Chegamos! Pela primeira vez vamos ter a participação da Bélgica no WRC, a 35ª nação a receber uma etapa do Campeonato Mundial de Rally da FIA. Esse vai ser o WRC Renties Ypres Rally Bélgica que confronta a confortável vantagem de 37 pontos para Sébastien Ogier, a caminho de seu 8º título mundial e a busca dos seus adversários em impedi-lo de alcançar este feito. A Toyota está liderando com folga o campeonato de construtores e o segundo colocado do campeonato, o irlandês Craig Breen já deu mostras de que não está na equipe para ser um coadjuvante, mas tem um enorme desafio diante de si para recuperar o terreno perdido. Visão Geral As pistas estreitas e sinuosas das fazendas belgas tem, em sua maioria, cobertura de asfalto, sendo ladeadas por valas de drenagem e postes telegráficos, com muitos cruzamentos estreitos. Grandes cortes em curvas significam que lama e detritos são arrastados para a estrada, tornando as condições escorregadias. Percurso compacto com pouco tempo para fazer uma pausa para respirar. Histórico de Eventos O Rally Ypres foi realizado pela primeira vez em 1965 e se estabeleceu como um elemento da linha de frente no Campeonato Europeu de Rally por muitos anos. O ex-piloto do WRC da Bélgica, Freddy Loix, é o mestre de Ypres, com uma notável coleção de 11 vitórias entre 1996 e 2016. Loix acumulou duas vezes uma corrida de ouro de quatro vitórias consecutivas – entre 1996 e 1999 e também de 2013 a 2016. Outros vencedores incluem os ex-campeões mundiais Walter Röhrl e Miki Biasion, Henri Toivonen, Kris Meeke, Thierry Neuville e o vencedor de 2019 Craig Breen. Estágios Oito etapas especiais e mais de 135 km de competição estão reunidos na compacta perna de abertura de sexta-feira durante uma tarde e noite movimentadas em um raio de 30 km de Ypres. Quase 50 por cento do itinerário é competitivo. Após a abertura Reninge - Vleteren, ao norte de Ypres, a rota segue para o sul para Westouter - Boeschepe, Kemmelberg e Zonnebeke. Após o serviço, o ciclo anti-horário é repetido conforme a escuridão se aproxima. A perna de sábado é quase tão compacta, espremendo mais oito testes cobrindo 119,92 km em uma rota de 310,07 km. A maior parte da ação é novamente ao sul de Ypres, começando com o Hollebeke de 25,86 km, o mais longo do rally. Dikkebus e Watou seguem antes que o curto Mesen - Middellhoek preceda o serviço. O loop é repetido à tarde. O foco muda 300 km a leste no domingo para um final baseado no icônico circuito de corrida Spa-Francorchamps perto da fronteira alemã. Duas corridas de Stavelot - Malmedy - Francorchamps, que inclui passagens na própria pista. O último estágio é repetido como o encerramento do Wolf Power Stage antes do pódio no circuito. Os 20 estágios cobrem 295,78 km. Palco Icônico Kemmelberg – tão famosa para os fãs de rally quanto para os devotos das corridas clássicas da primavera do ciclismo. A subida da famosa colina Kemmelberg sobre paralelepípedos forçará os carros a lutar por tração, especialmente se estiver molhado. As curvas rápidas e fluidas da subida de Monteberg seguem mais tarde na etapa. Parque de serviço Localizado na bela Grote Markt no centro da cidade de Ypres, na região de Flandres, no noroeste da Bélgica, que foi autenticamente reconstruída após ser destruída durante a Primeira Guerra Mundial. É difícil imaginar um parque de serviços mais pitoresco. Desafio Poucos pilotos e navegadores têm experiência nas etapas de Ypres e devem se aclimatar rapidamente às características das pistas estreitas e rápidas. Como um recém-chegado ao WRC, um recce difícil aguarda as equipes, que devem preparar notas de ritmo altamente detalhadas de uma folha de papel em branco em apenas duas passagens por cada estágio. As condições das estradas se deterioram com a passagem de cada carro. Os detritos são puxados para a superfície enquanto os motoristas fazem curvas para economizar décimos de segundo vitais. A chuva é uma ameaça onipresente e “incrivelmente escorregadia” são as duas palavras que provavelmente ouviremos com mais frequência de pilotos estressados em finais de estágio em tais circunstâncias. Grandes valas à beira da estrada podem engolir “carros rebeldes” que se percam dos limites da pista. Enormes postes telegráficos de madeira não são menos indulgentes. Especificação do carro Uma configuração de asfalto em teoria - mas muito diferente da especificação usada em estradas de superfície lisa como a Espanha. São necessários grandes compromissos para estradas que se assemelham a cascalho em vez de asfalto em alguns lugares. A borracha P Zero da Pirelli será usada em compostos duros e macios. O pneu Cinturato RW está à disposição caso a chuva forte deixe água parada nas etapas. Destaques principais Parque de serviço Grote Markt de Ypres. O acesso não será permitido, mas os fãs podem ter uma boa visão da praça do mercado e caminhar livremente. Sempre há um ótimo ambiente quando os moradores e os fãs de rally se misturam e aproveitam os cafés, bares e restaurantes que se alinham na praça. Dois estágios no circuito de corrida Spa-Francorchamps no domingo, que incluem o famoso complexo Eau Rouge e Raidillon. Onde os pilotos mergulham morro abaixo na curva Eau Rouge antes de subir vertiginosamente pela igualmente rápida direita Raidillon. Shakedown Thierry Neuville encontrou-se rapidamente no ritmo em suas “estradas de casa” para marcar o tempo mais rápido no shakedown de sexta-feira de manhã no Renties Ypres Rally Bélgica. Ele liderou Ott Tänak, companheiro de equipe do Hyundai i20 World Rally Car, por 0.8s nas estreitas pistas de Langemark de 9,81 km ao norte de Ypres. O líder do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Sébastien Ogier, completou os três primeiros, um pouco mais de dois segundos atrás em seu Toyota Yaris. Com sede por uma vitória em casa e para se manter com chances no campeonato, Neuville foi o mais rápido no Shakedown. Vencedor de Ypres em 2018, Neuville estabeleceu o ritmo inicial na primeira passagem em estradas que variavam entre asfalto liso e concreto. Tänak passou para a frente após a segunda corrida, antes de seu colega marcar o tempo de referência na final. O belga está “desesperado” por uma vitória em casa para manter qualquer chance de um título mundial, mas minimizou os benefícios oferecidos pelas estradas nacionais. Ogier liderou um trio de pilotos da Toyota Gazoo Racing com Elfyn Evans 1.1s atrás do francês e Kalle Rovanperä, vencedor da última vez na Estônia, outro 0,8s atrás. Pierre-Louis Loubet completou os seis primeiros em outro i20. Craig Breen foi apenas 16º em seu i20. Os dutos de ar em seus freios dianteiros direitos se soltaram na corrida inicial e ele voltou ao serviço para reparos, pois eles prenderam o aro da roda e o pneu. Elfyn Evans ainda tem chances matemáticas de brigar pelo título e está fazendo a sua parte. O asfalto belga lhe caiu bem. Com a programação mais curta em dias, mas bastante dinâmica em campo, a sexta-feira mostrou um Thierry Neuville disposto a não deixar escapar uma vitória em seu “rally de casa”. Ele superou seu companheiro, Craig Breen num duelo de unha e dentes no primeiro dia em Ypres. Thierry Neuville derrotou o companheiro de equipe da Hyundai Motorsport, Craig Breen, na noite de sexta-feira para fechar uma empolgante perna de abertura do Renties Ypres Rally Belgium onde mal puderam ser separados durante o ciclo de abertura da tarde de quatro estágios de velocidade através de pistas estreitas de asfalto, que Neuville terminou com 0.4s de vantagem. Repetindo o que fez no Shakedown, Thierry Neuville terminou a sexta-feira na liderança, mas não teve vida fácil. Os tempos mais rápidos em todas as três etapas especiais noturnas (o estágio final do dia foi cancelado por razões de segurança) terminou com belga liderando. Uma vantagem de 7.6s, mas ainda faltando dois dias para esta oitava rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA ser concluída e muito por acontecer. Ott Tänak completou um 1-2-3 do pódio da Hyundai em terceiro. O único problema de Neuville era bizarro. Seus óculos de marca registrada escorregaram por seu rosto na ação da tarde, atrapalhando sua concentração, mas claramente não diminuindo o ritmo. Tänak liderou após o estágio de abertura, mas uma escapada da estrada no estágio seguinte permitiu que seus dois colegas fugissem. Breen liderou por duas etapas antes de Neuville se afastar e o irlandês não conseguir acompanhar o ritmo de seu companheiro de equipe na repetição dos estágios após o serviço. Craig Breen estava disposto a não deixar Thierry Neuville celebrar uma vitória em casa e endureceu a disputa doméstica. O estoniano liderou uma emocionante luta de quatro carros pelo terceiro lugar com o quarteto coberto por 8.2s. O carro do estoniano ficou sem potência na parte da noite, mas ele teve velocidade suficiente para continuar à frente de Kalle Rovanperä, que comandou um trem Toyota Yaris de quatro carros em quarto lugar. Rovanperä terminou o dia apenas 1.4s atrás e com apenas oito décimos de vantagem sobre Elfyn Evans, que ele superou na fase final. Evans contrastava sentimentos: frustrado, feliz com a sensação que sentia ao volante, mas desanimado com o tempo. O líder do campeonato Sébastien Ogier completou os seis primeiros. Ele perdeu valiosos segundos com um furo no pneu dianteiro esquerdo esta tarde e estava desconfortável com a configuração de seu carro. As mudanças no serviço do meio da perna deixaram o francês mais feliz após a ação da noite. Ott Tänak fechou o 1-2-3 da Hyundai na sexta-feira, segurando uma fila de Yaris na tabela de tempos. Takamoto Katsuta foi sétimo após um dia encorajador ao lado do estreante co-piloto Keaton Williams, substituindo o ferido Dan Barritt. Ele estava confortavelmente longe de Pierre-Louis Loubet, que ultrapassou a mesma junção que Tänak em seu i20. O líder do WRC3, Yohan Rossel, pilotando um Citroën C3 Rally 2, e o líder do WRC2 Oliver Solberg, estreando o novo i20 N Rally2 da Hyundai, completaram a tabela de classificação. Foi uma abertura desastrosa para a M-Sport Ford. Adrien Fourmaux abandonou na SS3 depois de cortar um banco e capotar espetacularmente seu Fiesta em uma enorme sequência de giros no ar, enquanto Gus Greensmith andou apenas 200 metros após o início da etapa seguinte quando deixou o carro cair em uma vala. A etapa belga terminou cedo para o francês Fourmaux da M-Sport e seu Ford Fiesta com uma capotagem espetacular na SS3. A perna de sábado apresentaria outro dia compacto ao sul de Ypres cobrindo 119,92 km de etapas. Quatro testes matinais começando com Hollebeke, com 25,86km o mais longo do rally, são repetidos à tarde. Thierry Neuville manteve-se firme no rumo de uma vitória emocionante em casa no Renties Ypres Rally da Bélgica, após uma segunda mão rápida e furiosa no sábado. Buscando a primeira vitória da temporada do Campeonato Mundial de Rally da FIA, Neuville lidera o companheiro de equipe do Hyundai i20 World Rally Car Craig Breen por 10.1s, faltando um dia para esta oitava rodada. Thierry Neuville conseguiu ampliar um pouco a vantagem sobre Craig Breen, mas a disputa dos dois continuou muito dura. Após a luta frenética de sexta-feira nas pistas das fazendas de asfalto de Flandres, após a qual eles foram separados por 7,6s, a dupla estava novamente em uma classe própria em estradas estreitas e rápidas ao sul de Ypres. Breen lançou o desafio para vencer os dois primeiros testes de velocidade e reduzir a diferença para 3.5s. Neuville lutou para vencer o irlandês nos dois próximos jogos e chegar ao serviço no meio da mão com uma vantagem de 6.8s. Ele somou mais duas vitórias de etapa esta tarde em comparação com a de Breen, estendendo sua vantagem enquanto os pilotos da Hyundai pareciam contentes em manter a posição enquanto um trio de carros Toyota Yaris lutava pelo último lugar no pódio para trás. Hyundai reiniciou com pódio completamente fechado, mas Ott Tänak perdeu três minutos no estágio de abertura do dia parando para mudar um pneu furado. Um macaco defeituoso aumentou a perda do estoniano quando ele caiu para o sexto lugar. Craig Breen, muito confortável na Hyundai, atacou forte para tomar a liderança de Thierry Neuville. Em vez disso, Elfyn Evans, Kalle Rovanperä e o líder do campeonato Sébastien Ogier lutaram durante todo o dia pelo terceiro lugar e foram cobertos por 4.3s no final. O galês Evans venceu uma etapa matinal e Ogier marcou os dois melhores tempos esta tarde. Evans terminou mais de meio minuto atrás de Breen, mas com 3.3s cruciais sobre Rovanperä. Ogier estava infeliz em estradas sujas esta manhã, mas se sentiu mais confortável esta tarde e fechou a 1.0s do jovem finlandês. O desafio da Toyota perdeu um integrante, restando três, depois que Takamoto Katsuta bateu numa lombada em uma curva rápida que jogou seu Yaris em uma vala. Ele fez uma pirueta no ar e atingiu um poste de eletricidade antes de uma aterrissagem violenta. Ele e o navegador Keaton Williams saíram ilesos, mas o rally acabou para a dupla sensação da etapa do Kenya. Elfyn Evans assumiu a P3 no sábado, à frente de seu companheiro de equipe, Sébastien Ogier. Terriamos luta aberta pelo título? Pierre-Louis Loubet também abandonou a competição. O francês caiu em uma vala na saída de uma curva aguda para a direita em Hollebeke e seu i20 não teve como ser recuperado. Sua saída promoveu o novo líder do WRC3, Sébastien Bedoret, ao sétimo lugar geral em um Skoda Fabia. O belga ficou à frente do líder do campeonato da categoria Yohan Rossel por 0.9s. Pieter Jan Michiel Cracco foi o nono com Vincent Verschueren completando a tabela de classificação. O foco mudaria 300 km a leste para a final de domingo no circuito de corrida Spa-Francorchamps, perto da fronteira alemã. Duas etapas idênticas são realizadas duas vezes, cobrindo 40,52 km, misturando estradas rurais com seções de pista icônicas, como Eau Rouge, Raidillon e Malmedy. O rally termina com pontos de bônus disponíveis no Wolf Power Stage. Sébastien Ogier terminou o sábado em 5° lugar, mas muito próximo dos dois companheiros de equipe à sua frente. O domingo na Bélgica tinha uma condição de definição de resultado totalmente aberta. Apesar da liderança, Thierry Neuville, que liderou praticamente todo o evento, rechaçando um desafio feroz do primeiro dia do companheiro de equipe Craig Breen, tinha apenas 10s de vantagem e com todo o dia inteiro por enfrentar, não dava tranqüilidade ao belga. A disputa continuou dura e Neuville não aliviou o pé, levando a dupla Hyundai i20 a vitória, dando o troco em relação a etapa anterior e após três dias e quase 300 km de ação nas estreitas pistas agrícolas da Flandres, além de um estágio no circuito de corrida Spa-Francorchamps, fecharam a dobradinha da marca sul coreana. Com a motivação extra de estar correndo em seu país, Thierry Neuville foi indomável! Inalcançavel! Imbatível! A margem de vitória de Neuville foi de 30.7s e marcou a primeira vitória do belga na temporada e a primeira no WRC para o navegador Martijn Wydaeghe. O sucesso revitalizou a disputa pelo título de Neuville, levando-o ao empate pelo segundo lugar na classificação do campeonato com Elfyn Evans. Agora os dois tem 38 pontos de desvantagem para o líder, Sébastien Ogier. Depois de terminar o último estágio de velocidade em Spa, Neuville comemorou a vitória na primeira rodada do WRC da Bélgica com uma série de “donuts”, no melhor estilo NASCAR. No pódio, ele não se continha de tanta empolgação. Neuville, Breen e Ott Tänak venceram 15 dos 20 testes de velocidade entre eles para a Hyundai Motorsport e a finalização 1-2 permitiu à equipe reduzir o déficit para os fabricantes líderes do campeonato série Toyota Gazoo Racing para 41 pontos. O irlandês Breen, para quem esta foi apenas sua segunda aparição no asfalto em um carro de rally i20, garantiu seu segundo lugar consecutivo após um resultado semelhante na Estônia no mês passado. Kalle Rovanperä foi o melhor entre os pilotos da Toyota e garantiu um lugar no pódio, à frente de Evans e Ogier. Kalle Rovanperä terminou em terceiro em seu Toyota Yaris depois de sair em cima de uma luta frenética dentro da equipe com Evans e Sébastien Ogier (onde não teve jogo de equipe para o francês não diminuir o prejuízo na pontuação). O jovem finlandês trocou de lugar com Evans em rally e recuperou o terceiro lugar esta manhã, antes de segurar o frustrado galês por 6.5s. As esperanças de Ogier de um lugar no pódio foram encerradas por um furo de pneu na manhã de domingo. Houve consolo para o francês ao ampliar sua liderança no campeonato de pilotos para 38 pontos, com os extras do Power Stage, faltando quatro rodadas para o fim. Ele terminou 6.2s atrás de Evans. Craig Breen vem entregando ótimos resultados para a Hyundai no campeonato de construtores e foi 2º novamente. Tänak foi um distante sexto depois de cair da luta da vitória com um furo de pneu na manhã de sábado, impedindo um provável 1-2-3 da Hyundai. O vencedor do WRC3, Yohan Rossel, foi um excelente sétimo em um Citroën C3 Rally 2, à frente do segundo colocado Pieter Jan Michiel Cracco. Fabian Kreim e Vincent Verschueren completaram a tabela de classificação. As exigentes estradas da Bélgica causaram uma série de problemas. Takamoto Katsuta e Adrien Fourmaux abandonaram após grandes acidentes, enquanto Gus Greensmith e Pierre-Louis Loubet terminaram bem abaixo da ordem depois de escorregarem em valas na manhã de sábado. Thierry Neuville não cabia em si com a vitória na Bélgica e mostrou que "ainda está vivo" no campeonato. Os pilotos estão de volta à terra no próximo mês, com o Rally da Acrópole da Grécia voltando ao campeonato pela primeira vez desde 2013. O rally será sediado em Lamia de 9 a 12 de setembro... até lá, esperamos que controlem os incêndios florestais. Arivederci, Redação do Rally.it Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |