Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Nesse final de semana tivemos o encerramento do campeonato da FIA Fórmula 4 nos Emirados Árabes Unidos com as corridas em Yas Marina. Mas antes de falarmos sobre a decisão do campeonato, vamos falar sobre as novidades em outras categorias. Tivemos duas excelentes notícias esta semana. Depois de muitas semanas de negociações, Eduardo Barrichello confirmou sua participação pelo segundo ano na Fórmula Regional Europeia. O piloto brasileiro irá disputar a segunda temporada pela tradicional equipe Arden, que possui um histórico de sucesso nas categorias de acesso disputadas na Europa nos últimos anos. Assim, temos confirmados para 2022 na categoria Eduardo Barrichello (Arden) e Gabriel Bortoleto (R-ace GP). Enzo Fittipaldi também anunciou a renovação de seu contrato por mais uma temporada com a equipe Charouz, baseada na República Tcheca. Ainda se recuperando do grave acidente sofrido no GP da Arábia Saudita e usando uma bota protetora na perna direita, o mais novo dos ‘Fittipaldi Brothers’ espera estar em condições de voltar a competir já na etapa de abertura do campeonato, em Sakhir, Bahrain, no final de semana de 18 a 20 de março. Antes, teremos testes oficiais na mesma pista de 2 a 4 de março. Nos Estados Unidos, Kiko Porto, campeão da USF2000 em 2022 já esteve acelerando o carro com que vai disputar o campeonato da categoria intermediária do programa Road to Indy, a PRO2000. Nesta última semana os pilotos que disputarão a categoria neste ano fizeram treinamentos em Homestead, próximo à Miami, antes de ir para St. Petersburgo, onde teremos a abertura do campeonato com uma rodada dupla. Agora sim, vamos falar do final de semana da última rodada quádrupla do campeonato da F4 nos Emirados Árabes Unidos. A programação deste final de semana começou um dia mais cedo e também terminará um dia mais cedo. Na quinta-feira aconteceriam duas sessões de treinos livres, com as duas sessões de classificação acontecendo na sexta-feira, junto com as duas primeiras corridas. As duas últimas corridas aconteceriam no sábado. Na quinta-feira, nos treinos livres, a Prema continuou mandando na tabela de tempos e, como não participou da primeira rodada quádrupla do campeonato, este era o primeiro contato de Rafael Câmara com o traçado do circuito de Yas Marina. Na primeira sessão, o piloto brasileiro ficou com o terceiro melhor tempo, 188 milésimos atrás de Aiden Neate, o mais rápido da sessão. Na segunda sessão, Nikita Bedrin foi o mais rápido, mas o nosso representante fez o 2° melhor tempo, à 84 milésimos e na frente de Aiden Neate, o P4 e Charlie Wurz, o P6. Na manhã da sexta-feira os 29 pilotos inscritos para esta etapa foram para a pista e Rafael Câmara mostrou ser mesmo um piloto diferenciado e cravou a pole position para a corrida 1. O grid da corrida 2, definido pela segunda melhor volta de cada piloto, nosso representante foi superado pelo russo Nikita Bedrin, mas se manteve na primeira fila, deixando para trás seus concorrentes diretos e companheiros da equipe Prema. No classificatório para a corrida 3, o brasileiro voltou a fazer a volta mais rápida e largaria novamente na pole position. Assim como ocorreu na semana passada, a organização do evento não disponibilizou na internet a transmissão por streaming. Por um caminho indireto, através de italianos que trabalham na equipe Prema e que possuem ligação com nossos companheiro italianos que escrevem a coluna de Rally para o Nobres do Grid, conseguimos algumas informações sobre o desenvolvimento das corridas. Rafael Câmara largou na pole position na primeira corrida... largou super bem, tomou a ponta e não deu chance para os concorrentes. Marcou algumas vezes a volta mais rápida da corrida e não teve a sua liderança ameaçada. No final da corrida, a vantagem de mais de 2s para Nikita Bedrin e mais de 4s para o 3° colocado, Aiden Neate. A corrida foi “corrida pura”, sem manobras perigosas, apenas alguns abandonos, sem carros lentos e sem bandeiras amarelas e isso mostrou que o nosso piloto estava, mais uma vez, um degrau acima dos concorrentes. Um outro ótimo resultado foi Charlie Wurz chegar apenas em 5° lugar, com isso Rafael Câmara tirou 15 pontos da desvantagem que tinha para o austríaco. A segunda corrida do dia também poderia ser assim... mas não foi! (Alerta de Spoiler). Largando na pole position, o russo Nikita Bedrin contornou a curva 1 na liderança na corrida, mas Rafael Câmara não estava pra brincadeiras e saiu à caça do piloto russo Ainda no início da corrida uma colisão daquelas, com vários carros envolvidos, com Miron Pingasov, Ricardo Escotto e Jef Machiels atravessados na pista, levando o diretor de provas a parar a disputa com a bandeira vermelha para a pista ser novamente colocada em condições. Depois que os carros voltaram pra pista e foram concluir a corrida. A ação recomeçou meia hora depois para uma corrida de 23 minutos. Bedrin largou na frente, mas Rafael Câmara foi pra cima, passou o russo e aniquilou a concorrência, abrindo quase 3s na liderança para receber a bandeira quadriculada em 1°. Após a corrida foi anunciado que todos os pilotos, exceto Nikita Bedrin, estavam punidos por irregularidade na largada pós-bandeira vermelha. O brasileiro caiu para a P2, com a vitória indo para o Russo. Para as duas corridas do sábado Rafael Câmara tinha pela frente uma missão bem difícil: tiras 24 pontos de desvantagem para Charlie Wurz para conquistar o título da FIA Fórmula 4 nos Emirados Árabes Unidos. Essa diferença poderia ser de 17 pontos, caso não fosse a controversa decisão dos comissários desportivos e do diretor da corrida que puniu todos os pilotos, menos Nikita Bedrin, em 5s na corrida 2. A corrida 3 teve Rafael Câmara novamente largando na pole position novamente e Nikita Bedrin outra vez ao seu lado. A corrida precisava de uma vitória do brasileiro e um mal resultado de Charlie Wurz para levar a decisão para a última corrida, a do grid invertido, só que o austríaco largava na P3, na segunda fila. Após a volta de apresentação os 29 pilotos e as luzes vermelhas apagadas, começava a corrida mais importante do ano – até o momento – para o piloto brasileiro. Rafael Câmara largou na frente, mas se tocou com Nikita Bedrin e danificou o bico do carro. Aiden Neate se aproveitou para entrar na briga e bateou com o russo, que abandonou e Neate caiu para 25°. O safety car foi acionado. Retomada a corrida, o brasileiro arrancou na frente enquanto Alex Dunne tomava a P2 de Charlie Wurz. Com esta condição, a diferença entre o Brasileiro e o austríaco cairia para 7 pontos para a corrida final, mas o dano no carro levou o brasileiro ao box e assim as chances de título acabaram. Os danos também foram na suspensão e ele abandonou a prova na volta 7. Com isso Charlie Wurz sagrou-se campeão. Na ultima corrida largando na 28ª posição e não tendo mais chances de título fez uma corrida bem burocrática e não foi além do 24° lugar. Com Aiden Neate também fora dos pontos, terminando na P12, o campeonato terminou com Charlie Wurz com 255 pontos. Rafael Câmara 210, Aiden Neate com 199 e Nikita Bedrin 198. Entre os novatos, o Brasileiro foi o campeão. Em 16 corridas, o piloto brasileiro venceu 6 corridas e foi 8 vezes ao pódio. Agora é esperar a disputa do campeonato italiano. Eu aposto no nosso piloto, e vocês? E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid. |