Chegamos... de surpresa! Nós temos há cinco anos esta parceria com o site brasileiro Nobres do Grid e sempre acompanhamos as etapas aqui na Europa onde conhecemos o piloto Brasileiro Paulo Nobre. Sempre muito gentil e atencioso, nunca se furtou de conversar conosco sobre Rally e até sobre futebol, quando nos surpreendeu ao revelar, na época, ser presidente de um grande clube em São Paulo – o Palmeiras – que neste momento está buscando o título mundial da FIFA nos emirados árabes. E é justamente sobre ele que fazemos esta entrada especial dentro da nossa cobertura do WRC com os amigos brasileiros para contar que Paulo Nobre volta às corridas este ano aqui na Europa, com um excelente programa parcial, após ter interrompido a temporada em 2020 com a chegada da pandemia. Naquele ano ele começou com o Rallye Monte-Carlo e depois no México o programa no WRC3, mas a temporada foi abruptamente interrompida devido ao Covid 19. Agora é hora de partir e o grupo Motorsport Italia irá administrar o programa de competição de Rally do piloto brasileiro com o Skoda Fabia Rally2. O programa ainda não foi revelado, mas o campeonato WRC2 é certo, assim como as seis corridas a serem realizadas. É um trabalho duro que o piloto vai ter que conciliar com sua vida profissional (ele é advogado no Brasil) fora do carro de competição. Carinsmátco e comunicativo, Paulo Nobre vai voltar a competir na Europa em 2022, disputando o campeonato europeu. Apesar da temporada do Mundial de Rally, ter duas etapas coincidentes com o Campeonato da Europa, essas vão ajudar a “tirar a ferrugem” de Paulo Nobre. A dupla jornada será portuguesa está marcada com o primeiro compromisso do campeonato europeu, nos dias 12 e 13 de março no Rally das Serras de Fafe e, posteriormente, nos dias 26 e 27 de março com o Rally dos Açores. A aventura no WRC2 pode começar quer na Croácia ou novamente em Portugal, na corrida do mundial da categoria em maio e depois voltar a vê-lo na Sardenha. Como falamos muito pouco – ou quase nada – sobre as categorias de suporte do Campeonato Mundial de Rally, vamos falar um pouco mais agora para que os leitores aí no Brasil conheçam e entendam como funciona o campeonato que acontece simultaneamente com as categorias maiores e menores. Quem compete no WRC2? O WRC2 é o lar de todos os carros Rally2, o segundo nível do esporte atrás dos novos carros Rally1 com motor híbrido. Os principais carros a serem observados são: Citroën C3 Ford Fiesta Hyundai i20N Skoda Fabia Volkswagen Polo GTI O que significam as letras ao lado do nome de um piloto na folha de inscrição no WRC2? Foi em Monte-Carlo, 2020 que Paulo Nobre fez sua última participação em uma etapa do WRC. As letras ao lado de um par de pilotos na lista de inscritos notificam para quais categorias eles foram indicados. Isto é o que cada letra significa: T-Campeonato de equipes D – Campeonato de Pilotos C – Campeonato de Navegadores (co-pilotos) DJ – Campeonato de Pilotos e Taça de Juniores DM – Campeonato de Pilotos e Masters Cup CJ – Campeonato de Navegadores (Co-pilotos) e Taça de Juniores CM – Campeonato de Navegadores (Co-pilotos) e Masters Cup O Campeonato Europeu de Rally da FIA é o derradeiro campo de treino para jovens aspirantes ao topo, mas também abriga muitos pilotos experientes e capacitados, que optam por se manter no continente, deixando de viajar pelo mundo. Com um elevado nível de competitividade, acaba proporcionando um caminho claro de progressão do nível nacional para o mundial, a mais antiga série internacional de rally existente e por também estar aberta a todos, significa que a idade não é barreira para competir. O promotor do WRC está fazendo sua estreia e revelou um calendário de alta octanagem para o ERC 2022 – o primeiro desde que recebeu os direitos promocionais da série no ano passado. O cronograma de oito rodadas inclui quatro etapas em piso de cascalho e três eventos de asfalto. Detalhes da rodada de encerramento da temporada ainda devem ser confirmados. Paulo Nobre também participa dos principais rallies disputados no Brasil. Todas as sete etapas nomeadas para Portugal, Espanha, Polônia, Letônia, Itália e República Tcheca estavam na programação do ERC de 2021 e o diretor-gerente do promotor do WRC, Jona Siebel, foi muito profissional em honrar os contratos de eventos feitos com o ex-promotor Eurosport Events. O calendário de 2022 em detalhes A temporada entra em ação com uma partida dupla em Portugal. A partida de abertura na região norte de Fafe, em meados de março, é seguida, duas semanas depois, por uma viagem às ilhas dos Açores, no meio do Atlântico. O asfalto abrasivo do Rally Islas Canarias é o próximo em meados de maio, antes que a primeira metade da temporada termine em estradas de cascalho rápidas no norte da Polônia um mês depois. As pistas de superfície solta da Letônia iniciam a segunda metade da campanha no fim de semana de abertura de julho, antes dos populares eventos de asfalto em Roma no final do mês e em Zlin, na República Tcheca, cinco semanas depois. O campeonato termina em um evento de encerramento ainda a ser confirmado. 1ª Rodada: Rally Serras de Fafe e Felgueiras (Portugal, cascalho), 12 a 13 de março de 2022 Rodada 2: Azores Rallye (cascalho), 26 a 27 de março de 2022 Rodada 3: Rally Islas Canarias (asfalto), 13 a 14 de maio de 2022 Rodada 4: Rally da Polônia (cascalho), 11 a 12 de junho de 2022 Rodada 5: Rally Liepāja (cascalho), 2 a 3 de julho de 2022 Rodada 6: Rally di Roma Capitale (Itália, asfalto), 23 a 24 de julho de 2022 7ª Rodada: Barum Rally Tcheco Zlín (Asfalto), 27 a 28 de agosto de 2022 Rodada 8: A ser confirmada A partir de 2022, o ERC seguirá o formato do WRC incluindo um bônus de pontos com transmissão de TV ao vivo do Power Stage para fechar cada rodada e os fãs poderão acompanhar as emoções do ERC da próxima temporada através da plataforma de streaming WRC+ do WRC Promoter em http://wrcplus.com/. Uma corrida extra-campeonato também está planejada e será na Itália, no Rally de Como. Arivederci, Redação do Rally.it Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
|