que fazemos quando se trata de comprar um novo veículo seria (e será cada vez mais) uma coisa natural. Os desenvolvimentos na indústria automotiva têm sido enormes nos últimos anos, a tal ponto que o sonho antigo de carros sem motorista em nossas estradas pode em breve se tornar realidade. A crescente prevalência de carros híbridos e elétricos foi a principal mudança no mercado moderno, com vendas de veículos elétricos movidos a bateria em 2020 com aumento de 165% em relação ao ano anterior, conforme as tentativas de abordar a questão das mudanças climáticas ganham força. Mas se aprendemos alguma coisa ao longo dos últimos 20 anos ou mais, é que os fabricantes não vão parar de impulsionar a indústria com ideias únicas e inovadoras. Então, que nova tecnologia de carro verde podemos esperar que seja introduzida em uma escala mais ampla? PAINÉIS DE CORPO (CARROCERIA) PARA ARMAZENAMENTO DE ENERGIA Uma das principais desvantagens dos veículos de baixa emissão (até o momento) é seu alcance limitado utilizando somente a energia elétrica como meio de propulsão. Isso significa que os motoristas precisam planejar cuidadosamente seus deslocamentos, levando em consideração a localização dos pontos de carga e o tempo que leva para reabastecer a bateria antes de iniciar ou continuar uma viagem. No entanto, os painéis da carroceria que economizam energia são uma forma de tecnologia de carro verde que pode ajudar a aliviar esse problema. Feitos de fibra de carbono e resina de polímero, eles podem reduzir o peso em 15% e podem armazenar grandes quantidades de energia, permitindo o aumento da autonomia e ajudando os motoristas a cobrir distâncias mais longas com apenas uma carga. BATERIAS DE MAIOR VIDA ÚTIL Obviamente, o componente crítico em qualquer veículo de baixa emissão é a bateria, razão pela qual os fabricantes dedicam tanto tempo e recursos ao seu desenvolvimento contínuo. A maioria das marcas garante suas baterias por 7 a 8 anos ou 100.000 milhas, mas há planos para lançar unidades de energia que excedem em muito esses números. O CEO da Tesla, Elon Musk, recentemente sugeriu que sua empresa está trabalhando em baterias que podem durar 1 milhão de milhas ou 16 anos, enquanto a General Motors e fabricantes de baterias na China também fizeram afirmações semelhantes. Com esses grandes desenvolvimentos no horizonte, o futuro da tecnologia de carro verde pode ver horizontes expandidos em um território desconhecido. Sejam 7, 8 ou 16 anos, uma preocupação adicional precisa ser levada em consideração: em paralelo com esta indústria automotiva de criação e desenvolvimento de carros verdes, uma indústria de recolhimento e reciclagem dos componentes destas baterias precisa ser desenvolvida em paralelo. Essas baterias tem diversos produtos nocivos à natureza, metais pesados e a contaminação do solo e das águas por estes tipos de substâncias é extremamente perigosa. VEÍCULO PARA A REDE ELÉTRICA Mas a tecnologia do carro verde elétrico não se resume apenas aos benefícios para os veículos. A Octopus Energy lançou recentemente uma promoção incentivando os clientes a experimentar a tecnologia Vehicle-to-grid (V2G), que permite aos motoristas usar a energia armazenada em seus carros para abastecer suas casas fora da rede. Isso oferece uma alternativa mais barata e limpa do que queimar combustíveis fósseis e pode ser a primeira de muitas inovações em tecnologia de carro verde que vê a energia da bateria do veículo reaproveitada para uso mais amplo, ajudando assim a contribuir para a meta dos governos que planejam atingir emissões de carbono zero até 2050. PNEUS CHEIOS DE MUSGO Uma grande desvantagem na fabricação de pneus é que eles são difíceis de reciclar e, portanto, são prejudiciais ao meio ambiente. No entanto, uma empresa acredita ter encontrado uma solução que pode desempenhar um papel importante no futuro da tecnologia de carros verdes. No Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 2018, a Goodyear anunciou o desenvolvimento de pneus cheios de musgo, onde musgo vivo seria inserido nas paredes laterais durante a produção. O musgo vai absorver água da estrada e, como parte do processo de fotossíntese, converter dióxido de carbono em oxigênio limpo. Uma ideia engenhosa e uma abordagem literal do conceito de nova tecnologia de carro verde. VEÍCULO PARA VEÍCULO E VEÍCULO PARA INFRAESTRUTURA Quando se trata de tecnologia ecológica em carros, o V2V e o V2I talvez façam o máximo para promover a segurança dos usuários das estradas. Por exemplo, os recursos V2V permitiriam que os veículos conectados se comuniquem entre si, avaliando fatores como velocidades e distâncias de parada. Da mesma forma, a tecnologia V2I usa a Internet das Coisas para se conectar a uma ampla gama de recursos, como semáforos, sinais de trânsito e marcações de faixa para melhorar a segurança ao dirigir. Isso não apenas ajudará a proteger o bem-estar dos usuários das estradas, mas também a mais recente tecnologia de carros verdes fará mais para ajustar os estilos de direção de uma forma que economize energia. Vamos nos divertir bastante nos próximos meses. Muito axé pra todo mundo, Maria da Graça |