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Bahrein Marca Início de Nova Era na Fórmula 1 PDF Print E-mail
Written by Administrator   
Monday, 21 March 2022 21:29

Quem acompanhou a pré-temporada, Tomada de Tempos e a corrida no Bahrein ficou certamente satisfeito com o que viu. Devido à complexidade do desenvolvimento de carros essencialmente novos, a sessão final de testes apresentou distâncias de tempos de volta que chegaram a 7 segundos entre o primeiro e o último colocado.  Tudo indicava que na Tomada de Tempos se repetiria uma alta diferença entre os carros, com uma pequena redução do distanciamento.

 

No sábado, o treino oficial expôs um desempenho muito superior aos testes, com os carros se compactando numa diferença de 2,163 segundos no Q1. Em poucos dias os engenheiros e técnicos das equipes conseguiram resolver várias das deficiências apresentadas pelos carros. Ainda existem outras a superar. Nas fábricas e boxes um ritmo de trabalho frenético se estabeleceu, cada grupo escolhendo o caminho evolutivo que se adaptava melhor a seu caso. O resultado foi o de tempos muitos próximos, com os 12 primeiros agrupados no espaço de pouco menos de um segundo no Q1, o que representa um desenvolvimento em tempo recorde atingido pelas equipes. No Q3 Leclerc se impôs com o Ferrari registrando 1m30s558, contra 1m30s681 de Verstappen (Red Bull), 1m30s687 de Sainz (Ferrari), 1m30s921 de Perez (Red Bull) e 1m31s238 de Hamilton (Mercedes). Um panorama novo no grid de largada.

 

O Grande Prêmio do Bahrein confirmou como a FIA estava correta na aplicação de novos conceitos estabelecidos no novo e revolucionário regulamento. Agora carros podem se aproximar bem perto dos da frente sem sofrer a interferência da turbulência. O carro que entra no vácuo tem praticamente certeza de que ultrapassará. Basta recordar a briga entre Leclerc e Verstappen pela liderança da corrida. Houve trocas de posições várias vezes. É o que o apaixonado por velocidade quer ver. No final a dobradinha da Ferrari foi comemorada pela maioria. É bom que a equipe italiana, a mais tradicional, volte a vencer. A grande surpresa foi a quebra do carro do holandês, a 4 voltas do final. Erro grave foi a pane seca sofrida por Perez. Quanto tempo faz que não assistimos um carro não chegar ao final por falta de combustível? Também não eram esperados o 5º lugar de Magnusssen com Haas e o 3º lugar de Hamilton.

 

Existem outros pontos a considerar no GP do Bahrein. Os seis carros equipados com motor Ferrari chegaram nas 11 primeiras colocações, sendo Leclerc em 1º, Sainz em 2º, Magnussen em 5º, Zhou em 10º e Schumacher em 11º. Os carros da Mclaren chegaram em 14º com Ricciardo e 15º com Norris, uma decepção total. Mesma situação da Aston Martin, que colocou seus carros em 12º com Stroll e 17º com Hulkenberg. Os carros da Alpine foram bem, com Ocon em 7º e Alonso em 9ºTodas as equipes, sem exceção, estão ainda em pleno desenvolvimento. Ninguèm ainda encontrou seu ponto ideal e em alguns aspectos vai demorar a temporada inteira para acertar. Será interessante assistir às corridas, principalmente pelo elemento surpresa que estará presente na maioria das etapas.

 

A próxima corrida já será no domingo, dia 27 de março, o Grande Prêmio da Arábia Saudita, no circuito de Jeddah. Considero essa pista muito perigosa, que não deveria fazer parte do calendário.

 

Luiz Carlos Lima

 

 

Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.