Chegamos! O WRC Rally RACC Catalunya - Rally de España pode ser o palco da decisão do campeonato deste ano. A vantagem de Sébastien Ogier, apesar da má performance na etapa anterior e tudo tendo dado certo para Elfyn Evans, ainda deixa o líder do campeonato com uma margem bastante folgada para definir a posse do título. Depois de muitos anos como o único confronto em superfície mista do campeonato, a Espanha muda apenas para estradas de superfície asfaltada. O asfalto rápido e suave como um circuito nas colinas da Costa Dourada ao longo da costa de Barcelona incentiva a direção de ataque e o corte de curvas criterioso para economizar décimos vitais. Fazer trechos limpos e organizados seria a chave do sucesso. História Disputado pela primeira vez em 1957 e incluído no Campeonato Europeu de 1975. Entrou no WRC em 1991, quando era baseado na Costa Brava em Lloret de Mar. Mudou-se para Salou em 2002 e depois de ser um evento de asfalto puro, evoluiu para um evento de superfície mista em 2010. Sébastien Loeb dominou o rally, vencendo todos os anos entre 2005 e 2012. Estágios Após a cerimônia de início da noite de quinta-feira na orla marítima de Salou, a nova perna de sexta-feira segue para o oeste para uma corrida dupla por Vilaplana, a nova La Granadella e Riba-roja. Os loops da manhã e da tarde são divididos por serviço e as seis etapas totalizam 112,02km. A perna de sábado, a nordeste de Salou, é a mais longa, contendo 117,54 km de competição em sete etapas. Savallà, um Querol revisado - Les Pobles e El Montmell são percorridos duas vezes de cada lado do serviço antes do fim do dia com o popular estágio à beira-mar em Salou. O final de domingo contém duas voltas nas etapas de Santa Marina e Riudecanyes, com o estágio de abertura de Santa Marina no escuro. Um serviço no meio da perna divide os loops, com a segunda passagem de Riudecanyes dando os pontos de bônus do Wolf Power Stage. As 17 etapas abrangem 280,46km. Palco Icônico Estágio de Riba-roja de sexta-feira. É o mais curto do dia, mas terrivelmente difícil. Incrivelmente sinuoso e ondulado, com uma subida cheia de curvas e travagens fortes no início e uma descida igualmente difícil. A seção intermediária fazia parte do estágio Terra Alta de superfície mista clássico, usado pela última vez em 2017. Conduzido pela última vez neste formato em 2012. Parque de serviço Situado na orla do resort de férias de Salou, ao lado do parque temático PortAventura World, uma das maiores atrações divertidas da Europa. Mecânicos trabalham em seus carros em um cenário de montanhas-russas e passeios aquáticos. O que há de novo para 2021 O rally volta a usar apenas o piso de asfalto pela primeira vez desde 2009. Uma etapa totalmente nova – La Granadella de 21,80 km na sexta-feira, na estrada de Bovera a El Soleràs. Rápido inicialmente, ele muda no meio do caminho para uma estrada mais estreita e sinuosa em uma superfície desgastada. As duas outras etapas de sexta-feira não acontecem desde 2014 ou antes – os 20,00 km Vilaplana e os 14,21km Riba-roja. Desafio Um estilo suave e linhas de corrida são essenciais para tempos rápidos. Muita agressão pode adicionar segundos indesejados ao relógio. Cortar cantos nas curvas é essencial para economizar décimos vitais, mas os pilotos devem evitar perfurações na beira da estrada conforme eles voltam para o asfalto na saída das curvas. As estradas ficam cada vez mais sujas e escorregadias à medida que piloto após piloto faz cortes e arrasta cascalho e lama para o asfalto. O asfalto liso, mas abrasivo, oferece boa aderência, mas se as temperaturas forem altas, os pilotos devem controlar o desgaste dos pneus com cuidado. Sexta-feira foi baseada em cascalho por mais de uma década, então a mudança para um rally somente de asfalto significa que todas as etapas do dia serão novas para muitos. Especificação do carro Uma configuração de asfalto com configurações de suspensão baixas para permitir que os carros se agarrem às estradas. O novo pneu de asfalto de composto duro da Pirelli - o P Zero RA HA - será usado pela primeira vez. Será a opção principal, mas uma versão de composto macio para condições mais frias também estará disponível, junto com o pneu de chuva Cinturato para clima úmido extremo. Destaques principais Salou - parte 1. Os agressivos, maldosos e temperamentais carros do WRC estarão alinhados em frente ao mar antes da cerimônia de início da noite de quinta-feira. Aproveite a oportunidade para dar uma olhada enquanto você pode, pois eles serão substituídos pela empolgante nova geração de carros Rally1 híbridos em 2022. Salou - parte 2. Dois dias depois as estrelas e os carros estarão em ação na mesma área para um estágio técnico de rua de 2,24km junto à praia na noite de sábado. Começa na marina e dirige-se ao centro por estradas escorregadias pela areia. Passe o domingo na famosa rotatória Coll de la Teixeta no palco Riudecanyes. Cerca de 4 km após o início, os motoristas completam um donut de 360 graus na rotatória com excelente visualização das encostas ao lado. Espere grandes multidões e uma atmosfera crepitante. Shakedown O principal perseguidor do campeonato deste ano, Sébastien Ogier, deixou suas intenções para o fim de semana muito claras ao estabelecer o tempo mais rápido no shakedown de quinta-feira de manhã do RallyRACC - Rally de España. Ogier conquistará o oitavo título do Campeonato Mundial de Rally da FIA em nove temporadas se superar Elfyn Evans por sete pontos no asfalto rápido e fluido da Espanha e entrar rapidamente no ritmo no Coll de la Teixeta de 4,31 km. Ele parou os relógios sendo dois décimos mais rápido do que o rival do título e companheiro de equipe da Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans. Thierry Neuville, vencedor do rally há dois anos, quando foi disputado pela última vez, estava a mais dois décimos de segundo em terceiro em seu Hyundai i20. Ogier venceu três vezes na Espanha e, depois de um desempenho medíocre na rodada anterior, na Finlândia, no início deste mês, o francês deixou claro seu plano de fim de semana após completar três corridas de shakedown. Os pilotos nesta etapa do WRC teriam o benefício dos novos pneus de composto duro P Zero da Pirelli para as estradas lisas, mas abrasivas, da Costa Dourada, mas Ogier teve poucas oportunidades de experimentá-los nos testes pré-evento. Ogier foi o mais rápido na corrida de abertura a um décimo do i20 de Dani Sordo. Ele baixou o benchmark em cada uma de suas próximas duas corridas, primeiro Neuville e, em seguida, Evans ficou em segundo. Sordo terminou em quarto, à frente do companheiro de equipe Ott Tänak e Yaris de Kalle Rovanperä. Apenas 1.2s cobriu o sexteto principal. O que o primeiro dia de competição nor revelou foi um Thierry Neuville se recuperando de uma abertura frustrante para superar o precursor Elfyn Evans e agarrar uma pequena liderança em uma abertura pulsante para o RallyRACC - Rally de España na sexta-feira. Após lutar contra problemas de direção com seu Hyundai i20 durante os três estágios de velocidade no asfalto suave nas colinas da Costa Dourada. Mudanças na configuração no serviço do meio da perna transformaram o comportamento do carro e elevaram sua confiança e ele terminou o dia com uma vantagem de 0.7s sobre Evans. Depois de brigar com o carro durante a manhã, após o serviço na hora do almoço, Thierry Neuville voou e terminou o dia como líder. Evans é o único piloto que pode tirar a possibilidade de Sébastien Ogier conquistar o oitavo título mundial em nove temporadas e terminou com 18.7s de vantagem sobre o francês, seu companheiro de equipe Toyota Gazoo Racing após os seis primeiros estágios perto de Salou. Ao volante de seu Toyota Yaris, o Galês dominou os estágios da manhã. Ele venceu todas as três etapas especiais, uma delas compartilhada com Neuville, para construir uma vantagem de 7.9s sobre o belga. Neuville, recuperando-se das dificuldades passadas pela manhã, respondeu com um triplo êxito de sua autoria quando as etapas foram repetidas esta tarde. Evans ficou desapontado por perder a liderança, mas aliviado por sobreviver a uma forte queda em um meio-fio esta tarde. O Galês teve muita sorte depois de bater a traseira com bastante força no que era um meio-fio inclinado. Um dano e um abandono acabaria com o campeonato. Elfyn Evans fez o seu papel na luta pelo título, vencendo as 3 primeiras especiais, mas não conseguiu segurar a liderança. Sébastien Ogier, que levantará o título se superar Evans por sete pontos, não conseguiu acompanhar os ritmos de Neuville e Evans. Depois dos problemas na Finlândia, o francês parecia estar mais preocupado em evitar problemas e ainda teve as mãos ocupadas em se defender o herói da casa Dani Sordo, que terminou com 5.4s de desvantagem em seu Hyundai i20. Kalle Rovanperä inicialmente se esforçou para entender as características dos novos pneus de composto duro P Zero da Pirelli que estavam sendo usados pela primeira vez. Pilotando seu Toyota Yaris, conseguiu melhorar seu ritmo significativamente durante a tarde e terminou o dia em quinto, 13.2s atrás de Sordo. A dupla do M-Sport Ford Fiesta Adrien Fourmaux e Gus Greensmith foram um distante sexto e sétimo, mas confortavelmente à frente do i20 de Oliver Solberg em oitavo. Sébastien Ogier correu com o regulamento na mão, com velocidade e segurança para tentar conquistar o título por antecedência. O estreante no WRC, Nil Solans, foi o nono, apesar de perder tempo com um pára-brisa embaçado quando sua bolsa de bebidas vazou, e o líder do WRC2, Eric Camilli, completou a tabela de classificação. Foi uma manhã desastrosa para Takamoto Katsuta, que bateu com seu Yaris em uma barreira à beira da estrada na fase de abertura após interpretar mal uma nota de ritmo. Ele se arrastou até o final do estágio com grandes danos na suspensão dianteira esquerda e retirou-se. Também nos bastidores estava Ott Tänak, que foi forçado a abandonar depois de danificar a suspensão traseira de seu i20 ao sair da estrada no estágio de abertura da tarde, quando estava em sexto lugar. Como o chassi ficou danificado isso significava que ele não reiniciaria no dia seguinte. Esta tem sido uma temporada muito irregular para o estoniano, alternando grandes performances com acidentes e problemas que o levaram a abandonar etapas. Takamoto Katsuta foi um dos que foi forçado a abandonar a competição após uma batida e uma grande avaria no seu Yaris. A perna de sábado seria a mais longa do evento, contendo 117,54 km de competição em sete etapas. Três estágios sendo realizados duas vezes em cada lado do serviço antes do final do dia com uma etapa espetacular à beira-mar em Salou. O sábado trouxe a confirmação do que aconteceu na tarde da sexta-feira, com Thierry Neuville dominando o segundo dia de disputas do RallyRACC - Rally de España para se aproximar da segunda vitória do Campeonato Mundial de Rally da FIA na temporada. Ele foi virtualmente inalcançável nos estágios de velocidade do asfalto nas colinas da Costa Dourada para estender uma pequena vantagem de 0.7s durante a noite para uma vantagem de 16.4s sobre Elfyn Evans, faltando um dia para esta penúltima rodada. Numa performance irretocável, Thierry Neuville venceu 6 das 7 especiais do sábado e abriu vantagem na liderança. Depois de vencer as últimas três especiais da etapa de abertura de sexta-feira, o piloto do Hyundai i20 somou mais cinco estágios consecutivos sendo o mais rápido entre os competidores à sua contagem antes de Sébastien Ogier conseguir quebrar a sequência de vitórias do belga. Neuville encerrou o dia com mais uma vitória de etapa. Evans, que liderou na sexta-feira antes de Neuville atingir a o grau de excelência imposto, não pôde fazer nada além de manter o controle da segunda posição com uma vantagem de 22.3s sobre o companheiro de equipe Toyota Gazoo Racing e líder do campeonato, Ogier, o que seria suficiente para levar a luta pelo título de pilotos para a rodada final na Itália. Elfyn Evans foi impotente para acompanhar o ritmo forte de Thierry Neuville viu o belga fugir na liderança. Enquanto Evans se debatia, Ogier prosperava. O francês lutou para ganhar ritmo esta manhã, com Dani Sordo se aproximando a ponto de ficar a dois décimos de conseguir o terceiro lugar, mas várias mudanças no serviço a meio da perna transformaram o seu desempenho. Ele reconstruiu sua vantagem sobre o i20 de Sordo apenas para vê-la reduzida para 1.2s depois de parar seu motor na fase final. Kalle Rovanperä estava a 32.4s de Sordo em quinto. O jovem finlandês teve sorte de escapar de um grande “momento” esta manhã, quando seu Yaris lançou-se em um campo, fora do asfalto, em alta velocidade. Rovanperä teve espaço para respirar depois que Adrien Fourmaux perdeu mais de 10 minutos quando cortou uma barreira e furou um pneu de seu Ford Fiesta. Depois de substituir o volante, ele lutou contra um eixo de transmissão quebrado, um braço de direção danificado e problemas de suspensão. Rovanperä teve muita sorte quando saiu do asfalto e entrou na vegetação em uma parte plana e sem obstáculos. O companheiro de equipe, Gus Greensmith, perdeu mais de um minuto com um furo na manhã e um problema no sensor do motor na parte da tarde. Os dramas da dupla M-Sport Ford permitiram a Oliver Solberg chegar ao sexto lugar, mas um problema de embreagem no estágio final atrasou o sueco e os dois trocaram de posições, separados por sete décimos. Nil Solans terminou em oitavo em sua primeira corrida de alto nível, o líder do WRC2 Eric Camilli, pilotando um Citroën C3 Rally2, foi o nono com Nikolay Gryazin completando a tabela de classificação. O final da disputa no domingo teria duas passagens nos famosos testes de Santa Marina e Riudecanyes, a primeira passagem de Santa Marina com um desafio extra na escuridão. O serviço no meio da perna divide os loops, com a segunda passagem de Riudecanyes formando os pontos-bônus pagando o Wolf Power Stage. Os quatro estágios cobrem 50,90km. Depois de assumir a liderança ainda na sexta-feira, Thierry Neuville não foi mais alcançado na etapa espanhola do WRC. O belga acordou no domingo com a tranquilidade de quem sabia estar com um carro perfeito nas mãos e precisaria fazer algo errado ou o carro deixá-lo na mão para perder a vitória, depois de assumir o controle da penúltima etapa do campeonato com oito vitórias seguidas em especiais com seu Hyundai i20 no meio de um rally de asfalto de três dias na Espanha. Neuville manteve o ritmo e venceu com autoridade a penúltima etapa da temporada. Em segundo lugar, Elfyn Evans viu que não tinha ritmo para alcançar o líder, mas tinha em mente que a luta pelo título dos pilotos iria para a decisão da rodada final na Itália no próximo mês e, quem sabe, mesmo com uma diferença de pontos considerável, em três dias de competição muita coisa pode acontecer. Elfyn Evans, ainda tentando tomar o título deste ano, não conseguiu acompanhar o líder, mas fez um bom segundo lugar. O Galês em seu Toyota Yaris ainda pode contar com a performance do i20 de Dani Sordo, que superou o líder do campeonato para completar o pódio e ajudar, depois do Power Stage, a reduzir a diferença entre ele e seu companheiro de equipe, Sébastien Ogier, para 17 pontos, em um máximo de 30 possíveis. Depois de rebaixar Evans da liderança na manhã de sábado, o progresso de Neuville na frente foi sereno até um grande susto antes do encerramento do Wolf Power Stage. Um problema no motor de partida significou que o navegador, Martijn Wydaeghe, empurrou seu i20 para o reagrupamento antes da etapa. A equipe de apoio da Hyundai conseguiu reiniciar o carro e eles realizaram o estágio sem mais problemas, mas o incidente claramente abalou Neuville, que não conseguiu faturar a pontuação máxima dos bônus. Sébastien Ogier não conseguiu um ritmo bom o suficiente para ficar sequer no pódio, mas vem administrando a vantagem no campeonato. Evans se sentiu desconfortável em estradas sujas quando os estágios de velocidade do asfalto suave nas colinas da Costa Dourada foram enfrentados pela segunda vez, mas o galês reduziu a diferença para Ogier de 44 para 17 pontos com a vitória na Finlândia no início deste mês e em segundo lugar na Espanha. Ele tentou uma variedade de mudanças de configuração sem sucesso, mas teve ritmo suficiente para se manter à frente de Dani Sordo, que venceu todas as quatro etapas especiais de domingo para rebaixar Sébastien Ogier e reivindicar o último lugar do pódio. Ogier, que busca seu oitavo título em nove temporadas, lutou por velocidade na primeira metade do rally. Embora as alterações na afinação tenham dado novo ânimo ao francês, ele não conseguiu segurar o espanhol. O 1-2 de Sordo e Neuville no Power Stage com pagamento de pontos de bônus significa que a luta entre o líder Toyota Gazoo Racing e a Hyundai Motorsport pela coroa dos fabricantes também irá para a última rodada, mas a equipe japonesa ainda tem uma considerável vantagem. Menos efusivo do que no pódio em seu país, Neuville venceu a segunda este ano. Três etapas zerado tirou-o da luta pelo título. Kalle Rovanperä terminou em quinto lugar em outro Yaris, quase 50s atrás de Ogier, com Gus Greensmith superando vários problemas para completar os seis primeiros em seu Ford Fiesta no rally final para o navegador Chris Patterson. Oliver Solberg comemorou sua primeira pilotagem no asfalto do WRC em um i20 com o sétimo lugar, igualando seu melhor resultado da carreira. O estreante Nil Solans foi oitavo em outro i20, com o vencedor do WRC2 Eric Camilli e Nikolay Gryazin completando a tabela de classificação. A rodada final de decisão do título no FORUM8 ACI Rally Monza acontecerá de 18 a 21 de novembro. Arivederci, Redação do Rally.it Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
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