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Resgate da Copa HB20, o resultado oficial da Turismo Nacional e a obturação do dente cariado PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 28 February 2022 21:42

E aê Galera... agora é comigo!

 

O final de semana foi de corridas apenas na terra do Tio Sam. Por aqui, mesmo com as proibições dos eventos oficiais e com o samba atravessado lá na Europa oriental com o ataque da Rússia à Ucrânia, quem se animou mais fez alguma coisa em casa. No meu caso, só família reunida.

 

Quando a gente tem uma coluna de automobilismo que supera 30 mil acessos semanais, o colunista tem moral cobrar do pessoal que dirige aquela pizzaria de carne seca com queijo coalho lá no bairro da Glória, no rio de Janeiro, tomadas de posição e a pressão deu certo. Durante essa semana após meu “aperto”, o Dentinho, assessor de imprensa da pizzaria, divulgou o resultado homologado dos campeões da Turismo Nacional de 2021.

 

Na Categoria Super o campeão foi Gustavo Magnabosco, com 518 pontos, seguido de Wanderley Berlanda Jr. com 420 e Gustavo Mascarenhas com 415. Na Classe A, o campeão foi Vitor Perillo, com 452 pontos, seguido de Guilherme Sirtoli com 413 e Ted Barbirato com 353. Na Classe B o campeão Glauco Tavares, com 483 pontos, seguido de Dorivaldo Gondra Jr. com 437 e Faruk Araújo com 428. Na Sênior, que tem pilotos da Classe A e da B misturados, o campeão foi André Jacob. Espero que agora, para 2022, o campeonato termine em 2022, tanto na pista como no tribunal, de preferência, sem tribunal.

 

Mas se não teve carro alegórico no sambódromo de São Paulo, no sábado teve movimentação em Interlagos. Na verdade, teve movimentação durante a semana também.

 

Lembram do buraco que eu mostrei aqui na semana passada? O pessoal que cuida do autódromo foi rápido (agora resta saber se a rapidez se traduzirá em qualidade e durabilidade) e tratou de concretar aquele buraco imenso (vocês podem ver as fotos do tamanho do buraco na seção “Imagem da Quinzena”) aqui no site, fotos que um camarada (que implorou por anonimato) meu enviou.

 

 

Quem não se escondeu no anonimato e mandou a foto do buraco (ex-buraco, no caso), devidamente concretado como um dente cariado que recebeu uma obturação foi minha camarada Sandra Patolina, a melhor piloto de aplicativo da Grande São Paulo. A foto é meio de longe e com o tamanho que ela sai aqui no site, coloquei uma seta vermelha pra marcar bem o local. Vamos ver se a obturação resiste até o GP Brasil (ops, desculpem, GP São Paulo) de Fórmula 1.

 

Enquanto o Bloco do Litrão desfilava aqui na minha casa em Palmas, muito bem regado e alimentado, além de bom cicerone, mostrei aos parentes que não conheciam os meus dotes como comentarista de transmissões de automobilismo, com todos os decibéis possíveis, imagináveis e inimagináveis, uma vez que eu já tinha o tema central da coluna desta semana pronto há algum tempo. Afinal, foi nos dias 12 e 13 de fevereiro que tivemos a abertura da temporada da Copa HB20, que pulou fora do esquema com a Copa Truck e se juntou ao programa da VICAR como uma preliminar da Stock Car.

 

Sempre que posso dou uma prestigiada nas transmissões do Portal High Speed, do meu camarada Pedro Malazartes, mas deixo aqui o meu protesto por sua não aparição, com o famoso penteado ‘boi lambeu’ e pela não narração do Urso do Cabelo Duro. Mas sendo a corrida narrada pela autoridade celestial do Filho do Deus do Egito e os comentários mais picantes do automobilismo brasileiro com o Pedro Pimenta, a qualidade estava garantida.

 

 

A largada foi mais uma aula para os pilotos profissionais da ‘istoqui’, com 42 carros contornando o ‘S’ da Sadia sem confusão, escapadas, batidas, etc. Thiago Riberi segurou a liderança, mas vinacom Rafa Reis colado no seu pára-choque. Como a gente não pode elogiar demais, na abertura da segunda volta já tivemos batida – e forte – no ‘S’ da Sadia com dois carros atravessados no traçado, obrigando o diretor de provas, ele mesmo, o PIROCA, botar pra fora o Safety Car. Além desse, tivemos outras ocorrências, inclusive uma capotada da Carol Nunes. Na relargada tivemos umas portadas no ‘S’ da Sadia, mas todos passaram sem ficar ninguém para trás. Os dois primeiros conseguiram abrir da briga pela P3. Na Elite o líder era Mascos Indio e na Super João Pedro Bortoluzzi. Rafa Reis atacou forte a corrida toda, mas não conseguiu tomar a ponta. Na Briga pela P3, Rafa Teixeira conseguiu segurar o campeão Alberto Cattucci e Leo Reis. Marcos Índio venceu na Elite e João Pedro Bortoluzzi na Super. Depois da corrida, como é normal, os “comissacos” deram algumas punições, mas não mexeram nos primeiros colocados.

 

No domingo tivemos a corrida 2 tivemos os 42 carros novamente, recompostos pelo trabalho de funilaria, além dos carros reserva. Alberto Cattucci, com Rafa Teixeira ao seu lado, dominaram o pelotão para contornar o “S” da Sadia onde, novamente, todos passaram sem maiores problemas. Mais uma vez, na segunda passagem, tivemos outra batida na curva maldita, só que desta vez, com os carros fora da pista, não foi necessária a entrada do Safety Car. Eduardo Colamarino era o líder da Elite. João Pedro Bortoluzzi novamente liderava na Super. A briga dos dois primeiros agruparam os 6 primeiros e nessa Rafa Teixeira se deu mal e foi superado por Beto Cavaleiro e depois por Leo Reis. A disputa ficou com 10 carros envolvidos e no miolo, quem se deu bem foi Leo Reis.

 

 

Thiago Riberi foi no vácuo para assumir a P2 e com tanto carro junto andando no miolo, ia dar problema (O advérbio não era bem esse...)... e deu! Teve batida no bico de pato, no pinheirinho, na entrada do mergulho e ele, o diretor de provas, o PIROCA, teve que botar pra fora o Safety Car, esfriando a fervura da disputa que estava sensacional. A relargada veio faltando 6 minutos. Leo Reis ‘moscou’ feio e perdeu a liderança para Thiago Riberi, mas no complemento da volta, Leo Reis colocou de lado do líder,que ficou a pior e caiu pra 4° Beto Cavaleiro e Fernando Jr. aproveitaram e Fernando tomou a P2. Na última volta os dois fizeram a curva do lago lado a lado com Reis segurando a ponta no laranjinha. Na subida do café veio outro ataque, mas Leo Reis segurou a ponta por 89 milésimos, com Beto Cavaleiro na P3. O vencedor na Elite foi Lucas Bornemann e na Super, o vencedor Leo Martins.

 

Sessão Rivotril.

Seguindo meu mestre inspirador, está na hora de receitar as pílulas da semana.

- Sem termos corridas nacionais, o jeito foi assistir os “enlatados americanos” (expressão que meu compadre explicou ser referente às séries de TV dos anos 70/80 que vinham em rolos de filme 35mm em uma embalagem de metal), com a Fórmula Indy e a NASCAR.

- Acho que o Alexi Lalas, o narrador da Fórmula Indy na TV não gostou de ser chamado de Baby Johnson. Deixou a barba ruiva crescer e apareceu na tela com cara de adulto. Estéticas à parte, a dupla com o Taquara Rachada é a melhor das transmissões de corridas no Brasil.

- Ao menos aqui em Palmas, a transmissão da Indy nos canais do Pateta não tinham o som dos narradores locais. Estava curioso para ver como iria se sair o Christian Fittipaldi como comentarista.

- Alô direção da Band, contratem logo o Roberto Figueroa para fazer dupla com o Kojak Carioca porque ta difícil (O advérbio não era bem esse...).

- O tal do Lipe ‘Pária’ é um Nhonho pilorado! Além de mostra ZERO conhecimento sobre a categoria, me levando a elevar preces à Jesus Cristo (Vocês já sabem do que se trata), teve a cara de pau de contestar a explicação técnica do piloto Ricardo Landi sobre o material usado para evitar a “solda por torque” da rosca com a roda. Mostrou que sabe muito sobre atrito, rosca e roda esse “comentarista”.

- O Prosdócimo não deu uma dentro em três horas de transmissão, mostrando que “quem tem padrinho não morre pagão”. Diante do que vi – e ouvi – ontem, faço um apelo para a Band: façam como os canais do Pateta e deixem o som original dos EUA nas transmissões (ou pelo menos dêem essa opção para o telespectador).

- Aê, Chica, cadê a coluna do Gargamel? Ele teve feriado e eu não?.

 

Felicidades e velocidade,

 

Paulo Alencar

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.

 

 

 

Last Updated ( Tuesday, 01 March 2022 10:46 )