Alô galera que lê os Nobres do Grid... Salve Jorge! Nesse final de semana tivemos brasileiros em ação na Europa onde tivemos a Fórmula Regional Europeia fazendo sua quinta etapa no reformado circuito de Zandvoort, na Holanda, com as participações de Eduardo Barrichello e Gabriel Bortoleto. Em Spa Francorchamps, a FIA Fórmula 4 italiana cruza a fronteira para dar um novo desafio a seus pilotos no exigente traçado belga, com Rafael Câmara defendendo a liderança do campeonato e também com os outros brasileiros, Emerson Fittipaldi Jr. e a estreia de Nicholas Monteiro. Ainda tenho uma dívida com os leitores da minha coluna sobre a etapa da FIA Fórmula 4 espanhola onde temos a participação de Ricardo Gracia Filho, em sua terceira etapa disputada no circuito Ricardo Tormo, em Valência. Foi mais uma etapa de – duro – aprendizado para o brasileiro, que fez uma P23 na primeira corrida, uma P24 na segunda e uma P19 no fechamento da rodada tripla. Fórmula Regional Europeia. As atividades de pista começaram na sexta-feira, com os dois treinos livres, um pela manhã e outro na parte da tarde. No primeiro treino Eduardo Barrichello conseguiu o 14° melhor tempo entre os 34 pilotos que foram para a pista (três não saíram dos boxes. Gabriel Bortoleto foi apenas o 22°. Na parte da tarde, Gabriel Bortoleto fez progressos e conseguiu a P13 no treino. Eduardo Barrichello não conseguiu manter a performance e terminou em 19°. Na manhã do sábado os pilotos foram para o treino classificatório da corrida que aconteceria algumas horas depois. Como de praxe, divididos em dois grupos pela classificação no campeonato. Assim, com um ensolarado e calor ameno o grupo 1 foi pra pista e Gabriel Bortoleto estava nele. Na primeira metade do treino os pilotos foram condicionando os pneus para virar as voltas rápidas na segunda metade.
Na primeira volta rápida Gabriel Bortoleto ficou apenas na P6 do grupo com 18 pilotos. Na segunda passagem, mesmo baixando o tempo da volta anterior, ele não conseguiu avançar para uma posição melhor que a P6. Faltando 1 minuto e meio para o final, o brasileiro estava numa incômoda P10 e precisava de uma grande volta no final do treino. Apesar de melhorar seu tempo, Bortoleto terminou apenas na P10 do grupo, o que o colocaria na 10ª fila para a corrida. Logo em seguida vieram os pilotos do grupo 2 onde estava Eduardo Barrichello. Assim como no primeiro grupo, os pilotos começaram a virar voltas rápidas na metade final do treino e na primeira passagem Eduardo Barrichello conseguiu a 5ªmelhor volta, mas em seguida caiu para 8°. Outros pilotos melhoraram seus tempos na segunda passagem e o brasileiro caiu para a P11. Na sua segunda passagem Barrichello subiu para a P8, mas outros pilotos vinham rápido depois dele. Na última passagem, ele subiu para a P7 e no final perdeu apenas 1 posição e conseguiu uma posição na 8ª fila. Poucas horas depois os 35 pilotos que participaram das atividades de pista pela manhã retornaram na parte da tarde para os 30 minutos +1 volta da corrida 1. o céu continuava limpo e os brasileiros estavam largando com o desafio de fazer uma grande corrida para chegar nos pontos, com Eduardo Barrichello largando na P15 e Gabriel Bortoleto na P20 depois de três etapas largando entre os 10 primeiros. Depois da volta e apresentação e retornarem para o grid, no apagar das luzes vermelha eles partiram em direção à curva Tarzan. Eduardo Barrichello não largou bem e perdeu duas posições, caindo para 16°. Gabriel Bortoleto conseguiu subir uma posição e era o 19° após as primeiras curvas. Na passagem da primeira volta, Barrichello tinha perdido mais uma posição e era o P17. Na volta 3 Bortoleto superou Capietto e colou em Barrichello. Na volta 5, tentando superar Eduardo Barrichello, Gabriel Bortoleto teve problemas no seu carro e se arrastou na pista até chegar ao boxes para abandonar a corrida. Barrichello se livrou da pressão de Bortoleto, mas não demorou a ter Esteban Masson em seus retrovisores. Não demorou para o francês superar o nosso representante e jogá-lo para a P18. na volta seguinte foi a vez de Lorenzo Fluxa superar o brasileiro. Na metade da corrida Eduardo Barrichello era o P19 e não parecia ter condições de avançar sobre os adversários à sua frente. O abandono do 1° colocado entre os ‘Rookies’ promoveu Barrichello para a P18. Entretanto, duas voltas depois Owen Tangavelou devolveu o brasileiro para a 19ª posição até o safety car vir pra pista quando Keith Donegan perdeu o carro nos esses, bateu no guard rail e ficou na caixa de brita. O safety car saiu para 2 voltas insanas dos pilotos. Apesar de rodas na brita e toques entre os pilotos, todos chegaram ao final e Eduardo Barrichello terminou em 19°. Na manhã do domingo os pilotos voltaram as atividades para o treino classificatório da segunda corrida da etapa com condições bem diferentes do sábado. Havia chovido durante a noite, o céu estava nublado e a pista úmida. Depois de iniciado o treino do grupo 2, antes de completarem a primeira volta a direção de prova deu bandeira vermelha e determinou o uso de pneus slicks para todos considerando a pista suficientemente seca. Dois minutos depois os carros voltaram à pista para aquecer os pneus e partirem para as voltas rápidas efetivamente, que começaram a acontecer com 7 minutos para o fim. Na primeira passagem, Eduardo Barrichello chegou a estar com a P6, mas com outros carros completando suas voltas o brasileiro caiu para 15°. Aparentemente as mudanças de setup para o domingo não estavam funcionando. Na segunda passagem Barrichello voltou para a P6, mas caiu para a P7. Mesmo melhorando seu tempo, ficou com a P7 até os outros que vinham atrás o jogarem para a P9. No minuto final o brasileiro fez sua terceira volta rápida e não foi nada bom. Além de não melhorar seu tempo, Eduardo Barrichello foi superado por vários pilotos e terminou na P12, o que o coloca na 12ª fila. Houve uma demora para os pilotos do grupo 1 veio para a pista, e com ele Gabriel Bortoleto, para os fiscais de pista recomporem a barreira da curva 3. Serviço feito e eles foram para a pista. Na sua primeira passagem Bortoleto fez o 10° tempo, mas foi caindo com os pilotos que vieram a seguir. Na segunda passagem ele subiu para a P7, mas era evidente que ele e sua equipe estavam sem um setup bom para Zandvoort. Na terceira passagem, Gabriel Bortoleto subiu para a P6, mas outros carros vinham em volta rápida na sequência. O brasileiro tinha tempo para mais uma tentativa nos segundos finais. Ele já tinha voltado para a P7, mas conseguiu melhorar seu tempo de volta e voltar para a P6, o que o colocava na 6ª fila, um resultado bem melhor do que o obtido no sábado, mas ainda aquém do que ele e a equipe vinham fazendo. Algumas horas depois os 35 pilotos inscritos neste final de semana retornaram à pista para a corrida de encerramento da 5ª etapa do campeonato. O céu tinha muitas nuvens, mas a possibilidade de chuva era pequena. Os brasileiros estava, precisando se recuperar da corrida do sábado. Gabriel Bortoleto estava largando na P12, na 6ª fila e Eduardo Barrichello teria que fazer uma grande corrida para sair da P23 onde estava largando. Completada a volta de apresentação e realinhados no grid, era esperar pelo apagar das luzes vermelhas para 30 minutos +1 volta. Dada a largada, Gabriel Bortoleto largou bem e contou com a quebra da asa de Kaz Haverkort para pular para a P10. Barrichello subiu uma posição e era o 22° após as primeiras curvas e segurou a posição quando completaram a primeira volta. Logo depois, um acidente na curva Tarzan provocou uma bandeira vermelha interrompendo a corrida com pouco menos de 28 minutos a serem disputados. A transmissão não mostrou as imagens do acidente com Esteban Masson e Pietro Delli Guanti. Após 20 minutos parados nos pits os carros voltaram atrás do safety car. Gabriel Bortoleto era o P10 e Eduardo Barrichello o P12. Após duas voltas tivemos bandeira verde com menos de 24 minutos na regressiva. Os brasileiros mantiveram suas posições na relargada. Bortoleto foi para o ataque sobre Capietto. Barrichello ganhou a posição de Santiago Ramos e subiu pra P20. A reta curta de Zandvoor não ajudava as ultrapassagens, mesmo com o ‘push’ e as ultrapassagens eram realmente forçadas. Maceo Capietto segurava Gabriel Bortoleto e fazia o brasileiro perder o contato com os carros mais à frente, além de agrupar um pelotão atrás dos dois. Os 8 primeiros já tinham mais de 2s de vantagem para o segundo pelotão. Depois de 10 minutos tentando Gabriel Bortoleto passou Maceo Capietto por fora na curva Tarzan para ganhar a P9. Ele passou e abriu do pelotão, mas estava longe do P8, Michael Belov. Eduardo Barrichello foi anunciado como sob investigação por irregularidades no momento da relargada (não deu em nada). Nos boxes, o carro do brasileiro demorou a sair e precisou de ajuda. O pelotão onde estava Barrichello estava sinistro. Kaz Haverkort, se recuperando, passou Barrichello que caiu para P21. Tim Tramnitz teve problemas e parou nos boxes. Com isso Bortoleto foi para P8 e Barrichello voltou à P20. Bortoleto tirou grande parte da diferença, mas não conseguiu ir além da P8. Eduardo Barrichello foi o P20. No campeonato, Bortoleto é o 7° com 75 pontos. Barrichello continua zerado. A próxima etapa é em Hungaroring. FIA Fórmula 4 Itália. Na quinta-feira os pilotos tiveram as duas primeiras sessões de contato com a pista. Na Primeira, a Prema fez 1-2-3-4 e Rafael Câmara ficou com a P3. Emmo Fittipaldi, correndo pela primeira vez no circuito das Ardenas, foi o 17° e o estreante Nicholas Monteiro, que faz sua primeira corrida de monopostos na Europa ficou na P31. No treino da tarde, Rafael Câmara ficou em 5°, Emmo Fittipaldi foi o P15 e Nicholas Monteiro o P33. Na sexta-feira os pilotos tiveram três sessões de classificação, num sistema diferente do que vinha acontecendo nas etapas anteriores. Na parte da manhã, no primeiro treino, Rafael Câmara voltou a ser o P3. Emmo Fittipaldi foi novamente o P15 e Nicholas Monteiro o P35. Começar um aprendizado na categoria mais competitiva da Europa em um circuito como o de Spa-Francorchamps está sendo um desafio e tanto para o estreante. Na parte da tarde, Rafael Câmara evoluiu e fez a P2, assim como Emmo Fittipaldi, que foi o 12°. Nicholas Monteiro foi o P34. Foi apenas na última sessão que Rafael Câmara conseguiu ser o mais rápido (os outros treinos foram todos liderados por Kimi Antonelli). Emmo Fittipaldi continuou mantendo seu nível de performance e foi o 13° enquanto Nicholas Monteiro pagava o preço alto do aprendizado, ficando na P35. Na tarde do sábado os 36 pilotos foram para pista enfrentar a primeira das três corridas do final de semana. Com Rafael Câmara abrindo a segunda fila na P3, Emmo Fittipaldi abrindo a 7ª fila com a P15 e Nicholas Monteiro abrindo a última fila na P35. O tempo estava firme, com sol, a temperatura amena, mas Spa-Francorchamps sempre reserva surpresas aos pilotos durante suas corridas. Após a volta de apresentação eles alinharam novamente no grid para os 30 minutos +1 volta e, apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara atacou por dentro pela P2 de James Wharton, mas não conseguiu e comprometeu a sequência de alta em seguida, e precisou se defender de Chalie Wurz. Na Les Combes, Wharton atacou Antonelli e os dois espalharam. Melhor para o brasileiro que tomou a ponta passando os dois, trazendo Charlie Wurz e Marcus Amand com ele. Emmo Fittipaldi Jr. fez uma largada cautelosa e manteve sua P15. Nocholas Monteiro também evitou divididas e manteve a P35.No fechamento da primeira volta Rafael Câmara liderava, com Emmo Fittipaldi perdendo 3 posições e caindo para P18. Nicholas Monteiro monteiro era o P34. Rafael Câmara abriu uma pequena vantagem enquanto havia uma briga pela P2 e Marcos Amand passou reto na Les Combes, com isso a Prema voltava a ter 1-2-3-4. A briga pela P2 tinha Wharton, Antonelli e Wurz perseguindo Rafael Câmara. Emmo Fittipaldi Jr. recuperou uma posição e era o P17 enquanto Nicholas Monteiro subia para P32 no final da terceira volta. Antonelli superou Wharton ia se aproximando de Rafael Câmara e em Spa é muito difícil faer uma direção defensiva. Não deu para o Brasileiro e Antonelli tomou a ponta na volta seguinte.Emmo Fittipaldi perdia duas posições e caia para P19, mas recuperava a P18 antes de fecharem a volta 5. Nicholas Monteiro ganhava mais uma posição, subindo para P31. Se Rafael Câmara não conseguia reaproximar-se de Antonelli para brigar pela ponta, ao menos conseguia se manter a uma distância segura de James Wharton, mas na volta 7 o australiano encurtou a distância. Os outros brasileiros avançavam, com Emmo Fittipaldi subindo para a P17 e Nicholas monteiro para a P30. Na abertura da volta 8 Wharton colou em Rafa Câmara, forçando o brasileiro da academia da Ferrari se defender como podia. Emmo Fittipaldi Jr. ganhava mais uma posição e era o 16° enquanto Nicholas Monteiro continuava na P30. Na última volta Fittipaldi conquistou a P15 e foi nessas posições que eles receberam a bandeira quadriculada: Câmara na P2. Fittipaldi na P15 e Monteiro na P30. No domingo pela manhã, com sol entre nuvens e apenas 10°C de temperatura os 36 pilotos da disputadíssima categoria sediada na Itália e que foi para Spa-Francorchamps neste final de semana retornaram à pista para segunda de três corridas. Rafael Câmara estava largando na primeira fila, na P2, Emmo Fittipaldi Jr. na P5, na 7ª fila e Nicholas Monteiro na P34, na penúltima fila. Após a volta de apresentação eles alinharam novamente no grid para 30 minutos +1 volta. Apagadas as luzes vermelhas, Rafael Câmara perdeu a P2 na primeira curva para James Wharton, mas recuperou a posição na seqüência de alta . Emmo Fittipaldi e Nicholas Monteiro largaram bem. Fittipaldi ganhou 3 posições – duas por um acidente na Les Combes e outra por seu mérito. Nicholas Monteiro era o P32. Devido a rodada e a batida na Les Combes, o safety car veio para a pista e tivemos 2 voltas com bandeira amarela. Na relargada, Rafael Câmara veio colado em Kimi Antonelli e tomou a ponta na freada da Les Combes. Emmo Fittipaldi manteve a P13 e Nicholas monteiro superou a russa Blokina e tomou a P31. Na volta seguinte foi a vez de Antonelli tentar dar o Troco, mas Rafa Câmara segurou a primeira de muitas tentativas. No terceiro ataque, depois de vir mais colado da Eau Rouge, Antonelli chegou na frente na Les Combes, mas não conseguiu fazer a curva e teve que devolver a posição para Rafa Câmara. Jonas Reid abandonou e ficou com o carro parado na reta de largada, mas a bandeira amarela foi local até colocarem o carro nos boxes. Nicholas Monteiro ganhou uma posição e foi para a P30. Na abertura da volta 6 Kimi Antonelli surpreendeu Rafael Câmara e atacou na freada da reta dos boxes tomando a ponta. Nikita Bedrin, o P3, colou no Brasileiro e eles saíram da radillon colados um no outro. Antonelli furou a chicane da Les Combes novamente, levando evidente vantagem. Na briga pela P3, Bedrin se deu mal e Alex Dunne se deu bem. Na volta seguinte vieram juntos Antonelli Câmara e Dune. Antonelli furou a chicane novamente para manter a ponta e a direção de prova não fazia nada! Acabei esquecendo dos outros brasileiros. Emmo Fittipaldi caiu para a P15 enquanto Ricardo Escotto superava Nicholas Monteiro pela P30. Na volta seguinte Alex Dunne superou Rafael Câmara e tomou a P2 na freada da Les Combes. O carro do brasileiro parecia estar perdendo rendimento. Nikita Bedrin colou nele, tomou a P3, furou a chicane e ainda bateu no brasileiro, que quase decolou. Emmo Fittipaldi continuava na P15 e Nicholas Monteiro recuperava a P30. Uma colisão entre Andrea Spina e Taylor Barnard, com os carros ficando atravessados na pista, obrigou a entrada do safety car faltando 2 minutos para o fim da corrida. Com o acidente Emmo Fittipaldi subiu para P14 e Nicholas monteiro para P28. A corrida terminou sob safety car. Agora era esperar se o resultado – completamente injusto, onde Kimi Antonelli e Nikita Bedrin mereciam 5s de punição – oficial... que não mudou a classificação de pista. Na parte da tarde tivemos a terceira e última corrida do final de semana e com tempo estável todo o final de semana. Rafael Câmara corria para se recuperar da corrida da manhã e largava na pole position. Emmo Fittipaldi largava na P13 e Nicholas Monteiro na P35. Após a volta de apresentação os carros alinharam no grid para mais 30 minutos +1 volta pelos 7 km de extensão do circuito das Ardenas. Apagadas as luzes vermelhas... desastre! Rafael Câmara ficou parado na posição de largada e foi ultrapassado por quase todo pelotão. Felizmente não foi atingido por outro carro que vinha atrás. Ele conseguiu largar, mas estava no final do pelotão. Nikita Bedrin foi sujo novamente para cima de um carro da Prema e James Wharton acabou na barreira de proteção na saída da Les Combes (dois pesos e duas medidas). O safety car foi acionado antes de ser completada a primeira volta. Na passagem, Emmo Fittipaldi era o 14°, Rafael Câmara, correndo atrás do prejuízo, o 26° e Nicholas Monteiro o 32°. A bandeira amarela era péssima para Rafael Câmara, que perdia tempo de corrida para tentar recuperar as posições perdidas. A bandeira verde veio na abertura da volta 3. com uma volta de corrida sem confusão, Emmo Fittipaldi era o P13 e Rafael Câmara vinha escalando o pelotão, ocupando a P22. Nicholas monteiro se manteve na P32. uma volta mais e Rafael Câmara era o 19° enquanto Emmo Fittipaldi estava numa disputa sinistra com outros quatro carros logo à frente de Câmara. Nikita Bedrin foi punido em 5s stop and go pela atitude contra James Wharton. Mais uma vota e Rafael Câmara era o P14, logo atrás de Emmo Fittipaldi. Faltando 13 minutos de corrida Rafael Câmara já era o P12. Emmo Fittipaldi o 14°, no pelotão da disputa sinistra e Nicholas Monteiro era o P31. Na volta seguinte ele já estava na P9 e era o mais rápido na pista. Como o pelotão estava bem próximo do P3 para trás, um pódio ainda era possível faltando 8 minutos mais uma volta e o piloto de Recife, Pernambuco, era o P8 no final do grupo. Rafael Câmara estava possuído! Qualquer trecho do circuito era ponto de ultrapassagem para ele, mas o P3, Charlie Wurz descolou um pouco do grupo quando faltavam 4 minutos de prova. Ele passou o P5 e o P4 em uma manobra só na reta que antecedeu a freada da Les Combes e foi pra cima de Charlie Wurz. Bastou uma volta para ele tirar a diferença e ganhar a P3. Peço desculpas aos leitores, mas as imagens não mostravam outras disputas. Emmo Fittipaldi superou Maya Weug e tomou a P13 enquanto Nicholas Monteiro continuava na P31. A distância para a P2 era considerável na abertura da última volta, mas Rafael Câmara acelerou tudo o que podia até o último centímetro de pista para alcansar Conrad Laursen, mas depois do que aconteceu na largada, chegar ao pódio foi uma vitória. Emmo Fittipaldi terminou na P13 e Nicholas Monteiro na P31. O campeonato embolou, com Rafael Câmara ainda líder, com 147 pontos, mas Kimi Antonelli com apenas 3 pontos a menos. A próxima etapa é em Valelunga, no início de julho. E assim concluímos assim mais um desafio, acompanhando as categorias de base com os brasileiros buscando uma oportunidade de crescer no automobilismo internacional em qualquer dos continentes pelo mundo e vamos continuar tentando manter o compromisso da coluna semanal. Um abraço a todos, Genilson Santos Nota NdG: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site Nobres do Grid.
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