Olá pessoal que acompanha o site dos Nobres do Grid, Janeiro é um mês de grande expectativa para mim desde que me mudei para o Canadá. Passei a fazer parte do grupo executivo da montadora onde trabalho que vai para CES (Consumer Electronics Show), a maior feira de apresentação de tecnologias no mundo, que acontece anualmente em Las Vegas, e mais uma vez no Lãs Vegas Convention Center. Este ano, devido a enorme disseminação da variante Ômicron do coronavirus nosso grupo foi bem reduzido. Eu não sou negacionista, já tomei três doses da vacina e não tiro a máscara do rosto por hipótese alguma. Até para beber água fora de casa uso garrafas descartáveis e canudo! A feira aqui em Las Vegas apresenta os mais recentes desenvolvimentos eletrônicos para todos os seguimentos da indústria para promover o conforto das pessoas no seu dia a dia e, claro, o seguimento automotivo usa a CES para mostrar as suas novas tecnologias e mesmo aquilo que poderá se tornar parte do que são os veículos (Concept Cars), mas já tem muita coisa funcionando e a gente vai mostrar isso aqui nas próximas colunas. Uma coisa já está bem clara: seu carro é muito mais do que mobilidade. Na verdade, se você acha que um veículo é para levá-lo do ponto A ao ponto B, é bom você começar a rever os seus conceitos... e rápido, para não ficar parado no tempo. Aos olhos das montadora e empresas de tecnologia, seu carro é “um terceiro espaço”, um lugar onde você pode trabalhar, descansar ou assistir TV. É um dispositivo, conectando você com os outros dispositivos que executam sua vida. É um assistente, antecipando suas necessidades, observando você assustadoramente e coletando dados sobre todos os seus movimentos. Os grandes temas deste ano se concentraram em serviços e experiências para que motoristas e passageiros possam ter dentro de veículos, os sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), recursos de direção automatizada e conforto para que não apenas parte do trabalho penoso de dirigir, mas também para o conforto de todos que estiverem no veículo. Poder de cálculo para a vitória O termo “cockpits digitais” foram uma tônica na CES. As empresas transformam o interior dos veículos em um mundo de conteúdo digital, entretenimento e serviços. Muitas empresas lançaram o termo “copiloto” e, dependendo de como essa empresa o definiu, o “copiloto” pode incluir assistentes de voz ou até sistemas reais de assistência ao motorista que podem controlar certas funções dos veículos. Com demonstrações de que será possível assistir TV ou streaming de vídeo, mesmo quando estiver em um veículo em movimento. A Qualcomm dobrou seu compromisso de impulsionar a tecnologia automotiva em veículos na CES 2022, trazendo novos clientes OEM. O Snapdragon Digital Chassis da gigante da tecnologia oferece às montadoras um prato de “plataformas” conectadas à nuvem que consiste em sistemas em um chip (SoC) e software que pode ser adotado integralmente ou à la carte. O chassi inclui: a plataforma Snapdragon Ride para ADAS (Assistant Driver Advanced System) e direção automatizada, a plataforma de conectividade automática para LTE, serviços conectados 5G, veículo celular para tudo (C-V2X), Wi-Fi, Bluetooth e posicionamento preciso e a próxima geração do Snapdragon Cockpit, um cockpit digital e um sistema de infoentretenimento. As chamadas montadoras tradicionais não ficaram paradas e tembbuscado parcerias com as empresas de tecnologia. Volvo e a Honda anunciaram planos para integrar o cockpit digital nos próximos veículos elétricos, e a Renault, que já se comprometeu a trazer o cockpit para carros futuros, expandiu a parceria para incluir tudo o que o chassi tem a oferecer. A General Motors também contará com o Snapdragon para alimentar seu ADAS de próxima geração. Drive Orin SoC da Nvidia Enquanto o infotainment da Volvo está sendo alimentado pelo SoC da Qualcomm, seus novos recursos de direção automatizada (AD) serão alimentados pela Nvidia. A startup de caminhões autônomos TuSimple também disse na CES 2022 que usaria o Drive Orin para alimentar e dimensionar sua tecnologia de direção autônoma. O chip da Nvidia é um computador central para veículos inteligentes feito especificamente para aplicações autônomas. Ele oferece 254 trilhões de operações por segundo e fornece o tipo de poder de computação de nível automático necessário para lidar com funções de direção autônoma. A JiDU Auto, empresa de veículos elétricos da Baidu, também anunciou que usará o Nvidia Drive Orin SoC. Este veículo de última geração com capacidade de direção autônoma de nível 4 fará sua estreia no Salão do Automóvel de Pequim em abril, seguido de produção em massa e entrega até 2023. Outras empresas que usam Drive Orin incluem Polestar, IM Motors, Li Auto, NIO, R Auto e Xpeng. Intel-Mobileye A subsidiária da Intel, Mobileye, anunciou planos para trazer ao mercado um novo supercomputador projetado para dar a carros de passeio, caminhões e SUVs poderes de direção autônoma. A empresa apresentou na feira de tecnologia CES 2022 um novo sistema em chip chamado EyeQ Ultra, construído especificamente para direção autônoma. A empresa disse que o primeiro silício para o EyeQ Ultra SoC, que é capaz de 176 trilhões de operações por segundo (TOPS), é esperado no final de 2023 com produção completa de grau automotivo em 2025. A empresa também apresentou na CES seu EyeQ SoC de próxima geração para sistemas avançados de assistência ao motorista chamados EyeQ6L e EyeQ6H. Tudo conectado O que você ganha quando combina a internet com um poder de processamento insano em um veículo? Um mundo de ficção científica de tecnologia incrível, e alguns podem dizer desnecessária, que permite que os proprietários de carros sincronizem seus mundos digital e físico. Quer programar seu carro para pedir uma pizza assim que você sair do escritório para que esteja quente e pronto quando você chegar em casa? Pode ser feito. Quer ouvir as estatísticas sobre a potência da bateria e o alcance do veículo? Fale e será entregue. Quer colocar os pés para cima e assistir ao último episódio de “The Wheel of Time”? Há tecnologia para isso também. A tecnologia veicular exibida na CES aprofundou a ideia do carro como um dispositivo conectado destinado para tornar sua vida mais fácil, suave e divertida. Muitos carros hoje executam seus sistemas de infoentretenimento fora do sistema operacional automático do Android, facilitando o acesso ao telefone e aplicativos compatíveis no telefone a partir do carro. Este ano, o Google deu alguns passos adiante. A Volvo e o Google anunciaram uma integração com o ecossistema Google Home, que permitiria que os proprietários de carros da Volvo emitissem comandos de voz para dispositivos habilitados para o Google Assistant. Eles podem dizer ao assistente para fazer coisas como ligar e desligar o carro, aquecê-lo ou resfriá-lo e fornecer informações do carro, como a duração da bateria. A Volvo também compartilhou planos para permitir downloads de aplicativos do YouTube, graças às integrações do Google com veículos Volvo e o cockpit Snapdragon da Qualcomm. O Google também adicionou recursos à sua chave digital do carro com a BMW, que permite aos usuários bloquear, desbloquear e iniciar determinados carros BMW com telefones Google Pixel e Samsung Galaxy selecionados. Agora, o carro se desbloqueia automaticamente quando o dispositivo chega perto o suficiente e os usuários podem compartilhar sua chave digital do carro com amigos ou familiares. Nos anos anteriores na CES, a Amazon apareceu em vários veículos por meio de seu assistente virtual Alexa. Este ano, o poder do Alexa está se combinando com a plataforma de streaming Fire TV da Amazon, que está chegando a mais carros. Desde o ano passado, a montadora global Stellantis integrou o Fire TV em seus veículos e, na CES 2022, vimos sistemas de entretenimento automotivo de alguns veículos Jeep, Chrysler, BMW e Ford igualmente atualizados. A plataforma Fire TV para carros fará mais do que oferecer uma plataforma de streaming de TV. Ele será sincronizado com o Alexa para que motoristas e passageiros possam simplesmente falar um comando e puf!, “Olaf Presents” está tocando no banco de trás e seus filhos estarão abençoadamente quietos. Os usuários também podem pedir ao Alexa para mostrar o vídeo das câmeras de segurança de sua residência usando comandos de voz. Stellantis está ficando ainda mais interessante graças a parceria com a Amazon. Na CES 2022, a Stellantis anunciou uma ampla colaboração que afetará quase todos os aspectos de seus negócios. A tecnologia da Amazon será usada para ajudar a Stellantis a desenvolver veículos, construir experiências conectadas em veículos e treinar a próxima geração de engenheiros de software automotivo. Como parte deste acordo plurianual, a Stellantis selecionou a Amazon Web Services (AWS) como seu provedor de nuvem preferido para plataformas de veículos. A Stellantis, que lançou recentemente uma academia de software para funcionários novos e existentes, também está trabalhando com a AWS para criar um currículo que abrangerá software, dados e tecnologia de nuvem. Cerence A empresa de software Cerence apresentou seu Cerence Co-Pilot, um assistente de bordo que usa o aprendizado contínuo para antecipar as necessidades dos motoristas e iniciar ações de forma proativa. O copiloto é integrado aos sensores e dados do carro para entender o ambiente dentro do veículo e ao seu redor, analisando coisas como voz, olhar, gesto e toque para entender as preferências do usuário e realizar ações em nome do motorista. O copiloto da Cerence pode fazer coisas como controlar dispositivos domésticos inteligentes e IoT, autorizar pagamentos para compras no carro e lembrar os motoristas sobre as necessidades de manutenção do carro, até mesmo agendar uma ida à loja para eles. Na CES, Cerence anunciou uma parceria para introduzir essa tecnologia nos carros da montadora vietnamita Vinfast (mais sobre isso abaixo). Nenhuma outra integração foi compartilhada, mas um vídeo demonstrando a tecnologia mostrou marcas como Volvo, BMW, Audi e Mercedes, algumas das quais já trabalharam com Cerence no passado. Amora A Blackberry anunciou uma parceria com a Pateo, um provedor de serviços e produtos de internet de veículos na China, que integrará a Blackberry Ivy, a plataforma de dados de veículos inteligentes da empresa em conjunto com a Amazon Web Services, integrada à solução de cockpit digital da Pateo. As duas empresas devem trabalhar com uma montadora chinesa não identificada para pilotar o cockpit em sua linha de modelos elétricos. A empresa de software que ficou conhecida por seus telefones celulares não compartilhou muito sobre como seria esse cockpit, mas deve abranger recursos como voz inteligente, entretenimento, monitoramento da saúde do veículo, pagamento seguro e tecnologia em nuvem. Blackberry e Pateo também incorporarão os controles adaptativos EVE-Ai 360 da Electra Vehicles, que fornecem previsão do estado de carga da bateria, estado de saúde e alcance do veículo do projeto. No mês que vem vamos falar sobre conectividade, direção autônoma, design e até carro que troca de cor nessa viagem fascinante do futuro no presente. Muito axé pra todo mundo, Maria da Graça |