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WRC Monza: Ogier vence e conquista seu 8° título no WRC PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Sunday, 21 November 2021 17:10

Chegamos!

 

Mais uma vez o encerramento do Campeonato Mundial de Rally teria como palco o Parque Nacional de Monza, sua vizinhança e o mítico circuito – algumas partes atuais e outras históricas – abriu suas portas para a decisão do título entre Sébastien Ogier, líder por 17 pontos ante ao seu companheiro de equipe Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans. Também está em jogo – ainda que matematicamente – a definição do título de construtores onde os japoneses tem ampla vantagem sobre a Hyundai. A lamentar, a ausência de Ott Tänak na última etapa do campeonato pela Hyundai, um piloto valoroso na disputa do título de construtores e que poderia se intrometer na disputa da etapa e ser decisivo na definição do título.

 

Visão geral

WRC FORUM8 ACI Rally Monza – Segunda aparição no WRC como uma adição tardia ao calendário. As etapas no circuito histórico do Templo de Velocidade de Monza apresentam pista de corrida suave, curvas planas nas estradas de serviço ovaladas inclinadas restauradas e de superfície mista complicada. Fora do circuito, as estradas técnicas de montanha perto de Bergamo, no sopé dos Alpes italianos, são terrivelmente difíceis.

 

  

História

Realizado pela primeira vez em 1978 e rapidamente se tornou um evento de celebração de final de temporada para pilotos de rally, especialistas em pistas e pilotos de motocicleta.

As primeiras edições apresentavam superfícies mistas, com etapas na pista e em estradas de cascalho dentro do circuito. A partir de 1985 passou a ser todo asfalto.

Entrou no WRC pela primeira vez na temporada de 2020 afetada pela pandemia.

A lenda do MotoGP Valentino Rossi é o mestre de Monza com sete vitórias entre 2006 e 2018.

As estrelas do WRC que vão provar o sucesso antes da inclusão do rally no WRC em 2020 incluem Dani Sordo em 2010 e 2013, o nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb em 2011 e Robert Kubica em 2014.

 

Estágios

A etapa de abertura de sexta-feira nas montanhas para uma volta dupla das etapas rápidas e técnicas de Gerosa e Costa Valle Imagna perto do Lago de Como. Após o serviço, a tarde é baseada em Monza, com duas passagens no teste de Cinturato e uma única corrida na etapa do Grand Prix no escuro, com curvas famosas como Lesmo e Rettifilo. O serviço é realizado após cada trecho cronometrado. São 105,41km de ação.

O sábado segue um formato semelhante. Dois passes por San Fermo e Selvino levam ao serviço antes de duas corridas à tarde por Sottozero no circuito. O segundo estágio Sottozero está na escuridão. É a perna mais longa do evento, com 108,24km de competição.

Estamos de volta a Monza para o último dia da temporada de domingo. Uma segunda corrida do Grand Prix, a única etapa do circuito conduzida puramente em asfalto, é seguida por duas passagens de Serraglio, a segunda das quais forma o Wolf Power Stage.

Os 16 testes cobrem 253,18 km.

 

 

Palco Icônico

Costa Valle Imagna, com 22.11 km de sexta-feira, é a etapa mais temida. Uma subida ampla e sinuosa até a passagem em Valcava, 1340 m acima do nível do mar, leva a uma descida longa e íngreme onde tripulações com coragem, determinação e notas precisas de ritmo podem fazer uma grande diferença. Adicione a possibilidade de mau tempo e isso pode mudar o jogo.

 

Parque de serviço

Na área do paddock do circuito de Monza.

 

 O que há de novo para 2021

Dois dias de ação nas montanhas da Lombardia ao norte de Bergamo. O rally se aventura no sopé dos Alpes nas manhãs de sexta e sábado.

O estágio de San Fermo de sábado é adicionado aos de Gerosa, Costa Valle Imagna e Selvino, que foram realizados em 2020.

 

Desafio

O clima. Chuva e nevoeiro matinal são possíveis tanto em Monza quanto nas montanhas, enquanto o gelo não pode ser descartado nas altitudes mais elevadas de sexta e sábado.

As condições das estradas nas montanhas se deterioram com a passagem de cada carro. Lama e folhas serão puxadas para a superfície enquanto os pilotos fazem curvas para salvar décimos vitais.

Dirigindo no escuro. O Grande Prêmio de sexta-feira e os estágios de encerramento de Sottozero no sábado são disputados na escuridão.

Os estágios de Cinturato, Roggia e Serraglio em Monza incluem várias seções de cascalho complicado, que se tornará cada vez mais lamacento e escorregadio.

O Serraglio de domingo é um verdadeiro “quebra-ritmo”. Existem 22 mudanças de superfície em menos de 15km.

 

 

Especificação do carro

Configuração do asfalto. Os pneus de composto duro P Zero da Pirelli serão a principal opção para concorrentes de alto nível, com uma versão de composto macio também disponível.

O clima extremamente úmido pode trazer o pneu de chuva Cinturato para o jogo, enquanto uma repetição da neve e do gelo do ano passado verá as equipes chamando a borracha de inverno Sottozero da empresa italiana.

 

Destaques principais

A batalha final pelos títulos mundiais de pilotos, navegadores e fabricantes, bem como a coroa das equipes nas honras do WRC 2 e WRC 3. Muito pelo que competir!

Após 25 anos, Monza marca a aparição final do World Rally Cars como a categoria de primeira linha do esporte. Eles serão substituídos na próxima temporada por espetaculares carros híbridos Rally1.

Ação plana nas curvas famosas de Monza, como Curva Alboreto (nome dado à curva Parabólica em homenagem ao ex-piloto de F1 Michele Alboreto), Lesmo e Grande.

 

Shakedown.

Kalle Rovanperä superou seus companheiros de equipe Toyota em busca do título para ultrapassar Thierry Neuville e garantir o melhor tempo no shakedown no FORUM8 ACI Rally Monza na noite de quinta-feira. O piloto finlandês de 21 anos foi 0.3s mais rápido que o belga Neuville no teste PZero de 4,09 km dentro dos limites do icônico circuito de corrida de Monza, no norte da Itália. Adrien Fourmaux, da M-Sport Ford, ficou 1.0s atrás do líder em seu Fiesta World Rally Car, ficando com o terceiro melhor tempo.

 

 Kalle Rovanperä mostrou que os Toyota Yaris estavam bem afinados para a etapa fazendo o melhor tempo no Shakedown.

 

O estágio foi realizado na escuridão, mas as condições eram totalmente diferentes da chuva torrencial que encharcou Monza na final do Campeonato Mundial de Rally da FIA do ano passado.Os dois dias iniciais da rodada de encerramento da temporada de 2021 visitam os Alpes Bergamesque pela manhã antes de retornar à base do evento em Monza à tarde para as etapas no carinhosamente chamado Templo da Velocidade.

 

Dani Sordo definiu o ritmo na corrida de abertura em um Hyundai i20 World Rally Car. Elfyn Evans, que vai duelar com o piloto da Toyota Sébastien Ogier pelo título de pilotos, subiu para o topo da tabela de tempos na segunda passagem, antes de Rovanperä baixar ainda mais o benchmark. Neuville, em outro i20, e Fourmaux subiram para segundo e terceiro em suas últimas passagens pela etapa.

 

 Adrien Fourmaux surpreendeu com sua performance no Shakedown, ficando entre os mais rápidos e animando o time M-Sport.

 

Evans e Gus Greensmith terminaram empatados em quarto, três décimos atrás de Fourmaux, com Sordo fechando os seis primeiros. O líder do campeonato Ogier foi o oitavo. Nenhuma estágio cronometrado estava apontado para a quinta-feira, concentrando toda a ação em apenas três dias, de sexta-feira até o domingo.

 

Elfyn Evans liderou o FORUM8 ACI Rally Monza na noite de sexta-feira após uma emocionante disputa pelo título do Campeonato Mundial de Rally da FIA com o companheiro de equipe Sébastien Ogier. O francês foi o mestre das montanhas que liderou após quatro estágios de velocidade terrivelmente difíceis nos Alpes italianos. Evans teve a melhor parte da tarde no circuito "Templo da Velocidade" de Monza para fechar o primeiro dos três dias com uma vantagem de 1.4s.

 

 Elfyn Evans começou a sexta-feira fazendo a sua parte, terminando o dia como vencedor e esperando um erro de Ogier.

 

Evans está tentando eliminar um déficit de 17 pontos e negar ao seu companheiro de equipe Toyota Gazoo Racing o oitavo título mundial em nove temporadas. Mas Ogier está fazendo o suficiente para terminar sua carreira em tempo integral no WRC da melhor forma possível.

 

Ogier venceu três das primeiras quatro especiais na neblina e no asfalto escorregadio para liderar por 6.5s em seu Toyota Yaris World Rally Car. Problemas nos freios, entretanto, prejudicaram o francês em Monza e Evans aproveitou para avançar para a frente. O galês ficou aliviado ao sair ileso de uma difícil fase final na escuridão e na queda das temperaturas.

 

 Sébastien Ogier não parecia disposto a vencer o campeonato com um segundo ou terceiro lugar e duelou com Elfyn Evans duramente.

 

O par da frente deixou outros em seu rastro. Thierry Neuville foi o melhor do resto, 20.2s atrás no terceiro lugar em um Hyundai i20. O belga superou problemas de direção nas montanhas e um problema na caixa de câmbio da tarde para vencer uma etapa. O companheiro de equipe Dani Sordo inicialmente estava à frente de Neuville, mas o espanhol ficou para trás e gradualmente caiu enquanto lutava contra um carro subvirado. Ele se recuperou para vencer a etapa final e terminou 3.0s atrás em quarto lugar.

 

Oliver Solberg impressionou a caminho do quinto lugar em outro i20. O jovem sueco sobreviveu a meia volta para fechar o dia 26.0s atrás de Sordo e 14.9s à frente do Toyota Yaris de Takamoto Katsuta. O piloto japonês perdeu alguns segundos depois de parar o motor, mas se manteve afastado do Ford Fiesta de Gus Greensmith em sétimo. Teemu Suninen facilitou ao longo do dia para se manter em oitavo em sua estreia em um i20 de nível superior.

 

 Thierry Neuville fez o que podia, mas os i20 da Hyundai não pareciam ter ritmo de corrida e, certamente, Ott Tänak fez falta.

 

O nono foi um Kalle Rovanperä cauteloso em outro Yaris, o homem da Toyota Gazoo Racing um substituto de Ogier e Evans. Seu papel é garantir que haja pontos suficientes na sacola para selar a coroa dos fabricantes caso seus colegas de batalha sofram com um abandono. O líder do WRC3, Yohan Rossel, completou a tabela de classificação em 10º.

 

Adrien Fourmaux foi o único a abandonar entre os pilotos da categoria principal. O francês era o sexto com seu Fiesta quando se desviou em uma curva, bateu em uma parede e rolou de volta pela estrada. O sábado é a etapa mais longa do rali com 108,24km de ação em formato semelhante. Uma passagem dupla por duas etapas de montanha pela manhã é seguida por duas provas em Monza à tarde.

 

 Depois de ter impressionado no Shakedown, Adrien Fourmaux acelerou além do que devia e acabou fora da pista.

 

O sábado foi um dia eletrizante na disputa pela liderança e consequentemente pela decisão do campeonato. Sébastien Ogier ficou mais próximo de seu oitavo título mundial no WRC da FIA após uma batalha vibrante com seu companheiro de equipe Elfyn Evans no FORUM8 ACI Rally Monza. A liderança mudou de mãos cinco vezes em seis estágios de velocidade, com Ogier agarrando o primeiro lugar com uma investida na especial de encerramento no labirinto de estradas de Monza. Ele está à frente de Evans por apenas meio segundo, após quase 215 km de ação total.

 

 Sébastien Ogier conseguiu, ao final de um sábado de tirar o fólego, assumir a liderança do WRC em Monza.

 

Um resultado final nos três primeiros para Ogier garantiria a coroa em seu rally final, antes de se retirar da competição em tempo integral. Enquanto o francês não gostaria de nada mais do que se despedir com uma vitória no 54º rally, seus olhos continuam no título. Ogier arrebatou o primeiro lugar de Evans na primeira etapa, no sopé dos Alpes italianos. A liderança mudou mais duas vezes na manhã antes de a ação mudar para Monza por duas etapas da tarde – e outras duas reviravoltas no topo da ordem.

 

 Elfyn Evans pilotou em alto nível durante todo o sábado e terminou o dia apenas meio segundo atrás de Sébastien Ogier.

 

Thierry Neuville reiniciou com o objetivo de travar a luta pela liderança. Ele venceu o estágio de abertura de San Fermo em seu Hyundai i20, mas bateu em uma barreira na próxima etapa com pneus frios, arrancando o pára-choque e o aerofólio da frente do carro. Ele cedeu quase 30 segundos e acabou perdendo a terceira posição na classificação geral para seu companheiro de equipe Dani Sordo e lutou contra os dois estágios restantes da manhã com um desequilíbrio aerodinâmico.

 

Sordo teve problemas de manuseio no início, mas ficou mais feliz com o passar do dia e terminou em terceiro, 19.2s à frente de seu colega, mas à 26.9s do líder, Ogier. Oliver Solberg, dirigindo outro i20, foi o quinto, 34.6s atrás de Neuville. O jovem sueco levou seus pneus ao limite nas estradas de montanha abrasivas e uma abordagem igualmente agressiva em Monza resultou em alguns deslizamentos não planejados.

 

 Thierry Neuville começou bem o sábado, mas acabou batendo em um obstáculo e danificou seriamente seu carro. 

 

O sexto foi o japonês Takamoto Katsuta. O piloto da Toyota achou a aderência difícil de encontrar inicialmente esta manhã e alguns erros na pista esta tarde o frustraram. Ele terminou 17.6 atrás de Solberg e 38.3s à frente de Teemu Suninen, que levou a melhor sobre Gus Greensmith. Greensmith perdeu um tempo precioso por problemas de freio em seu Ford Fiesta ao longo da manhã e Suninen, pilotando um i20 World Rally Car pela primeira vez, ficou na sétima posição. A dupla estava coberta por 7.7s, Suninen feliz por escapar ileso depois de tocar uma barreira, mas lutando para encontrar seus pontos de frenagem nos estágios do circuito.

 

Com a intenção da Toyota Gazoo Racing em garantir o título de construtores, Kalle Rovanperä continuou a pilotar com cautela para garantir os pontos necessários caso Ogier e Evans encontrassem problemas em sua luta furiosa. O finlandês foi o nono com o líder do WRC3 Yohan Rossel em 10º. 

 

 Com o problema de Neuville, Dani Sordo assumiu o 3° lugar, mas estava longe de ameaçar a dupla da Toyota.

 

Domingo traria não apenas o dia de encerramento da temporada, mas também o último dia da era do World Rally Car, antes da introdução dos carros híbridos, chamados de Rally1, em 2022. Todas as três etapas, cobrindo 39,53 km, serão em Monza, com a final formando o Power Stage, pagador de pontos de bônus. Em uma conta simples, Elfyn Evans precisa torcer por um problema no carro de seu companheiro de equipe para tomar o título de Sébastien Ogier.

 

Quando deixou o hotel em direção ao parque de serviços no Autódromo de Monza nessa manhã de domingo, Sébastien Ogier certamente tinha em mente que tudo que ele não precisava era ter problemas nas quatro especiais restantes. Mesmo que chegasse em segundo, ou mesmo terceiro lugar, não poderia ser alcançado pela disputa do título.

 

 O mais veloz do dia acabou sendo Thierry Neuville, que venceu tres das especiais disputadas no domingo.

 

A disputa entre ele e seu companheiro de equipe, Elfyn Evans, aconteceu no mais alto nível. A liderança mudou seis vezes ao longo de três dias de testes de velocidade desafiadores no sopé dos Alpes italianos e no icônico circuito do Templo de Velocidade de Monza. O último dia de competição começou com os dois contendores pelo Rally de Monza e pela coroa, extremamente próximos um do outro, mas foi o belga Thierry Neuville, no entanto, o protagonista e dominador dos cronômetros, sendo o mais rápido nas últimas etapas da temporada.

 

Ogier e Evans começaram sua luta final com o primeiro apenas meio segundo à frente do segundo. Após empatar na primeira especial do dia (SS14), Ogier na segunda e penúltima especial, aumentou a vantagem sobre Evans para 7.6s depois que o galês perdeu o controle do carro e derrapou em uma das curvas. Daquele momento em diante, ele apenas teve que se concentrar em administrar sua vantagem, o que ele fez perdendo apenas três décimos de segundo para Evans.

 

 O erro que Evans esperava que Ogier cometesse aconteceu, mas não foi o suficiente para parar o piloto francês.

 

Sébastien Ogier já anunciou que vai deixar de pilotar em tempo integral no próximo ano, fazendo apenas algumas etapas, enquanto isso, seu navegador, Julien Ingrassia, anunciou a sua aposentadoria das competições de Rally no WRC. Depois de sobreviver a um grande susto matinal, ao derrubar uma barreira de concreto em Monza todo o final de semana de Ogier poderia simplesmente ruir. O impacto arrancou um pedaço do pneu dianteiro direito, mas – por um milagre – isso não ocasionou um furo, poupando-o de uma troca que seria uma pena capital na luta pelo título.

 

Sua margem de vitória no campeonato foi de 23 pontos de Evans (230 x 207). O resultado de 1-2 garantiu uma vitória limpa e tranquila nos títulos principais, já que a Toyota também garantiu as honras dos fabricantes pela primeira vez desde 2018, depois de vencer nove das 12 rodadas, numa impressionante supremacia dos japoneses sobre seus principais rivais, os sul coreanos da Hyundai.

 

 Elfyn Evans fez tudo o que era possível... e acabou errando. Mas, independente do seu erro, isso não tiraria o título de Ogier.

 

Dani Sordo completou o pódio em um Hyundai i20, 14.0s atrás de Evans. O espanhol Sordo superou o companheiro de equipe Thierry Neuville na tarde de sábado, quando o belga bateu em uma barreira. Neuville terminou com 10.7s atrás do espanhol. Oliver Solberg marcou o quinto lugar, o melhor da carreira, apesar de seu motor i20 parar de funcionar duas vezes na fase final. Teemu Suninen subiu para sexto em um carro semelhante quando Takamoto Katsuta girou em uma barreira e quebrou a suspensão dianteira esquerda de seu Yaris na penúltima etapa.

 

Katsuta se recuperou para terminar em sétimo à frente do Ford Fiesta de Gus Greensmith. O britânico também rodou no penúltimo estágio, mas terminou com quase dois minutos de vantagem sobre Kalle Rovanperä. O jovem finlandês, vencedor de duas etapas nesta temporada, dirigiu com cautela durante todo o fim de semana para somar pontos para a equipe e asseguraro título da Toyota no caso de Ogier e Evans terem problemas. O vencedor do WRC3, Andrea Crugnola, completou a tabela de classificação em um i20 N Rally2.

 

 Com 5 vitórias em 12 etapas do WRC de 2021, Sébastien Ogier e Julien Ingrassia fizeram uma temporada de despedida memorável.

 

O evento marcou o fim da era do World Rally Car após 25 temporadas. O próximo ano trará a introdução de novos carros híbridos Rally1 para o campeonato.

 

Arivederci,

 

Redação do Rally.it

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

  
Last Updated ( Sunday, 21 November 2021 19:55 )