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Carros elétricos sem bateria? Quase isso PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 27 June 2021 11:03

Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid,

 

Como prometi, vamos conversar muito sobre novas tecnologias ao longo dos próximos meses e as novidades aparecem a cada dia nesse processo de reinvenção da indústria como um todo no mundo, buscando processos mais sustentáveis e menos agressivos ao meio ambiente.  

 

O comprometimento com as políticas globais de preservação do planeta está provocando uma saudável competição na indústria automotiva. Com uma sociedade cada vez mais consciente, o investimento em tecnologia sustentável, renovável e limpa vai ser o maior diferencial para a conquista do mercado nas próximas décadas.

 

Painéis de armazenamento de energia, uma tendência crescente

Embora os automóveis elétricos já existam há décadas, sua falta de velocidade e resistência significa que eles ainda não se popularizaram tão bem quanto seus equivalentes consumidores de gasolina. Embora poucos cursos de mecânico de automóveis ofereçam informações e treinamento em veículos elétricos, tudo isso pode mudar radicalmente nos próximos anos, à medida que novas tecnologias tornam os veículos elétricos mais baratos e eficientes.

 

 

 

Considere abrir um carro híbrido ou elétrico e não encontrar baterias. Você pode questionar a competência do fabricante ou assumir que é mais uma incidência de roubo de carro. Os engenheiros e fabricantes de automóveis estão regularmente introduzindo novas tecnologias nos carros. Já faz algum tempo que os carros elétricos circulam nas estradas e os fabricantes de automóveis estão constantemente trabalhando em carros novos que podem funcionar com opções alternativas de combustível.

 

Essas inovações desempenharão um papel importante no fornecimento de um ambiente limpo e permitirão que as montadoras adotem novas tecnologias híbridas. Oferecer carros elétricos traz alguns obstáculos para as montadoras, como o enorme espaço e o peso das baterias. Portanto, inovadores em todo o mundo estão experimentando novas tecnologias em carros para lidar com esses problemas.

 

Há uma nova tendência em que os fabricantes de carrocerias de automóveis procuram usar as carrocerias dos próprios carros como uma forma de armazenar energia. Usando os painéis da carroceria do automóvel, cientistas e engenheiros acreditam que encontraram uma solução para essas baterias grandes, pesadas e pesadas. Mesmo com a evolução na eficiência da bateria com o uso de fontes como íon-lítio, as baterias em veículos elétricos ainda são uma das maiores desvantagens. Eles são notoriamente pesados, pesados ​​e enjoados.

 

 

 

Já existem há algum tempo projetos direcionados ao uso de painéis de carroceria avançados para alimentar a estrutura elétrica de um veículo elétrico. Estes trabalhos dos departamentos de engenharia de montadoras na Europa e Japão já tiveram sucesso na criação de painéis feitos de materiais que armazenam energia. Portanto, pode-se perguntar vagamente: devem os painéis da carroceria com armazenamento de energia ser equipados nos EVs que chegarão às estradas de amanhã? Certamente, sim.

 

A energia gerada por tais painéis da carroceria pode ser efetivamente convertida para alimentar os motores elétricos neles. Ao infundir técnicas complexas de engenharia elétrica, esses painéis também podem alimentar toda uma estrutura elétrica de um carro. No entanto, a utilidade desta fonte de energia adicional será em grande parte destinada a alimentar os motores elétricos, particularmente aquele ligado ao cubo da roda. Os painéis da carroceria com armazenamento de energia instalados nesses veículos podem aumentar o desempenho dos motores elétricos, evitar a descarga indevida da fonte de alimentação reserva das baterias e também aumentar a economia de energia do veículo.

 

Papel da Nanotecnologia

Os principais componentes envolvidos no funcionamento desse conceito incluem o motor do cubo da roda (que é um motor elétrico que aciona o movimento das rodas), painéis avançados da carroceria, baterias de íon-lítio, pontos de descarga e fios elétricos. Entre estes, os painéis da carroceria feitos de nanomateriais são observados como os componentes principais. Por meio de pesquisas científicas conduzidas por conceituadas universidades globais, os painéis da carroceria de um carro elétrico podem ser cobertos com uma camada fina e forte de nanomateriais de alta densidade de energia feitos de um sanduíche de eletrólito com eletrodos totalmente de carbono.

 

 

 

Este filme pode ser coberto em todas as superfícies do carro; de painéis de teto e portas a capôs ​​e pisos. Os dispositivos de armazenamento de energia são incorporados aos painéis de fibra de carbono com um tipo especial de resina. A ideia é que o processo não seja mais complicado do que a pintura automotiva tradicional.

 

Supercapacitores fixados na parte inferior desses painéis podem converter a energia cinética e a energia solar e posteriormente transferi-la para baterias de íon de lítio para armazenamento. Alguns painéis também podem utilizar conversores e transferir a energia diretamente para os motores elétricos, porém, perdendo a opção de armazenamento de energia. À medida que o carro elétrico acelera para frente, os painéis podem extrair mais energia e alimentar os motores elétricos que acionam o cubo da roda. O conceito Terzo Millennio EV da Lamborghini surgiu para ser um espécime icônico de painéis de carroceria que alimentam os motores elétricos em híbridos e EVs.

 

Algo interessante deste processo está em fazer que os painéis de armazenamento de energia não se limitem apenas a veículos elétricos. A ideia é que até os veículos tradicionais movidos a combustível fóssil possam incorporar os painéis de armazenamento de energia em seu design e eliminar a necessidade de baterias tradicionais, poupando muitas dores de cabeça aos motoristas. Quando a tecnologia for finalmente lançada, deve ser fácil para qualquer mecânico de automóveis implementá-la.

 

 

 

Os processos estão em desenvolvimento, no entanto, como todos os experimentos na indústria automobilística, resta saber se essa tecnologia sairá do laboratório e entrará na linha de produção em breve. Mesmo que a tecnologia se mostre eficaz e viável, ainda há a questão de reduzir o custo de forma eficaz o suficiente para que possa ser acessível ao nível do consumidor.

 

As vantagens dessa tecnologia automotiva se somariam aos benefícios existentes de um carro elétrico, que incluem emissões zero e aceleração superior. Essa tecnologia contribuirá significativamente para os carros novos, reduzindo o tamanho das baterias dos carros elétricos, removendo a energia desperdiçada na movimentação do peso extra das baterias.

 

Independentemente disso, estamos fazendo grandes avanços na área de veículos elétricos e no bom caminho para uma direção mais eficiente e ecologicamente correta.

 

Muito axé pra todo mundo,

 

Maria da Graça