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WRC Sardegna: Ogier vence em dias da Toyota e caos da Hyundai PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 06 June 2021 14:46

Chegamos... e estamos em casa!

 

Chegou a hora de vermos a disputa em nossas terras, na maravilhosa ilha da Sardegna, com seu relevo, suas paisagens e seus desafios para nossos pilotos e navegadores por três dias de disputas intensas.

 

Seguindo os rígidos controles sanitários impostos pelo Automóvel Clube D’Itália e da organização do FIA WRC, estamos trabalhando com segurança e seguindo todos os protocolos estabelecidos. O que não tem e nunca terá freios é a nossa paixão pelo Rally e o compromisso de levar aos nossos leitores o que acontece em cada uma das etapas do campeonato.

 

WRC Rally Italia Sardegna – Uma visão geral

Trilhas de cascalho acidentadas e queimadas pelo sol no norte da ilha mediterrânea, um cartão-postal ilustrado, garantem um dos desafios mais difíceis da temporada. Estágios rápidos e estreitos não deixam margem para erro, enquanto o calor intenso se combina com estradas abrasivas para testar os pneus até o limite.

 

Histórico de Eventos

O WRC da Itália era anteriormente um evento de superfície mista com sede em Sanremo e conhecido como o Rally das Flores quando foi realizado pela primeira vez em 1928.

Fazia parte do WRC desde o início do campeonato em 1973.

Michèle Mouton se tornou a primeira e única mulher a vencer uma rodada do WRC ao triunfar em 1981.

A competição mudou-se para a ilha mediterrânea da Sardenha em 2004.

 

 

Estágios

Após a cerimônia de abertura na noite de quinta-feira em Alghero sem disputas, uma largada matinal na sexta-feira levaria os competidores de volta pela ilha para uma passagem dupla de Filigosu - Sa Conchedda e Terranova. Após o serviço, outro loop duplo mais ao norte através de Tempio Pausania e Erula - Tula terminando o dia após 127,40km de ação.

O sábado seguiria o mesmo formato com quase 130km de competição, principalmente na região de Monte Acuto. Estradas clássicas em Coiluna - Loelle e Lerno - Monti di Ala, com disputas programadas por duas vezes antes do serviço. Ação da tarde perto do litoral norte em Bortigiadas - Aggius - Viddalba e Sedini - Castelsardo completariam a perna mais longa da competição.

A ponta mais ao norte da ilha recebe o final de domingo. Repete-se uma volta matinal por Arzachena - Braniatogghiu e Aglientu - Santa Teresa. O último teste hospeda os pontos de bônus finais pagando Wolf Power Stage. É a perna mais curta do rali com 46,08 km.

As 20 etapas totalizariam 303,10 km

 

Palco Icônico

Lerno de sábado - Monti di Ala’, lar do icônico Micky's Jump. Se você gosta de sua ação WRC de natureza alucinante, então não há como ficar melhor do que aqui. Carros pairam no céu enquanto a estrada desce abaixo deles.

 

 

 

O que há de novo para 2021

A data. No ano passado, a Covid-19 forçou o rally a ser adiado de junho para outubro. Desta vez, está de volta ao seu slot do início do verão.

Olbia retorna como cidade anfitriã após uma estada de oito anos na ilha de Alghero.

Uma nova rota de domingo no norte de Gallura. Arzachena - Braniatogghiu tem um visual revisado em comparação com as visitas anteriores, enquanto e Aglientu - Santa Teresa é nova e começa e termina no litoral.

O Bortigiadas de sábado - Aggius - Viddalba não é disputado desde 2005 e a versão deste ano apresenta várias variações daquela de 16 anos atrás.

 

Desafio

Estradas rápidas, mas estreitas, ladeadas por arbustos, árvores ou pedras bem junto as bordas, não deixam margem para erros.

Estradas de base duras cobertas por uma superfície arenosa, que é varrida durante a primeira passagem para deixar condições mais irregulares e esburacadas para a segunda corrida.

A camada fina de cascalho escorregadio na superfície prejudica os primeiros passos na etapa inicial.

As temperaturas se aproximam dos 30°C, portanto, será desconfortável nos carros com estresse maior do que o normal nos motores e nas transmissões.

 

 

Configuração do carro

Suspensão de cascalho.

Os pilotos aumentam a altura do percurso para estradas esburacadas durante a segunda passagem de etapas.

Pneus Scorpion de composto médio e duro da Pirelli disponíveis.

 

Shakedown

Hyundai faz dobradinha no Shakedown.

Thierry Neuville liderou um Hyundai Motorsport 1-2 no final de tarde de quinta-feira no Rally Italia Sardegna.  O belga assinou o tempo de referência em sua quarta e última passagem no teste Loiri Porto San Paolo de 2,89 km com seu i20 World Rally Car. Neuville terminou a sessão com 0.9s de vantagem sobre o companheiro de equipe Ott Tänak, com Teemu Suninen a outro décimo atrás em um Ford Fiesta.

 

 No Shakedown a Hyundai deu sinais de que teria um carro rápido para os três dias de competições na Sardegna.

 

Os pilotos da Toyota Gazoo Racing Sébastien Ogier, Elfyn Evans e Kalle Rovanperä dominavam os três primeiros lugares até a reviravolta tardia da Hyundai, primeiro com Tänak e depois Neuville liderando os tempos. Ogier se manteve em quarto lugar em seu Yaris.

 

Como líder do campeonato, Ogier começaria abrindo os trabalhos na primeira mão de sexta-feira. Condições secas significam que ele varreria o cascalho da linha de direção para deixar mais aderência e estradas mais rápidas para os que viriam atrás. O shakedown se mostrou mais limpo e igual para todos os pilotos. O francês tem se sentido encorajado pelas melhorias na geometria e na suspensão do seu carro, desde que terminou em terceiro no Vodafone Rally de Portugal, há duas semanas.

 

 Teemu Suninen andou bem no Shakedown, mas está evidente que a M-Sporte os Ford Fiesta estão sendo coadjuvantes em 2021.

 

Não tivemos disputas de especiais na quinta-feira, mas na sexta-feira a temperatura na pista foi altíssima, com Ott Tänak tendo um desempenho quase perfeito para liderar uma dobradinha da equipe Hyundai Motorsport, seguido por Dani Sordo, após a penosa primeira mão de sexta-feira no Rally Italia Sardegna. Tänak venceu cinco dos oito testes de velocidade difícil e ensolarada em seu i20 World Rally Car para construir uma vantagem útil de 19 segundos sobre seu colega espanhol nesta quinta rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

 

 Ott Tänak não tomou conhecimento dos concorrentes na sexta-feira e conquistou uma liderança com grande vantagem.

 

Depois de dominar o início da etapa anterior em Portugal mas forçado a se retirar da liderança no segundo dia, o estoniano foi o mais rápido a sair dos quarteirões na ilha de férias do Mediterrâneo. Ele venceu todos os quatro testes de velocidade da manhã para liderar por 16.9s. Uma quinta vitória consecutiva foi seguida por dois segundos mais rápidos. Sua única mancha no dia foi um pneu esquerdo dianteiro delaminado no estágio final, que lhe custou alguns segundos.

 

Sordo, em busca do terceiro triunfo consecutivo na Sardenha, foi prejudicado por pequenos problemas pela manhã, mas voltou à sua melhor forma mais tarde. Ele trocou de lugar com o líder do campeonato Sébastien Ogier antes de bater os três melhores tempos para terminar o dia com 16.8s de vantagem sobre o Toyota Yaris do francês.

 

 Especialmente na parte da tarde, Dani Sordo também conseguiu bons desempenhos para tomar o 2° lugar.

 

Ogier ficou surpreso com sua pilotagem. Esperando um dia de “limitação de danos” após largar em primeiro em estradas de areia onde a aderência era mais baixa, ele segurou brevemente o segundo lugar, mas não foi capaz de igualar o Hyundais e terminou 36.2s atrás do líder. Elfyn Evans terminou um dia frustrante em quarto lugar com seu Yaris. O galês esteve indisposto pela manhã e definhou em sexto, mas o melhor ritmo esta tarde permitiu ao vencedor da etapa anterior em Portugal recuperar. Ele terminou mais de um minuto atrás de Tänak.

 

Thierry Neuville foi outro a lutar pela manhã. As alterações na afinação tiveram um efeito positivo e o belga terminou em alta, partilhando o melhor tempo da fase final com o companheiro de equipe, Sordo. Dois furos de pneu não ajudaram em seus esforços, mas ele estava apenas 1.2s atrás de Evans.

 

 Obrigado a largar na frente e "limpar as estradas do excesso de areia e cascalho, Ogier perdeu um tempo considerável.

 

Em sexto lugar foi o caminho de Takamoto Katsuta. O piloto japonês paralisou o motor de seu Yaris três vezes, mas manteve uma vantagem confortável sobre o líder do WRC2, Mads Østberg. Jari Huttunen foi oitavo, à frente do líder do WRC3 Yohan Rossel e Marco Bulacia. Kalle Rovanperä foi inicialmente o adversário mais próximo de Tänak, mas o finlandês teve que abandonar em seu Yaris com a suspensão dianteira direita quebrada na fase final desta manhã.

 

Foi um dia decepcionante para a M-Sport Ford. Teemu Suninen abandonou na fase de abertura depois de desviar o seu Fiesta para o lado, enquanto Gus Greensmith abandonou o sétimo na última fase com problemas de transmissão. Problemas de freios custaram a Pierre-Louis Loubet mais de três minutos e ele foi 11º num i20.

 

 Após um início de campeonato espetacular, Kalle Rovanperä não tem conseguido repetir seus resultados nas últimas etapas.

 

O sábado seria o dia da perna mais longa com 129,62km de competição, apresentando uma passagem dupla de duas etapas na área de Monte Lerno, incluindo o Micky's Jump de tirar o fôlego. Após o serviço, dois estágios à tarde, que também são realizados duas vezes, incluem um que não é usado desde 2005.

 

O segundo dia de competição na Sardegna começou com a esperança de que a reação da Hyundai colocaria fogo no campeonato. Vimos na sexta-feira um Ott Tänak fulguroso e impondo-se de forma avassaladora, seguido por grandes performances de Dani Sordo, empurrando para trás os carros da Toyota. Entretanto, ao longo das especiais que foram sendo disputadas, todo o cenário favorável à equipe dos construtores sul coreanos desmoronou como um castelo de cartas, especialmente no caso do campeão da temporada de 2019, que via se repetir o roteiro da etapa portuguesa do WRC.

 

 Ott Tänak continuou dominando o sábado... até acertar uma pedra, quebrar a suspensão traseira esquerda e abandonar o Rally.

 

Melhor para Sébastien Ogier que terminou o dia a caminho de uma vitória notável no Rally Italia Sardegna depois que a exaustiva segunda mão dizimou seus adversários para deixar a Toyota Gazoo Racing em primeiro e segundo lugar. O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA iniciaria a etapa final de domingo com uma vantagem de 38.9s sobre o companheiro de equipe Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, após um dia desastroso para Ott Tänak e Dani Sordo da Hyundai Motorsport.

 

Tänak estava com 40s de vantagem quando bateu em uma pedra e quebrou a suspensão traseira esquerda do seu i20 World Rally Car na parte da manhã. Foi o segundo rally consecutivo do qual Tänak se retirou enquanto liderava depois de sofrer semelhante desgosto em Portugal no mês passado, quando teve ou problema na roda traseira direita.

 

Melhor para Ogier, que não tendo mais que limpar as estradas, começou a recuperar terreno frente à Dani Sordo... até a sorte sorrir. 

 

Sua retirada deixou Ogier à frente depois de ter superado Dani Sordo da segunda posição. O dia de Sordo chegou a um fim violento no penúltimo teste de velocidade quando ele correu, atropelou um bueiro na margem da trilha e virou de lado no meio da estrada. O impacto arrancou a roda traseira direita e ele também abandonou.

 

Ogier não tinha expectativas para liderar no Rally da Sardegna. Ele foi o primeiro na ordem de largada na primeira perna de sexta-feira, varrendo cascalho empoeirado da superfície para deixar mais aderência para os que estavam atrás. Ele fez um excelente trabalho para limitar a perda de tempo e aproveitar a saída de Tänak. O francês administrou sua escolha de pneus perfeitamente e venceu cinco das oito exaustivas etapas do dia. Conforme a superfície arenosa foi removida, uma base rochosa dura e abrasiva foi exposta abaixo da qual se mostrou resistente para carros e pneus.

 

 Elfyn Evans veio "brigando com o carro" e com um mal estar para se manter competitivo no Rally da Sardegna.

 

Evans lutou para encontrar um ritmo consistente na primeira mão, mas o galês conseguiu se recuperar no sábado. Mudanças na configuração proporcionaram uma melhora nas sensações com seu Yaris e ele venceu duas etapas, levando a melhor na luta com Thierry Neuville e impor sobre o belga 22. 7s de frente.

 

Neuville fez mudanças constantes em seu i20, mas nenhuma atingiu o ritmo que ele queria. Não houve pressão por seus perseguidores, com Takamoto Katsuta a três minutos atrás, em quarto lugar em outro Yaris. O piloto japonês teve sorte de sobreviver depois de bater em uma pedra que quase jogou seu carro para fora da estrada. Ele perdeu mais tempo no penúltimo estágio quando parou para remover o obturador usado para reduzir o fluxo de ar pelo radiador que havia sido deixado no lugar.

 

 Depois de superado por Ogier, tentando recuperar tempo, Dani Sordo errou e capotou, arrancando a roda traseira direita. Fim de Rally.

 

O rally tem sido tão exigente que o resto da tabela de classificação incluiu carros da categoria de apoio. O líder do WRC2, Jari Huttunen, foi o quinto, mas tinha apenas 7.4s de frente sobre Mads Østberg. O líder do WRC3, Yohan Rossel, foi o sétimo, com Pepe López, Jan Solans e Marco Bulacia completando os 10 primeiros. Gus Greensmith abandonou com seu Fiesta por um segundo dia com problemas mecânicos, enquanto Pierre-Louis Loubet parou após relatar um cheiro de queimado em seu i20.

 

A final de domingo teria como palco a região a noroeste de Olbia e é nova para esta geração de pilotos. Eles enfrentariam dois loops de dois estágios, terminando com o Wolf Power Stage pagando pontos de bônus, terminando em meio a vistas espetaculares da paisagem da Sardenha. Os quatro testes cobrem 46,08 km.

 

Sébastien Ogier levantou-se nesta manhã para a disputa do último dia do Rally Itália Sardegna com o regulamento na mão e uma ideia na mente: não correr riscos! Com uma enorme vantagem sobre seu companheiro de equipe, Elfyn Evans, era manter o ritmo, preservar o carro e ir para o pódio.

 

Com a competição sob controle, Sébastien Ogier percorreu as etapas do domingo para garantir mais uma vitória no WRC. 

 

O Atual campeão e líder do campeonato liderou com seu Toyota Yaris a dobradinha da marca japonesa pelas estradas de cascalho cheias de pedras da ilha do Mediterrâneo, conquistando sua terceira vitória na temporada. Ele ainda aumentou a vantagem para um também precavido Evans e terminou 46.0s à frente do galês, ampliando sua vantagem para 11 pontos após cinco dos 12 eventos.

 

Antes do início da disputa, especulou-se que Ogier não poderia vencer esta quinta rodada. Como líder do campeonato, ele começou em primeiro na ordem na perna de abertura de sexta-feira, arando uma linha no cascalho solto que se tornou progressivamente mais limpo e ofereceu mais aderência com a passagem de cada carro.

 

Esperava-se que o francês perdesse tempo, mas o resultado de um atraso de meio minuto atrás de um dominante Ott Tänak e de seu companheiro de equipe, Dani Sordo, da Hyundai Motorsport podia ser considerada pequena. Em melhores condições no sábado, Ogier marcou uma série de tempos mais rápidos e superou Sordo. Quando Tänak arrancou uma roda traseira de seu i20 World Rally Car depois de bater em uma rocha, assumiu a liderança e Sordo capotar o carro, Ogier estava livre para aliviar a final de domingo e reivindicar a 52ª vitória na carreira.

 

 Elfyn Evans por pouco não perdeu o 2° lugar após ter um problema ao passar por um curso d'água, mas garantiu a dobradinha.

 

Evans estava inicialmente indisposto e incomodado com o acerto do carro, perdendo mais de um minuto após a primeira mão, na sexta-feira. Mudanças na configuração melhoraram o desempenho do galês com seu carro e um punhado de vitórias em etapas o impulsionou a aumentar a liderança dos fabricantes da Toyota na série sobre o Hyundai, e apesar de não ter como alcançar Ogier, não deixa-lo fugir na liderança do campeonato.

 

Houve um susto tardio quando seu carro parou depois do mesmo curso de água que perturbou Ogier. Ele permaneceu imóvel por quase 20 segundos antes de o motor ser reiniciado. O terceiro lugar para Thierry Neuville, mais 19.2s atrás, foi um consolo insuficiente para a Hyundai. O belga passou todo o fim de semana a buscar uma melhor acerto do seu i20, mas nenhuma das alterações proporcionou um ritmo bom o suficiente para igualar o os carros que estavam à frente.

 

 Thiertty Nauville nunca teve um carro rápido na Sardegna e o 3° lugar foi circunstancial após todos os problemas enfrentados.

 

Foi um Rally sacrificante. Tamanho foi o nível de desgaste que o quarto colocado Takamoto Katsuta foi o único outro piloto de alto nível a evitar um abandono. O piloto japonês alcançou o melhor resultado da carreira na rodada anterior em Portugal, apesar de uma abelha zumbindo dentro de seu Yaris durante um teste de domingo.

 

O quinto lugar foi para o vencedor do WRC2, Jari Huttunen. O finlandês superou Mads Østberg quando o norueguês cometeu um erro na segunda etapa de domingo e segurou a pressão nos dois estágios finais para terminar com 7.5s de vantagem. O vencedor do WRC3, Yohan Rossel, terminou em sétimo, com Pepe López e Jan Solans em seguida. Marco Bulacia completando a tabela de classificação dos 10 primeiros, apesar de uma rolagem no último dia.

 

 Líder do campeonato, Ogier caminha de forma consistente para seu 8° título no WRC no ano em que anunciou sua despedida.

 

O campeonato atinge a metade do número de etapas com um retorno emocionante à África pela primeira vez desde 2002. O lendário Safari Rally Kenya será sediado em Naivasha de 24 a 27 de junho. Sébastien Ogier lidera a pontuação com 11 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Elfyn Evans (106x95) e tem enorme margem sobre os pilotos da Hyundai, com Thierry Neuville (77 pontos) e Ott Tänak (49). No campeonato de construtores, a vantagem da Toyota sobre a Hyundai é de 49 pontos (231x182).

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

Last Updated ( Sunday, 06 June 2021 20:42 )