Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Nesse final de semana tivemos como única atividade na pista para os jovens pilotos brasileiros que buscam chegar às categorias top na Europa e nos Estados Unidos a rodada tripla de encerramento do campeonato britânico de Fórmula 3, que a FIA obrigou a mudar de nome e agora chama-se GB3. Além das corridas que seriam disputadas pelo piloto carioca Roberto Faria, nesta semana Antonella Bassani e Julia Ayoub seguiram para a Europa para a primeira “peneira” do Girls on Track, projeto da FIA com a Academia de Pilotos da Ferrari para incentivar a presença de mulheres no automobilismo. Na edição do ano passado, as brasileiras chegaram à fase final. Qum também está envolvido com a Academia de Pilotos da Ferrari é o vice campeão europeu de kart, Rafael Câmara, que no último dia 14 participou como finalista de mais uma etapa para a seleção de pilotos que a equipe italiana faz para seu programa de jovens talentos. Ter o suporte da Ferrari é excelente e a possibilidade de pilotar pela Prema também, mas o piloto pernambucano vem sendo ambicionado por outras equipes. GB3 – Donington Park A categoria britânica foi encerrar a temporada no circuito de Donington Park em mais uma rodada tripla, com treinos livres na sexta-feira, o classificatório no sábado pela manhã e a primeira das três corridas no sábado. As duas outras seriam no domingo. Roberto Faria chegou para essa etapa final na quarta posição do campeonato, mas ainda com chances de terminar como vice campeão. Nos treinos livres o brasileiro esteve sempre entre os mais velozes, chegando a marcar o tempo mais rápido em uma das sessões, o que deicou a equipe bastante animada para o sábado. As coisas não foram tão bem no classificatório e a P7 para a largada da primeira corrida não era aquilo Roberto Faria e sua equipe esperavam para começar as corridas do final de semana. A corrida 1 não foi transmitida pelo canal de streaming da categoria nos canais que usamos no site e nos restou apenas o live timing para acompanhar a prova. Dada a largada, Roberto Faria largou bem e assumiu a P6, entrando na briga com o grupo do 3° ao 6° andando bem junto, mas tivemos logo o problema com o mexicano Sebastian Alvarez, que provocou uma confusão e acabou indo para fora da pista, o que atrapalhou a corrida do brasileiro e trouxe o safety car para a pista. Depois que a bandeira verde voltou, Roberto Faria não tinha ritmo para andar na frente e terminou numa injusta 12ª colocação. Com a combinação dos resultados, o brasileiro caiu para 5° na tabela de pontos do campeonato, mas pode recuperar-se nas corridas do domingo. Coma a vitória, Zak O’Sullivan confirmou o título da temporada. Na manhã do domingo os pilotos da GB3 voltaram à pista para disputar a segunda das três corridas em Donington Park com o brasileiro Roberto Faria buscando se recuperar do mau resultado na corrida do sábado. Nesta primeira corrida do dia os pilotos também tiveram o desafio da chuva e da pista molhada como fator de dificuldade para os 20 minutos de corrida ou 12 voltas (o narrador dizer que a pista estava “um pouco escorregadia e molhada” foi uma típica demonstração do humos inglês). Roberto Faria estava largando na 8ª posição e para que os pilotos se familiarizassem com a condição de pista molhada a direção de prova determinou que fossem dadas 2 voltas atrás do safety car e já sendo computadas de apresentação para os 21 carros que alinharam neste final de semana e a largada foi dada com os carros em fila indiana após as voltas. Roberto Faria conseguiu segurar sua posição, mesmo sob forte spray dos carros à frente. O brasileiro precisou se defender de um ataque na primeira volta, mas logo estabeleceu uma distância segura e aproximou-se do pelotão que brigava pela P4. Na volta 6 Alvarez passou reto e Roberto Faria subiu para 7°, mas passou a ser atacado por Bryce Aron, que junto com Branden Oxley se juntaram ao pelo 4° lugar. Aron estava visivelmente mais rápido e Roberto Faria precisou fazer uma direção mais defensiva. A pressão de Aron deu certo. Roberto Faria cometeu um erro e saiu da pista, perdendo duas posições e caindo para 9° quando faltavam 4 minutos para o final da corrida, que terminaria por tempo. Com os pneus sujos, ele foi superado por Sebastian Alvarez, caindo para 10°, mas buscou a recuperação, fazendo uma boa disputa com o mexicano nas duas voltas finais, mas não conseguiu recuperar a posição. Pior, os seus adversários à frente na classificação do campeonato chegaram todos na sua frente. Menos de quatro horas se passaram até que os pilotos da GB3 retornassem à pista em Donington Park para a última corrida da temporada. A chuva da manhã deu uma trégua mas o céu continuava pesado. O grid foi invertido em relação à classificação do treino da manhã de sábado. A pista estava gelada e aind úmida, mas todos foram para o grid com pneus slicks. Roberto Faria largou em 15°, 7° na ordem inversa de 21 carros. Nesta corrida, ultrapassagens valeriam pontos de bônus para a classificação final do campeonato e mesmo distante dos pilotos à sua frente na classificação, poderia tentar – quem saberia dizer – alcançar algum deles, mas era preciso ter cuidado: os carros da frente eram mais lentos. Apagadas as luzes vermelhas, Roberto Faria fez uma grande largada e uma primeira volta simplesmente sinistra, subindo da sua P15 para P9, melhor que qualquer um dos que largaram depois dele. O brasileiro continuou atacando e na volta 4 já era o 7° colocado e no pelotão pela P4. Com o erro de Jonathan Browne, Roberto Faria assumiu a P6... e continuou atacando. Na volta 5 o piloto brasileiro marcou a volta mais rápida da corrida e foi pra cima da briga pela P4. Que ficou mais fácil depois que Reema Juffali pisou na grama e com isso, Tommy Lebbon e Faria ganharam uma posição, com nosso representante assumindo o 5° lugar na 7ª volta. Os três primeiros conseguiram uma boa vantagem para os demais, envolvidos em disputas praticamente desde a primeira volta. Roberto Faria continuou no ataque, com a disputa pela P4 ficando limitada a ele e Tommy Lebbon nas voltas finais e conseguindo tomar o lugar do piloto inglês na última volta, numa corrida sensacional. O campeonato terminou com Zak O’Sullivan campeão e mesmo com os 11 pontos de bônus pelas 11 posições conquistadas, o nosso piloto terminou o campeonato na P5, com 360 pontos, mas uma grande performance. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando duas categorias, com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em dois continentes e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |