Especiais

Classificados

Administração

Patrocinadores

 Visitem os Patrocinadores
dos Nobres do Grid
Seja um Patrocinador
dos Nobres do Grid
Rally da Finlândia: Elfyn Evans vence e dá novo fôlego ao campeonato PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 03 October 2021 15:57

Chegamos!

 

O Secto Automotive Rally Finlândia é a segunda ida dos competidores do Campeonato Mundial de Rally com todos correndo atrás de Sébastien Ogier, que carrega 44 pontos de vantagem sobre seu companheiro da Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, e 50 para Thierry Neuville.

 

Estradas de cascalho suaves e extremamente rápidas, enterradas entre florestas e lagos, são caracterizadas por enormes saltos de revirar o estômago. O rally mais rápido do campeonato e aquele que todo piloto quer ganhar. Bravura e compromisso são essenciais aqui, mais do que em qualquer outro lugar.

 

Histórico de Eventos

Remonta a 1951, quando foi lançado como um meio de decidir as entradas finlandesas para o Rallye Monte-Carlo.

Ele recebeu o nome de 1000 Lakes Rally e foi incluído no calendário do WRC em seu primeiro ano em 1973.

Tem sido dominado por pilotos finlandeses que ganharam 55 das 69 edições. No topo do rol de honra estão Hannu Mikkola e Marcus Grönholm, com sete vitórias.

A edição de 2016 foi o rali mais rápido da história do WRC. Kris Meeke venceu a uma velocidade média de 126,62 km/h.

 

  

Estágios

O rally começa na sexta-feira à hora do almoço com a emocionante etapa da rua Harju de superfície mista na frente de grandes multidões no centro de Jyväskylä.

Em seguida, a caravana segue para as florestas a oeste da cidade para uma corrida dupla de Ässämäki e Sahloinen-Moksi, com uma troca de pneu em Petäjävesi separando os loops. O dia termina quando a escuridão cai em Oittila. Os seis testes totalizam 89,42km.

O sábado está concentrado em torno de Jämsä e, com 151,95 km de ação implacável, compreende mais da metade da distância competitiva do rally. Começa com Kakaristo-Hassi, apresentando seções do icônico Ouninpohja, seguido por Päijälä, com 22,61 km o mais longo do fim de semana. Novos estágios em Arvaja e Patajoki completam o quarteto.

Os quatro estágios da manhã são repetidos à tarde após o serviço e uma repetição do Harju de sexta-feira à tarde, no escuro, completa a perna.

O final de domingo não mudou desde 2019. Ele segue para o leste por duas corridas cada nas estradas clássicas de Laukaa e os grandes saltos de Ruuhimäki. A segunda passagem de Ruuhimäki forma os pontos-bônus que pagam o Wolf Power Stage. Os quatro testes totalizam 45,74km.

As 19 etapas somam 287,11km.

 

Palco Icônico

Wolf Power Stage da TV ao vivo de domingo em Ruuhimäki. Sem mudanças desde 2019, as estradas são rápidas e largas, com os famosos saltos de montanha-russa perto do final levando a uma seção do estádio e um salto monstruoso na linha de chegada.

 

 

Desafio

Uma mistura de estradas largas e difíceis com seções técnicas mais estreitas.

Plana do início ao fim. É carinhosamente conhecido como Grande Prêmio da Finlândia e 12 dos 14 rallies mais rápidos do WRC já passaram por aqui.

As notas de ritmo devem ser perfeitas. As cristas cegas muitas vezes escondem os cantos e é vital posicionar o carro corretamente antes da decolagem para garantir a velocidade máxima na curva.

As velocidades são tão altas que as diferenças de tempo são pequenas e há pouca oportunidade de recuperar segundos vitais após um erro.

Um dos rallies mais difíceis para os navegadores, já que as altas velocidades exigem uma entrega constante e precisa de notas de ritmo.

Dominar os saltos. Se a velocidade for muito alta, a aerodinâmica do carro forçará a traseira para baixo e a dianteira levantará. A tática é frear antes da decolagem e acelerar a todo vapor durante o salto.

Adaptando-se de um rally tradicional de verão ao outono, quando as estradas suaves podem oferecer aderência excepcional ou o clima úmido pode trazer condições mais suaves e adversas.

 

Especificação do carro

Suspensão de cascalho.

Os pneus Scorpion de composto macio da Pirelli serão a escolha do modelo, mas borracha de composto duro também está disponível.

 

Parque de serviço

Situado no centro de exposições Paviljonki, no centro de Jyväskylä. As equipes do WRC se alinharão na “rua principal” perto do porto, com as equipes da categoria de apoio dentro de casa. Paviljonki fica a apenas alguns minutos a pé das lojas, bares e restaurantes da cidade.

 

 

O que há de novo para 2021

O rally é condensado em três dias cheios de ação, em vez dos quatro habituais.

O Ässämäki de sexta-feira segue na direção oposta a 2019, enquanto o seguinte Sahloinen-Moksi inclui estradas não utilizadas desde 2010.

Seções de Arvaja de sábado remontam a 1994, desde sua última apresentação.

 

Destaques

Visite o hairpin de Kakaristo no sábado para desfrutar de grande ação e uma atmosfera brilhante. Por muitos anos parte do lendário Ouninpohja, a junção é o ponto focal do novo teste Kakaristo-Hassi.

A Finlândia tem tudo a ver com saltos e eles não são muito maiores do que Ruuhimäki - o lugar para ir no domingo. É famoso por sua sequência de grandes guinadas de estrada perto do final, mas o estágio termina com um salto monstruoso. Isso dá um significado totalmente novo ao termo ‘finalização voando’!

A atmosfera de festa. Jyväskylä é a cidade definitiva de rally e nenhuma visita estaria completa sem uma noite em um dos muitos bares da rua principal. As bebidas não são baratas...

 

Shakedown

Ott Tänak foi o mais rápido fora dos quarteirões para liderar um Hyundai Motorsport 1-2 no shakedown da manhã de sexta-feira no Secto Automotive Rally Finlândia. O estoniano alcançou o tempo de referência em sua terceira e última corrida no teste de velocidade Vesala de 4,04 km super rápido perto do parque de serviço de Jyväskylä. Ele terminou três décimos à frente do companheiro de equipe Craig Breen em outro i20.

 

 Com atualizações no carro, Ott Tänak voou no Shakedown e marcou o melhor tempo no somatorio das passagens. 

 

O líder do campeonato Sébastien Ogier, que poderia garantir seu oitavo título mundial nas estradas de cascalho da montanha-russa do centro da Finlândia neste fim de semana, foi o terceiro mais rápido em um Toyota Yaris World Rally Car. O francês estava 0.9s atrás do ritmo de Tänak. Os pneus Pirelli Scorpion de composto macio foram a escolha de todos os pilotos líderes, já que o termômetro mostrou um frio de 6°C no início da etapa.

 

Breen definiu o ritmo na primeira passagem e baixou ainda mais a marca na segunda volta, antes de Tänak chegar ao topo da tabela de tempos. Thierry Neuville completou um trio da Hyundai nos quatro primeiros, 1.1s atrás de Tänak. Kalle Rovanperä, comemorando seu 21º aniversário hoje, foi mais um décimo mais lento em outro Yaris com seu companheiro de equipe Elfyn Evans completando os seis primeiros.

 

 Elfyn Evans foi o mais rápido dos pilotos da Toyota e a equipe percebeu que a disputa seria dura ma Finlândia.

 

A manhã de Gus Greensmith foi estragada quando um motor com defeito em seu Ford Fiesta atrapalhou seus preparativos finais em sua terceira passagem. O britânico substituiu as velas de ignição após o estágio antes de retornar ao serviço para permitir que a equipe M-Sport Ford olhasse mais de perto. Ele completou mais duas corridas antes de sua equipe continuar as inspeções, embora seja claro que o problema não o impedirá de iniciar o rali esta tarde. Greensmith foi o 10º mais rápido, a 0.2s do companheiro de equipa Adrien Fourmaux.

 

Craig Breen arrancou a liderança do Secto Automotive Rally Finland do companheiro de equipe Ott Tänak em uma emocionante final de floresta na noite de abertura de sexta-feira. Breen derrotou o estoniano, que liderava todos os estágios de velocidade, exceto um, com uma corrida em alta velocidade durante a última etapa especial de Oittila – o primeiro teste do rali na escuridão desde 1994.

 

 Craig Breen mostrou que a Hyundai estava com os carros bem acertados e disputou palmo a palmo a liderança com Tänak.

 

Com as luzes auxiliares de seu Hyundai i20 brilhando nas estradas arborizadas, o irlandês superou um déficit de 15s para superar a Tänak por 2.8s. Apenas 7.9s cobriram os cinco primeiros depois de uma sexta-feira frenética com Elfyn Evans, Esapekka Lappi e Kalle Rovanperä logo atrás. Breen e Tänak dividiram duas vitórias cada uma e a dupla nunca se separou por mais de quatro segundos, já que a rodada mais rápida do Campeonato Mundial de Rally da FIA iluminou as pistas de cascalho perto de Jyväskylä.

 

Tänak, que está lutando por sua terceira vitória consecutiva no Rally da Finlândia, ficou surpreso por estar na luta pela vitória contra o time da Toyota Gazoo Racing, que está sediado perto de Jyväskylä e está invicto no rally desde 2017. Evans até ultrapassou o duelo da dupla de Hyundai através de Oittila para reivindicar o tempo mais rápido e saltar do quinto para o terceiro em um Toyota Yaris. O galês manteve-se afastado de problemas e terminou 3,3s atrás de Tänak e seis décimos à frente de Lappi.

 

 Correndo "em casa" com um Yaris privado, Esapekka Lappi mostrou que ainda tem capacidade para competir em alto nível. 

 

Lappi, o vencedor em 2017, estava retornando ao nível superior pela primeira vez desde dezembro do ano passado, mas rapidamente livrou-se da ferrugem em um Yaris privado. Ele terminou com 1.2s de vantagem sobre o finlandês Rovanperä, cujo ritmo melhorou significativamente na segunda passagem das etapas. Thierry Neuville estava a mais de meio minuto da liderança, em sexto em outro i20. O belga foi cauteloso, mas terminou com uma vantagem de 2.3s sobre o líder do campeonato Sébastien Ogier, que estava frustrado com seu ritmo.

 

Takamoto Katsuta liderou após a primeira etapa de Harju pelas ruas de Jyväskylä, mas o piloto japonês teve a sorte de sobreviver a uma enorme manobra em alta velocidade depois de acertar um solavanco na próxima etapa. Ele foi oitavo, à frente da dupla do Ford Fiesta Gus Greensmith e Adrien Fourmaux. Com 151,95 km de ação implacável em torno de Jämsä, a ação de sábado compreende mais da metade da distância competitiva do rali. Quatro etapas matinais, incluindo as estradas do icônico estágio de Ouninpohja, que são repetidas à tarde, após o serviço. Uma repetição do estágio Harju de sexta-feira, na escuridão, completa uma perna estafante.

 

 Para Ott Tänak ficou a frustração de ser superado pelo companheiro de equipe, mas a certeza de ter um bom carro.

 

O sábado foi o dia mais longo do Secto Automotive Rally Finlândia e um dia de revravoltas e coisas inacreditáveis.  Elfyn Evans varreu seus rivais com um ataque matinal magistral no sábado para assumir a liderança da competição e superar os carros da Hyundai. Ele foi o mais rápido em todos os quatro estágios de velocidade nas florestas outonais da Finlândia, passando do terceiro para o primeiro em seu Toyota Yaris, deixando a dupla de Hyundai i20 Craig Breen e Ott Tänak para trás.

 

Tänak retaliou na parte da tarde para reclamar três sucessos de etapa antes de Evans adicionar mais um tempo mais rápido. Eles dividiram os triunfos ao fim do último estágio e Evans parou durante a noite com uma vantagem de 9.1s nesta 10ª rodada do Campeonato Mundial de Rally da FIA.

 

 elfyn Evans tratou de recuperar a Toyota no sábado e tomou a liderança do Rally de outono na Finlândia.

 

A vitória nesta etapa é essencial para Evans preservar suas esperanças de um título mundial inaugural. Embora tenha confessado alguns pequenos erros, ele estava encantado com seu desempenho em um dia exigente que continha mais da metade da distância competitiva do rally. Tänak não respondeu ao galês esta manhã, mas as alterações na afinação do seu i20 no serviço a meio da perna transformaram as suas sensações no carro e estimularam a sua recuperação à tarde.

 

Breen começou o dia na liderança, mas o irlandês não conseguiu acompanhar o ritmo de seus rivais. Depois de ceder o primeiro lugar para Evans na segunda etapa desta manhã, ele ficou para trás de Tänak na abertura da tarde e terminou o dia 19.5s atrás do líder. Esapekka Lappi manteve-se em quarto lugar no seu Yaris privado. O finlandês estava a 6.7s da liderança após as disputas do dia de abertura, mas não conseguiu manter o ritmo e terminou a penúltima etapa 25.3s atrás de Breen.

 

 Ott Tänak conseguiu superar Craig Breen, mas não conseguiu segurar o avanço de Elfyn Evans sobre os carros da Hyundai.

 

Kalle Rovanperä também esteve na batalha da vitória na noite de sexta-feira. Ele superou Lappi e tomou o quarto lugar no estágio de abertura de sábado, mas isso importou pouco três etapas depois, quando o finlandês saiu do caminho e depois colidiu  com uma pilha de terra. Isso o tirou da competição com danos frontais em seu Yaris. O líder do campeonato, Sébastien Ogier, foi o quinto, a mais 38.9s. O francês manteve-se em desacordo com o seu Yaris durante toda a manhã, antes de as alterações na afinação aumentarem os seus níveis de confiança e provocarem melhores tempos esta tarde.

 

Suas esperanças foram ajudadas pelo abandono de Thierry Neuville. O belga estendeu sua vantagem sobre Ogier antes de se retirar na etapa final da floresta, quando uma compressão quebrou o radiador e causou um vazamento de água. Devido aos danos subsequentes ao motor, eles não reiniciariam no domingo. Prejuízo total para Neuville e para a Hyundai.

 

 Esapekka Lappi continuou andando forte, mas não conseguia mais acompanhar o ritmo dos pilotos da frente.

 

A dupla do Ford Fiesta, Gus Greensmith e Adrien Fourmaux, foram sexto e sétimo, com o líder do WRC2 Teemu Suninen oitavo em um Volkswagen Polo GTI. Mads Østberg e o líder do WRC3 Emil Lindholm completaram a tabela de classificação. Takamoto Katsuta estava no oitavo lugar, mas foi forçado a abandonar no estágio de Päijälä desta manhã quando pousou desajeitadamente após um salto e um impacto lançou seu Toyota Yaris na vegetação rasteira. Com a suspensão traseira direita quebrada, o japonês não foi mais longe.

 

Apenas quatro testes cobrindo 45,74 km comporiam o final de domingo. Os motoristas viajam a leste de Jyväskylä por duas corridas cada nas estradas clássicas de Laukaa e nos grandes saltos de Ruuhimäki. A segunda passagem de Ruuhimäki forma os pontos de bônus pagando Wolf Power Stage.

 

Mas as coisas do sábado não terminaram aí: Sébastien Ogier foi punido com uma penalidade de um minuto por não apertar a tira do capacete corretamente durante o SS12 no Secto Automotive Rally da Finlândia. O francês estava em quinto lugar no último dia, mas foi penalizado pelos organizadores do evento após uma audiência na noite de sábado na base do rally em Jyväskylä. A decisão dos comissários disse que Ogier não prendeu a tira do capacete corretamente durante a etapa de Päijäla no início do dia.

 

 Uma situação e uma punição inusitada para um piloto com a experiência de Sébastien Ogier tirou o francês da briga por vitória.

 

Ogier cometeu a mesma infração no Rallye Monte-Carlo em janeiro e, como tal, os comissários emitiram uma penalidade de tempo e multaram o piloto da Toyota Gazoo Racing em 800 euros. Ogier disse aos comissários que não tinha como explicar por que a correia teria se soltado durante o estágio. Apesar da penalidade, Ogier segue na quinta posição, faltando quatro etapas. Ele ainda poderia conquistar o título do campeonato de pilotos no domingo, mas precisaria que o líder do rally Elfyn Evans abandonasse e também terminar uma posição acima, além de vencer o Wolf Power Stage. Uma tarefa difícil, mas não impossível.

 

Domingo é dia do líder acordar com a estratégia montada para não ser superado e, dependendo da situação, sair do hotel com o regulamento debaixo do braço. Neste domingo Elfyn Evans tinha a estratégia, mas sabia que a vitória estava em risco contra o rápido Ott Tänak e também com a importância que a vitória teria para manter-se vivo na disputa pelo campeonato.

 

 Elfyn Evans - literalmente - voou longe e conseguiu uma vitória maiúscula na Finlândia e reacendeu a briga pelo título.

 

Até aquele momento sua performance, com uma série impressionante de cinco vitórias consecutivas em estágios de velocidade na noite de sexta-feira e na manhã de sábado impulsionou o galês do quinto para o primeiro lugar. E no domingo ele sobreviveu à intensa pressão de Ott Tänak e Craig Breen durante o resto do rally para vencer por 14.1s com seu Toyota Yaris.

 

Nada menos do que a vitória seria suficiente em sua busca pelo título e com o máximo de pontos para vencer o Wolf Power Stage de encerramento, o galês reduziu a vantagem do líder do campeonato Sébastien Ogier de 44 pontos para 24 com duas rodadas restantes.

 

 Ott Tänak conseguiu melhoras consideráveis no seu carro para esta etapa, mas não conseguiu segurar Elfyn Evans.

 

Sua equipe Toyota Gazoo Racing está sediada perto da cidade-sede de Jyväskylä e a vitória preservou seu recorde invencível no Rally da Finlândia desde que voltou ao WRC em 2017. A Toyota também aumentou sua liderança no campeonato de fabricantes sobre a Hyundai Motorsport para 61 pontos. Contra um pano de fundo de cores outonais deslumbrantes nas florestas, as estradas mais rápidas do campeonato proporcionaram ação tremenda e Tänak e Breen lideraram no dia de abertura uma batalha furiosa em seus Hyundai i20s.

 

No final das contas, eles não tiveram resposta para o ritmo de Evans, mas as melhorias na configuração no meio do sábado deram a Tänak mais confiança e ele se livrou de Breen para terminar com 28.1s de vantagem. Apesar de uma ultrapassagem em um cruzamento na manhã de domingo, o irlandês conquistou seu terceiro pódio em suas últimas três etapas e igualou seu resultado de 2016.

 

 Craig Breen conseguiu seu terceiro pódio em participações no WRC com o terceiro carro da Hyundai em 2021.

 

Esapekka Lappi, vencedor em 2017, fez um retorno notável à competição de alto nível em um Yaris privado após 10 meses fora. O finlandês estava no meio da batalha pelo pódio na primeira perna e acabou terminando em quarto, a 16,6 segundos atrás de Breen. Ogier terminou em quinto após uma corrida sem brilho em seu Yaris. Ele nunca teve ritmo para igualar o quarteto líder e um fim de semana decepcionante piorou quando ele foi atingido com uma penalidade de 60 segundos na noite de sábado por não apertar a correia do capacete corretamente no início do dia.

 

Gus Greensmith completou os seis primeiros em um Ford Fiesta, com o britânico Adrien Fourmaux à frente do companheiro de equipe. O vencedor do WRC2, Teemu Suninen, foi o oitavo à frente do outro piloto da categoria de suporte Mads Østberg, com o vencedor do WRC3 Emil Lindholm completando a tabela de classificação.

 

 Elfyn Evans tirou 20 dos 44 pontos de vantagem para Sébastien Ogier e mostrou que a disputa interna na Toyota está aberta.

 

O WRC volta ao asfalto para a penúltima rodada do RallyRACC Rally de España de 14 a 17 de outubro. A instalação é baseada em Salou.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  

  
Last Updated ( Sunday, 03 October 2021 17:01 )